Banzada

Ouvi agora o Jerónimo de Sousa dizer que, no âmbito de um potencial acordo com o PS, o PCP rejeitará qualquer moção de censura vinda da coligação PSD/CDS que vise derrubar um governo do PS. Penso ter ouvido bem. Além disso, ouvi uma excelente comunicação de Jerónimo, merecedora de ser ouvida. Idem para a de António Costa.

Se António Costa conseguir o feito inédito de pôr a «esquerda pura» a corresponsabilizar-se pela governação, já ficará na história. Claro que ainda a procissão vai no adro. Mas ver figurantes tradicionais da política portuguesa, de cassete já gasta, a abandonarem finalmente a cassete e elevarem-se a protagonistas dizendo (para já só dizendo) algo de diferente parece-me admirável. A cara com que a direita terá assistido a este volte-face na política portuguesa não é difícil de imaginar. (Nem de propósito, eis já um título do Observador : 

“E se Costa não estiver a fazer bluff quando fala de governo à esquerda?”)

 

 

Ó Jerónimo, será que vamos ouvir um inesperado «habituem-se» da vossa parte?

57 thoughts on “Banzada”

  1. o PCP rejeitará qualquer moção de censura vinda da coligação PSD/CDS que vise derrubar um governo do PS.

    E o PCP rejeitará também qualquer moção de censura vinda da coligaçãoCDU (PCP+Verdes) que vise derrubar um governo do PS?

  2. “… o PCP rejeitará qualquer moção de censura vinda da coligação PSD/CDS que vise derrubar um governo do PS.”

    eheheheh… e se vierem do be ou do pcp tamém? o costa tem de dar xeque-mate, vai tudo para o governo (ps+be+pcp) ou não há pão para malucos.

  3. Cavaco a dar a posse a um governo de esquerda?Não daria,porque antes tinha um enfarte,boa solução para nos livrarmos do emplastro.

  4. É fácil calar o BE e o PCP

    A troca da “adopção” pela saída da Nato; Acabar com as greves dos maquinistas, em troca de um TGV de Sines a Badaloz.

  5. Assinalo que o Jerónimo de Sousa falou por duas vezes durante a noite eleitoral e que, para lá do inopinado da coisa porque parte da comunicação social tinha bazado, fez um apelo pouco habitual a este PS situado «na esquerda» (o que para os ateus e para os kremlinólogos tem um significado especial, é bom de ver) depois de ter os números definitivos na mão. Tempos Interessantes, estes, parafraseando o Eric Hobsbawm.

    Do Observador direitolas gosto mesmo é de uma frase lá no meio, dá um prazer quase infantil pensar que a tipa se enganou e a coisa passou porque o David Dinis e o sebentoso do Fernandes estavam a pensar no agora, o que fazer?…

    «Contudo, os mandatos da emigração podem desfazer o empate e podem dar poder ao deputado do PAN e ao Nós Cidadãos eleger (há a possibilidade de elegerem um deputado no círculo fora da Europa).»

  6. O Berloque não estará a gostar do andamento da questão. Pediu adiamento da reunião com o PS, assim o PS terá que reunir primeiro com Passos Coelho.
    O Berloque está disponível, uma ova !

  7. Já não há reunião com o Massamolas na 6a feira!
    Talvez lá para o Natal …
    Isto vai ser um fartote, mas eu insisto no que disse há 2 dias: o PS é que é o Presidente da Junta! Nada mal para o único derrotado das eleições!

  8. PSD abre espaço a PS mas não para Governo
    Observador-06/10/2015

    Com o que se está a passar na política portuguesa é um gozo reler as headlines que os direitolas escreveram, ontem…

  9. Passos vai contactar o líder do PS para solução governativa estável
    Económico-há 13 horas

    Acordo de Governo PSD/CDS vai ao encontro de condições do PS
    Detalhado-Público.pt-06/10/2015

    Idem, o google é fantástico.

  10. Vossas excelências acham mesmo que o povo vai nesse golpe de estado?? Camaradas das várias esquerdas tomem cuidado que o povo português não está a dormir. Vossas excelências acham mesmo que o PS tinha esta votação se na campanha eleitoral tivesse dito ,que se perdesse se iria juntar às outras esquerdas para derrubar o vencedor???

