No Expresso não se perde tempo com o jornalismo

Ângela Silva tem carteira de jornalista e ela serve-lhe, quase que exclusivamente, para ser um pé de microfone de Belém (calhando o inquilino ser de direita, Balsemão não se desfiliou do PSD). Talvez para lhe dar um aliviozinho dessa canga, foi a escolhida para entrevistar Augusto Santos Silva, conteúdo complementar de um artigo-perfil também da sua autoria: Yes, prime minister

Este ministro socialista, pelo currículo e personalidade, é um dos mais interessantes, estimulantes e importantes políticos portugueses. Sendo o ensejo do jornal transmitir que ele está de saída do Governo, quiçá em fim de ciclo activo no PS, surpreende que a entrevista publicada tenha só 12 perguntas. Dessas, 5 são sobre Sócrates (mais de 40%, portanto). Ora, a surpresa inicial evolui imparável para o espanto quando deparamos com o festival de subtextos manhosos e acinte canalha a que a Ângela se entregou no páreo com o Augusto. Para além de ter aproveitado uma descuidada deixa numa resposta para o carimbar “cão de guarda de Sócrates”, para além de ter reagido a um remoque irrelevante, o mais extraordinário (correcção: o mais ordinário) é o modo calunioso como pretende envolver Santos Silva na culpabilidade pública que se abate sobre Sócrates:

Sendo um cientista profissional, Sócrates foi para si uma surpresa?
O que é que foi uma surpresa?

Ver José Sócrates apanhado.
O que é que quer dizer apanhado?

Acusado judicialmente de corrupção.
Foi uma surpresa total haver um homónimo meu que era amigo dele e que lhe emprestava dinheiro. Nunca tinha ouvido falar do Carlos Santos Silva. Não o conheci, nunca estive com ele, foi uma surpresa absoluta.

Já havia o Freeport, a Cova da Beira...
Nunca nos seis anos e meio que trabalhei com ele, aliás de forma muito estreita, tive qualquer indício. Quanto ao resto, haverá um julgamento. Vamos ver.

Sentiu-se enganado?
Senti estupefação.

Repare-se como Santos Silva de imediato descodifica a pulhice e não se deixa apanhar. Repare-se ainda como mantém intocável a integridade da presunção de inocência de Sócrates. Porque ele sabe, para além de qualquer dúvida, que Sócrates está inocente da acusação de corrupção, ou porque ele não tem qualquer censura moral a fazer mesmo que só se provem os empréstimos? Nada disso, ele está é a defender a sua honra. E declara, sob implícita palavra de honra, que não foi testemunha de qualquer indício de comportamentos ilícitos por parte de Sócrates.

A nossa Ângela, o seu director Vieira, o super-director Costa e o proprietário do Expresso cagam d’alto na honra de Augusto Santos Silva. Por isso, tratam-no como o traste que acham que ele é. Alguém que “sabia de tudo” do que eles mais desejam que fique inscrito na História, claro. Daí só estas 12 perguntas. Sonsas, pirosas, calhordas. Mesmo que o plano fosse o de pressionar, entalar por associação, tão importante parceiro de Sócrates na governação, a estratégia mais inteligente era mesmo a de tratar o entrevistado como cúmplice do que então terá de ser considerado o maior criminoso português do século XXI e parte do século XX? É isto jornalismo?

A decadência da direita política não ocorre num vácuo. Os seus instrumentos mediáticos estão ao mesmo nível de indigência intelectual e miséria moral.

23 thoughts on “No Expresso não se perde tempo com o jornalismo”

  1. Escala de valores do Calex e do Rtex:
    Ricardo Salgado: Calote de 10 mM, caução de 1,5M da qual foi dispensado por, alegadamente, não ter condições para pagar.
    Berardo: Calote de 1mM, caução de 8M, sem anilha na perna.
    LFV: Calote de 100M, caução de 3M, sem anilha na perna.
    Sócrates: Calote de 0M, 288 dias de prisão preventiva, sem direito a caução e com direito a anilha na perna, que, obviamente, recusou.

