Exemplares católicos: Marcelo e Maria João Marques

 

A propósito da corrente campanha de propaganda de uma religião, a que chamam festa da juventude católica, há questões que são velhas e relhas mas que voltam sempre com a maré: o que distingue um católico de um não católico, ou de um ateu ou de um agnóstico? O católico é mais boa pessoa? Rege-se por padrões éticos e morais mais elevados? O não católico não se interessa pelos outros? Não tem padrões morais de conduta?

As respostas são óbvias e por demais comprovadas: nem os católicos são melhores do que o resto da humanidade (para já, quando são “maus”, basta-lhes confessarem-se para ficarem com a folha limpa), e só chineses e indianos são mais de dois mil milhões,  nem os não católicos são todos más pessoas. Ou seja, ser ou não ser boa pessoa, interessar-se pela humanidade, pelo bem-estar dos animais em geral, pela justiça social, pelos direitos laborais, pelo estado do planeta, pela paz, etc., em nada depende de professar ou não a religião católica.

 

Marcelo, o Presidente, diz-se e mostra-se católico, achou genial a ideia de poder receber o chefe da Igreja Católica na sua casa (literalmente), achou-se com poder para pôr o país a pagar o seu prazer pessoal e aqui estamos: com uma conta calada para pagar, uma substituição de turistas normais, que alugam quartos de hotel ou alojamentos locais, por hordas de miúdos a dormirem em escolas ou casas particulares e um retorno económico quase irrelevante, a par de uma fuga generalizada de lisboetas (fui um deles) e um massacre de uma semana de directos televisivos que já ninguém aguenta.

Depois, ficará tudo na mesma (salva-se o Parque Tejo e, mesmo esse, para já, só tem o chão). Marcelo, o católico, não se irá confessar àquela colina das confissões, uma espécie de “muro da culpa”, tenebroso e de péssimo mau gosto num ambiente que se diz de festa, não só porque não é jovem, mas também porque os “pecados” para católicos como ele são à escolha do freguês. As ameaças e agora as vingançazinhas constantes para com o Primeiro-ministro, como a mais recente, que consistiu em dar gás a reivindicações que sabe serem impossíveis de satisfazer, levando a agitação desnecessária e prejudicial, fazem parte, claro está, da bondade própria de um católico fervoroso. As intrigas também. Não é?

 

Em suma, muito entusiasmo, muito fervor, muita fé em criaturas mitológicas, como a “Maria cheia de graça e de bondade” cuja imagem fazem deslizar pelas águas do Tejo, ou num “Cristo redentor” que nenhum “contemporâneo” jamais viu nem de quem ouviu falar, e nós a olharmos envergonhados e a dar um desconto. Sim, ó Maria João Marques, damos um desconto. Enorme.

51 thoughts on “Exemplares católicos: Marcelo e Maria João Marques”

  1. gostava era de saber porque é que as reivindicações são impossíveis de satisfazer mas suspeito que este é apenas um dogma dos crentes na “mão invisível do mercado livre” e no “fim da história” e por isso não necessita de quaisquer justificações lógicas e/ou racionais pelo que não veremos aqui nenhuma

  2. sei lá , fazem melhor figura , os jovens católicos , que os das paradas gays , não é? e sim ,pela afluência , parece que há mais miúdos católicos que homossexuais.

  3. Coisa que simultaneamente me deixa comovido e espantadado: a felicidade esfuziante que transparece nos milhares de jovens focinhitos participantes, a euforia gritadora e saltitante, a exibição permanente de milhares de corta-palhas proclamando a felicidade que os invade. Há guerra na Europa, há uma carrada de guerras por esse planeta fora, corpos jovens, menos jovens e nada jovens são diariamente estraçalhados, esventrados, desmembrados e os bocados aos quatro ventos projectados, milhares morrem de fome em África, outros tantos tentam evitá-la pirando-se para terras estranhas, o aniquilamento nuclear dos oito mil milhões que somos nunca esteve tão próximo, mas todos aqueles jovenzinhos nos esfregam na tromba a sua transbordante felicidade. Como é que dizia o outro maluco? Qualquer coisa sobre o ópio do povo, se não me engano. Só mesmo um doido desfasado da realidade para se lembrar de uma coisa dessas!