  11. “Compromisso Histórico”? Os assassinos de Aldo Moro ainda andam soltos,por aí! Coragem,coragem,a História seria toda outra,se Aldo Moro conseguisse o que queria!

  12. O Campus

    A sério que tu ainda não topaste o jogo do PS ?
    O PS é o maestro, o chefe da banda, o Presidente da junta …ou da República …eheheheh ! O PS não se vai “aliar” a ninguém! Vai jogar com todos conforme aquilo que bem entender e lhe convier, quando e como quiser.
    Estão todos reféns do PS incluindo o Cavaco !
    Uma CATEGORIA!

  13. Não contribuir de maneira nenhuma (incluindo moções de rejeição e moções de censura próprias) para derrubar um governo PS é um bom princípio de acordo, mas ainda faltam os restantes 99% do dito acordo. E ainda falta ouvir o BE, que agora tem mais deputados que o PCP.

    Um acordo de governo tem de ser para apoiar o governo durante quatro anos. Fazer parte dele não é obrigatório, o que é obrigatório é apoiá-lo durante quatro anos.

    Mas se o PCP e o BE puserem honestamente as cartilhas na gaveta e estiverem honestamente decididos a participar numa solução dessas sem golpadas escondidas na manga, porque não poderiam integrar o executivo?

    Agora há um objectivo que se sobrepões a tudo: impedir novo governo do Coelho e do Portas, que, como já aqui disse, perderam as eleições.

    Um país com um governo de direita e um parlamento com maioria absoluta de esquerda seria um projecto de manicómio.

  14. «… que o povo português não está a dormir», nem mais Campus.

    Resultados duma nova tracking poll da RTP: 85% está acordado.
    Idem, da TVI: 72,5% está manifestamente acordado às 22h398
    Universo: um prédio com oito inquilinos, porta-a-porta.

  15. Certo! O grande discurso do Costa na noite das eleições teve o mérito de deixar bem claro o que não pode ser negociável para o PS. E a pressão da rua durante a campanha fez-se sentir. O BE ser o empata-fodas, não me parece.

  16. Jasmim , a sério? O País está refém do PS? A pensar assim na ambição pessoal e na ambição do partido em vez de pôr em primeiro lugar Portugal, o PS cava a sua própria sepultura.

  17. ò paroulus, o país esteve 10 anos refém das ambições pessoais do bolicoiso, inventonas, chapeladas eleitorais, sabotagem económica, valeu tudo, até prender um ex-primeiro ministro. as tuas preocupações com o futuro do ps são enternecedoras.

  18. Erich, a sério? Todos os que votam PS querem um governo com os comunistas ? Compreendo o Costa coitado, não acredita que depois de ter traído o Seguro, depois de perder o tacho da Câmara não conseguir ganhar a eleição. Pobre homem, vai fazer um governo a brincar com os derrotados da História . Enquanto o vencedor das legislativas trabalha, para dentro de dias apresentar o seu Governo ao Presidente da República.

  19. Epá, isso parece um drama conjugal: mete traições, conselhos conjugais (deverias era casar-te com aquela rapariga do PSD/CDS, etc). António Costa, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa vão ser deputados e, depois, uma maioria parlamentar decide o que eles vão fazer. Tachos, os democratas não vêem as coisas assim.

  20. O Campus

    “o vencedor das legislativas trabalha para apresentar o seu governo ao Presidente da República”…
    A sério?
    O pior vai ser quando o tiver de apresentar ao Parlamento.
    Se calhar só nessa altura é que vai perceber que não ganhou assim tanto as eleições, isto se for de compreensão tão lenta como a tua.

    E queres mesmo falar de ambições pessoais e dos partidos ? Que tal voltarmos a 2011 e a uns quantos ambiciosos aliados a outros tantos imbecis que colocando as ambições pessoais e partidárias à frente derrubaram um governo minoritário do PS quando o país vivia um momento dramático da sua História ?
    E o Presidente da República nessa altura fez o que?

