Um sindicato incoerente e sem vergonha

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público declarou “vergonhosas” as declarações de Mário Soares à saída do estabelecimento prisional de Évora onde o ex-primeiro ministro José Sócrates se encontra detido. O referido dirigente sindical, que presumo tenha alguma formação jurídica, não disse se Mário Soares ou qualquer cidadão português tem ou não tem o direito de emitir a opinião que lhe aprouver sobre actos de magistrados portugueses.

A propósito de opiniões sobre os magistrados portugueses, sugiro a esse dirigente sindical que releia uma entrevista que ‒ no tempo do governo socialista, claro ‒ um conhecido sociólogo e homem de direita deu ao Expresso (27 de Fevereiro de 2010), em que dizia literalmente isto: “Não é possível viver com um sistema em que algumas pessoas na Procuradoria ou na magistratura judicial condicionam a vida judicial de uma maneira insidiosa, sub-reptícia, clandestina e eu acho que paga.” O dito sociólogo, questionado ainda sobre se achava que havia pessoas no MP ou na magistratura judicial que eram pagas por fazer fugas de informação, respondeu: “Eu suspeito que são pagas.”

Pois não consta que esse sociólogo tenha sido incomodado, embora nunca tivesse apresentado provas do que afirmou. Nem sequer me consta que o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público tenha jamais vindo a público classificar essas palavras arrasadoras como “vergonhosas”. Não fez coisa nenhuma, calou-se muito caladinho, como se pode constatar fazendo uma busca no site do SMMP.

Já agora, se este presidente do sindicato dos magistrados acha assim tão “vergonhoso” que Mário Soares opine sobre os pés de barro da magistratura portuguesa, sugiro-lhe também que, em nome sua organização corporativa, processe o homem. Ele até ia gostar de mais esse combate pela liberdade.

26 thoughts on “Um sindicato incoerente e sem vergonha”

  1. Jornalista: Acredita na inocência de Sócrates?
    Eu: Toda a gente acredita na inotência neste país, só o senhor é que não acredita!
    Jornalista (já com um pouco de medo): Eu não disse que não acredito, só estava a perguntar!
    Eu: Toda a gente acredita!
    Jornalista (já com o medo de ser despedido!): Eu só fiz a pergunta se o sr. doctor acreditava na inocência!!!

  2. Mário Soares, que acabo de ver e ouvir na televisão, é um caso de orgulho nacional. E é comovente ver este velho senhor tomar posições de tal coragem, física e verbal. O homem tem tomates, não sei se do tamanho do mundo, mas pelo menos do tamanho de Portugal inteiro. Compreendo bem que Sócrates se tenha emocionado.

  3. Pois foi o Sócrates e eu ficámos tão emocionados que depois dos vários abraços demos um beijinho na boca! No fim desejei-lhe felicidades e dei-lhe um cravo, para se lembrar de mim! Chorou tanto que até molhou os seus livros de Filosofia!

  4. “Jornalista (já com o medo de ser despedido!)”

    pois, é o que acontece a quem não cumpre as instruções do dâmaso e escreve o que o oitávio quer.

  5. A única grandeza que eu tenho é no Alzheimer e na minha confusão – https://www.youtube.com/watch?v=ijqXpwn9zjk – Também é verdade que eu tenho grandes culhões a criticar toda a gente sem ter o mínimo de respeito pelas instituições e principalmente a Justiça, por culpar “injustamente” o meu grande e digno amigo, Inginheiro Socas!

  6. Ó Cícero, agora saindo do meu papel de Soares. Se achas que a maior parte do país são miseráveis e vergonhosos, como é que acreditas na democracia como um regime político bom? Mas claro, é normal, como andas no gangue da Aspirina B, foste influenciado, levaste uma lavagem cerebral a pensar que Mário Soares é o vosso Deus e Sócrates o nosso Salvador. Mas claro como vivemos numa democracia o vosso(Aspirinos) sonho não pode ser concretizado, uma ditadura socialista em que vocês juntamente com o Salvador fossem os chefes.

    Agora já não podem concretizar esse sonho, o Salvador foi crucificado!
    Agora têem que espera pela ressureição, quando ele sair daqui a 10 anos da prisão!

  7. Imaginemos…
    António costa primeiro-ministro.
    Sócrates presidente da republica.
    Então? Fez-se luz?
    Alguma dúvida agora sobre o que está a acontecer?

  8. eu não sei como é que alguém pode afirmar com tanta convicção a inocência de outro alguém ao mesmo tempo que insulta outrem. isto independentemente desse alguém ser ou não inocente, o que não se sabe ainda – o que se sabe é existirem indícios criminosos associados que levaram à detenção. ora isso é, de facto, uma atitude democraticamente vergonhosa e irresponsável por parte de Soares. senil, mesmo.