  4. anda a ver se consegue abafar a popularidade do papa. comprou um “espelho meu, espelho meu! há alguém mais bacano do que eu?”, os resultados da sondagem só saem quando chegar à maioria qualificada. fosca-se… não queria estar na pele do chico, vai levar carradas de intrigalhada pronta a ser servida quando regressar ao vaticano. não sei se alguma vez se livrará da infecção de marcelose.

  5. Já agora:

    “só chineses e indianos são mais de dois mil milhões”

    “mais de”, pá? Eu diria que 2,85 mil milhões é um pouquinho mais do simplesmente “mais de”, não achas? Que tal “quase três mil milhões”?

  6. porque é que fazem melhor figura? estão a cantar musicas e aquilo nem vale a pena acompanhar de tão chato. são uma seca.

  7. Jornadas de juventude? Prefiro esta, autêntica, genuína e genuinamente jovem, jovens que se amavam a si próprios e uns aos outros sem que fosse preciso um papa dizer-lhes que era isso que deviam fazer:

    https://youtu.be/II-wxfVl1Fg

  8. o fanatismo incomoda-me; a fé tem nada que ver com romarias nem com monumentos nem com papas e padres, sequer com mantras que nem sentido fazem quando se analisa a narrativa da lengalenga. incomoda-me ver tantos jovens presos em liberdade e exaltação – assim como me incomoda saber que existem tantos crentes na herbalife. havendo lugar para todos os que vêm por bem, é impossível depurar boas pessoas pelo critério dessa manhosa fé. e depois comparar o confessionário e o padre na igreja com a psicoterapia e Freud é dizer que a coscuvilhice e a depravação pela intimidade é saúde. eu gostava era de ver aquela canalhada toda a movimentar-se para cuidar dos avós ou a fazer compras a vizinhos doentes ou a contar histórias a quem está só ou a cozinhar para quem tem fome. também gostava de ver o Marcelo a arrecadar-se na sua demência. mas tenho fé e sou feliz a pensar que a sensibilidade e o bom senso ainda consigam vingar neste mundo, ao Aspirina B me confesso.

  9. a cara deles é igual aos dos gajos quando vão à bola, sejam de “esquerda ou direita”, mesmo que os seus países e famílias estejam de pantanas…ópios há bués .

  10. Quando tudo isto aconteceu, a URSS ainda não tinha seu famigerado primeiro McDonald’s ainda e os jeans ainda eram considerados “contrabando”.

    “É permitido tudo o que não é proibido por lei”. declarou Mikhaíl Gorbatchov numa reunião do Partido Comunista

    “Tinha tantas pessoas de uniforme que parecia um desfile do exército”, lembrou o vocalista do Mötley Crüe.

    Oficialmente, o festival foi realizado sob um slogan completamente novo para a União Soviética: “Contra o alcoolismo e o vício em drogas”

    Naquela época, a ideia de fugir da URSS ainda era popular, e o músico da banda russa Naiv quase voou para os Estados Unidos em uma caixa de equipamentos por sugestão de um engenheiro do Mötley Crüe.

    Ninguém foi preso, para a surpresa geral.

    o nacional-cancionetismo do parolo camacho acordou 54 anos depois para o espírito woodstock. ainda vais a tempo do La beauté est dans la rue – paris 68 e de entender A Poesia Está na Rua – lisboa 74.

    https://br.rbth.com/historia/82669-woodstock-sovietico

  11. ah, o espirito de woodstock!
    afinal temos aqui súbditos do reino transcendente do pineal. e como é que correu isso do woodstock? fizeram mais edições? estava lá o espirito?

  12. estão desiludidos por haver tentos miúdos cristãos ? a um movimento sucede o seu contrário…se os pais eram ateus , a eles, para serem diferentes, só lhes resta ir à missa -:)
    os miúdos hoje portam-se muito melhor do eu com aquela idade, até tenho vergonha -:)

  13. an american, an english and a chinese are stranded on a desert island. trying to remain calm and organize so as to boost their chances of survival the american says: ok, guys. i am going to find some shelter, points to the english guy and says, you try to start a fire, and then to the chinese man, and you go get us some supplies.
    after a couple of hours, the american comes back and says he found a cave, the english tells him the fire is burning real good, and they both start wondering where the fuck is the chinese guy. after another couple of hours they decide to go search for him.
    they had just started to go inside the dense forest when they ear some noise coming from a nearby bush. they go a bit closer when suddenly the chinese man jumps from behind the bush shouting “supplieeeese!”