  21. o bloco deve ter ficado com ciúmes,por antonio costa ter reunido primeiro com o pcp. ouvir o fdp da sic noticias às quartas -feiras dá-me vomitos!

  22. os tres partidos da esquerda,têm tanta legitimidade para formar governo,como a coligação de direita.assim o desejem com total sinceridade.

  23. fifi

    Os camaradas Jerónimos merecem mais confiança do que essa gente do Berloque.
    Os camaradas Jerónimos levaram coças da PIDE. Muitos ainda se lembram. Isso faz toda a diferença.
    Primeiro os que são de mais confiança, depois a catraiada, e só por fim, e bem no fim, os favoritos do Presidente fascista, os mentirosos, burlões e chantagistas irrevogáveis.

  24. Pelo contrário, o BE é muito mais “maleável” do que o PCP.
    Mas se esse tal governo com apoio do BE e do PCP, se vier a concretizar, os juros da dívida UPA, UPA…

  25. Teodoro

    Esse governo do PS, sem a obstaculizarão do berloque e dos camaradas Jerónimos não é senão para daqui a 1 ano. Com o programa económico do Mário Centeno nenhuns juros serão diferentes do que seriam de qualquer outro modo. Quem manda nos juros é o Mário Draghi.
    O Jerónimo disse que viabiliza um governo PS que queira cumprir o seu (do PS) programa de governo.
    Veremos se a catraiada do berloque será tão desprendida, ou se será o caso de chamar só os adultos para a sala …

  26. Estou a gostar. Só a possibilidade de haver um entendimento entre o PS/BE/PCP já está a pô-los a subir pelas paredes. Em tudo que é sítio eles espumam; não sei se o prisidoncio aguenta…

  27. “Da parte do PCP, reafirmamos que estamos preparados e prontos para assumir todas as responsabilidades, incluindo governativas, necessárias à concretização de uma política que rompa com o rumo que arrastou o País para a actual situação e que corresponda ao projecto da Constituição da República Portuguesa.”
    http://www.pcp.pt/encontro-entre-pcp-ps

  28. Não votei no PE nem no PSD. Votei em branco. Já votei PSD, PS (mais vezes PS). Estava inclinado a votar PS, mas depois de ler e avaliar com muita atenção o programa económico do PS, mudei de ideias. Só em sonhos se pode pensar que o PS pode compatibilizar aquele programa como BE e/ou o PCP. Ontem vi o Sem Moderação (Canal Q), a Isabel Moreira a dizer que a PAF ganhou entre outras razões porque aparvalhou o povo. A sobranceria intelectual que tal pensamento encerra é tal que fiquei combalido com a ideia que uma pessoa letrada o possa enunciar. Existe um Portugal conservador, católico, que acha a homossexualidade pouco recomendável e abjura o aborto. Existe outro Portugal mais progressista nos costumes mas liberal nos ideias económicos e que não quer estado social. Esta gente votou no PáF e teve mais votos que o PS. Aceite-se isso sem explicações que ofendem as pessoas. Alguma esquerda caí no erro das seitas religiosas. Aqueles que não perfilham a nossa visão do mundo e não defendem os nossos ideais vivem num obscurantismo cavernoso ou foram vítimas de violência psicológica e precisam de ser libertados. Essa visão de seita afasta eleitorado do centro que o PS necessita. A Isabel Moreira estava bem no bloco . No PS, só estorva.

  29. primeira linha – “Votei em branco.”
    última linha – “A Isabel Moreira estava bem no bloco . No PS, só estorva.”

    se votas em branco que diferença te faz que esteja no ps ou no bloco. depois, há muitos imbecis que se orgulham de ter votado em branco e pelos isso não te preocupa.

  30. MT
    8 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 11:29
    Ontem vi o Sem Moderação (Canal Q), a Isabel Moreira a dizer que a PAF ganhou entre outras razões porque aparvalhou o povo. A sobranceria intelectual que tal pensamento encerra é tal que fiquei combalido com a ideia que uma pessoa letrada o possa enunciar
    (….) A Isabel Moreira estava bem no bloco . No PS, só estorva.»

