Com que olhar veremos o PCP neste 25 de Abril?

Perante as posições assumidas pelo PCP sobre o conflito na Ucrânia, para sintetizar, completamente cruéis, é ou não legítimo pensarmos que a luta dos comunistas durante a ditadura salazarista mais não visava do que a substituição de uma ditadura por outra, ao estilo soviético, e de modo algum, em tempo algum, a instauração de uma democracia livre e aberta, de tipo ocidental?

 

Caiu-lhes finalmente a máscara com que jogavam o jogo democrático. Não aos meus olhos, claro, como saberá quem me tem lido. Mas, a partir de agora, muito poucos olharão para os dirigentes e os militantes do PCP como genuínos defensores dos “direitos dos trabalhadores e do povo” (apesar de estes pouco lhes ligarem) e sinceros democratas. Não passam de agitadores, a soldo agora da Rússia. E, ironia ou não, ridículo ou não, o único ponto em comum entre a doutrina comunista e o regime oligárquico-capitalista-militarista de Vladimir Putin (que nunca denunciam) é mesmo o seu carácter repressivo e ditatorial. Totalmente repressivo e totalmente ditatorial. Além de assumidamente imperialista. Penso que estamos conversados e que o destino do PCP não será finalmente diferente do dos partidos comunistas da restante Europa – uma irrelevância total, quando não uma inexistência. Ao mesmo tempo, será um alívio, que aqui chega tarde.

 

Não me admiraria, pois, que, se tiverem a lata de desfilar no 25 de Abril (e vão ter), fossem apupados e bem apupados. Ainda mais quando a actual líder da bancada parlamentar dos comunistas, Paula Santos, se vem arvorar, indignada com Zelensky, em proprietária da nossa famosa e querida efeméride. Com que cara se apresentarão em defesa “das liberdades” conquistadas em 74?

100 thoughts on “Com que olhar veremos o PCP neste 25 de Abril?”

  1. vou olhar como sempre olhei , agora até com maior admiração : não tomam decisões consoante a opinião publicada , seja nos merdia seja nas cloacas sociais. viva o pcp , as árvores morrem de pé !

  2. Os “democratas” portugueses parecem mais interessados em acabar com o PCP do que tudo fazer para que a guerra acabe.

  3. O PCP tem feito muita merda nos últimos anos (PEC4, chumbo do Orçamento, etc.), mas, no que respeita ao palhaço dos bracinhos roliços e à bacoquice seguidista e servil a que o Parlamento português se prestou, está coberto de razão.

    Ainda vamos ver-te a aplaudir retrospectivamente o Botas de Santa Comba, o democrata da chamada “democracia orgânica”, a verdadeira democracia, autêntica, da Bayer. Calhando, calhando, parece-me até que o homem nem sequer tinha aos comunistas tanta raiva como tu. Está na cara que a Ucrânia não passa, para ti, de um pretexto para soltar a bílis, mas não tardarás certamente, coerente com a trampa que acima escreves, em voluntariar-te para as brigadas “territoriais”, a constituir brevemente, que darão aos “agitadores” comunistas (vade retro!) o destino que merecem. O Mário Machado está a recrutar, põe-te na bicha!

  4. O regime democrático liberal português permite a existência de partidos nacionalistas, tanto à esquerda como à direita, incluindo PCP e Bloco.
    Na Alemanha, o partido comunista é proibido, foi substituído pelos sociais democratas. E, no entanto, como sabemos, a democracia liberal é uma realidade nesse país. A Ucrânia democrática, fartinha de humilhações e atrocidades levadas a cabo por Moscovo, libertou-se das amarras imperialistas, proibindo o partido comunista, facto que o PCP reprova com toda aquela presunção e arrogância que lhe reconhecemos.
    O PCP nunca me enganou. Já imaginaram ser governados por comunistas? Fico agoniada só em pensar em tal coisa, vade retro satana!

  5. Devemos à preciosa yo, uma vez mais, o reiterado testemunho de quanta imbecilidade pode haver disfarçada de inteligência. Uma alma que nos habituámos a ver confinada no casulo da alucinação mascarada de lucidez . E que veio confessar-se admirativa dum partido político em processo de suicídio público, mortalmente ferido pelo descrédito resultante da sua infidelidade aos valores que diz defender. Um partido político que enche a boca de Abril, quando, aos dias de hoje, nunca foi tão explícito na conivência com um ditador e agressor.
    No seu elogio patético do PZP, a nossa yo faz mais do, que sem surpresa, já lhe é comum, quando deturpa paranoicamente a realidade, vendo coerência onde existe incoerência e fidelidade aos princípios onde, pelo contrário, há obstinação no erro.
    O que a yo também faz é declarar uma comunhão de destino com aquele partido. Ao PZP moribundo resta-lhe percorrer o caminho até chegar a sua morte política. À yo, consumar, no epílogo da sua existência, a morte em que já vive.

  6. pronto , lá anda este a vender o seu peixe podre. e quem parece saído do túmulo é você . admira-me não gostar do pcp , mesmo muito , afinal é fruto de um dos crónicos assassinos de Deus , um tal marx.

  7. Os comentários das 9:26 e 9:39 denunciam a pulsão de morte dos seus autores. Não apenas pela empatia que manifestam por um partido suicida na incoerência do seu pacifismo e apego à liberdade. Mas também porque, na hora de fazerem a sua escolha, tomaram a decisão indelével de se colocarem do lado do invasor e agressor.