  14. alguém vai ter de começar a desenhar a nova teoria “espiritualismo histórico” para explicar a história daqui prá frente-:)

  15. “estão desiludidos por haver tentos miúdos cristãos”

    nem por isso. de uma religião que proíbe os métodos contraceptivos e o aborto, até fico surpreendido é de não serem mais. mas lá está, são uns chatinhos que não se sabem divertir, passam os serões a jogar monopólio.

  16. Não há nada mais patético e repugnante do que um arrependido. Ex-seminaristas reciclados em comunistas, depois ex-comunistas, ex tudo o já lhes pareceu no topo e passou para baixo, sempre atentos e rápidos a atrelar a carroça ao que está em cima. Pides primeiro, kapagêbês depois, ei-los de novo pides, vendo comunistas em qualquer herege, sempre de dedo apontado, alma de criados, cães de guarda à procura de dono, chihuahuas esganiçados armados em mastins. Se há coisa que não conseguem conceber são os homens e mulheres livres, incompatíveis com qualquer religião, seja ela muçulmana, católica ou comunista. E merda desta não falta por aí, porqueira de Milhazes recauchutados, rancorosos e ressabiados. Com que então houve um Woodstock na Moscóvia, ó palhaço! Grande novidade me dás, não fazia ideia, provavelmente estás a inventar. E tu o que fazias lá, porco? Se ainda era União Soviética, só podias estar como KGB, a espiar, organizar ficheiros e chibar. Põe-te a pau, bufo de merda, olha que ainda pode estar por aí a corda a que escapaste em 25 de Abril de 74.

  17. yo,
    por isso é que temos de ser o mais debochados e heréticos que formos capazes, banharmo-nos em vício e ócio, visitar e presentear cada demónio, até estarmos enebriados com a própria embriaguez e renegarmos deus e a sua pretensa obra. tudo para que a próxima geração possa ser, seja, deus queira, o mais pia e casta possível.
    pense nas crianças.

  18. Os gritinhos idiotas, os assobios descabeçados, as palmas a destempo, a barulheira permanente que se ouve em fundo, enquanto Mariza canta, permite apenas uma conclusão: a jovem assistência estava cheiinha de jovens atrasados mentais, abençoados sejam. Como reza o “cânone”, deles será o Reino dos Céus, mas consta que Deus mandou S. Pedro à loja do chinês comprar 20 dúzias de tampões para os ouvidos. Oremos.

    https://youtu.be/LlMKAh438nA

  19. Ai os cereais da Ucrânia e a fome no mundo, caraças! Um cheirinho:

    “War and Theft: The Takeover of Ukraine’s Agricultural Land

    The total amount of land controlled by oligarchs, corrupt individuals, and large agribusinesses is over nine million hectares — exceeding 28 percent of Ukraine’s arable land. The largest landholders are a mix of Ukrainian oligarchs and foreign interests — mostly European and North American as well as the sovereign fund of Saudi Arabia. Prominent US pension funds, foundations, and university endowments are invested through NCH Capital, a US-based private equity fund.

    Several agribusinesses, still largely controlled by oligarchs, have opened up to Western banks and investment funds — including prominent ones such as Kopernik, BNP, or Vanguard — who now control part of their shares. Most of the large landholders are substantially indebted to Western funds and institutions, notably the European Bank for Reconstruction and Development (EBRD) and the World Bank.

    Western financing to Ukraine in recent years has been tied to a drastic structural adjustment program that has required austerity and privatization measures, including the creation of a land market for the sale of agricultural land. President Zelenskyy put the land reform into law in 2020 against the will of the vast majority of the population who feared it would exacerbate corruption and reinforce control by powerful interests in the agricultural sector. Findings of the report concur with these concerns. While large landholders are securing massive financing from Western financial institutions, Ukrainian farmers — essential for ensuring domestic food supply — receive virtually no support. With the land market in place, amidst high economic stress and war, this difference of treatment will lead to more land consolidation by large agribusinesses.”

