Mas quem é? Entrevista de 2013 a João Taborda da Gama

Depois da gaffe sobre o papel de Sampaio da Nóvoa no chumbo de Saldanha Sanches na defesa da tese de agregação, fui ver quem era João Taborda da Gama, o autor do polémico artigo do DN. Descobri esta entrevista dada ao Público em 2013. Aqui fica para se perceber quem é, para se poder enquadrar melhor a ligação a Saldanha Sanches, do qual se considera discípulo, e para se conhecer o seu percurso familiar, académico e político (filho de Jaime Gama, foi consultor de Cavaco).

Os personagens contraditórios, frutos de conflitos interiores, que o próprio confessa, podem ser interessantes de acompanhar e até estimulantes para discussões, mas não poucas vezes denotam alguma confusão. No caso, houve um descuido de informação da sua parte quanto à votação do júri, mas ao lermos a entrevista percebemos melhor – quem dera! – o porquê do ataque a Sampaio da Nóvoa. Ou não. O facto é que não percebo, pelo menos tendo em conta o fundamento (falso). Por outro lado, Saldanha Sanches era tão «esquerdista» como Nóvoa, ou mais. Mistérios do Senhor. Vão ler.

Começa assim:

Cresceu no Lumiar, é filho do ex-ministro Jaime Gama e da professora Alda Taborda. Nunca teve um blusão de penas. Nenhum dos seus cinco filhos tem um blusão de penas. Acaso está frio para isso? Converteu-se ao catolicismo tarde. Discípulo de Saldanha Sanches, foi consultor de Cavaco Silva até há dois meses. Como integrar estes elementos aparentemente contraditó-rios? Ele poderia dizer como Santo Agostinho: “O amor é o meu peso. Onde eu for, ele me levará”

Já a entrevista estava escrita quando saiu fumo branco da chaminé do Vaticano e o Papa Francisco pediu […]

19 thoughts on “Mas quem é? Entrevista de 2013 a João Taborda da Gama”

  1. A falta de seriedade deste «gajo» vê-se claramente na entrevista dada a Anabela Mota Ribeiro. É tão desonesto como o Pai. Ou muito me engano ou vamos vê-lo a curto prazo «nos cornos da Lua». Gostaria de dizer muito mais sobre esta «peça», mas não posso….enoja-me !.. Leiam com atenção a entrevista …….

    Maia em 10-04-2015

  2. Em vez de masturbadelas estéreis com Nódoas e Xuxialisses da treta, assuntos de merda em que vocês se especializaram para criarem manobras de diversão, evitando assim, compreensivelmente, o colossal embaraço e vergonha de terem de comentar as vacuidades e punhetas histéricas do Costa e do PS, IGNONCIOS e VALERICOS comentem lá esta :

    – 0,04%
    Valor mais baixo de sempre atingido pela dívida portuguesa desde a criação do euro, que recuou ontem para valores negativos na maturidade de outubro de 2016. Um sinal lido pelos analistas como positivo, menos de um ano volvido após o fim do programa de resgate ao estado português. Uma oportunidade única que convém não desperdiçar.

  3. actualmente existem esquemas semelhantes na justiça e na escolha de magistrados que são aplaudidos pelos mesmos que levantaram e defendem o incidente de suspeição sobre o nóvoa, mas o importante do caso e aquilo de que ninguém fala, por susposto pudor ao saldanha e reverência ao marcelo, é que o primeiro não reunia condições técnicas para o lugar, sabia-o e resolveu armar bronca tornando o exame num caso político e o segundo fomentou o número artístico, em vez de o dissuadir ainda o entusiasmou a prosseguir com a cena e agora diz que votou no saldanha embrulhando os outros jurados no chumbo, cuja decisão foi secreta.

  4. Numa conferência de imprensa com Passos Coelho a seu lado, o chefe do Governo francês lembrou que, ao contrário de Portugal, França não levou a cabo uma política de austeridade e não reduziu os salários dos funcionários públicos. “As medidas de austeridade aplicadas em Portugal nada têm que ver com o que se passa em França”, disse.

    Sublinhadas as diferenças, fez agulha para um futuro mais risonho: “O desemprego baixou, as exportações aumentaram, as finanças públicas melhoraram, Portugal beneficia da confiança dos investidores, resultados que advêm das reformas e são claramente fruto dos sacrifícios dos portugueses”.

  5. “– 0,04%
    Valor mais baixo de sempre atingido pela dívida portuguesa desde a criação do euro, que recuou ontem para valores negativos na maturidade de outubro de 2016.”

    significa uma taxa adicional de 6 milhões nos cofres cheios ou almofada financeira da menistra albuquéca, pagámos 435 milhões de juros e agora pagamos mais 6 milhões pelo depósito à ordem no bce. o governo maravilha é só feitos gloriosos e facturas para o pessoal pagar. a esta cambada de imbecis já nem se pede que governem ou prevejam o que vai acontecer, bastava terem a noção da realidade e estarem calados, mas nem isso.

  6. “O desemprego baixou, as exportações aumentaram, as finanças públicas melhoraram, Portugal beneficia da confiança dos investidores, resultados que advêm das reformas e são claramente fruto dos sacrifícios dos portugueses”.

