Há quem se consuma com a dicotomia “direita ou esquerda” e encha um jornal de tolices

Há uma cronista do Público, uma pessoa que eu diria “pipi”, mas que milita, inconsciente do humor que suscita, pela causa comunista em 2023, que estagnou de tal modo na visão direita-esquerda do mundo que é capaz de aplicar esses conceitos rígidos e cada vez mais desajustados ao conflito israelo-árabe e, mais ridículo ainda, ao conflito Rússia-Ucrânia, a bem dizer a tudo o que acontece. Assim, ser de esquerda é estar contra os Estados Unidos sempre e em qualquer circunstância, mesmo que haja milhões de americanos susceptíveis de se enquadrarem na dita esquerda, alguns deles no Governo. Aliás, corrijo, nos Estados Unidos, é impossível, por força do capitalismo, haver alguém de esquerda. Os americanos, ao contrário dos russos e chineses (ah, espera), têm demasiados interesses em demasiadas partes do mundo… A sua catalogação é do mais fácil que há. Kennedy, Ford, Obama, Clinton, Biden? Não prestam.

O Hamas, se calhar, é de esquerda, já que luta contra Israel, um aliado e amigo dos Estados Unidos. Mas, oh diabo, a Catarina Martins diz que é de extrema-direita. E não saem disto, mesmo que decidissem concordar em qual extremo o colocariam.

Já a Rússia, a pátria da experimentação máxima da ditadura do proletariado, será para todo o sempre de esquerda, ainda que governada por um fascista e facínora, plutocrata entre plutocratas, imperialista puro, como outros no Ocidente e mais além já foram, embora já há algum tempo, que não admite adversários políticos e os manda sistematicamente eliminar. A Rússia é, pois, de esquerda (ainda que, para os jornais, se diga que não) e, como ditadura, muito aceitável, vá lá, muito “ignorável”. Porquê? Porque é contra os Estados Unidos. A Ucrânia, por sua vez, não passa de um antro de nazis, pois é o que diz o Putin, o ex-KGB inconformado, e, apesar de ter sido cruelmente invadida depois de convenientemente “desnuclearizada”, não devia receber ajuda militar para se defender, porque, lá está, a ajuda vem dos Estados Unidos e da Europa capitalista – tudo gente de direita, que são por definição contra os trabalhadores e só pensam em ser imperialistas e exploradores (não no sentido da Royal Geographic Society, claro está, mas, nem nos falem desses, que colonialistas insuportáveis). E não querem a paz, esses ucranianos, no fundo mais americanos que eu sei lá, porque não sei quê as fábricas de armamento. Não havendo armas haveria paz e assim os nossos “assets” putinistas poderiam descansar vitoriosos, silenciados os tais nazis por falta de combustível para resistir e retaliar.

 

No âmbito desta visão, a Carmo Afonso, porque é dela que se trata, dá-se agora ao trabalho de acusar o Rui Tavares de dizer, a propósito dos últimos acontecimentos em Israel, “coisas que agradam à direita”, como, por exemplo, que o Hamas é uma organização terrorista. Não pode, não é? Devia ter dito que os seus militantes são a resistência armada dos palestinos, quiçá um bocadinho violentos, mas quem não degolaria pessoas a eito para “libertar” o povo que oprime? Quem não massacraria jovens foliões pacíficos para impor um regime islâmico, teocrático e opressor, não é? Quem? O Rui Tavares é um traidor, pulou a cerca e não devia, pôs em causa o consenso do esquerdismo, e ela perde o pé e as estribeiras se alguém se atreve a deixar a ortodoxia assim desta maneira. Não se faz e a amizade dos dois está ameaçada. Oh, céus.

Não tenho mais palavras para tanta mediocridade. A esquerda da Carmo Afonso já teve melhores dias. Agora é a indigência e a desorientação totais.

51 thoughts on “Há quem se consuma com a dicotomia “direita ou esquerda” e encha um jornal de tolices”

  1. pois claro que o Hamas é um bando de terroristas carniceiros e alucinados – assim como carniceiros e alucinados são os Israelitas patrões da guerra, essa guerra submissa e puta. e isto não está à direita nem à esquerda da humanidade – é o centro da miséria e da tristeza, o veneno que mata um céu bonito que é de todos nós, não é de um Deus badalhoco destruidor.