    No The Oakland Institute, conhecido antro putinista, aqui:
    https://reliefweb.int/report/ukraine/war-and-theft-takeover-ukraines-agricultural-land
    (documento de Fevereiro 2023)

    No ‘Jornal da Noite’ de ontem na SIC, ao minuto 21:03, a ilustrar acusações de Antony Blinken à Rússia, vê-se a imagem de um saco de cereais onde se pode ler:

    “Crop year: 2021-2022
    Supplier: CARGILL International
    Origin: Ukraine”

    Ver também:

    “THE CORPORATE TAKEOVER OF UKRAINIAN AGRICULTURE – The Oakland Institute
    This fact sheet provides details on large-scale agribusiness investments in Ukraine since 2010.”
    (documento de 2014)

    Já agora: o maior exportador mundial de trigo, há anos, é a Rússia, em média com o dobro da quantidade exportada pela Ucrânia, por vezes quase o triplo, e isto muitos anos antes da invasão e da guerra. Mas, de acordo com as máfias do império do bem e seus lacaios europeus, na ONU e no mainstream merdia, os entraves encapotados à exportação de trigo russo não provocam fome a ninguém. “Os produtos agrícolas russos e os fertilizantes não estão abrangidos pelas sanções”, berram os aldrabões. Verdade. O que não dizem é que estão sujeitos a sanções os navios que se atreverem a transportar trigo e outros produtos agrícolas russos. Que estão igualmente sujeitas a sanções as companhias de seguros (principalmente britânicas) que se atrevam a segurar esses navios, etc. As vias alternativas encarecem naturalmente os produtos exportados, sendo assim engraçadíssimo ouvir o mafioso Antony Blinken esbugalhar os olhos de indignação plastificada quando acusa a suspensão pela Rússia da sua participação no acordo dos cereais de provocar um pernicioso aumento de preços que prejudica os pobrezinhos.

    https://lipperalpha.refinitiv.com/2023/05/chart-of-the-week-russia-and-ukraines-wheat-exports/#:~:text=Russia%20is%20forecast%20to%20be,the%20US%20Department%20of%20Agriculture. (quadro comparativo Rússia/Ucrânia de 2012 a 2022)

    https://beef2live.com/story-top-20-largest-wheat-exporters-world-0-206491 (dados de 2018)

  20. ” São os comunistas que pensam como os cristãos. Cristo falou de uma sociedade em que os pobres, os débeis e os excluídos é que decidem. Não os demagogos, os Barrabás, mas o povo, os pobres, tenham fé em Deus ou não, mas são eles que temos de ajudar a obter a igualdade e a liberdade”, afirmou o papa, na entrevista. ”

    https://expresso.pt/internacional/2016-11-11-Sao-os-comunistas-que-pensam-como-os-cristaos-diz-o-papa

    se quiserem apresentar reclamação é aproveitar a estadia do papa e armarem o serrabulho.

  21. apresentar reclamação?
    então se o gajo diz que até são os comunistas que têm o espirito de woodstock?!
    tu é que deves estar aí a rilhar os dentinhos, cheio de azia, porque achavas que ele ia dizer que era a NATO que pensava como os cristãos, defensivamente.

  22. “tu é que deves estar aí a rilhar os dentinhos,” – só se for de frio, nem baptisado sou.