  2. “Gostei das perguntas da Angela, igualmente das respostas do Augusto.”

    eu gostei de ler as respostas educadas que o augusto deu às perguntas mal educadas e calúniadoras da angela. parecem perguntas encomendadas pelo alex para anexar ao novo mega processo que estão a amassar de novo.

  3. berardo: deve cerca de 500 milhões à caixa e deu garantias que desvalorizaram com o sub-prime e gestão danosa anterior do bcp, cujas acções desceram abaixo do preço duma bica. acusação: cenas incertas que vão de corrupção a gestão danosa supostamente praticadas por outros.
    vieira: o único crime de que é acusado são 2,5 milhões desviados das contas do benfas.

  4. o Santos Silva mantêm a presunção de inocência do zézito para não cair sobre ele próprio a presunção de culpado. … ia reconhecer que sabia o que o outro fazia , era ????
    e com certeza que quem escreve o post sabe isso de ginjeira, é apenas mais uma cambalhota esquisita para salvar a face ao mais que tudo.

  5. ora , a entrevista que a rapariga procurava , não se percebe porque o ASS não lhe fez a vontade. -:)

    A- sr ministro , Sócrates apanhou-o desprevenido?
    ASS. não , que ideia , há que tempos que eu suspeitava que aquele dinheiro tinha origens obscuras. já estava à espera.
    A-ai , sim ? e não apresentou as suas suspeitas ao mp por que razão ?
    ASS- falei como camarada Tó Costa e decidimos usá-lo por mais uns tempos na esperança de conseguirmos mais uma maioria pró partido. maioria é bom prós tachos.. paralelamente desenhámos uma estratégia de estupefacção : vamos todos fazer cara de anjinhos e dizer que não vimos nada mas nada de mal. tal e qual um tipo do aspirinab. .

  6. Deve sê-lo !
    Pois se a esquerda não pára de subir nas sondagens …
    O Valupi é burro e a malta adere….lógico,
    não ?

  7. Subsídios de férias, subsídios de Natal, desaparecem !
    Feriados civis e religiosos, adeus !
    Redução de ordenados e pensões, tomai lá !
    Aumentos de taxas e impostos, presentes !
    Emigração forçada , não se discute !
    Tribunais às ordens, avançar !

    Quem não se lembrar desta receita que pegue na direita ao colinho..

  8. Percebe-se que não são interrogaçōes, com o fim de elucidar a audiência, mas sim afirmações para provocar e manipular as opiniões. É uma prátiica velha e só se deixa levar que quiserÉ mais do que evidente. No entamto a idYOta continua no mesmo registo. Sabe ver as incongruências da enformação (de enformar) quando trata de certas matérias relacionadas com a infodemia ou geo política, mas no que toca a manobras de desinformação e assassinato de carácter cá no rectângulo é mais troncha do que a vénus de Laussel.
    Deve ter ficado com alguma espinha de chaputa encravada e transformou o Sócras em bode “respiratório”.
    O facto da YOlinda ter uma paixoneta pelo Passonha de Massa má não deve ser despiciendo, mas eu tive uma ideia:
    Como o trolha é exactamente o oposto (perspicaz no nacional e nhurro nas conclusões que tira do panorama político além fronteiras) e até parece haver algum “frisson” entre os dois, podiam juntar-se a ver se sai algo de interessante.

  9. nop , sendo certo que gosto muito de carecas , paixonetas só tive pelo Judas e pelo Manuel Alegre. confesso que o Xicão se despediu de mim nos seguintes termos : “adeus, minha querida” e não sei , não sei não , até gostei.

  10. Ó gajo das 11:52, se calhar é melhor veres que merda andas a fumar, deixar de beber ou tomar a medicação. É que, para o caso de não te terem dito, há mais tesourarias para além da da CGD. Borrego.

  11. “… há mais tesourarias para além da da CGD”

    mas as restantes tesourarias não foram incluídas nesta fase, uma coisa é a publicidade que fazem para tótós como tu e outra é aquilo que está a ser investigado. tanto quanto sei nada do que publicitam é crime, mas cheira fortemente a vingança dos banqueiros opus dei, branqueamento das falências bancárias administradas pela direita, trunfo político para as próximas eleições e promoção das vedetas políticas mariana mortágua, cilinha meireles e duarte marques.

    as suspeitas existentes só dão para acusar a crise económica gerada pelo sub-prime americano que em parte serviu para subsidiar a guerra do iraque. mas isto é capaz de mais para idiotas como tu.

