Passos, um verdadeiro homem do Norte (da Europa)

 

Não sei, porque não há estômago para o confirmar, mas apostava os 10 euros que tenho no bolso em como Passos Coelho repete em todos os discursos que faz no Parlamento estes refrões:

– Em 2011 chegámos à bancarrota por causa do PS.

– Em 2011 pedimos o resgate por causa do PS.

– Em 2011 fomos salvos graças ao PSD.

Se o primeiro-ministro se entrega maniacamente a este exercício, ainda mais os seus coronéis e soldadesca. Isso leva a que, muito provavelmente, não tenha ainda existido uma única sessão plenária em que alguém das bancadas do PSD e CDS tenha deixado passar o tempo sem se ter levantado para achincalhar o PS com a bancarrota e o Memorando. Ora, se eles o fazem é porque obtêm vantagens nesse comportamento. E elas não são apenas psicológicas, pois igualmente vão mantendo activo o processo de culpabilização do PS por todos os males terrenos e de diabolização do Sócrates por todos os males cósmicos.

Do outro lado, reina o silêncio intencional de Seguro e dos seus. E assiste-se à indiferença, primeiro, e repúdio, depois, por aqueles que insistem em contar uma história alternativa. Nesta versão, os portugueses foram e estão a ser enganados com vista ao seu empobrecimento imediato e estrutural. Os factos e números que explicam e demonstram esse plano são abundantes e ubíquos. Porém, exigem literacia e esforço cognitivo para serem assimilados. Tal contrasta com a ausência de esforço intelectual, bastando apenas a passividade, que leva à aceitação dos assassinatos de carácter, simplismos difamantes e distorções caluniosas. Este registo pretende apenas a excitação emocional, a qual será tão maior quão maiores forem a ignorância, o medo e o desespero – já para não falar das patologias mentais, igualmente um terreno fértil para a captação de voluntários para os grupos de linchamento populista.

É especialmente interessante analisar a anfibologia do uso do Memorando nos discursos do Passos. A Troika é, à vez e em simultâneo, algo positivo e algo negativo. É positivo porque ela vem resolver os nossos problemas, é negativo porque ela está cá por iniciativa do PS. Dito de outra forma, o Memorando é a prova de que Portugal não tinha saída para a crise, mas o Memorando é igualmente a prova de que Portugal tem saída para a crise. Desta forma, o PSD pode continuar a castigar o PS por, afinal, ter conseguido com que as nossas deficiências de décadas sejam resolvidas.

Onde é que vemos a mesma dinâmica manipuladora? Nos casos de violência doméstica, onde o agressor consegue levar a vítima a sentir-se culpada pelas violências sofridas. As agressões são justificadas como sendo o resultado de falhas cometidas, pelo que são benéficas para quem as sofre, são correctoras e preventivas. A continuação da violência doméstica depende da crença da vítima na impossibilidade de uma alternativa, por isso o agressor tudo faz para isolar socialmente e enfraquecer mentalmente a sua presa.

O tema da culpa dos portugueses na direita, já a começar com Ferreira Leite e tendo a sua consumação febril em Passos, dava um tratado multidisciplinar. Contudo, talvez a origem deste vendaval que assola a sociedade portuguesa seja tão simples como o que ouvimos ao primeiro-ministro na Assembleia da República: o Norte da Europa conseguiu colocar o seu cobrador a mandar na barraca.

26 thoughts on “Passos, um verdadeiro homem do Norte (da Europa)”

  1. Estou admirado, muito bem visto!

    Passos é, eu já suspeitava, um homem do Norte da Europa: sóbrio, íntegro e ligeiramente insípido (o político ideal).

    Muito ao contrário dos homens do Sul, tais como Sócrates, Berlusconi, Rajoy e o Major Valentim Loureiro…

  2. Os coprólitos (do grego copros = fezes; litos = pedra) são fezes conservadas naturalmente pela dessecação ou mineralização, (um tipo de processo de fossilização) que mantém muitas vezes vestígios físicos ou mesmo moleculares de organismos que estiveram presentes nos intestinos dos indivíduos ou animais que os originaram

    Os coprólitos que servem de vasta fonte para essas pesquisas, são capazes de fornecer diferentes informações aos cientistas, são fezes fossilizadas de humanos ou animais. Pelo seu exame podemos encontrar fragmentos de material que os organismos utilizavam em sua dieta. Por exemplo, restos vegetais, que trarão informações da vegetação do local naquele período geológico; restos de outros animais, no caso das formas carnívoras etc. Estudando estes fósseis os cientistas podem recuperar grande parte das informações daquele paleoambiente, podendo estabelecer, até mesmo, parte da cadeia alimentar entre os organismos.

  3. caro ValuPETAS

    Os teus COPROLITOS sao realmete abundantes e generosos. Que poderoso cortex intestinal, capaz de tao prolifera producao.