  8. o comentário das 11 23 denuncia a pulsão de exploração do seu autor , que usa descaradamente a táctica do passivo agressivo em busca de benefícios , suponho que materiais .

  9. hahahahhahaha a penelope vai apupar o pcp pra manif do 25 de abril ahhahahahhahaha quero tanto ver isso hahahahhahahha
    lado a lado com o mário machado
    afinal quem dizia que o o chega era o seguro de vida do ps tinha a sua razão

  10. Ai que bom, que bom, que bom! Já podemos todos voltar a ser salazaristas… sem parecer salazaristas! Que alívio, pôcera!

  11. o comentário das 11 35 denuncia a pulsão de exploração da sua autora , que usa descaradamente a táctica da passiva agressiva em busca de benefícios , suponho que materiais .

  12. o comentário das 12 e 16 denuncia a falta de imaginação do autor , característica conhecida desde sempre , já que desde o início dos tempos que tentam adulterar o imaginado por Outro.

  13. Para o comentarista das 11:23, e para o actual comentarismo mainstream ocidental, quem manifesta horror à continuação da guerra apoia os russos.

  14. https://youtu.be/IoJSYf50Pp4
    Cântico Negro
    Vem por aqui” — dizem-me alguns com os olhos doces
    Estendendo-me os braços, e seguros
    De que seria bom que eu os ouvisse
    Quando me dizem: “vem por aqui!”
    Eu olho-os com olhos lassos,
    (Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
    E cruzo os braços,
    E nunca vou por ali…
    A minha glória é esta:
    Criar desumanidades!
    Não acompanhar ninguém.
    — Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
    Com que rasguei o ventre à minha mãe
    Não, não vou por aí! Só vou por onde
    Me levam meus próprios passos…
    Se ao que busco saber nenhum de vós responde
    Por que me repetis: “vem por aqui!”?
    Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
    Redemoinhar aos ventos,
    Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
    A ir por aí…
    Se vim ao mundo, foi
    Só para desflorar florestas virgens,
    E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
    O mais que faço não vale nada.
    Como, pois, sereis vós
    Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
    Para eu derrubar os meus obstáculos?…
    Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
    E vós amais o que é fácil!
    Eu amo o Longe e a Miragem,
    Amo os abismos, as torrentes, os desertos…
    Ide! Tendes estradas,
    Tendes jardins, tendes canteiros,
    Tendes pátria, tendes tetos,
    E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios…
    Eu tenho a minha Loucura !
    Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
    E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios…

    Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
    Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
    Mas eu, que nunca principio nem acabo,
    Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.
    Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
    Ninguém me peça definições!
    Ninguém me diga: “vem por aqui”!
    A minha vida é um vendaval que se soltou,
    É uma onda que se alevantou,
    É um átomo a mais que se animou…
    Não sei por onde vou,
    Não sei para onde vou
    Sei que não vou por aí!

  15. É assim com os homens e mulheres livres, Manuel Pacheco, mas é coisa fora do alcance dos borregos.

    🎵 Mééééééé! 🎵

  16. Conversa mole, bacoca e com muito cheiro a naftalina, esta que os PZPs que por aqui comentam foram desenterrar ao armário que tinham guardado dos tempos do PREC, quando algum cidadão afeto ao PS ou ao PSD se lhes opunha na palavra e nas ideias era logo apelidado de fascista e reacionário.
    Agora até pioraram na forma e no conteúdo, e foram desenterrar o “botas” para chamarem os Democratas de salazaristas.
    Tende mas é juízo que ao fim de 48 anos de Liberdade já vai sendo tempo.

  17. Pensar que fizeram tudo para transformar numa cuba-libre este rectangulo à beira mar plantado e acreditavam e ainda acreditam que rádio moscovo continua a falar vedade.

    Mas a Verdade é só uma , Rádio Moscovo não fala verdade!

    E sõ se perderam as que cairam no chão

  18. “Parece que, em 27-3-2018, o Congresso americano estava na folha de pagamentos do Kremlin:”

    ás vezes acertas sem querer e desta vez foi no embargo de ajuda à ucrania pelo trump, a pedido do putinhol para abater na conta corrente das despesas russas com a eleição do paspalho. ninguém estava ou está interessado em saber se os azofes são ou eram nazis, de esquerda ou de direita, muitos ou poucos, eram um problema operacional para as ambições russas na ucrania e foi por isso que o trump fechou a torneira. hoje quem combate os ucranianos são nazis chechenos pagos pelos russos e tu aplaudes o circo kadyrov.

