A arte de bem podar as palavras
NOTA
Fernando Alves é uma das mais simpáticas, e seráficas, personalidades públicas. Um dos últimos representantes da bela, encantatória, perdida magia da rádio. Ocupa o seu tempo profissional a documentar sonoramente as gentes e os lugares que somos. E também a criar momentos poéticos com o seu lirismo tímido e acutilante.
Daí ter especial importância vê-lo num exercício de impaciência, mesmo exasperação, com Marcelo. Esta crónica saiu antes das miseráveis declarações onde o actual Presidente da República não foi capaz de censurar a violência política que envenena o espaço público, preferindo desacreditar a vítima. O repto final surge agora ingénuo, pois tem como pressuposto a decência de alguém que não concebíamos como indecente. Infelizmente, estávamos enganados, o impensável aconteceu.
E esse desfecho liga-se à parte anterior da sua crónica, relativa à expressão “os ramos mortos que atingem a árvore toda”, mote com o qual se fez o enésimo e bacante assassinato mediático de Galamba. A mensagem de Fernando Alves pode ser resumida assim: “Marcelo, não nos trates como imbecis. Não nos fodas a cabeça, pá!”
Mas esse Marcelo continuará a fazer o que lhe der na gana, agora em registo descarado de monarca travestido de chefe de Estado republicano. Ele caga d’alto nas instituições e na comunidade, não tem tempo nem pachorra. Os seus colegas jornaleiros&comentadeiros precisam muito mais da sua atenção e produtividade, assume de viva voz, oferecendo-lhes pícaras intrigas, desatinadas ameaças, obscenas chantagens e expressões canalhas para eles poderem fazer o servicinho.
“Infelizmente, estávamos enganados, o impensável aconteceu.”
Impensável a atitude de Marcelo, senhor Valupi?!
Então, ainda não percebeu que o homem navega “à vista”, ao sabor do seu narcisismo?!!!!
Quero ver o que o senhor dirá quando ficar bem claro o emporcalhamento a que sujeitou o país ao atribuir a “ordem da liberdade” a Zelensky!
não pode ser demitido, mas pode ser apupado. está na hora de lhe servir sopa de alho porro.
se calhar querias que atribuísse a “ordem da liberdade” ao tio putinhas pela gloriosa libertação da ucrania.
acho que era mais que uma razão tão estúpida como “a ucrânia tem o direito de entrar na NATO” não servisse para justificar esta carnificina. mas pronto. tu é que sabes de ti e o putinhas está quase quase de joelhos diante dos bravos soldados ucranianos que não são nada nazis mas até era melhor se deixassem de se fotografar com tantos simbolos nazis, certo?
a sorte é que com a já discutida abertamente entrada de forças polacas no conflito mais a nuclearização da bielorussia, a stuação está a ficar muito menos perigosa.
Que parvoíce, Sr. Invejoso! Podia entregá-la a quem a merecesse, não é?
que fofinhos. os protestos , caricaturas e vaias não podem chatear os visados…não percebo então porque se fazem protestos vaias e caricaturas . enfim.. vocês saíram da disney? ou o salazar ainda vive dentro de vós?
( e a caricatura de porco nada tem de racista. o comentário do pn só se explica e é apropriado se entre a multidão alguém lhe cuspiu “monhé “. por mais voltas que deem e se armem em virgens ofendidas um porco é um porco e nada mais . transparentes : o galamba roído por uns , o porco roído pelos outros. paralelamente , outros , que querem passar imagem de bonzinhos e fazer pazes , aplaudem os que roem o porco. vão apanhar caracóis em lugar de fazer teatro. com umas bejecas são bem bons.)
adoro ouvir o minuto, adorei ler o minuto dele e adorei adorei adorei a nota tua.
(a nota com voz é que era, lailailai, penso sorrateira em sorriso de esgueira)
de resto, os sebosos do costume a embadalhocar tudo, preciso de encomendar uma caixa de resmas de lixívia. !ai! que riso
Estamos a assistir ao striptease político, ético e moral do Marcelo.
O Marcelonso porque sonso, Marcelinico porque cínico e Marcelarde porque covarde, expõe diariamente a miséria mental e moral que o consome.
O episódio dos comentários aos cartazes é um exemplo maior e substantivo de alguém que perdeu a serenidade, a compostura e começa a perder o contato com a realidade e até com parte de si mesmo, aquela parte que quis mostrar aos portugueses durante dezenas de anos. Hoje por hoje temos o Marcelonso vichyssoise… apenas.