  12. Tá tudo explicadinho em texto e em audio, mas o que interessa é que o salgadinho disse e está gravado na SIC “não há dúvida nenhuma que a crise do sub-prime não afectou o sistema bancário em Portugal “ . Essa afirmação passa num separador, junta com outras, uma delas do totó vitor gaspar, a dizer que os sacrifícios da trika foram rigorosamente repartidos por todos .

    Nesta entrevista está em texto e diz

    “ A crise do “subprime” tem origem nos Estados Unidos e resulta dos excessos que foram cometidos na concessão de crédito à habitação naquele país. “
    mais adiante acrescenta :
    “ Nós em Portugal não fizemos nem participámos em operações desse tipo. A crise do “subprime”, strictu sensu, não nos afectou. “

    Fonte :

    https://expresso.pt/dossies/dossiest_economia/dos_crisebolsas/nunca-vi-uma-crise-como-esta=f231128

    testemhunha de categoria, hã ?

    From the horses mouth US FEDERAL RESERVE
    https://www.federalreservehistory.org/essays/subprime-mortgage-crisis

    o papelinho de Henry Paulsen, antigo alto quadro do Goldman Sachs, e na altura, secretário de estado do tesouro, que convocou os chairmen dos principais bancos americanos e entregou a cada um deles, um cheque pornografico no valor de ( nem cabe aqui ).
    Perante a recusa do dirigente do Western Union, que disse que não precisava daquele dinheiro, ameaçou-o : fulano ( tratou-o pelo nome próprio ), ou aceitas o cheque ou amanhã de manhã, na imprensa, vais ler escrito que o teu banco está falido .

    https://en.wikipedia.org/wiki/Henry_Paulson

    25 People to Blame for the Financial Crisis
    The good intentions, bad managers and greed behind the meltdown
    http://content.time.com/time/specials/packages/article/0,28804,1877351_1877350_1877341,00.html

    Too big to fail
    https://en.wikipedia.org/wiki/Too_Big_to_Fail_(film)

    BANCA PORTUGUESA ESTÁ SÓLIDA ( em 2008 )
    https://expresso.pt/economia/banca-portuguesa-esta-solida=f424085

  13. tamos fartos de saber que não houve nenhuma recessão mundial e que a crise financeira em portugal foi roubalheira socialista dos governos sócrates. o sistema bancário português foi sempre sólido, até o presidente da república investia em acções e o mais reputado economista nacional (a seguir ao presidente) recomendava investimento em acções da banca, até os socialistas assaltarem os bancos para dominarem a economia nacional. o ministro teixeira dos santos nacionalizou o bpn, instituição prospera e inovadora que pagava os dividendos mais altos do mercado depois da dona branca. depois perseguiram o bcp, obra de mais um visionário da obra do zémaria escrivá, exemplo de produtividade e modernidade de bancária que só empregava homens e democratizou a banca portuguesa vendendo acções do próprio banco, nos próprios balcões aos próprios clientes que eles próprios financiavam ( e é se queres crédito para outros negócios). deram cabo doutra inovação bancária criada pelo rendeiro, que como o nome indica, rendia bués e tinha uma colecção fabulosa de reproduções de pinturas e outras obras de arte ainda mais famosas, deixando o tio balsas na miséria e até jesus teve que procurar emprego. faliram o banif para arranjar emprego ao luis amado e armaram confusão em mais uns quantos bancos para substituirem todas as administrações por boys socialistas. não satisfeitos com isto faliram o bes, quartel general destes assaltos e saco azul da cgd que financiou estas operações. o que nos vale é o alex não andar a dormir, já topou a jogada à muito e desta vez não falha. já deveriam ter começado as obras de expansão do estabelecimento prisional de évora, mas parece que os empreiteiros não se entendem e o secretário das obras ainda não foi renomeado.