  19. hahahaha o azov não passa de um louco conspirativo, aposto que ainda está à espera da gravação que o putin tem do trump com as modelos a mijar na cama hahahhahahahha mas a mehor de todas é que o ignatzi concorda com as justificações de putin para a invasão pois afinal os americanos estavam mesmo a armar batalhões neo nazis na ucrânia mas o trump “fechou a torneira” hahahahaha a dissonância cognitiva é tal que isto nem inventado

  20. a china apresentar factura? quem vai apresentar factura são os americanos e vais começar a pagá-la rapidamente e em força.
    mas tudo pela ucrânia, ignatzi. já sabes que és um consumidor glorificado, não és um cidadão. por isso paga e cala

  21. general ruso diz que o objectivo militar a russia é a costa ucraniana do mar negro até à transnistria.

    racistas internalizados e outros amigos do machado: A RUSSIA VAI INVADIR A MOLDÁVIA!

    não deixa de ser engraçado que

    1) voltamos ao primeiro papão da russia ir conquistar a europa toda

    2) as informações vindas do exercito russo até podem ser verdadeiras se derem jeito à narrativa belicista

  22. “eram um problema operacional para as ambições russas na ucrania e foi por isso que o trump fechou a torneira”

    este nabokok acha que pode mandar merda pra parede que como aqui já cheira tão mal ninguém vai ver se aquilo se aguenta ou cai tudo ao chão.
    neste caso, o azovinho meteu outra vez a pata na poça porque pela lógica dele também foi o trump que liberou a entrega das armas aos nazis:

    https://www.thenation.com/article/politics/congress-has-removed-a-ban-on-funding-neo-nazis-from-its-year-end-spending-bill/

  23. e que tal leres as datas daquilo que linkas?

    “Congress Has Removed a Ban on Funding Neo-Nazis From Its Year-End Spending Bill” – JANUARY 14, 2016

    “Congress bans arms to Ukraine militia linked to neo-Nazis” – 03/27/18

  24. Neonazis na Ucrânia? Puta de ideia again!
    ‘Haaretz’ 9 de Julho de 2018:

    https://www.haaretz.com/israel-news/rights-groups-demand-israel-stop-arming-neo-nazis-in-the-ukraine-1.6248727

    Já o burocrata Lenine dizia que, na ânsia do lucro, o burguês não hesita em vender ao proletário a corda com que este o quer enforcar. Boa malha! Enforcado, sim, mas com uma conta bancária um pouco mais gordinha, para gozar no cabrão do Inferno. That’s the spirit!

  25. “neste caso, o azovinho meteu outra vez a pata na poça porque pela lógica dele também foi o trump que liberou a entrega das armas aos nazis:”

    pela tua lógica talvez, eu não disse nada disso es merdas que linkaste tamém não.
    merda à parede é aquilo que tu fazes, nem os títulos das notícias consegues traduzir quanto mais entender o que lá está escrito.

  26. é pá, tens razão, o trump só foi eleito em novembro e tomou posse em janeiro de 2017. ao menos, a intenção do pentágono de armar nazis na ucrânia já não disputas.
    mas quer isso então dizer que quem armava os nazis era o obama e a hillary? completamente fora do caracter de tais personagens, de facto.
    agora, aprofundemos a análise, sabes quem dominava o orgão legislativo em questão em ambas as ocasiões ou achas que o presi pode tudo na melhor democracia do mundo? acho revelador do teu conceito de democracia, azovinho

  27. “Neonazis na Ucrânia? Puta de ideia again!”

    na ucrania e por todo o mundo, é uma praga parecida com os comunistas.
    parece que agora estão novamente na moda e ribbentroparam-se com os molotoves para fazerem uma autoestrada de vladivostok a lisboa, caso os bofes não roam a corda que tem pendurada ao pescoço.

  28. ou será aquele argumento do putinista que quando confrontado com a invasão da ucrânia responde “na ucrânia e em todo o mundo”?

  29. Porcalhatz, bully mariconço, aldrabão e vigarista, quer fazer crer que uma decisão do Congresso americano, resultante de uma iniciativa do congressista democrata Ro Khanna, obedeceu a ordens do palhaço desbocado Donald Trump (que a América envernizada detesta apenas porque mostra a sua verdadeira face quando se caga para o verniz). Merda do bully mariconço, até como aldrabão e vigarista é incompetente.

  30. ó ogres de esgoto, o terrorismo não se acaba espalhando-se o terrorismo. terrorismo verbal é o que vocês andam a espalhar. o que val é que eu ando sempre armada com peidinhos meus engarrafados na minha mala cor de rosa. são bombas, fujam se tiverem tempo. !ai! que riso

  31. “é pá, tens razão, o trump só foi eleito em novembro e tomou posse em janeiro de 2017. ao menos, a intenção do pentágono de armar nazis na ucrânia já não disputas.”

    eu não disputo nada. dei umas opiniões em função duns linques que o capacho aí botou com umas notícias que o gajo costuma arranjar nuns sites manhosos. era o que me faltava, ter de fazer verificação da veracidade dos atestados das teorias russas para provarem as suas boas intenções com bombardeamentos amigos. se há nazis na ucrania a combater os nazis que o pudin para lá mandou, anulam-se uns aos outros e não se perde grande coisa, até os aplaudo quando mandam um sukoi abaixo ou fodem uma dúzia de tanques ao teu padrinho. só lamento a morte, tortura e exílio de civis ucranianos e a destruição do país, coisa que para ti é festa.

    “mas quer isso então dizer que quem armava os nazis era o obama e a hillary? completamente fora do caracter de tais personagens, de facto.
    agora, aprofundemos a análise, sabes quem dominava o orgão legislativo em questão em ambas as ocasiões ou achas que o presi pode tudo na melhor democracia do mundo? acho revelador do teu conceito de democracia, azovinho”

    sim, já percebi foi o obama e a hilária que invadiram e ocuparam a crimeia para restaurar o império comunista americano no mar negro e na lagoa de óbidos.

