De vez em quando, sei lá, pela Páscoa, podiam ser honestos

Reagindo à comunicação do Presidente da República sobre a promulgação do orçamento para 2016, Matos Correia, do PSD, declarou, segundo o Público:

«O “modelo inspirador” do OE 2016 a que o Presidente fez referência é um modelo “errado”. É um modelo “baseado no estímulo ao consumo”, que, no passado, “já deu mostras de não servir os interesses” do país e que “conduziu Portugal ao resgate de 2011”, argumentou Matos Correia no Parlamento. Os sociais-democratas afirmam que têm um modelo alternativo, aquele que desenvolveram na última legislatura e inscreveram no seu programa eleitoral, que aposta no crescimento da economia por via do aumento das exportações e do investimento privado. “O caminho do Governo não é este e é um mau caminho”, resumiu Matos Correia.»

 

Comentário

 

  1. Em 2010, o «estímulo ao consumo» foi uma decisão tomada a nível da UE (à semelhança de outras zonas do mundo) para contrariar os efeitos económicos da crise financeira internacional. Portugal beneficiou, então, de taxas de juro excecionalmente baixas nos empréstimos do BEI, que teve interesse em aproveitar.
  1. Não foi o «estímulo ao consumo» que conduziu Portugal ao resgate. Foram as taxas de juro da dívida pública (soberana) icomportavelmente elevadas, fruto da especulação, a que o Banco Central Europeu apenas reagiu e pôs fim num estádio avançado, tardio e calamitoso da crise. Agora, nada dessa situação se verifica.
  1. O grande impulsionador do «aumento das exportações» foi o governo de José Sócrates, tendo a coligação colhido e assumido como seus os louros.
  1. A que «investimento privado» ocorrido na legislatura anterior se estará a referir Matos Correia? Tirando a compra de casas por chineses e outros estrangeiros, não se viu muito mais.

9 thoughts on “De vez em quando, sei lá, pela Páscoa, podiam ser honestos”

  1. “Tirando a compra de casas por chineses e outros estrangeiros”

    ganda barrete que o porcas enfiou aos xinocas e afins, compraram 3x mais caro e vistos gold por um canudo. se os gajos forem para tribunal, é mais uma conta para o costa pagar, o que vale é que ajustiça engonha mínimo 10 anos, com recursos a coisa vai para os 15 e a inflação trata do resto.

  2. O Matos Correia é mais um pequenote que diz coisas no PSD, de forma geral muito
    longe da verdade e com muita naturalidade! Já o Montecoiso, não sabe mentir tão
    bem pois, quando mente começa a esticar os beiços como que a fazer boquinhas dan-
    do a impressão que, a todo o momento começam a sair as bolas de sabão!!!

  3. Esse juiz golpista não tem de pedir desculpas, tem é de ir para a cadeia.
    A pena para o crime que ele cometeu são 4 anos.
    Por contribuir para atirar o Brasil para os braços do FMI ou para uma Guerra Civil deve ser muito mais …

  4. Não sei quem é o Matos Correia, mas pelo que se lê aqui, ele apenas quer dizer que todo o burro come palha… é preciso saber dar-lha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.