  2. hahahaha que engraçado
    ainda me lembro quando por aqui se acusava a malta que era pelas negociações de paz na ucrania de serem suadositas da ex-urss!
    agora é uma “visão direita-esquerda do mundo que é capaz de aplicar esses conceitos rígidos e cada vez mais desajustados” e o camandro!
    não vos invejo, centristas pseudo-liberais que têm de defender o apartheid e ser contra as negociaçoes de paz enquanto tentam não ver quem bombardeou um hospital. não vos invejo mesmo.

  3. olha,

    Francesca Albanese, United Nations special rapporteur on the Occupied Palestinian Territories, says the latest violence in Israel and Palestine has shocked even long-term observers of the conflict. She says Hamas atrocities cannot justify Israeli crimes in Gaza, where at least 3,300 people have been killed since Israel began pounding the territory with thousands of bombs. “What we are watching is a catastrophe of Olympian proportions,” says Albanese. “The only reasonable and necessary thing to ask for is an immediate and unconditional ceasefire, which of course must be also accompanied by the release of the civilian hostages that Hamas has taken.” She says the scale of Israel’s response cannot be considered proportional, and warns that the displacement of potentially millions of Palestinians from Gaza would constitute the “largest instance of ethnic cleansing in the history of this tormented land.”

    https://www.youtube.com/watch?v=lKJMvg-VI4A

  4. EUA vetam resolução do Conselho de Segurança da ONU para um cessar-fogo para permitir ajuda humanitária em Gaza.
    Muito bem!

  5. “um cessar-fogo para permitir ajuda humanitária em Gaza.”

    um cessar-fogo para permitir reforço musical e fuga dos chefes da banda filarmónica do terrorismo há, mas estão verdes.

    valores de merda que se escondem nas saias das mulheres e atrás velhos e crianças.

  6. “tentam não ver quem bombardeou um hospital.”

    já vi, há bué da filmes na net e todos dão boas hipóteses aos hamazzzes de arrecadarem mais um diploma em terrorismo.

  7. “há bué da filmes na net e todos dão boas hipóteses aos hamazzzes”

    claro, meu.
    israel esteve dias a pedir às pessoas para evacuarem aquele hospital porque o ia bombardear, as pessoas disseram que era impossivel evacuar porque quer dizer era um fucking hospital, e agora o hospital foi bombardeado… pelo Hamas!
    é tão evidente, nem sei como é que se pode pôr em causa. e quem tiver dúvidas pode ir ler os tweets e comunicados de contas oficiais do exercito e governo israelita que foram apresentando várias versões para o acontecimento à medida que iam sendo refutadas (vide, video falso do atque que na verdade era de há alguns anos, cuja fraude foi descoberta pois havia lampiões de rua acesos e gaza está neste momento sem electricidade) e escolher uma das versões. havia uma em que se responsabilizavam pelo ataque e se regozijavam, já apagaram mas quem quiser defender esta ainda cosnegue encontrar prints.

  8. Senhora Penépole,
    Olhe para o percurso do senhor Rui Tavares. Foi para o PEuropeu abraçado ao BE; desencostou-se do BE e começou a arrastar a asa ao PS; foi dono da última página do Público com as suas bem esgalhadas crónicas que li sempre com muito interesse (estou a referir-me ao Público da família Azevedos, de que sou assinante, que paga à maioria dos seus colaboradores…. já com 20 e mais anos de casa, cerca de 10 e 15 euros a mais em relação ao mínimo nacional; entretanto fundou um partido e, democraticamente, é deputado – tem rodo o direito; nas intervenções no Parlamento e nas televisões não resiste, embora de modo soft, desfarçatóide, de partilhar do basqueiro que os partidos de esquerda, conjuntamente com o chega, desenvolvem contra este governo; agora já começa a aparecer no Expresso da Meia Noite com a senhora Ângela e os senhores Ricardo e Bernardo.
    Fique na expetativa, senhora Penépole, para ver, vermos, até onde vai o filho do Alfaite – o senhor Rui Tavares.
    Sobre a senhora Carmo, li a crónica a que se refere e não estou totalmente de acordo com ela. Contudo no meio da porcalhada que impera no nosso jornalismo, entendo que as suas crónicas têm sido muito interessantes. Por isso considero muito desajustado o seu muito longo escrito, pois teria outros exemplos a merecer mais preocupação.
    Resumindo. Gosto da senhora. Refiro-me à senhora Carmo Afonso. Sobre a senhora Penépole, nem tanto, ou seja, não a conheço ainda muito bem.