  14. *** o ministro teixeira dos santos nacionalizou o bpn ***

    e disse que não iria custar um cêntimo ao contribuinte português .
    depois foi desparasitado e vendido à Ladra por 40 milhões de euros, com a obrigação do Estado Português injectar 600 milhões de euros, para capitalizar e dar liquidez . Bonito negócio para o Estado !!!
    não se sabia na altura mas foi-se sabendo mais tarde que também fazia parte do agreement o pagamento por parte do Estado de toda a litigância superveniente . e as injeções de remédios vários disto e daquilo continuam e já nem se sabe ao certo em quanto vai o custo da nacionalização e posterior venda do BPN .
    Sabe-se sim, que Teixeira dos Santos, former mediano professor de economia, gostava muito de um dia vir a ser banqueiro . E por coincidência, depois de ser ministro, foi ocupar o posto de presidente do defunto BPN, rebatizado de BIC .
    Será Beiças Investment Caldinho ?

  15. o sequaz das 8:16 insiste em utilizar a palavra fiscal, em termos depreciativos .
    para ele, e pela mesma cartilha, todos os deputados da Nação, que não sejam socialistas, são fiscais do governo e fiscais do PS .
    não sou fiscal das finanças, muito menos fiscal reformado das finanças.
    quem me dera ser !
    que eu saiba nem há menhum .
    fui ver e existem, isso sim, inspectores tributários, que antes se chamavam técnicos e peritos tributários, e mais longinquamente, técnicos verificadores . E nem são reformados, são aposentados, recebem a aposentação da caixa geral de aposentações.
    quanto ao lençol, tanta treta para dizer essencialmente isto :
    um grupo de malfeitores ( esmagadoramente pertencentes ao chamado arco da governação ) isto é, PSD, PS, e CDS andaram anos a fio metidos em falcatruas e sacaram o mais que puderam da banca e dos outros canais de mama – vulgo Comunidade Europeia – enriqueceram e deixaram os calotes para serem pagos por todos nós, e tudo isso decorreu maioritariamente sob os longos anos da governação socialista do chamado “socialismo negro”, período em que todos os órgãos que deveriam ter “supervisionado ”, seja Governo, seja AR, ambos com maioria absoluta, banco de portugal e todos os demais orgãos de controle, incluindo PRG sem Pinta, nada vislumbraram .
    O resto da treta é palha é tentativa de atirar areia para os olhos, que não convence ninguém. Por exemplo, deslocalizar factos no tempo .
    Mamaram todos, estêve-se bem . Mas há responsáveis pelo descalabro que viria a seguir, e que nada viram . ou se viram, nada fizeram para impedir .

  16. do bpn ao bes, tudo bancos socialistas
    do banco de portugal à bolsa, tudo supervisão socialista
    beneficiários da mamadeira, tudo xuxa
    responsável pela xuxadeira, sócras que submeteu o pequequatro a votação.

    resumo: a direita rouba e os xuxas pagam a factura, quando faltam argumentos são todos iguais, mas os xuxas são mais responsáveis porque poderiam ter impedido.

  17. ***do bpn ao bes, tudo bancos socialistas ***

    isso é irrelevante para a roubalheira . o essencial foi a mamadeira . e aliás, de certeza certa sabe-se que dois socialistas – santos ferreira e armando vara – estiveram à frente de 2 bancos, e em ambos os bancos fizeram merda, e merda da grossa .
    primos primos de socialistas, de repente, só me lembro da caixa económica faialense, que faliu, e de cenas na área do mutualismo ( o montepio está a caminho da falência e o pedroso terá que procurar asilo noutro lado ) .
    e a supervisão ( governador do banco de portugal e presidente da CMVM, eram efectivamente socialistas, mas não viam nada, nem sequer vislumbravam ) .
    muitos jornais da época ( que não a chamada imprensa económica, que tinha especial obrigação de ver ) denunciaram situações anómalas .
    por exemplo, o empréstimo por parte da caixa geral de depósitos, de 600 mil euros, à família mello . mais tarde vasco mello agradeceu e disse que tal empréstimo tinha salvo a família. mello deu como garantia ações da brisa, e podia ter corrido mal . há mais exemplos, como os emprestimos e perdões de dívidas ao fino dos cimentos, e por adiante . A caixa, por essa altura, servia para conceder empréstimos e fachos e a salvá-los . postanto pode-se concluir assim – quanto à cgd e ao bcp : bancos, instituições do capitalismo e portanto de direita, mas servidos por gestores ditos, de esquerda . descobriram que o capitalismo era bom para a esquerda .