    Permita-me um correção: a aludida Isabel Moreira não está bem em sítio nenhum….! O Bloco é mais um conjunto de GALINÁCEAS que vivem em função do desejo de uma revolução COMUNA, à maneira delas…ESQUERDALHA do pior!

  31. cavaleiro da parva figura
    7 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 20:24
    Será que posso cair de cú?

    Precisas de ajuda? Um pontapé de bota cardada … pá, serve-te just fine.

  32. NUMBEJONADA, porque não desamparas a loja? Quando teclas aqui é um cheiro a m……. no ecrã do meu computador…. não tens nada para fazer senão mandar gases intestinais em larga escala? Não trabalhas, carago????? Vai trabalhar, pagar IVA, IRS, TSU para ao menos seres útil……não tens vergonha de seres tão parvo e atrasado mental?????????????

  33. Paulo Santos
    8 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 15:06
    NUMBEJONADA, porque não desamparas a loja? Quando teclas aqui é um cheiro a m……. no ecrã do meu computador…. não tens nada para fazer senão mandar gases intestinais em larga escala? Não trabalhas, carago????? Vai trabalhar, pagar IVA, IRS, TSU para ao menos seres útil……não tens vergonha de seres tão parvo e atrasado mental?????????????»

    Percebo, percebo. Quem és?Deves ser mais um IGNARALHO que se reproduziu com conversa de foleira.

    Bem, a propósito de cheiros, vê lá então o que não seria nos meus computadores, se eu não tivesse um filtro contra a TRAMPA que crassa por aqui?! Há muitos IGNARALHOS aqui, pá.

    Mas…antes de tudo, diz-me lá: já pensaste na TRAMPA que tu fizeste antes?

    Hum…eu trabalho para pagar os teus passes, livros e subsídios. Ora enquanto uns fumam pá, eu treino a adrenalina junto do povaréu. Profundos agradecimentos pelo teu material.

    A propósito de atrasado mental e parvo, olha que é preciso UM PARA RECONHECER o OUTRO…ó CMUNA?!

  34. Embora o pai o tenha afirmado, não me parece nada que esta Isabel Moreira seja de modo algum o “orgulho do papá”…
    Vejo-a mais como dirigente da ala lésbica do partido da Amaral Dias…, outra que seguramente não deve ser o orgulho do paizinho…

  35. Hum, lésbica…Bem, é um direito que lhe assiste…mas, ainda assim, caramba! Aquele tom de voz, de ralho e nervoseira, até afasta o Judas do Benfica, ó Teodoro….E olhe que o gajo anda sempre de peito inchado, tipo perú recheado…

  36. A melhor receita neste momento, se a extrema esquerda conseguisse meter na gaveta o seu autismo político, seria um governo de coligação PS-BE, imagem de espelho do PaF, apoiado de fora pela CDU, pela muito simples razão de que o peso do PC no mundo laboral não lhe permite facilmente uma posição de partilha de poder governativo. E tudo poderia ser feito através de algumas cedências dessa esquerda à esquerda do PS e da moderação da sua crítica quanto ao resto, aceitando o cumprimento dos nossos compromissos internacionais, sem pedir demasiadas concessões em troca, que nos colocariam em xeque perante as agências de rating, como sucedeu quando o PEC4 foi chumbado.

    O tempo revolucionário comunista, com todo o cortejo de abominações que o distinguiu e a Guerra Fria que lhe sucedeu, está em vias de ser ultrapassado, mas faz parte da historia humana, e é muito possível que algumas das suas aquisições, como as das lutas laborais que o precederam, façam tarde ou cedo o seu reingresso na história libertas do seu lastro de terror, como as aquisições da revolução francesa que hoje reivindicamos. Portugal poderia, sem o saber, estar a inaugurar um novo ciclo político global e um avanço civilizacional, para a Europa e não só.

    Se a cegueira adquirida nas catequeses ideológicas se auto-suspendesse — quanto mais não fosse à experiência — e se pudesse perceber melhor onde está o interesse colectivo, talvez se pudesse começar a pensar de modo diferente.