  9. “Resumindo. Gosto da senhora. Refiro-me à senhora Carmo Afonso. Sobre a senhora Penépole, nem tanto, ou seja, não a conheço ainda muito bem.”

    gostas duma beta pipi sem orçamento e da outra senhora dizes ainda não ter visto a fotografia, mas não gostas do orçamento. é o que se retira dessa conversa de merda do analista político que aqui vem todos os dias na esperança de ter encontros secretos com políticos e governantes de alta cilindrada e topo de gama.
    báimazé gamar com a terceira mão do ilusionismo liberal.

  10. Nem mais. Não sei quem é a Carmo Afonso, ma há muitas e muitos Carmos Afonsos por aí, conheço vários. A maioria ex-PC’s ou de outros partidos mais à esquerda que continuam a ver a realidade com os óculos de há 40 anos.
    Mas atenção que também há gente no PS que sofre de maleita identica. Tenho um amigo, que até é autarca, e que no inicio do conflito da Ucrânia teve o desplante de afirmar que aquela guerra só era possível porque os americanos queriam vender mais umas armas. E disse isto sem se rir…

  11. jp: Os Estados Unidos não se avaliam apenas por referência ao Estado de Israel. Era o que faltava. Enquanto forem uma democracia liberal serão “meus” aliados. O que eu gostava de compreender é como é que pessoas ocidentais, livres, podem desejar a instauração de um regime idêntico ao do Irão numa futura Palestina pura, liderada por militantes/assassinos tipo ISIS, que é o que aconteceria se Israel desparecesse. O Vital Moreira tem necessidade de uma balança, parece-me. Por muito que Israel abuse do poder que tem, e abusou e deve recuar, há, dentro do país, quem discorde e faça por mudar as coisas sem ir preso nem ser torturado ou morto.

  12. “Por muito que Israel abuse do poder que tem, e abusou e deve recuar, há, dentro do país, quem discorde e faça por mudar as coisas sem ir preso nem ser torturado ou morto.”

    claro que sim.

    https(doispontosbarrabarra)forward(ponto)com/fast-forward/565699/dozens-of-arrested-for-posts-defending-gaza/

    nunca ha de deixar de me surpreender que os auto proclamados defensores da democracia liberal sejam incapazes de condenar um regime de apartheid ou sequer reconhecer que tal regime nunca pode ser uma democracia

  13. parece que sim, azeitão
    umas têm entrada direta na UE enquanto refugiadas e as outras ficam à espera
    acontece o mesmo com as crianças sírias, libias, etc
    vê lá se consegues descobrir a diferença entre elas
    aqui há uns tempos o marcelo deu uma pista

  14. just saying: Quem é que te disse que eu não condeno os regimes de apartheid? Acabei de dizer que não só eu, mas muitos israelitas condenam a segregação. Acontece que são precisos dois para dançar o tango e a segregação, pior ainda, a expulsão, a exterminação, também é desejada pelo outro lado. A verdade é que o Irão dos Ayatolas, que apoia e financia o Hamas, o Hezbollah e etc., nunca vai permitir a solução de dois Estados. É uma guerrinha séria que tem contra o Ocidente, neste caso utilizando Israel como alvo mais à mão. Só posso desejar, a bem de todo o planeta, que as mulheres iranianas corram com essas aberrações.

  15. na palestina, israel aplicava um regime de apartheid. só tu e a penélope é que acham isso fixe por aqui.
    entretanto, só acrescentar que esse terrorista que passou o ano passado todo a pedir mais armas para a ucrânia e a opôr-se a quaisquer negociações de paz insultando todos os que as exigiam, agora diz que a guerra só é boa “para conhecermos os filhos da puta”. concordo totalmente com ele, mesmo que ele não compreenda a totalidade do que está a afirmar.

