Mentirosos compulsivos

Hoje, perante a passividade bovina dos entrevistadores do Diário de Notícias, foi a vez do deputado laranja Costa Neves reincidir na mentira despudorada que temos ouvido das bandas da direita desde as eleições de 4 de Outubro:

“O ideal era que o PS fizesse o que o PSD, perante governos minoritários do PS, sempre fez ao longo de 40 anos de história: viabilizámos. (…) Como a história demonstra, o PSD viabilizaria um governo minoritário do PS. Fez isso com Guterres e com Sócrates.” (DN, 4.11.2015, p.5)

Assim, em pelote provocatório, ou ainda sob as vestes pudibundas de uma alegada “tradição” ou da “Constituição não escrita”, vem a direita repetindo a mentira a que tenta segurar-se desde o trambolhão de 4 de Outubro. É necessário, pois, martelar a verdade até que os ouvidos lhes doam.

Desde 1976 que a Constituição contém uma cláusula que estipula, invariavelmente, que a rejeição do programa do Governo exige maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funções (actualmente o art.º 192.º).

Quando é que o PSD ou os partidos de direita conjuntamente dispuseram de uma maioria absoluta para poderem chumbar um governo minoritário do PS? Em 1976? Em 1995? Em 1999? Em 2009? A resposta é: nunca!

A direita não inviabilizou os governos minoritários de Soares, Guterres e Sócrates porque nunca teve poder para os inviabilizar. Faltou-lhe sempre para isso o apoio dos partidos à esquerda do PS. Em contrapartida, o PSD não hesitou em sabotar o governo do Bloco Central (1985) e o PSD e o CDS não hesitaram em derrubar governos minoritários do PS, mas só quando puderam contar com os votos convergentes dos partidos à esquerda do PS (1977 e rejeição do PEC IV em 2011).

57 thoughts on “Mentirosos compulsivos”

  1. resumindo: para a direita o pcp só serve para demolir.molir (como dizia o outro)nada.que os pariu.é gente sem vergonha. no domingo dão uma nota na igreja,para ficarem bem com a consciência!

  2. Devemos ser objectivos e verdadeiros a entrevista em apreço
    foi dada pelo ministro dos assuntos paralamentares do gover-
    no que ganhou as eleições … claro voltará para deputado, se
    tudo correr como o previsto no guião da Constituição isto é;
    o governo vai ver o seu programa rejeitado pela maioria na
    Assembleia da República e paf puf truz catrapuz sem inter-
    venção de demónios vai à vida!
    Importante, o homem está a fazer pela vida, disseram-lhe que
    iria ser ministro por quatro anos, até entre eles se engrupam!!!

  3. Já que estamos numa de ser verdadeiros, vamos lá a ter juizinho.

    Em 2011, Sócrates demitiu-se ponto. Nada na decisão da AR sobre o enésimo PEC o forçava à demissão.

    Quanto a 1977, não sei que não tenho idade para saber se o Julinho distorce os factos nesse caso.

  4. Sócrates demitiu-se,concedo. Não é homem para não sair de cima,quando não dá… já o outro engonha está pronto para um governo de gestão. Feitios,carácteres!

  5. »a rejeição do programa do Governo exige maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funções »

    diz o autor.

    Porém, isso só corrobora que o resultado de um ato eleitoral não se mede pela aprovação ou não do programa de quem ganhou. Ora, falando-se de alegados MENTIROSOS, como qualificar quem NÂO TENDO GANHO as eleições, quer à VIVA FORÇA ser PM?

  6. … mas não têm deputados que cheguem para suportar o governo e querem que a oposição empreste alguns para aprovar o orçamento. ganharam mas foi caralhos, lambuzem-se com a vitória e não chateiem, daqui a 4 anos há mais.

  7. ahahahah ganharam…
    4 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 21:29
    … mas não têm deputados que cheguem para suportar o governo e querem que a oposição empreste alguns para aprovar o orçamento. ganharam mas foi caralhos, lambuzem-se com a vitória e não chateiem, daqui a 4 anos há mais.»

    IGNARERDA, ouve! Vai estudar a tua LEI FUNDAMENTAL. Sabes qual é?
    E, já agora, IGNORANTE, quem quer alianças à posteriori é o teu BOSTA….A discussão só pode ser estéril contigo…Entretém-te com as análises de pacotilha que por aqui vão sendo feitas e idolatradas como se saídas fossem de um grupo …Bidelberg…Ó POBREZA! Portugal NUNCA vai avançar com este tipo de gente!!

  8. fifi

    “é gente sem vergonha. no domingo dão uma nota na igreja,para ficarem bem com a consciência!”

    Estando plenamente de acordo, faço notar que a frase pode ser entendida como um “ataque” ao fascista cegueta. O tratamento deferente de”caro fifi” lá se vai…

  9. PANELINOFOLEIRA44, deves saber que a IGREJA é UNIVERSAL, não é? Nesta se reza pelos incréus como tu, os que provocam as «fúrias demoníacas». Ora quem sabe um dia te lembrarás disto que te escrevo…
    Quanto ao demais, não especules. Amarra-te à parede e queda-te no silence….és mais produtivo e podes aprender algo mais…Se isso te ofende, posso recomendar-te à passividade bovina (sic)…

  10. O Costa pézinhos de lã bem que os fodeu. Não fala sobre o acordo até estar fechado, não fala aos merdia, não passa cartão a fachos e agora salvou 100 leitões da morte certa!
    Palermas como o cego andam por aqui a insultar e a fazer comentários xenófobos, mas o “monhé” como os racistas lhe chamam espetou lhes um par de bandarilhas no lombo e nem bufam.

    A excitação desesperada com que os fachos aqui comentam é a prova provada do sucesso da estratégia.

  11. O PS só será governo se o PC e o Bloco deixarem, assim é que é português correcto .

    Porém, terá, no plano interno a oposição do PAF e de outros vários sectores incluindo os chamados poderes fácticos tais como a Igreja, a Banca, os grandes interesses económicos, etc., no plano externo, terá a oposição de alguns governos europeus e de alguns organismos da União Europeia, a nível internacional mais alargado, das agências de rating, do FMI, OCDE, e como se não bastasse, de Seguristas, Assisistas, alguns Sócretinos, e, coitado do Costa, se no final de tudo isso, não vier o vovô Je Coné, dizer que Costa foi preso sem ter sido julgado e que quem deveria ter sido indigitado era Sócrates, não tivesse ocorrido a gigantesca fraude eleitoral que impediu a eleição do general Delgado, vai ser uma sorte .
    Tudo por causa dos tipos e dos gajos .

    ?

  12. O Costa quer ser PM á força. como não aceitou a derrota nas eleições virou-se para a esquerda, esquecendo-se que isso não foi a decisão dos Portugueses. (Os eleitores não o quiseram para PM, NÃO O QUISERAM!) . Se fosse um homem decente demitia-se, pois não chegou minimamente ao que se propôs. Como não é agarra-se ao poder com todos os dentes. Mesmo que, para isso, ande de braço dado com partidos sem os mesmos valores dele.
    Não tem futuro esse governo, mais dia menos dia os comunistas dão-lhe um pontapé e aí ele irá assumir perante todos a sua derrota. Mas vai ser tarde, e já estaremos com a Troika novamente em Portugal.

  13. … foi o casamento do massamólas e da paulette em 2011, concorreram separados e depois apareceram no notário de boliquei-me para união de facto, gravacta e pin ao peito, porque sem maioria no parlamento o regabofe tinha durado 1/2 hora. mesmo assim ainda houve uma ameaça de divórcio irrevogável por causa da cabeleira da louraça das finanças, mas tudo se compôs com o aumento do dote da noiva numa 2ª posteriore, aliás com a paulette é tudo na posteriore.

  14. Em Portugal não se ganham eleições, espera-se que o outro caia.

    Seguro não caíu e Passos não caiu.

    Costa que se aguente!

  15. Fala de uma eleição legislativa, que elege um parlamento nacional, como se estivesse a falar da eleição de um delegado de turma. Perdeu, ganhou, é converseta de quem não entende o que é uma democracia parlamentar representativa e que o governo emana do parlamento e nao o contrario. achavam que eram favas contadas e agora vao ficar a chuchar no dedo. Relincha para aí ó porca!

  16. Esqueci-me de dizer, se o chibo de boliqueime se meter na aventura de um golpe de estado de iniciativa presidencial o povo vai para a rua, e não serão só os 340 fachos pingados que a direita reuniu ontem em frente à assembleia.

  17. A fascista anónima
    5 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 9:17
    Fala de uma eleição legislativa, que elege um parlamento nacional, como se estivesse a falar da eleição de um delegado de turma. Perdeu, ganhou, é converseta de quem não entende o que é uma democracia parlamentar representativa e que o governo emana do parlamento e nao o contrario. achavam que eram favas contadas e agora vao ficar a chuchar no dedo. Relincha para aí ó porca!»

    Eis a recorrência da expressão da ESQUERDALHA. BADALHOCIGNATZ por todos…
    IGNORANTES! Leiam a CRP!Reproduzir artigos é fácil, iNTERPRETÁ-LOS não está ao vosso alcance!

  18. A fascista anónima
    5 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 9:20
    Esqueci-me de dizer, se o chibo de boliqueime se meter na aventura de um golpe de estado de iniciativa presidencial o povo vai para a rua, e não serão só os 340 fachos pingados que a direita reuniu ontem em frente à assembleia.»

    Pois não pá! Já pensaste nos ABSTENCIONISTAS? Ou achas que eles são XUXAS?! Podem estar desagradados com a atual direita, mas GARANTO-TE que não são ESQUERDALHA e pelo que esta NOJEIRA está a fazer, podes começar a contar, COMUNA!

  19. Anónimo
    5 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 8:49
    Ò numbejonada, mete férias, ou mete baixa.

    Só das tiros nos pés daqueles que possam pensar como tu.»

    Ó pá, um tipo com a minha profissão, nunca tem férias…estou sempre à disposição. Agora explica-me lá onde é que eu dou tiros….é que ou me acusam de insultos ( pergunto quais, ninguém diz), ou copio os outros ( não sei quem e ninguém me diz) e já agora dou…tiros nos pés daqueles que mencionas. Diz-me lá, que tiros são esses? Ó IGNARALHo?!

  20. «Palermas como o cego andam por aqui a insultar e a fazer comentários xenófobos, mas o “monhé” como os racistas lhe chamam espetou lhes um par de bandarilhas no lombo e nem bufam.» DIZ O IGNARALHO.

    Ó pá, queres dizer insultos como os teus, é? Hum…se tivesse a tua …laia…era capaz de me expressar como tu…ja vi que por aqui é a vossa normalidade…caramba! Qualquer um que venha aqui só pode desmanchar-se à gargalhada, pois estes ESQUERDALHAS acreditam no que dizem..

    Então diz lá, para eu não incorrer em xenofobia e racismo, e para não ser palerma e não insultar, deverei passar a chamar MONHÉ ao Touni? É isso? Explica lá pá, sabes que eu não tenho a inteligerdia da esquerdalha, o sangue não me deixa…mas posso experimentar entender os teus…arrotos.

  21. torres vedro,a tua correçao saiu furada.não foi o enesimo pec.era o 4.socrates demitiu-se,por que sem esse instrumento acho que não tinha condiçoes de governar.esta atitude tem dois adjectivos: desapego do poder(não lá ficar a qualquer preço) e seriedade.

  22. “verdadeira anonima”,se ainda trabalhas e o fazes por conta de outrem,não sejas inácia! este governo duplicou a dose de austeridade,alem disso ,alterou a legislaçao laboral, para despedir com mais facilidade,quer acabar com os acordos colectivos, abusa da precaridade,isto tudo atraves de medidas que tomam sempre com gosto para agradar aos seus fundadores (patronato) .se estás reformada,pensa no futuro dos teus filhos e netos.o ps é o partido da liberdade(eras nascida em 1975?)todas as grandes conquistas tiveram a sua iniciativa.o psd e cds até votaram contra o sns.sabias? abre os olhos

  23. gostava que comentassem as declaraçoes do “querido” luis amado a defender um governo Psd/ps.luis amado, a mim nunca me enganou!

  24. Se Costa dominar os antiquados sindicatos estalinistas, pode repôr à vontade todos os feriados e ainda aceitar o feriado do dia do “orgulho gay”.

    Nunca mais é sábado!

  25. numbejonada,tem algum indício que tal qualidade o ps a tenha perdido? se é da minha geração,sabe muito bem que isso é uma verdade que está no adn do ps.quando ela estiver em causa,estará novamente o ps a liderar essa luta.

  26. RECONHEÇO A PACIÊNCIA DE VER PESSOAS QUE AINDA SE DÃO AO TRABALHO DE RESPONDER COM CORDIALIDADE A ESSA GRANDE FDP DIREITOLA FASCISTA…ISTO SÓ PODIA VIR DE GENTE DE ESQUERDA…JÁ EU NEM TENHO PACIÊNCIA PARA ESTES BURGUESES DIREITOLAS FDP QUE FODEM TUDO E AINDA ARROTAM ARROGANTEMENTE….UNS GRANDE FILHOS DA PUTA EM QUE O CEGUETA É O EXEMPLO MÁXIMO…HÁ TANTOS TIROS NESTA VIDA DESPERDIÇADOS…É UM FILHO DA PUTA FASCISTA, E ESTÁ TUDO DITO.

  27. não é paciência, é serviço cívico. há que os manter entretidos, na estrada matam inocentes e em casa dão porrada na mulher.

  28. cristiano ronaldo,quando sai do seu registo do pontapé na bola,só diz merda.um dependente da mamã, tem a destinta falta de pudor,para vir dizer que o filho não precisa de uma mãe.

  29. Anónimo
    5 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 14:11
    Ò numbejonada, mete férias, ou mete baixa por um mesinho.

    please!»

    Ó anónimo…não posso, pá, não há «mesinho»s, tás a ber, ó valentão…caramba, tu até falas «istrangeiro», então?
    Depois, não sei se tás a bere a coisa, eu não sou Esquerdalha, logo isso de baixas e férias e subsídios não é propriamente o meu cup of tea…eu sou mais de alimentar gandulos que se dizem trabalhadores…

    let´s face it, right?

    ( hum, percebeste o «inglesismo»?)

  30. Um Fascista direitola é sempre um Filho da Puta
    5 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 14:32
    RECONHEÇO A PACIÊNCIA DE VER PESSOAS QUE AINDA SE DÃO AO TRABALHO DE RESPONDER COM CORDIALIDADE A ESSA GRANDE FDP DIREITOLA FASCISTA…ISTO SÓ PODIA VIR DE GENTE DE ESQUERDA…JÁ EU NEM TENHO PACIÊNCIA PARA ESTES BURGUESES DIREITOLAS FDP QUE FODEM TUDO E AINDA ARROTAM ARROGANTEMENTE….UNS GRANDE FILHOS DA PUTA EM QUE O CEGUETA É O EXEMPLO MÁXIMO…HÁ TANTOS TIROS NESTA VIDA DESPERDIÇADOS…É UM FILHO DA PUTA FASCISTA, E ESTÁ TUDO DITO.»

    ehehehehehehhee. Ui!

    O gentil homem ou BURRA, deram-te alta, foi? Ou rompeste novamente o colete de forças?
    Olha, tu és de Esquerda? E és cordial, é isso…? ehehehehheheh
    Manda aí mais umas…«ca gente precisamos de nos rirmos…» bá.
    ( continua a chover, a tua progenitora anda a arrastar-se e tu aqui neste desiderato…hum. francamente.
    Olha que não sei se há tiros desperdiçados nesta vida…não «ma» digas que a tua COMUNALHADA resolve o assunto aos tiros…? Ganda ESQUERDA pá, isso é que é paciência e cordialidade. ehehhe. ganda cromo.

  31. E depois pá, olha, se há tiros desperdiçados nesta vida, pá é porque o atirador «num bê», tás a bere? Então?

  32. Verdadeira anónima, vou tentar fazer um desenho para melhor compreenderes:

    Num país imaginário:
    10 Partidos concorrem às eleições.
    1 Partido elege 20 deputados.
    Os outros nove Partidos elegem cada um 5 deputados.

    Os cinco partidos “derrotados” têm no total 45 deputados. Os “derrotados” têm várias formas de serem maioritários no dito parlamento e assim formarem governo.
    Eu sei que isto é um exercício muito primário, mas atendendo às incapacidades do cegueta, teve que ser assim.

  33. Cala a pia e vai bulir um bocado, ó fascista!!

    (olha que te fecham no estábulo outra vez, xô baza andor põe-te na alheta vai pastar dá de frosques etc. e deixa os senhores do Aspirina B sossegados)

  34. fifi
    5 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 14:16
    numbejonada,tem algum indício que tal qualidade o ps a tenha perdido? »

    Caro Fifi,

    O atual estado político criado pela Esquerda, designadamente, a XUXIALISTA é um exemplo da afronta à vontade do povo eleitor e à liberdade de aplicação dos preceitos constitucionais. A soma de deputados oposicionistas NÃO determina resultados eleitorais. A liberdade manda que se respeitem os direitos constitucionalmente consignados, designadamente que os eleitores voltem a ser convocados para novas eleições se o programa de quem venceu for reprovado. O que está a acontecer é mais uma tirada do atual dirigente do PS que pode determinar a movimentação dos abstencionistas. O indivíduo é político carreirista e dificilmente se arredará do partido. Não é à toa que Francisco Assis se está a movimentar. Não se quer a Esquerda em Portugal, pois se assim fosse certamente o resultado teria sido outro. Just simple as that.

  35. Bom depois da explicação do adelinoferreira45, se ainda não tiverem compreendido é melhor chamar a carrinha da APPACDM para os levar.

  36. adelinoferreira45
    5 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 15:44
    Eu sei que isto é um exercício muito primário, mas atendendo às incapacidades do cegueta, teve que ser assim.»

    ehehehhehe. ó pá, o teu exercício nem é…um exercício…Caramba. Como, mas COMO, pode haver gente tão limitada?ehehehhe, ai a soma do IGNARALHO é de partir « o coco a rir»…Caramba, isto lido por tipos de direita gera pagode….ui. Panelinofoleira44, desenhas mal pá. Vai um curso (técnico) de reciclagem, daqueles do tempo do IMACULADO, hum?

  37. adelinoferreira45
    5 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 15:44
    Verdadeira anónima, vou tentar fazer um desenho para melhor compreenderes:
    «Os cinco partidos “derrotados” têm no total 45 deputados. Os “derrotados” têm várias formas de serem maioritários no dito parlamento e assim formarem governo.»

    Oube, o teu desenho está fora de esquadria…hum, que tal se acrescentares aos teus segmentos de reta, a convocação PRÉVIA de novas ELEIÇÕES…hum?Depois, então, lá se estudará a cor…

  38. fifi
    5 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 15:21
    cristiano ronaldo,quando sai do seu registo do pontapé na bola,só diz merda.um dependente da mamã, tem a destinta falta de pudor,para vir dizer que o filho não precisa de uma mãe.»

    Regra geral, isso acontece naquela camada emergente de novas famílias…do mesmo género, tá a ver? aquelas que o IMACULADO aprovou…através de lei…

  39. … ou uma carroça dos cães com um veterinário e dois funcionários da CML sob disfarce porque o gajo do PAN passou há pouco por aqui… ia numa correria louca atrás de um eleitor inconsciente que levava uma rede de borboletas suspeita.

  40. o valor lógico da expressão ( 38 > 62 ) é == Falso; coisa que devia ser evidente para todos os cidadãos expostos a uma educação básica. Porque é que a Direita tem medo da Ciência?

  41. O aperto, acerca-se.
    As horas são cada vez menos, para todos.
    Do ponto de vista político, nunca assistimos a nada assim… ( III REP )
    Mas, , teremos de explicar muito bem, aos nossos Filhos e Netos, QUE A MUDANÇA, ficou logo alí, a um passo.(se tal não se concretizar).
    Não se prevê, que tal conjugação de vontades, volte a acontecer, tão breve, daí, julgue ser imperativo que de vez, preconceitos, à Esquerda e ao Centro, não sejam obstáculo, para Portugal ser o merecido “País Charneira “, para o toda a CPLP, bem como para todos os que lhe estão adjacentes.
    Valer a nossa, “Potência” , na europa, será a jogada, que ninguém terá previsto, mas que nós devemos aproveitar, para ser, não lacaio, mas Mestre!

  42. gostava que alguém me explicasse, de acordo com as teorias direitolas do não-são-permitidas-coligações-pós eleitorais, como é que a coligação páfuncia absorve os 5 deputados psd que não concorreram coligados com o cds e já agora o que é que fizeram em 2011, quando concorreram separados e se juntaram depois das eleições.

  43. «Porque é que a Direita tem medo da Ciência?»

    PORQUE É QUE A ESQUERDALHA NÃO ENTENDE A CIÊNCIA, DESIGNADAMENTE, A CONSTITUCIONAL? Caramba, há cada uma neste dispensário…

  44. Eric
    5 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 16:26
    … ou uma carroça dos cães com um veterinário e dois funcionários da CML sob disfarce porque o gajo do PAN passou há pouco por aqui… ia numa correria louca atrás de um eleitor inconsciente que levava uma rede de borboletas suspeita.»

    FOGO! Ainda me pergunto, como é que TU escapaste! Caramba! Olha que por falar de ceguetas…em terra de cegos, quem tem olho ( não olhos) é rei….e tu provaste-o, ó ERICALHO.

  45. numbejonada, os gays tambem têm direito a casar ou a viver em comunhão.se tiver um filho à sua guarda,não vai arranjar uma gaja para servir demãe. numbejonada,confesso que não gosto do tratamento de xuxalista.não há necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.