    ***do banco de portugal à bolsa, tudo supervisão socialista***

    já está respondido acima, os cargos tavam todos ocupados por socialistas .

    ***beneficiários da mamadeira, tudo xuxa***

    vai aprender a ler, escrevi, “gente do arco da governação “, pse,ps e cds.

    ***responsável pela xuxadeira, sócras que submeteu o pequequatro a votação.***

    responsável por tudo que caía sobre a área executiva, porque responsável número um do governo, irresponsável por nada, porque como estadista, era um monte-de-merda .
    o pec 4 vem metido aqui a martelo e não é chamado para nada . já estava a caminho o pec5, o pedido de ajuda externa, que foi anunciado por ele, com poupa ( pássaro que faz o ninho com merda ) e circunstância.

    ***resumo: a direita rouba e os xuxas pagam a factura, quando faltam argumentos são todos iguais, mas os xuxas são mais responsáveis porque poderiam ter impedido.***

    mais tentativa de distorcer pelo “desgaste” . vou repetir o que escreví e todos leram : roubaram em especial os do arco da governação, e os socialistas poderiam e deveram ter intervido, porque detinham todos os órgãos de controle ( incluindo a PRG do pinto ).

  18. ***resumo: a direita rouba e os xuxas pagam a factura, ***

    não!
    se fossem só os xuxas a pagar a factura nao havia problema.
    o problema é que – pelos desmandos, os negócios ruinosos para o Estado feitos por gente do executivo socrático, e os calotes bancários – pagam todos aqueles que pagam impostos, xuxas ou não xuxas .
    e pagam, em geral, todos os portugueses, porque os mais prejudicados são precisamente aqueles que ganham tão pouco que nem sequer conseguem pagar impostos . estes perdem a oportunidade de mais apoios do estado, seja em SNS, seja em apoio social nos mais variados sectores .

  19. “mais tentativa de distorcer pelo “desgaste” . vou repetir o que escreví e todos leram : roubaram em especial os do arco da governação, e os socialistas poderiam e deveram ter intervido, porque detinham todos os órgãos de controle ( incluindo a PRG do pinto ).”

    pgr do pinto = orgão de controlo do banco!!! ahahah nem de jardim, quanto mais do bcp

    os carlos costa e tavares são xuxas… eheheh

    quando o psd rouba passa a chamar-se arco da governação, a responsabilidade é dos xuxas e eu distorço… ihihih

    o peque4 era aquela cena que o coelho se comprometeu a votar quando o narcotóino lhe telefonou o “agora ou nunca” mais chegaremos ao pote… ohohoh

    isso é irrelevante para a roubalheira. o essencial foi a mamadeira. roubalheira do gang cavaco e mamadeira da gestão psd (marilú/sérgio monteiro)… uhuhuh

  20. AEIOU é uma silgla que significa A.E.I.O.U.
    (abreviatura de austriae est imperare orbi universo, locução latina que significa “cabe à Áustria reinar sobre todo o universo”).

    É só substituir Austria por PS .
    o aferroado e psicopata do costume, bem conhecido de todos, favelado do ps, produto do jotismo e “licenciado na universidade de carnide” mais uma vez fazendo figura de parvo e de palhaço, insiste em ter a última palavra.
    torce e distorce a seu bel-prazer, pensando que os leitores são burros e desconhecem a factualidade real .
    faz-se passar por parvo e mau entendedor para tentar baralhar e dar de novo, enfim, recriar o passado à maneira da sua ( dele ) esquizofrenia . pensa que me arrelia, o garotelho .
    só a título de exemplo ( apenas um e não perco mais tempo com o energúmeno ) mete o governador costa do banco de portugal no filme, quando o mesmo é do tempo de passos coelho e só é chamado à coleção a propósito da resolução do bes ( decidida, aliás, por imposição do banco central europeu, chefiado por Mário dragui, e com vitor Constâncio, a vice-governador e braço direito ) . antes disso, tinha sido, constâncio, esse sim, um dos actores invisuais do filme de terror que nos levou ao descalabro .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.