  32. Coméké aquela história (com minúscula) de que a História (com maiúscula) se repete, primeiro como tragédia e depois como farsa? Pois, mas há variantes: tragédia também na repetição.

    https://english.almayadeen.net/articles/analysis/hurrah-for-the-azov–the-curious-case-of-the-bbc-whitewashin

    Extracto: “On 15 January 1934, as Europe stood on the precipice of war, British newspaper the Daily Mail printed perhaps its most infamous headline when it declared: “Hurrah for the Blackshirts!”
    Proprietor Viscount Rothermere boldly swung his support behind Oswald Mosley’s British Union of Fascists (BUF) as both Hitler and Mussolini rose to power in Germany and Italy respectively.
    He saw the nascent fascist movement as a bulwark against the threat of communism both at home and abroad, urging the British public to study closely the Nazi regime in Germany as he accused its opponents of deliberately misrepresenting it.”

    Sublinhe-se:

    — “He saw the nascent fascist movement as a bulwark against the threat of communism both at home and abroad”

    — “urging the British public to study closely the Nazi regime in Germany as he accused its opponents of deliberately misrepresenting it. Rothermere took aim at those who denounced “Nazi atrocities” which he said, “consists of merely a few isolated acts of violence…which have been generalized, multiplied, and exaggerated to give the impression that Nazi rule is a bloodthirsty tyranny.””

    Pois, a tragédia repete-se, mas não deixamos de ter farsa, com os farsantes na sombra, refastelados nas suas poltronas e bebericando whisky, gin ou vodka, sem dar descanso às máquinas registadoras que lhes contabilizam os gordos proventos.

  33. siga-me ao froiz, é isso mesmo: a Olinda morde sem culpa e com a certeza do que faz. adoro, adoro, adoro.

  34. “Neonazis na Ucrânia, take 3, mais putinices na ‘Radio Free Europe / Radio Liberty’ em 14-11-2018:”

    mas não são estes supremacistas americanos que apoiam o amigo americano do putinhol e que assaltaram o capitólio às ordens do trump para boicotar a tomada de posse do biden?

    se calhar são, mas agora não dá jeito falar nisso.

    a propósito dumas camisas pretas mencionadas aí acima por causa de 1/2 batalhão de azófes que combatem os russos:

    http://en.kremlin.ru/catalog/persons/146/events/57797

    https://www.youtube.com/watch?v=VQItxge-vCQ

  35. olha, agora o trump era apoiado pelos neo nazis mas fechou-lhes a torneira na ucrânia, ou como a complexidade da politica internacional lança a confusão nos espiritos mais pobres.
    e o 1/2 batalhão de azoves que abertamente admites “combaterem os russos” (falta saber desde quando) sempre era armado pelo pentágono ou quê?
    tou te mesmo a ver a apoiar o envio de armamento para o chega como forma de conter a ameaça comunista do pcp, ai estou estou

  36. Há tantos comentários demonstrativos de uma total ignorância sobe a Ucrânia que até dói! A Revolução Ucraniana de 2014, também chamada Revolução da Dignidade, teve início em Kiev, capital da Ucrânia, a partir de violentas manifestações de protesto, conhecidas como Euromaidan, contra o governo do presidente eleito, Viktor Yanukovych, aliado de Putin. Os ucranianos queriam um regime democrático e ver a sua proximidade à Europa concretizada. Deu-se a queda daquele governo e após uma série de mudanças, realizaram-se eleições presidenciais, em 25 de maio de 2014, nas quais o pró-ocidental Petro Poroshenko saiu vencedor. No fim do seu mandato e em novas eleições em 2019, venceu Volodimir Zelensky, europeísta e adepto dos valores democráticos! De lembrar que a Ucrânia foi rejeitada por Merkel de aderir à NATO. Posto isto, e independentemente das falsas acusações que fazem aos ucranianos, o PCP deveria abertamente repudiar a acção de Putin, que mandatou as suas tropas para as maiores atrocidades imagináveis, não mais que fosse por uma questão de humanidade! Gostaria de os ver na situação dos ucranianos, aos comunistas e a todos quantos se mostram pró-russos, seja abertamente seja de uma forma encapotada….deveriam “adorar” serem torturados, estrupados e mortos com os requintes de malvadez que os seus adorados russos utilizam….

  37. ” e o 1/2 batalhão de azoves que abertamente admites “combaterem os russos” (falta saber desde quando) sempre era armado pelo pentágono ou quê? ”

    eu não admito, nem deixo de admitir, eu vejo os azóves na televisão a dizer que não se rendem e a pedir armamento para dar cabo dos nazis contratados pelo putin ao kadyrov. se queres saber quem são, procura na net que tem bué de versões, desde hooligans que aterrorizavam moscovo em dia de futebol que o putin contratou para irem espalhar a confusão para a ucrania enquanto organizava e justificava o apoio aos ditos separatistas e preparava a invasão daquilo, a outras visões mais românticas ou fanáticas do nazismo internacional, que são mercenários do bem, a quem pagam balúrdios para nos livrar do mal, enquanto eles se embebedam, roubam e violam os pecadores. quem os arma e quem lhe paga, não vi, mas suponho que serem os serviços secretos dos países envolvidos na guerra. os wagnéres e chéchés da rússia são à descarada, os da ucrania não sei, o artigo linkado pelo camafacho fala em supremacistas americanos, mas até agora só os ouvi falar russo.