    “cheio de azia,” – asia está mal escrito

    “porque achavas que ele ia dizer que era a NATO que pensava como os cristãos, defensivamente.” – o vaticano não pertence à nato e só toma posição no fim do jogo, para depois dizer que sempre esteve do lado do vencedor. entretanto vai soltando umas pombas radioctivas e uns se-calhar-era-melhor-rendermos-nos- todos para não ameaçarmos a rússia

    *https://www.google.pt/maps/dir/Vladivostok,+R%C3%BAssia/Lisboa/@39.4745708,21.9649709,3z/am=t/data=!3m1!4b1!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x5fb39cba5249d485:0x186704d4dd967e35!2m2!1d131.9112975!2d43.1332484!1m5!1m1!1s0xd19331a61e4f33b:0x400ebbde49036d0!2m2!1d-9.1393366!2d38.7222524!3e0?entry=ttu

  23. “se-calhar-era-melhor-rendermos-nos- todos para não ameaçarmos a rússia”

    todos mas mesmo todos todos, porque depois de Kiev o Putin vai marchar para Tuvalu e invadir o Atol de Bikini. Juro, Joca. Disse-me o Nosso Senhor de Woodstock da ultima vez que meti ayahuasca!

  24. porque é que nunca ninguém pensa nas crianças -:) altamente -:)
    mas pensei…o meu caso é como o de santo agostinho , depois de uma vida de deboche , arrependi-me -:)

  25. yo, o futuro é todo seu e ainda vai a tempo de fazer um broche ao papa. sem deboche, papa a tripa enfarinhada e frita-lhe a pipoca – isto para continuar a pensar nas criancinhas ao pequeno almoço. !ai! que riso

  26. hiena , vá para o covil. não se mostre à luz do dia , assusta as pessoas.

    coisas realmente importantes

    que é que sairá mais caro ? abrir faculdades de medicina , descer a média de entrada ( não percebi ainda onde sacaram a ideia que marrões dão bons médicos) ou encher o país de médicos sul americanos com carro , casa e roupa lavada?
    não se acredita na falta de senso desta gente. mesmo sério que o lobby médico é assim tão poderoso?

    https://www.publico.pt/2023/08/04/sociedade/noticia/portugal-oferece-medicos-brasileiros-salario-bruto-2800-euros-casa-funcao-2059144

  27. Algo mais em comum: comunas e papadralha papam crianças ao pequeno almoço.

    Ser+a que também nasceram de uma virgem?!

  28. e o jeffrey epstein, aquele comunão padreco que também papava crianças ao pequeno almoço?!
    será que também nasceu de uma virgem ou foi da mossad?

  29. o primeiro discurso do papa (no ccb acho eu) a opinião sobre a europa é exatamente aquela q o PCP apresenta. sem tirar nem pôr. a visão do pcp sobre a guerra é a opinião mais humana e pacifista: terminar com a guerra o mais rápido possível.
    Mas como é o Papa todos ignoram e nem sequer desenvolvem.

    tenho só q dizer mais uma coisa que não tem nada a ver com isto. é engraçado como as pessoas se mimetizam tão facilmente. são todos católicos por fora e por dentro parece que emprestaram todos esses valores humanos a um universo paralelo. quantos não conseguem co-sentir a indignidade, a falta de humanismo em levar uma pessoa com alzheimer a um julgamento, sujeitá-la à confusão e à indignidade. onde se poderia aplicar a misericórdia e uma abordagem mais compassiva pretendem se destruir uma pessoa, o que há de mais “sagrada”, dizem eles

  30. eduardo ricardo,

    pões o dedo na ferida. nos casos de réus com alzheimer (e não só?) a posição católica deveria ser a de o condenar imediatamente à morte e deixar a parte do julgamento propriamente dito para o divino.
    quem somos nós para julgar, ao fim ao cabo?

  31. Para lá das “reivindicações impossíveis de satisfazer” fica o desgosto pelas ” hordas de miúdos a dormirem em escolas ou casas particulares” porque “não alugam quartos de hotel ou alojamentos locais”…

  32. Valupi diga lá quantas vezes estive aqui ultimamente .
    Sr. Eduardo Ricardo, o caso que refere de Alzheimer, é o de RS, defendido pelo filho do pai, que havia tentado – e parece que conseguido, quando estagiava com SZenha, estratégia (atrevimento) do género, no caso da herança Sommer, num processo que não andava nem desandava, alegando que a parte que se opunha a champalimaud, era louco ?

  33. o rs cometeu os crimes quando estava são, não era inimputável na altura… não há motivo nenhum para não ser castigado. o problema é dele , pensasse nisso antes de burlar dezenas de pessoas.