Os cartazes obviamente ofensivos, violentos, racistas e provocatórios pelo modo como foram exibidos, não mereceram uma palavra de censura do Marcelarde. Ao invés e cego pela luta política e pela ideia de não dar trunfos ao 1º Ministro, logo ali iniciou e prosseguiu no dia seguinte a campanha para relativizar, reciclar e relevar o sucedido. Essa campanha tem vindo a crescer nos CS, vidé canais de TV por cabo e estamos a curta distância dos comentadeiros e paineleiros direitolas decretarem que a culpa é afinal do Costa.
Este episódio por tão claro e cristalino, mostra-nos a todos quem temos pela frente… outro velhaco tal como o Cavaco, mas este com finesse e sofisticação.
Não conheço. Seja como seja, que interessa ???
A opinião de Vital Moreira sobre a agenda do Conselho de Estado que Marcelo convocou para Julho.
https://causa-nossa.blogspot.com/2023/06/o-que-o-presidente-nao-deve-fazer-38.html
Dasse, toda a semana o mesmo prato e ainda por cima requentado servido pelo garçon valupi.
Na tv, temos Vasconcelos, seminarista e cineasta, desde sempre encostado, ora à Gulbenkian, no tempo dos caié du cinemá a preto e branco, ora ao PS. A filha, também encostada como directora da RTP, diz que o pai partilha com Sousa Tavares (filho) a mania dos vinhos, afirmando que o pai, nem que coma um reles vrás de grelos, tem que beber um bom vinho, sempre. Sai um barca velha pró parasita. Dele, disse Scolari, ser um comentador de futebol de tv que era cineasta, (que não percebia nada de futebol). Outro notório vinhateiro é o maestro da bengala, este mais do tinto carrascão, que viu a filha ser eleita deputada do ps e pedir o pagamento pelo Estado das viagens de ida e volta para Paris, local de residência. O que foi concedido pela AR. Falou o ordinário opinante, da TAP, o que já é costume, dizendo que defende, diz que por motivos estratégicos, a sua manutenção na mão do Estado Português. O que ele quer, é continuar a viajar de borla, encostado ao ministério da cultura. Sousa Tavares Filho, também defende, mas diz que é por ser companhia de bandeira, e, acrescento eu, também ainda não desistiu do que diz ser seu direito, fumar um bom charuto no restaurante, depois da refeição. Portanto, duas tapes, uma pra fumadores, outra pra ex-fumadores .
Enfim, trengos lisboetas …
Claro que os cartazes são de cariz e conteúdo insultuoso-racista e não arte, como quer fazer crer o autor, pois, se eram arte deveriam ser exibidos em local de exposição própria e não numa manifestação de protesto como bandeira e na cara do representado acompanhado de slogans correspondentes ao significado do representado nos cartazes.
Os comentários do compulsivo troca-baldrocas nitidamente a desvalorizar e até a esvaziar o conteúdo ascoroso de ódio e racismo patentes nos cartazes representará, porventura, por-Ventura. Isto é, que Marcelo já está mentalmente preparado para dar posse a um qualquer governo que inclua o Ventura e seus rapazes imaculados, amigos de racistas.
Tudo indica que vamos ter um Presidente que se iniciou afilhado e adepto de ditadores e acaba como adepto e padrinho de ditadores.
josé neves , faça aí um esforço semiótico e explique-me onde uma caricatura usando um porco tem conotação racista , se é tão amável. obrigada. e onde os loiros trump e boris , e o rei d. carlos , etc , encaixam nessa teoria.
os ataques ou pseudo ataques não dependem da visão subjectiva da vitima : ou são ou não são objectivamente. uma pessoa não pode sentir-se “assassinada” e mandar alguém para a prisão por “sensação de assassinato” , o crime ter de acontecer objectivamente. os conceitos não mudam de definição ao gosto do freguês e/ou sclientelas.
“faça aí um esforço semiótico e explique-me onde uma caricatura usando um porco tem conotação racista , se é tão amável. obrigada. e onde os loiros trump e boris , e o rei d. carlos , etc , encaixam nessa teoria.”
Ja lhe foi explicado ante-ontem:
Lowlander
13 DE JUNHO DE 2023 ÀS 10:49
Yo / pzzzzzzzeudo-zzzzzazzzzzie:
Tentar equivaler como iguais, ignorando olimpicamente o contexto, caricaturas com caras de porco de um Trump, Trudeau ou Johnson e caricaturas com caras de porco de um George Soros, Obama ou Costa e de uma ignorancia atroz.