  37. Cala a pia, ó fascista!

    (não chegaste a capataz mas aqueces com uns bagaços, é isso?;
    para o PCP não te aturar és mesmo má rês, ó fascista!;
    sabes o que é o Licor Beirão?)

  38. “Bem, a propósito de cheiros, vê lá então o que não seria nos meus computadores, se eu não tivesse um filtro contra a TRAMPA que crassa por aqui?! Há muitos IGNARALHOS aqui, pá.”

    NUMBEJONADA volta para a escola e verifica que “crassa” só existe no teu vocabulário fascistóide… não será antes “grassa”…? E se aqui há tanta TRAMPA, gostas então de chafurdar nela, não é? Passas aqui a vida a cheirá-la, hummmm? Entra pelas tuas grandes fossas nasais, é assimilada e sai pelos teus dedos e teclado…..Senão nem aparecias por aqui a poluir mais que um VW acabadinho de montar……

  39. “… Senão nem aparecias por aqui a poluir mais que um VW acabadinho de montar…”

    se fosse montado por um vw ainda entrava com algum para o gasói-le

  40. O Meireles porque é queco PCP não ha-de ir pró governo ?
    Em minha opinião são mais confiáveis que os berloquistas. Gente mais velha que já apanhou porrada da PIDE …e o Jerónimo parece ter acordado para a vida na 6a feira antes das eleições, enquanto a catraiada do berloque ainda festejou a vitória (da coligação) no Domingo. Não foi por acaso que o Costa foi parlamentar primeiro com o PCP. Jogada de mestre do Costa. Muito bem mesmo!

  41. Ignatz

    O Fazenda é um equivalente do Beleza no PS.
    Mas se o berloque faltar agora, ainda por cima depois dos Jeronimos terem dado o passo que deram, o berloque leva uma COÇA eleitoral nas próximas eleições que nunca mais se levanta. Por isso mesmo é que foi uma jogada espectacular a aproximação ao PCP. A Coligação direitolas está cagada …!
    E o Costa insiste que Bloco Central só em caso de uma invasão de marcianos …eheheheheh!

  42. »Gente mais velha que já apanhou porrada da PIDE …». Disse a BURRA.

    Bolas, como é que tu não apanhaste porrada? Escondeste-te, não é minha cobarde?! E agora deram-te trela e eis-te a palmilhar na trampa. Caramba.

    BURRIGNATZ, já ouviste aquela que diz que o povaréu quer é circo? Pois, e tu estás a tê-lo, com contribuições de tomo.

  43. ó paulo santos, ignaralha, a SÉRIO? Recomenda aí uma escola, bá lá…de facto, ele é de uma ignorância crassa, caramba….carambelho. Continuas de soltura, pá…implanta uma dentadura no rabo, que isso, desculpa quisso, passa-te. hum…

    BORRADA CASCO, bem, de quandoo em bez, lá bai um binho berde, pá, caquilo iscorrega beie, mas tu carregas no licor de marca «M»…tás abere? hum?

    COMUNAS! Reserva convosco. Ainda bem que os resultados foram o que foram pás…sois de tal modo ORDINÁRIOS e ávidos de poder, que haveis de caír pelo próprio pé, ó COMUNALHA reles.

  44. Tantos pruridos, e o PAF não tem o alto patrocínio nem digamos assim, ” está coligado ” com as agências de rating que por sua vez servem os desígnios especulativos da alta e média finança argentária internacional, eufemisticamente designada por ” mercados ” ?

  45. Jasmim: «O Meireles porque é queco PCP não ha-de ir pró governo ? Em minha opinião são mais confiáveis que os berloquistas.

    Precisamente por isso. Porque no panorama das dificuldades actuais e de sacrifícios que vão continuar a ser necessários ser-lhes-ia mais difícil assumir um papel governativo do que manter alguma colaboração à sombra de ameaças maiores. A diferença entre um partido de trabalhadores e um partido de jovens universitários e intelectuais pode não ser necessariamente, nem principalmente, ideológica, e sim de classe. E mais não digo, por motivos óbvios. Fim da minha análise marxista para cientistas sociais avisados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.