  34. Yo, claro que sim.
    O advogadito já disse que se o cliente fosse a julgamento e fosse condenado vai fazer queixinhas ao TEDH.
    Seguir-se-à um muro de lamentações quanto à falta de condições dignas do cliente, na prisão.
    Pelo que, ou o Estado terá que lhe construir uma prisão digna, género prisão boutique, ou então deixá-lo cumprir a pena em casa. E vai haver parvinhos que vão cair na cantiga, mesmo que as ” condições dignas” não sejam extensíveis a todos e qualquer um, mas apenas ao cliente dele … como o preopinante, que levantou a questão, o ER, já faz antever .

  35. Aliás, tenho dúvidas de que não esteja são . O meu receio é que, uma pessoa que tem 4 milhões para dar ao advogado, quanto não dará a um médico para lhe passar um atestado, que o retire do nigthmare .
    Pró rai que o parta, uma pessoa que nem arrependimento mostra, que nunca pediu desculpa a um único lesado, como salientaram próximos dele tais como Roquette e Ricciardi, o próprio ManuelES, já falecido, pediu desculpa … Mas ele não. Até a ama, perdeu toda a poupança de uma vida, e nem a ama ressarciu. E acusa outros, dizendo que tinha dinheiro para ressarcir todos os lesados, o Costa do BP, é que assim e assado, frito, cozido e grelhado. Há gente do piorio .

  36. sim, por essa ordem de ideias nenhum doente poderia ser preso. não faz sentido discriminarem doenças. a cadeia não é um hospital, mas tem enfermaria e, com certeza, psiquiatra a quem recorrer. é o que fazem com toxicodependentes.

  37. “Há gente do piorio .”
    claro que há, neste caso chamam-se, por ordem de entrada em cena: ricciardi que se queria vingar do primo; passos coelho, o estratega em afirmação; cavaco, o avalista que iria apanhar o sócras; carlos costa, o lambe-botas escolhido para chefiar as operações e os operacionais marilú, sérginho e mais uns quantos que se encheram à pala da falência sem custos e que até iria dar lucro ao estado. nenhum destes responsáveis pela falência do bes foi ou irá ser julgado. o salgado foi sómente o gestor dum banco obrigado a falir, onde foram reveladas vigarices iguais às que toda a banca praticou e onde todos se salvaram, menos ele, com ajudas estatais negadas ao bes.

  38. hum…tens provas que todos faziam o mesmo ? ou estás a caluniar os banqueiros todos para desculpar o homem?

  39. e o oliveira e costa… pena ter morrido como o rendeiro , se não fundavam entre os 4 o banco prisa.

  40. pantomineiro, volta pró circo que te pariu … punhas lá o teu argent, cabrão (ona) …

  41. “hum…tens provas que todos faziam o mesmo ? ”

    2, 3, 4, 5 ou mais faziam e tanto fizeram que acabaram todos por ter ajudas do estado para não falirem. há bués de vigarice investigada e romances de escândalos financeiros divulgados na imprensa da época, i.e. cavaco+filhas e as acções do bpn, dias loureiro e o sugadoro sln, banif, berardo, roque e a amiga, bcp jardim do gonçalves e o gamanço que levou as acções do banco a valerem menos que o preço duma bica antes da crise financeira, as lutas pelo poder no montepio e a quantidade de aldrabice encobertas, a compra do bic, amorim, isabel dos santos e mira do amaral, podia ficar aqui a manhã inteira que não acabava e não haveria espaço para as práticas bancárias transversais a todas estas instituições.

    ” ou estás a caluniar os banqueiros todos para desculpar o homem? ”

    não estou a caluniar, estou a lembrar o que se passou e teve consequências nos bolsos dos portugueses. não pretendo desculpar ninguém, quero é os restantes responsáveis políticos e banqueiros na justiça a fazer companhia ao salgado, por sinal o único cavalheiro no meio dessa cambada de azeiteiros, vigaristas e ladrões.

    ” acho que um tal paulo guichard do bpp tb foi de cana ”

    esse é irrelevante no processo do bpp, só assinou aquilo que o dono mandou e recebeu os ordenados.
    fugiu para o brasil, resolveu voltar e entregar-se, não sei se fez acordo secreto com a justiça para recuperação de activos incertos do banco ou se o advogado o aconselhou a cumprir 2 anos de cadeia, metade da pena, para resolver o problema.