    E isso pode significar que;

    – tens uma vasta coleccao das tuas aspirinicas e SOCRATINICAS POIAS em bom estado de conservacao. bem secas e mineralizadas. Cuidadas. Estimadas. Joias preservadas com carinho, decerto. Taxa de Humidade e Temperatura perfeitas.

    – Como te sobraram tantos milhares, depois daquele INSANO e AINDA recente periodo de OBSTIPADA E PUTRFEACTA SOCRACAGADA, e como tens de vagar espaco, tiras todos os dias da coleccao mais uma POIA FOSSILIZADA para partilhar com os teus dilectos amigos desta LATRINA.

    – Que, a julgar pelo tamanho, cronicidade e profundidade da tua colonica Esquizofrenia, o armazem de POIAS fossilizadas deve ocupar alguns bilioes de memoria intestinal. Se te faltar espaco pra tanta COPROLITUDE, procura ali pros lados do largo do Rato que eles alugam espaco a precos reduzidos. Mas apressa te que eles tem milhares de toneladas de merda dessecada em arquivo, de que nao se conseguem desfazer por mais que a mastiguem todos os dias, e pode ja nao sobrar espaco para a TUA.

    – Descansa que eu vou dando mais noticias e sugestoes. Quero te AJUDAR, PA. Nao estas sozinho.

  4. Este Perolas está mesmo “pírulas”. Tem andado a beber água inquinada, numa qualquer fonte em terreno do laranjal pantanoso que nos vai arruinando. Não te cuides, Pírulas, quero dizer, Perolas.

  5. Enquanto aguardo o regresso do Sol,alguém,aqui, me faz refletir acerca de velhos costumes Lusitanos.Por exemplo:quando a malta já carrega quantidade Etílica para a qual a sua natureza não está preparada,o Tasqueiro conclui que chegou a hora de fechar a Tasca.É que,inevitavelmente,a conversa colocada na órbita do Esgoto Sanitário já não tem salvação possível.Façamos o exercício de Regeneração e voltemos ao essencial.
    Entretanto,o Sol já esboça um Sorriso.

  6. regressou o cão de fila, agora disfarçado de “perolas e coprolitos valupianos.”fujam, porque ataca depois das 1700 horas!

  7. PEROLAS E COPROLITOS VALUPIANOS III tem um curso de enfermagem mas parece que o chefe o colou a mudar fraldas numa unidade de cuidados continuados…..

  8. muito, imensamente, bem vista a repugnância do perfil deste tipo de homem que está convencido de que política, ou amor, é isto. estás cada vez melhor.

  9. “As agressões são justificadas como sendo o resultado de falhas cometidas, pelo que são benéficas para quem as sofre, são correctoras e preventivas.”

    faltou dizer que servem para branquear o passado da direita e permitir que continuem a roubar.

    . só contam suópes feitos durante governos ps
    . há suópes bons e maus, depende de quem os assinou
    . quem decide se é bom ou mau é a ministra que antes de ser secretária era suópeira inveterada
    . quem assinou suópes maus e estava agora no governo, já foi punido com regresso ao lugar público que ocupava anteriormente
    . agora há que julgar o governo anterior, o responsãvel pelo regabofe
    . preparem-se para mais uma martelada nos impostos, agora vamos entrar nos suópes privados
    . lista de nomes e partidos a que pertencem os gajos que assinaram os contratos não é divulgada por causa do efeito boomerang

  10. Como sempre, os ataques feitos a posts deste tipo são do género baixaria mesmo…já várias vezes vi comentadores desafiarem este tipo de pessoas, desafiarem com argumentos válidos e não com baixarias de mentes doentes (como a de perolas e coprolitos valupianos de 3ª) , e nunca os vi ter uma resposta decente; ou não há resposta ou sai mais um rol de incoerencias, ordinarices e frases feitas tipo ” a culpa de tudo é do sócrates que duplicou a divida em meia duzia de anos” !! pergunto-me se são verdadeiros tarados ou se são apenas pagos para baixar o nivel !!
    Lamento que de resto, os comentadores televisivos se comportem muitas vezes com a mesma falta de réplica a mentiras e difamações que até eu, leiga no assunto, saberia atacar.

  11. hmm…tem muita ferrugem para o meu gosto. ba da ba da ba da é nhãnhãnhã em franciú, n’est ce pas?

    e estávamos na america (a caminho de mexico city), não desvies.

  12. Perles before swine,

    Sinceramente bastante agradecido pelos links com os comentários de José Sócrates.

    Vi os vídeos e, como parolo, logo perito nesta matéria, com enorme prazer reconheço que se trata neste caso do suco da barbatana em demagogia saloia…

    Esta qualidade já dificilmente se encontra na Europa. É preciso atravessar o Mediterrâneo – talvez Robert Mugabe ou Mohammed Morsi – ou então em alguma república das bananas da América Central.

  13. Bom quando pretendo ofender alguém não tenho necessidade de ler um livro sobre como chamar nomes a um hipócrita, pura e simplesmente o chamo de FILHO DA PUTA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.