    “tou te mesmo a ver a apoiar o envio de armamento para o chega como forma de conter a ameaça comunista do pcp, ai estou estou”

    tu não vês mesmo é um boi à frente do teu nariz: primeiro, o pcp apoia os seus irmãos comunistas na russia, que por sua vez apoiam o presidente do partido de extrema-direita russo, agressor nesta guerra e financiador das extremas-direitas europeias. segundo, o pcp não precisa de ser atacado para se destruir, bastam os tiros que dão nos pés.

  38. mai friend,
    não admites nem deixas de admitir mas os artigos acima linkados não deixam dúvidas acerca do financiamento americano a esses grupos, ou não fosse preciso mudar a lei para o fazer e depois para o parar, penso eu de que.
    o resto é uma história muito interessante, mesmo muito interesante, devias ir à tv contá-la pra ver se ficavas melhor ou pior visto que o pcp. esses hoolingans russos foram os de alcochete?

  39. Afirmar, sem provas e sem consequências, que o PCP *está a soldo (agora?) da Rússia”; só neste patusco pardieiro. Escrevessem isso num jornal e teriam uma queixa crime às costas.

  40. O PZP é como um guarda ideológico de um gulag russo. No frontispício do portão de entrada pode ler-se “Só a paz liberta”.

  41. os americanos ainda mudaram a lei para apoiar a ucrania, já o putin não precisa de mudar lei nenhuma para mandar o banco da gazprom financiar a extrema-direita europeia ou contratar os nazis do xé-xé e do wagner.

    o pcp não está a soldo, está a saldo e crime é apoiar a russalhada a invadir um país livre e democrático.
    e por falar em queixa crime, pega lá e vai-te queixar ao mp:
    https://www.dn.pt/politica/pcp-acusar-ucrania-de-genocidio-e-limpeza-etnica-e-discurso-de-odio-14786290.html

  42. E sonhava essa gente com uma cuba-à-beira mar plantada…sinceramente, só se perderam as que caíram no chão.

    Ainda não entenderam que Rádio Moscovo continua a não falar verdade.

    Uma vida inteira a suportar esta gente!

  43. “os americanos ainda mudaram a lei para apoiar a ucrania, já o putin não precisa de mudar lei nenhuma para mandar o banco da gazprom financiar a extrema-direita europeia ou contratar os nazis do xé-xé e do wagner.”

    isso tudo, mas o machado não teve dúvidas de que lado estavam os amigos dele, pois não? mas tu ainda tens

  44. Não há maior cinismo e abandono de qualquer sembante de dignidade intelectual que considerar a defesa da”nossa verdade” num assunto de vida ou morte como prejudicial para a nossa popularidade, eleitoral ou outra, e escolher então a manutenção dessa popularidade.
    E no entanto, é precisamente nestas circunstâncias que muitos dos mais raivosos criticos da posição do pcp se colocam.
    Começa a ser dificil negar que existe aqui algo de subconsciente a funcionar, um trauma emocional que os impede de escolherem ser civilizados e os faz preferir a animalidade.

  45. Verborreia, cegueira ideológica e projeções.

    PZP , a sua hilariante e célebre coerência.
    1. A denúncia:
    https://www.abrilabril.pt/nacional/governo-questionado-sobre-contratacao-da-cloudflare

    2. No entanto, quando é atacado, pede a proteção da empresa que denunciou, amiga do grande capital;

    https://twitter.com/tomahock/status/1517493830572032002?t=qcxOlbgY5clBQgWM0RGtXA&s=19

    Como não são capazes de aceitar críticas ameaçam fisicamente, vitimizando-se. Grave mas nada de novo, aqui a práxis é igual á da extrema direita, como, também, todo o seu discurso sobre esta guerra. Como disse o mano Costa, ouvir o Jeropinga e a Marianela Caneta é igual, palavra a palavra.
    https://twitter.com/fcancio/status/1517967025485885443?t=5tpsHFBaAMHGa3sQtiwTqA&s=19

  46. reparem na argumentação do joão estrume:

    1) o pcp pediu para a empresa que gere as suas páginas da internet fazer alguma coisa acerca dos ataques ifnormáticos de que está a ser alvo LOGO o pcp está sob proteção da NATO porque a tal empresa é americana. ora, por esta ordem de ideias o pcp está sob proteção da NATO sempre que chama a GNR mas isso são pormenores que não incomodam as cabecinhas simples

    2) cita a cancio que andava de mão dada com o socrates na altura em que este era manso com putin conforme denunciado pela human rights watch em artigo no publico como se isso fosse algum topo de validação de quão humanista ele é

    p-a-t-é-t-i-c-o

  47. ” isso tudo, mas o machado não teve dúvidas de que lado estavam os amigos dele, pois não? mas tu ainda tens ”

    só conheço aquele que era amigo do manel alegre e que não conseguia cortar a raiz ao pensamento.

  48. pela conversa deve ser a nova mascote do pzp para a festa do avante.
    este ano as épês devem ser pagas em rublos porque cancelaram o dinheiro capitalista.

  49. Ehehe bullshit e whataboutism.
    Do gajo que comemora as derrotas no edifício Vitória para enganar o eleitorado. Tens que ler mais Marx geodésico.