    “pantomineiro, volta pró circo que te pariu … punhas lá o teu argent, cabrão (ona) …”

    um ilusionista liberalacho com paleio de cliente “dona branca”, depositasses na caixa geral depósitos se querias segurança. arriscas juros acima dos valores de mercado e não queres assumir riscos, acontece a xico-espertos que vivem na ilusão de explorar agiotas profissionais.

  42. Ó palhaço o único gajo que me causou prejuizo foi o Beiças dos Santos, que obedecia a Socrates, que, era um erudito em tudo, incluindo a banca. Por isso, disse, para justificar as entregas em dinheiro do Pernalonga, que o fazia, porque não confiava na banca. Está dito, escrito e publicado. Nunca tive dinheiro no banco lisboeta e na Caixa fechei logi a conta quando o panasca foi pra lá com as paneleirices S, M, L . Portanto o único que me deu sempre mais notas – mas menos dinheiro, foi o Instituto de Gestão da Dívida Pública, o único que serve os agiotas, como eu.
    Quanto ao resto, já sabes, p…que te pariu, tutti-fruti, etc.

  43. E quem é que te disse que eu tinha ou tive tias de 102 anos ? Que morreram à porta da maternidade ? Que abortaram com 100 anos, por assédio ?
    Tu és mas é completamente biruta da tola, ou escroque, eu nem tenho tias !

  44. não tens tias porque morreram ou mandaste-as matar. uma morreu com sede à porta da maternidade em dia de greve e a outra afogada em vat69 por um colega de albergue, enquanto lanchavam na pastelaria elefante branco em horário normal de funcionamento da instituição.

  45. Claro ! A que morreu (foi de sede ou abortou? Jánem me lembro) à porta da materialidade, foi de assedio a um grevista, que estava no lar, um colega de, como dizes, albergue, pediu água e abortou, ele, o fenómeno, a outra, nunca foi a Lisboa mas deve ter sido, como pintas, coitadinha, engasgou-se com um croquette, e borrou a pintura . Grande FDa P… vai tomar no sítio onde os brasileiros dizem. Paspalhão !

  46. Um exemplar católico ao nível do cerejeiro,
    “O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, disse hoje que os depositantes do Banco Espírito Santo (BES) têm razões para confiar no banco e afirmou não ter dúvidas quanto à tranquilidade do sistema financeiro português.
    “Os depositantes têm razões para ter toda a confiança quanto à segurança que o Banco Espirito Santo oferece às suas poupanças”, disse Pedro Passos Coelho.
    O primeiro-ministro, que falava aos jornalistas hoje em Lisboa, à margem do Conselho de Concertação Territorial, relembrou a separação entre os negócios da família Espírito Santo e o BES.

    “Uma coisa são os negócios que a família Espirito Santo tem e outra coisa é o banco. É muito importante que os agentes portugueses e os investidores externos consigam, não apenas perceber bem esta diferença, mas estar tranquilos relativamente à situação do banco”, sublinhou.
    “Não tenho nenhuma razão para pôr minimamente em dúvida a tranquilidade, que deve ser preservada ao nível do nosso sistema financeiro e bancário”, acrescentou Passos Coelho.
    As ações do Banco Espírito Santo (BES) continuam hoje suspensas por decisão do regulador, que vai avaliar “a informação prestada” na quinta-feira pela entidade financeira sobre a sua exposição ao Grupo Espírito Santo (GES).
    A determinação da suspensão das ações do BES por parte da CMVM foi feita na quinta-feira ao final da manhã, com o regulador a explicar que aguardava por “informação relevante” por parte da instituição financeira e depois do Espírito Santo Financial Group (ESFG) ter solicitado a suspensão da negociação dos seus títulos e obrigações nas bolsas de Lisboa e do Luxemburgo ao início da manhã.
    Na altura da suspensão, na quinta-feira, as ações do BES perdiam mais de 17% para 0,51 euros, enquanto as do ESFG interromperam as transações quando estavam a cair 8,9% para 1,19 euros.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *