A nova ordem solar

Se os cientistas acham que o Sistema Solar deve ser assim, eles lá sabem. Mas em meu entender a nova classificação levanta pelo menos dois problemas. Um tem a ver com os pobres alunos do ensino básico. “Ó setora, vamos ter de decorar os nomes de 12 planetas e planetas-anões, em vez de nove? ‘Tá mal.” E têm razão: o aumento de nomes a decorar ascende a 33,33%. O outro problema tem a ver com a elegância vocabular aplicada aos limites físicos deste nosso canto do universo. Dizer “para lá de Plutão” até soa bem, mas quem é que vai arriscar um “para lá de 2003 UB313”?

8 thoughts on “A nova ordem solar”

  1. Deixa lá que o UB já muda de nome. E quanto às criancinhas, seria bom que os professores de ciências as acostumassem desde pequeninas à natureza evolutiva da ciência. É muito mais importante isso do que decorar e papaguear nomes de planetas.

  2. … anda aí um vendaval co caraças, cheira-me que o senhor do Hades se zangou com a despromoção. Vá lá que parece que não houve fogos

  3. A notícia não é nova: com o aumento da potência dos telescópios, o Sistema Solar encheu-se de parasitas, sem-abrigo, e clientes de maiorias absolutas. O único que sofreu foi Plutão, habituado a estar à porta da Cozinha Económica, com uma tabuleta pendurada ao pescoço a dizer “Mais Pequeno”. A dor começou quando, mais, recentemente, ao olhar para trás, já se encontrava uma fila enorme atrás dele, com tabuletas penduradas ao pescoço, a dizer, “Nós Também…”
    Portanto, neste momento, passou a haver 8 Planetas e uns quantos… “plutões”.

    Pronto, é a Aldeia Global, temos de nos habituar…
    Ah… o que me custa a engolir, mas é uma óbvia consequência do anterior, é que o mesmo sistema vai ser aplicado à União Europeia: passará a haver “Países”, e… “Ajuntamentos de Pessoas”, também conhecidos por “Sicílias”.

    Portugal será a Segunda Sicília, nesta nova classificação.

  4. Só estamos para ver, depois de ostracizar o Plutão, se vão ou não lá pôr-nos a Xena, parece que é uma brasa de todo o tamanho, aliás, ainda se chama UB313. E parece que ainda há mais dois à espera…É assim não se pode ser pequenino e volátil, o Marques Mendes que se ponha a pau…

  5. EU ACHEI ISSO UMA BOSTA PQ NAUM AJUDA EM NADA NAUM DA AS ENFORMAÇÕES DIREITOS ENTAUM VCS Q TAUM PESQUISANDO NESSE GOOGLE ESTAUM PERDENDO TEMPO SEU BOBOCAS RSRSRSRSRSKAKAKAKAKSHSHSHSHSHSHSSOHSOISHOSHSOHSOSHOSHOSHOSHSJPSPHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.