  50. Nos 50 anos do 25 de Abril vamos todos festejar a extinção do PZP.

    Nessa altura vamos todos, como país, poder agradecer de forma verdadeira a todos os democratas que fizeram esse grande dia.

    Desconstruir de uma vez por todas a propaganda comunista que até hoje e de uma forma obscena se apropriou desta data maior.

    Fascismo nunca mais,
    Comunismo jamais.

  51. johnny estrumeira,

    o teu racismo cheira mal. vai pra ucrânia defender a liberdade e a salubridade do nosso país.

  52. aos democratas que por aqui andam recomendo vivamente o visionamento do filme Coup 53 de 2019 que até ganhou uns prémios e lhes pode abrir um bocado aqueles olhinhos acerca da bondade do ocidente

  53. Garcia Pereira na Estátua de Sal. Exactissississimamente, take 2:

    https://estatuadesal.com/2022/04/23/o-estado-a-que-isto-chegou-zelensky-no-parlamento-portugues/

    Extractos:

    “E até se chega ao ponto – que seria de rir até às lágrimas não fosse o significado e a gravidade do sucedido – de vários órgãos da comunicação social portugueses noticiarem, em alertas ou em grandes parangonas, que os autores de um assalto a uma ourivesaria em Aveiro eram russos, para depois “convenientemente” se calarem quando se apurou que eram afinal ucranianos e vindos para Portugal após a guerra!…”

    Pois…

    “Não obstante o completo unilateralismo da “informação” que nos chega todos os dias pela Comunicação Social e pelas declarações dos responsáveis políticos americanos, europeus e portugueses, importa não esquecer que foi a própria e insuspeita OSCE (Organização para Segurança e Cooperação na Europa)[5] a reconhecer que, em 18 de Fevereiro deste ano, rebentaram violentos bombardeamentos contra a população ucraniana de Donbass, os quais, num só dia (22/2), atingiram o astronómico número de 1.600 explosões e originaram, num curto espaço de dois dias, a fuga desesperada de mais de 100.000 pessoas, principalmente para a Rússia.”

    Pois again…

  54. sir vaselina, Joaquim Camacho, saia dessa prisão e vá plantar cravos de todas as cores. oupas, já à minha frente, seja insurrecto em potência. !ai! que riso

  55. Eh pá, vai-te rir para quem te fode! Ah, péra aí, ninguém se chega à frente (nem atrás) e a cadela não tem equipamento adequado. Pois, mas não é problema meu.

  56. pois, tamos fartos de saber que o zélensque anda a partir tudo e a matar os ucranianos para dar trabalho à industria de material de guerra americano, meter o dinheiro das ajudas humanitárias e aquilo que rouba aos ucranianos mortos numa conta dos panamás peipares e fugir para a áfrica do sul quando acabar o trabalho. os russos só lá andam a tentar salvar alguma coisa para os custos de reconstrução não serem tão elevados.

  57. o zelensk anda a matar ucranianos no donbas há vários anos, mas esta malta só descobriu agora e acha duvidoso.
    é melhor confiar no machado e na penélope que nos asseguram que os ucranianos são do bem e os muçulmanos são do mal

  58. ” o zelensk anda a matar ucranianos no donbas há vários anos, mas esta malta só descobriu agora e acha duvidoso.”

    mas como ainda não conseguiu matá-los todos o putin foi lá dar uma ajuda.
    o próximo capítulo chama-se “o ceptro de otokar”, passa-se na sildávia e tem data marcada depois de odessa.

  59. quem é o machado que este gajo ainda aqui vender?
    na volta é o joker dos comunas para o azovstal.

  60. o ceptro de otariar consegue admitir que o zelensk anda a matar ucranianos há vários anos, imputar isso ao putin e desvalorizar tudo como uma teoria da conspiração dos livros BD no correr de duas frases.
    é obra

  61. ” quem é o machado, pergunta o especialista em extrema-direita ”

    com a velocidade a que o promoves, só pode ser um aliado ocasional dos comunas na luta contra o estado de direito. com um empréstimo do tintin russo ainda anuncia a compra do hotel vitória aos comunas e fica com a gestão da clientela actual.

  62. ya, meu! eu é o que promovo bués, até o deixei ir em missão humanitária por ti sancionada para ajudar o zelensque.
    devíamos era dar armas ao machado para ele poder ajudar ainda mais, não era, meu democrata de pechibeque?

  63. “ya, meu! eu é o que promovo bués, até o deixei ir em missão humanitária por ti sancionada para ajudar o zelensque.”

    se não pões linque nisso é mais uma treta do machado que promoves.

    “devíamos era dar armas ao machado para ele poder ajudar ainda mais, não era, meu democrata de pechibeque?”

    nunca saberemos se armas que ele tem lhe foram facultadas por alguma célula de organização sindical patrocinada pelo teu partido. para isso era preciso investigar os zeros infiltrados nas forças de segurança e armadas, mas os camaradas temem perder a pouca influência que lhes resta, os mabores-generais. os carimbados com suásticas já se passaram para a brigada machado há bués.

    escreve-se: pechisbeque e é uma liga de cobre e zinco que imita ouro, muito usado nas condecorações que os generais russos trazem penduradas ao peito e nos pins que os comunas usam nas boinas guevara look que levam as manifes.