  9. Ó linda como é que podes aceitar que haja uma detenção com indícios criminosos, sob a actuação de um governo que manda o SIS destruir provas de corrupção do caso labirinto?

  10. É o sindicaleiro que organizou o congresso dos sindicaleiros justiceiros no luxuoso Hotel Algarvio com o patrocinio de s. exº o Ricardo Salgado. Talvez também o que foi pedir mais meios ao chefe de belém para alimentar a CABALA Freeport!
    Tudo do mesmo clã da op Marquês!

  11. Há muito tempo que pergunto qual a razão da
    existência de sindicatos de magistrados?
    Compreendi que, para defesa pessoal assim se
    tivessem organizado após o 24 Abril mas, depois
    de aprovada a Constituição deviam ter evoluído
    para Ordens Profissionais sem cariz sindical!
    Não sei se os sindicatos representam 50% dos ma-
    gistrados? Toda sua organização, deveres e direitos
    estão constitucionalmente descritos e garantidos
    logo, os sindicatos são instrumentos para actuação
    política partidária … suspeita muito razoável!
    Os magistrados são cidadãos como os outros e não
    estão acima da Lei, e estãosujeitos a escrutínio público!
    Não foi razoável a reacção do sindicalista que, fala
    por um sindicato que não deve existir, ao desabafo
    do dr. Mário Soares em relação ao caso “Marquês”!
    Vê-se que, estão organizados e não há coincidências,
    basta reparar na febril actividade das arrastadeiras
    a lançar a contra-informação … para os distraídos!!!

  12. É preciso notar que as declarações de Soares mereceram certamente a concordância de Carlucci, homem arguto e experimentado. A ser assim, o homem terá razão…

  13. A boçalidade dos comentadores avençados de Relvas que para aqui vêm vomitar diz tudo…
    Queremos mesmo esta gente mais 4 anos a governar o país? Cruz credo. Conseguem ser piores do que taxistas incultos e fanáticos do futebol. Argumentar contra QIs tão baixos não é digno e é pura perda de tempo.
    Os cães ladram e a caravana passa.

  14. Em democracia tudo se resolve, segundo Mário Soares há 40 anos.

    Portanto para quê tanta preocupação com escandaleiras?

  15. O criador visita a sua obra-prima, nada mais natural! Ou então foi oferecer-se para trocar de lugar com ele, como qualquer pai faria com o seu filho mais querido.
    É compreensível a consternação da família Soares ao constatar os novos ventos que sopram na Justiça portuguesa, não vão eles fazer-lhes voar os telhados dos seus palheiros…

  16. Caro Júlio. Muito Bem! Faltou apenas falar na ironia que são magistrados virem para os jornais queixar-se das palavras de Mário Soares. Os mesmo magistrados que colocam informações deturpadas quebrando a lei e constituindo crimes – fugas de informação. Mas isso ao sindicato parece não interessar!

  17. Para este bandalho a babar-se de gosma dementr, apenas 2 palavras: Rui Mateus.
    Se este fosse MESMO um país a sério, este inimputável não o tinha ido apenas visitar. Ficava igualmente com direito a residência no mesmo condomínio fechado sob gestão do Estado.
    O livro de Rui Mateus, o bestseller que “misteriosamente” desapareceu das prateleiras (já na altura se compravam edições completas…), ao passo que o seu autor desaparecia de circulação:

    Bandalhos. Da próxima vez que o pateta jarreta lá voltar, fechem os portões a sete chaves …

  18. Foda-se, parece que o juiz dredd tuga andou a levantar pedras borolentas tal é o número de vermes que aqui veio parar.

  19. E vergonhoso que se publique insultos de alguém que utiliza palavrões e que se queira fazer passar por outra pessoa. Bem sei que é para difamação, mas o certo é que usa o Nome de um homem que lutou para que estes frustrados , maldizentes , possam falar da maneira que falam . Sem ele e sem os que com ele lutaram , todos nós estaríamos amordaçados! Senão houverem homens com coragem como esses que lutaram pela liberdade, não tardará muito para estarem novamente amordaçados, com uma agravante FICAREMOS MUITO MAIS AMORDAÇADOS E AINDA COM MAIS POBREZA do que no tempo do SALAZAR, . SALAZAR MORREU SEM DEIXAR RIQUEZA PESSOAL , mas deixou um Pais riquíssimo.

  20. Quem tem o direito tem. Que são vergonhosas também não deixa de ser verdade. Vergonhosas para mais ditas por uma pessoa que se arroga de ter formação jurídica.

  21. Que raio de comentários. Fico admirado com a quantidade de anormais que estão satisfeitos com estes comunas que já nos levaram à falência por 3 vezes. Se calhar é melhor atirarmos este senhor Soares aos tubarões. Os ticos não se estão a dar muito bem com os tecos . Isto de ser comuna é mesmo uma religião .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.