  16. “e a segregação, pior ainda, a expulsão, a exterminação, também é desejada pelo outro lado”

    penélope, tu estás mesmo a dizer que os paletinianos também querem o regime de apartheid que israel lhes aplica?
    e os negros na africa do sul, também o queriam quando lutavam contra ele violentamente? talvez o mandela quisesse ter sido preso 30 anos para conseguir chegar a presidente?
    enfim. não há mesmo noção nenhuma!

  17. o pudim podia ir buscá-las e colocá-las na frente de guerra, assim como o irão (para fazerem parte da polícia da moralidade). Desta forma, pagavam a estadia.
    Não fosse a ue e morriam de fome, infelizmente!
    Quanto á paZ ruSSa estamos fartos de hipocrisia.

  18. “nem os vizinhos as querem lá”

    ya, apartheid é muito mau vamos só apoiar a deslocalização massiva de milhões de pessoas baseada na sua etnia. acho que isso tem um nome, deixa-me procurar aqui na enciclopedia britânica, ah encontrei é limpeza étnica!

    “Ethnic cleansing, the attempt to create ethnically homogeneous geographic areas through the **deportation or forcible displacement** of persons belonging to particular ethnic groups. ”

    daqui: www(ponto)britannica(ponto)com/topic/ethnic-cleansing

  19. não foi o que aconteceu na Ucrânia?! ai nem avisaram! não ouvi os estátuas, que por aqui vomitam desinformação ruSSa, alguma vez criticarem (valeu a ue acolher os que estão a ser alvo de uma limpeza étnica por parte dos fascistas ruSSos: os ucranianos). quantos hospitais, escolas… os naZis ruSSos bombardearam até agora?! quantos mortos?!

    Uma vez hipócritas sempre hipócritas.

    A paZ, a paZ…
    As bombas nucleares, as bombas nucleares…
    Os “amaricanos”, os “amaricanos”…
    As crianças, as crianças…

  20. “não foi o que aconteceu na Ucrânia?!”

    na minha opinião, foi exactamente isso que foi tentado na ucrânia. creio que discordamos só quanto à população que estava a ser vitima desse crime. mas deixando esse ponto para depois, deixa ver se te percebi bem, estás a defender as acções violentas do Hamas equiparando-as às acções violentas do governo ucraniano, por exemplo na ponte da Crimeia ? ou estás a atacar as da ucrânia como acções terroristas?

  21. “podem desejar a instauração de um regime idêntico ao do Irão numa futura Palestina pura, liderada por mi”

    assim que tirarem de lá a acção ( israel) deixa de haver reação ( extremismo islâmico ) e volta tudo ao tempo do Mohammad Reza Pahlavi,

  22. idiota, utilizando a tua falácia do espantalho, a acção dos israelitas em gaza está justificada.

  23. Former top manager of Roscosmos Vladimir Meshkov left Russia and was put on the international wanted list

    He is suspected of stealing more than 600 million rubles allocated from the budget for the reconstruction of the stand base of the Research and Test Center of the Rocket and Space Industry.

    And then they wonder why “Luna-25” became a lunar crater….

  24. os zorrinhos ficam sempre tão chateados quando lhes fazem uma pergunta directa sobre as parvoíces que aqui escrevem.
    e o mais engraçado é que nunca conseguem responder.
    devem ser os

  25. “assim que tirarem de lá a acção ( israel) deixa de haver reação ( extremismo islâmico ) e volta tudo ao tempo do Mohammad Reza Pahlavi,”

    as diversas facções que habitam por aquelas bandas e os totalitarismos islâmicos que se foram instituindo demonstram-no…

    Free yo´s intelligence!