  64. os nazis da gramática dizem que se não ponho link estou a promover o amigo machado!
    já nem durmo hoje!
    e ainda têm a lata de dizer que o unico gajo até agora sancionado pela psp por denunciar o movimento zero não era um sindicalista!
    o putin deve tre financiado tanto o pcp que quem acabou a ouvir das boas da Human Rights Watch até foi o Sócrates, grandessíssimo democrata de Pexisbeck!

  65. A ver por mais um post de caca da Penélope, isto continua na mesma como a lesma, ainda a preto e branco. Não vês, não queres ver e tens raiva de quem vê.
    Se recuasses dois passos, perceberias que aquilo que tu crês ser o monstro numa ravina, é apenas um parasita encrustado na pele do paquiderme (’tou c’o coração cheio da poesia, lóle!)
    Ainda é cedo para voltar, mas esta passagem pelo blogue olindiano já valeu só pela curte de ver o Inácio a levar na boca do irmão gémeo.
    Até jazz, como dizia o outro.

  66. Vieira, parece gostar muito de carrinhos de choque marados e de rodas gigantes mal estruturadas e de pessoas em pânico que gritam enquanto come o seu algodão doce com o dedo e vislumbra poesia. pegue lá, trouxe-lhe mais uma ficha para mais uma voltinha nesse seu mundo de coca. cocaína, não é coca-cola. !ai! que riso

  67. fotografias do machado na ucrania não há e declarações só há umas desculpas esfarrapadas do advogado sobre ter vindo embora depois de nunca lá ter estado. a fotografia que ilustra a notícia sugere que o gajo deve ter ido ao recreio da prisão levar umas sandes aos guardas, mas uma vez mais nem vestígios das tais sandes humanitárias.
    podias ter posto uma fotocopia do passaporte com um carimbo de entrada na ucrania falsificado e uma fotomontagem do gajo a torturar prisioneiros russos amarrados aos postes de iluminação pública como tens feito em comentários anteriores.

  68. ui o machado nunca foi à ucrânia! foi a marte! os governos é que nos disseram que ia à ucrânia porque não querem que o publico em geral tenha conhecimento das guerras neo nazis em Marte!
    agora é que este gajo descobriu a verdadeira conspiração! estamos todos lixados!
    vá, malta tudo pra casa

  69. não é com paleio que se provam as coisas que te apetece ou te dão jeito dizer.
    achas que o machadinho ia à ucrânia e não tirava uma selfie a torturar um comunista local?
    que não chamava a imprensa para reclamar que estava na lista negra dos que não podiam entrar?
    que não tinha tirado bué de fotografias à partida, à chegada e da ajuda humanitária que foi lá prestar?
    a única coisa que se sabe, dita por um suposto advogado do gajo, é quando lá chegou teve de regressar para se apresentar à justiça portuguesa.
    resumo: comunistas em desepero de causa agarram-se ao machado para provar a legitimidade do putin invadir um país vizinho, destruir e matar para reconstruir o império russo.

  70. os ultimos malucos que foram à ucrânia tirar fotos acabaram a levar com misseis russos na mona 10 minutos depois de subirem as fotos nas redes sociais, mas lá está, tu é que sabes tudo sobre a guerra de propaganda nas redes.
    quanto ao resto, coloco-te aqui um link de uma reputada organização noticiosa a dar conta que o machado foi à ucrânia por cada comentário que deixares a duvidar disso mesmo.
    Go!

    https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2022/03/26/mario-machado-nao-foi-a-ucrania-para-se-juntar-ao-batalhao-azov-pegar-em-armas-so-para-se-defender/277904/

  71. quero mazé fotografias do machado a cortar cabeças de russos ou mesmo só a distribuir ajuda humanitária em zona de guerra na ucrania. o paleio dessas notícias é para justificar aos patrocinadores o dinheiro que lhe deram para a viagem e que nem deve ter passado a biarratz por causa do adido militar que lhe estragou a campanha.

    a reputada organização noticiosa a dá conta do que lhe disse o advogado do machado, para variar.

  72. hehehehe negacionistas da ajuda humanitária nunca tinha visto e por isso vou anotar no bloquinho de notas e seguir viagem. aliás, o ponto não era se o machado realmente entrou na ucrânia ou não, embora não duvide disso visto até autorização da justiça portuguesa lhe ter sido conferida, o ponto era que o machado não tem dúvidas de que lado estão os neo nazis e tu, especialista em politica internacional e conspirações extremistas, ainda tens.
    esta botinha é que estás com dificuldade em descalçar e por isso atiras para todos os lados como se estivesses lado a lado com o machado em mariupol. e se calhar até estás!

    e segue mais um link pra sobremesa

    https://www.rtp.pt/noticias/mundo/ucrania-recusa-entrada-de-mario-machado-nas-forcas-armadas-nao-queremos-pessoas-dessas-no-nosso-pais_n1393769

  73. “esta botinha é que estás com dificuldade em descalçar”

    botas para descalçar é o que não falta aos comunas, esquerdalha e à extrema-direita de armário. os primeiros vão morrer calçados nas próximas eleições e os outros pensam engrossar a votação com o desgaste da guerra.