    . o desemprego subiu e contínua a subir, o passos até pensa em substituir o director do ine se a estatística não melhorar no próximo mês.

    . as exportações desceram e o pouco que ainda se exporta foram investimentos da era sócras, uma tal refinaria de sines

    . as finanças públicas melhoraram na realidade, mas foi na cobrança de impostos (receita), a despesa mantem-se igual e com tendência para aumentar.

    . a confiança dos investidores é dada pela qualidade da dívida que neste momento é arriscada ou especulativa, pior que em jun2011.

    . as reformas que o governo apregoa não foram feitas, aparentemente não passou de uma folha a4 que o portas trazia no bolso e que seria anúnciada na semana seguinte.

    . os sacríficios são a única coisa de que os portugueses se lembram, só não sabem para que é que serviram.

  7. “significa uma taxa adicional de 6 milhões nos cofres cheios ou almofada financeira da menistra albuquéca, pagámos 435 milhões de juros e agora pagamos mais 6 milhões pelo depósito à ordem no bce. o governo maravilha é só feitos gloriosos e facturas para o pessoal pagar. a esta cambada de imbecis já nem se pede que governem ou prevejam o que vai acontecer, bastava terem a noção da realidade e estarem calados, mas nem isso.”

    Ja fizeste as contas a quanto e que pagaste de juros pelas emissoes do 44, feitas por cima (e por baixo da mesa) a taxas entre 6 e 10%?

    Assim de repente, o que podemos estar a pagar ao BCE (tens provas que efectivamente pagamos??, tenho duvidas…) parece pequenito, mas a tua inteligencia e tal que pode estar a escapar-me alguma coisita.

  8. basico,estou convencido que estás chateado com o preso 44, por que ele não te foi a esse rabinho redondinho que tens.fica descansado! ele quando sair vai cumprir mais essa promessa…

  9. Eu nao estou nada chateado com o 44 amigo, estas muito enganado. Vivo bem longe de Portugal e o que o 44 fez ao pais – leva-lo a falencia – a mim tocou-me em zero…

    As facturas do 44 sao passadas a parolos como tu, que pagam agora uma carga fiscal sem precedentes no pais, que pagam para andar nas SCUTS (sem custos para os utilizadores dizia o PS), que pagam a electricidade mais cara da europa, a agua que esta sempre a aumentar, a gasolina das mais caras da europa… Parabens pa, continua a votar 44.

  10. … e que se tivessem sido tomadas aquando os EUA as aplicaram, ainda na governação de José Sócrates, e tivesse o país nessa altura uma oposição responsável, não se teria transformado o interesse estratégico nacional na vaca leiteira de especuladores chineses.

  11. Diz-se que as palavras são levadas pelo vento ou, pode-se alegar que não
    se foi bem compreendido! Agora, quando se escreve já não se pode voltar
    atrás ficam no sítio sem desculpas isto, para acrescentar que o tal cronista
    descoberto pela actual direção do DN, se esparramou e revelou uma defi-
    ciente formação ética o que, não é para admirar dado que, foi na sua juven-
    tude formatado nessa escola de virtudes que é a JSD, onde se aprende que
    todos os meios são justificados para os fins a alcançar, pode ser uma peque-
    na rasteira ou, à falta de outros argumentos, recorre-se ao ataque ao carácter
    do possível adversário! O tirocínio foi feito junto do estafe do Pilatos de Belém,
    pessoa com sólida formação e grandes bases culturais!
    Resumindo, mais um jota em busca de um pote de mel pois, na Universidade
    deve ter os dias contados com tamanha falta de escrúpulos não é recomendável!!!

  12. Se o 44 não tivesse levado o país à falência e se não fosse tão mentiroso e incompetente e se não estivesse preso por nojentas falcatruas e gamanço Hard core e se o Pai Natal e o menino Jesus e a Madre Teresa tivessem um livro de cheques inesgotável e socialista e se a esquerda Balofa e Preguicosa como este Partido Xuxa tivesse alguma proposta minimamente credível e realista eu ainda era capaz de acreditar que neste hospicio de ayatolas socráticos haveria alguma sanidade e inteligência e o reconhecimento da merda de manbojambo ideológico politica com que se rebolam como bacoros … todo o Santo dia e noite ! Que fedor de Mistificação e Dogmatismo parolo … Patéticos !

  13. Leiam, já agora, o vosso camarada Luís Amado na Visão desta semana. Um retrato bem esboçado da vossa xuxa incapacidade, doenças e deriva esquizofrénica ! Não háée subsídio para comprar a revista … tem de a pagar! A não ser que tenham um amigo generoso e altruísta para a vos oferecer …

  14. Seria altamente que o discurso tivese em consideração que de humanos só existe uma raça porem muietnias e diversas castas, portanto entre humanos em termos de disfunções relacionais somente etnicidade e tambem de casticidade, ente humanos não racismo e nao vale apena repetir asneiras duscursivas pois uma falsidade repetida varias vezes so mostra falta de conhecimento e pior sabedoria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.