  26. a liberdade no ocidente actual pertença da blacrock e vanguard

    Uma usuária, Aya Omar, engenheira de inteligência artificial, disse ao jornal The New York Times que não conseguia ver contas de mídia palestinas que lê regularmente “porque a Meta e o Instagram as estavam bloqueando”. Ela disse também que as pessoas estavam vendo uma” versão higienizada” dos acontecimentos que ocorreram em Gaza.

    https://www.redebrasilatual.com.br/mundo/facebook-e-instagram-suprimem-postagens-de-apoio-aos-palestinos-acusam-usuarios/

  27. a liberdade no ocidente actual pertença da blacrock e vanguard

    En cuanto a X, Breton ya envió hace días una carta al propio Musk al identificar que la red social facilitaba “la difusión de desinformación” en torno al conflicto entre Israel y Hamás. Después se produjo la apertura del expediente contra la entidad, precisamente para que cumpla con la DSA. “Nuestra política es que todo sea de código abierto y transparente, un enfoque que sé que la UE apoya. Por favor, enumere las violaciones de contenido para que el público pueda verlas”, respondió entonces el multimillonario.

    https://www.20minutos.es/noticia/5182814/0/musk-desafia-bruselas-estudia-bloquear-acceso-twitter-toda-europa/?utm_source=Facebook&utm_medium=social&utm_campaign=noticias

  28. v2

    azeitaço,

    estás a trabalhar nisso há quantos anos exactamente?
    e qual é a previsão para se resolver? na ucrânia foi mais rápido…

  29. “(…) agora diz que a guerra só é boa “para conhecermos os filhos da puta”. concordo totalmente com ele, mesmo que ele não compreenda a totalidade do que está a afirmar.”

    Não, a guerra ruSSa na Ucrânia já tinha dado a conhecer os filhos da puta…
    alguns bem identificados por aqui (filhos da puta).
    e que por aqui continuam a marcar ponto e a agir para continuarem a merecer o epíteto.

    https://www.youtube.com/watch?v=tFEkmRNo354

  30. Free yo´s intelligence!
    ouve lá pá , quando é que começou esta treta toda no médio oriente? quais são as origens do terrorismo global ? podes começar pela “guerra fria” , pelo Afeganistão , pelo papel dos anglo sionistas no financiamento do bin laden et al . e não te esqueças de ver as datas.

  31. Penso que estamos todos um bocadinho confusos nesta história do certo e do errado.
    Sabemos que, se não forem dadas as necessárias garantias, os povos guerreiam-se sem freio e as empresas de armas também sabem disso e gostam de as vender (é o negócio delas, compreende-se). As carreiras de tiro não são, manifestamente, suficientes.
    E também sabemos, uma vez mais, que um grãozinho na engrenagem faz milagres para posicionamentos geoestratégicos, como seja mudar uma aldeiazinha daqui para ali (até no nosso Portugal, entre concelhos, dá pancada que dói). Então, se falarem línguas , tiverem credos religiosos ou cor de pele diferentes, a confusão e o resultado são certos.
    Sabemos, também, que basta criarem (com ajudas de custo) umas falanges, milícias, ativistas dos bons costumes, grupos de jovens com boas intenções, umas notícias com factos mais ou menos verdadeiros e uma censura a outros factos mais ou menos verdadeiros, para convocarem tudo o que de bom há em nós para defender até à morte, de preferência com a morte dos outros, interesses com palavras começadas com maiúsculas, à grega.
    Assim vamos andando, enquanto os blocos se ajustam.

  32. por favor, auto intitulados liberais

    ouçam isto.

    youtube(ponto)com/watch?v=DzPxURqHWcQ&ab_channel=ChapoTrapHouse

    são só 4 minutos, diz-vos respeito e contém excelentes metáforas e analogias para explicar a situação que vivemos nos media e “no mundo real”.

  33. 4 minutos são uma eternidade, dá para infectar todos os computadores de portugal continental e ilhas adjacentes.

  34. teste
    20 DE OUTUBRO DE 2023 ÀS 11:35
    O seu comentário aguarda moderação. Esta é uma pré-visualização, o seu comentário será visível depois de ter sido aprovado.
    já conhecia, yo. é genial. estive pra enviar e até acho que cheguei a fazê-lo mas deve ter ficado bloqueado ali numa moderação qualquer e depois desisti. nabo dos linques explosivos, sabes que tens de substituir o que está entre parentesis pelo respectivo simbolo, não sabes? se calhar não sabes mesmo…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *