As abelhas fazem o Verão

beesoctopus07.jpg

Agora que o Verão parece ter finalmente chegado, está na altura de ouvir música cheia de vitamina D. Depois de ter contado nos últimos anos com os préstimos de Ethienne Daho, Beta Band, Magnetic Fields, Beck e LCD Soundsystem, é com um certo aparato e uma razoável estupidez que venho aqui anunciar ter já encontrado o meu disquito de Verão para 2007: Octopus dos The Bees (infelizmente, ainda não foi editado em Portugal, mas eu sei que vocês sabem como arranjá-lo rapidamente). O disco é um magnífico anacronismo que faz questão de ignorar tudo aquilo que está na moda em 2007: ele é pop, dub, soul, country, folk e música latina misturada por um brilhante grupo de músicos que alia a técnica a um irresistível sentido de humor. Como não podia deixar de ser, tratei logo de averiguar se já havia algum videoclip para promover o álbum e, meus amigos, que estalada. O single escolhido foi «The Listening Man», uma canção capaz de fazer ressuscitar a saudosa blue-eyed soul da década de 60 (e olhem que estou a falar de mimos com o gabarito dos Rascals ou dos Righteous Brothers). O teledisco foi realizado por Dominic Leung que, para não destoar, resolveu criar um vídeo como já não se faz hoje em dia, apostando nas virtudes de um grande casting e de um belo fio narrativo (o «I don’t know what to say, I’m speechless» é de antologia). Tudo isto é muito parolo, eu sei, mas podem sempre tentar encontrar formas originais de o dizer na caixa de comentários.

Uma versão em alta-resolução (Quick Time) pode ser vista aqui.

14 thoughts on “As abelhas fazem o Verão”

  1. este sim, é finalmente o melhor disco de verão! :D tem qualquer coisinha de beach boys em pano de fundo, não me espanta a tua preferência… ;)

  2. eu ainda estou a digerir os beirut… que grande descoberta, jpc. só de pensar q o zach condon tem 21-aninhos-21 apetece-me despedir-me, roubar uma caravana e ir mundo fora. se não fosse uma senhora, punha-me a dizer palavrões, car*lho.

  3. Concordo. É uma canção leve e sensual, como uma brisa de Verão. E as opções de realização também são de uma amenidade estival.

  4. Não se sabe se os corpos gerentes da sinagoga tripeira concordarão com o espírito rebarbativo dos dois últimos comentários. Mas fiquem-se com esta, não são só os camarões do Pacífico que têm matéria amarela na cabeça, a Cris a falsidade desse mito. Bom, “matéria” é um eufemismo desvergonhado, exactamente como a “vida complicada” do EL, que nos ia fazendo chorar.

  5. JPKosta
    O comentário do Valupi ainda me cheira a gato…que será o mesmo que ele dizer: I don’t know what to say, I’m speechless…
    Por isso, não hesites…

  6. Four Tet: eu não tinha pedido franqueza (que é coisa pouco apreciável quando coberta pelo manto do anonimato), mas originalidade, que deve ser areia a mais para a tua camioneta pseudo-elitista que ignora o facto do rapaz dos Four Tet já ter remisturado um tema dos The Bees. Mais uma vez, pela boca morre a sardinha.

    Cristão de Serviço: hein?

    Valupi: touché.

    Sininho: :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.