    “o ponto não era se o machado realmente entrou na ucrânia ou não”

    claro, o ponto é fazer publicidade aos disparates do machado, aos russos e sua campanha humanitária de desnazificação e desintoxicação, usando analogias e simpatias não provadas ou consumadas, com factos que não aconteceram ou caso tenham acontecido não têm a ver nada com a realidade. o linque da sobremesa é isso mesmo, não pôs lá os butes e não tinha intenção dos lá pôr, mas convinha-lhe tomar esta posição, tal como o ventrulhas, um para amaciar a imagem e o outro para sacar votos aos comunas. ambos agradecem a publicidade que os próprios comunas lhes têm feito.
    se continuares com dificuldades em arranjar linques e fotografias, reclama para o kremlin que eles têm muito material desse que já tinham preparado antes da invasão.

  74. O Machado foi à Ucrânia defender a civilização ocidental, alguém duvida? E por isso mesmo foi encarregado pelo beijoqueiro-mor (palavra de honra, sem figas nem pernas trocadas) de arengar no 10 de Junho uma homilia altamente motivadora à mocidade portuguesa (vade retro!), em que explicará como só a sua heróica acção impediu as hordas putinescas de estarem neste momento a dinamitar o farol do cabo da Roca, assim nos fodendo sem misericórdia a ponta mais ocidental da Europa. Mas há mais: antevendo a necessidade de mudar de cuecas com frequência (morteiradas e canhonadas têm esse efeito nos valentes), o cruzado Machado contratou o bully mariconço porcalhatz para lhe lavar as fraldas (e também para lhe lamber o cu de alguma pinguita mais reticente). Não sei se o democrata Machado chegou a penetrar na Ucrânia ou se se limitou a penetrar o porcalhatz enquanto via patrióticos filmes porno no autopullman em que fizeram a viagem. Mas sei que o porcalhatz não chegou lá. Ainda na Polónia, a uns 400 ou 500 quilómetros da fronteira, passaram por algumas aldeias meio primitivas em que abundavam chassos velhos com escapes rotos. Cábula como sempre foi a Geografia, aliás como a História, a Matemática, a Português e a tudo o resto, o porcalhatz acreditava, a cada peido de ‘Lada’ made in Moscóvia, que chegara a Mariupol e os russos estavam ali já ao virar da esquina para lhe fazer a folha… e lá vai água! Quer dizer, água é modo de falar! Resultado: nem as cinco dúzias de cuecas com que, à cautela, enchera a malinha chegaram para as encomendas, os ‘Ladas’ eram mais que muitos. A culminar a odisseia, e esgotadas as cuecas limpas, o porcalhatz foi várias vezes apanhado a gamar fraldas para bebé em centros de ajuda humanitária para refugiados ucranianos. Vocês imaginam? Fraldas para bebés refugiados, caraças! Foi parar ao chilindró e acabou repatriado para a Tugalândia, não sem antes levar uns estaladões no focinho de uns escuteiros azoves que por ali andavam a malhar em ciganos. Seriam mais umas manchas no currículo do porcalhatz, se o tivesse, mas o bully mariconço nunca fez corno na vida, pelo que as únicas manchas que perdurarão serão as castanhas nas cuecas do javardo. Não há lixívia nem detergente que consiga eliminá-las, de tão entranhadas que ficaram.

  75. ●Um dos critérios para a aceitação de candidatos à Legião Internacional de Defesa Territorial das Forças Armadas da Ucrânia é a “ausência de condenação por crimes, verificada através de registo criminal”, explicou ao Diário de Notícias Sergii Malyk, adido militar da embaixada da Ucrânia em França. Quando questionado sobre Mário Machado, o coronel Malyk respondeu que “a pessoa referida não pode ser aceite”. “Queremos prevenir a entrada de criminosos e elementos não confiáveis na Ucrânia e nas suas Forças Armadas”, explicou. “Se conhecem pessoas assim que querem ir para a Ucrânia, digam-me. Não queremos pessoas dessas no nosso país”.●

    Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo. Dias antes de este caramelo comer as papas na cabeça aos borregos, assessorado pelos aldrabões merdiáticos indígenas, o presidente do seu país, Herr Zelensky von Pandora Papers, mandara libertar das prisões ucranianas todos os presos de delito comum com experiência militar, desde que se dispusessem a combater as hordas da Moscóvia. Foi notícia em toda a pasquinada escrita, ouvida e televisionada, como exemplo de nação unida, do escuteiro mais bem comportado ao criminoso mais impenitente. Mas, a fazer fé no que dizia o adido militar da embaixada da Ucrânia em França, havia nas prisões ucranianas presos de delito comum com “ausência de condenação por crimes, verificada através de registo criminal”. Boa malha!

    Slava borreguini! Ervinha fresca, toca a pastar! Mééééééé!

  76. tanto fardo de palha para justificar a invasão e a guerra que não existem para o agressor, mas fotografias do machado na ucrania a torturar russos ou distribuir ajuda humanitária não há, só palpites sobre o que interessa à propaganda agressor.

    poderias explicar ao maralhal porque é que o critério de aceitação de candidatos à “legião internacional de defesa territorial das forças armadas da ucrania” tem de ser igual ao dos presos ucranianos de delito comum com experiência militar que possam ter sido integrados no exército regular ucraniano. não te passa pela abóbora que tens em cima dos ombros que exista uma classificação de crimes e que a gravidade dos mesmos seja diferente, que delito comum não é o mesmo que delito próprio e o que é a lei marcial. enfim, tudo a mesma merda, não fazes ideia do que falas, depois emites opiniões de merda sobre tudo o que possa alimentar a tua carneirada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.