Nao percebes porque nao sabes o que e pertencer a uma minoria racializada.
Nao percebes porque nao sabes da extensa e triste historia, documentada, da animalizacao de minorias raciais como forma de desumanizacao para mais eficientemente oprimir.
Pior que isso, nao queres saber.
um porco não depende do contexto , senhor. costa é um político como os outros , um porco tem sempre o mesmo significado. e perguntei ao josé neves .
as suas explicações respondem ao interesse de clientelas.t em noção dos disparates que diz? vá estudar semiologia.
e , percebe , com certeza , que desvaloriza o mal estar , a indignação , que o trudeau ou o boris possam sentir ao ser representados como porco…..por que os sentimentos e subjectividade dos racializados são mais importantes ? é isso?
você é negro , não? talvez indiano?
E entretanto deixase mais uma privatizacao ruinosa (da TAP) passar sem escrutinio adequado.
Aceita-se assim em silencio que uma parte importante das elites argumentem sem contraditorio que num pais como Portugal, com uma forte componente de turismo no tecido economico, territorios insulares para administrar e lacos economicos/historicos (por boas e mas razoes mas objectivamente existentes) com paises no hemisferio Sul – estas elites mandam dizer que uma companhia aerea nao e um bem estrategico que o Estado Portugues deve deter como instrumento fundamental para implementacao de uma estrategia de desenvolvimento economico neste pais, com estas caracteristicas.
Em vez do escrutinio do que e fundamental temos trogloditas a defenderem racistas ou a berrarem contra a opressao de ex-funcionarios que batem em mulheres.
A direita portuguesa e inerravel.
“pois, se eram arte deveriam ser exibidos em local de exposição própria”
e qual é que é esse local de exposição “própria” para a arte?
“contra a opressao de ex-funcionarios que batem em mulheres”
aqui o lowviegas acha que não há direito de legitima defesa se foram mulheres a atacar. se o putin soubesse disso tinha invadido a ucrânia só com mulheres e assim já tinha mais um apoiante.
Pois Pzzeudo-zzazzie,
Contexto nao te interessa nada.
A tua pergunta final:
“você é negro , não? talvez indiano?”
E sintomatica, tristemente previsivel e prevista. E mesmo assim chocante imagine…
Sou caucasiano de origem portuguesa, heterossexual, casado com filhos, meia-idade, classe media-alta, com educao universitaria, catolico nao praticante, meco 178 cm, vivo numa comunidade rural e nao tenho (pelo menos por enquanto) deficiencia fisica ou mental com impacto no meu dia-a-dia.
O escabroso racismo e xenofobia exibido pela A Yo /pzzeudo/zzazzie envergonha e entristece-me como portugues e Ser Humano. Volte para o buraco cavernicola donde nunca devia ter rastejado para fora.
“aqui o lowviegas acha que não há direito de legitima defesa (…)”
Legitima defesa? Larga o vinho.
você é um cliché , igual ao discurso do marcelo…quando a cena não lhe agrada larga a cenita do racista. suponho que tb usa bastante lugar comum fascista. acertei? as well populista ?
e não era preciso fazer uma descrição exaustiva da sua pessoa. já vi que tem muito orgulho no seu ser , mas exibicionismo é completamente parolo. era só sim ou sopas.
“Legitima defesa? Larga o vinho.”
confirma-se. para o sentido de justiça de lowviegas, se 4 mulheres te tentarem assaltar não podes nem deves resistir porque as mulheres são incapazes de violência.
aposto que é por serem uma “minoria sexualizada”.
Yo / Pzzeudozzazzie
Suca daqui!
“(…) se 4 mulheres te tentarem assaltar (…)”
Larga o vinho!
Lowlander
15 DE JUNHO DE 2023 ÀS 13:03
“(…) se 4 mulheres te tentarem assaltar (…)”
Larga o vinho!
—
Expandindo um pouco:
Existe zero evidencia verificavel dessa versao dos acontecimentos.
Larga o vinho!
cliché mesmo , quando gozado desata aos insultos….
a minha ram é praí de 64 gigas , a velocidade do processador é “rapidíssima” a sua nem aos 4 gigas deve chegar e o processador anda de marcha atrás -:) -:)
Cartaz racista ??? Que elemento racista tem o cartaz ? De mau gosto ? Isso sim, concordo. De péssimo mau gosto e, ofensivo tendo em conta os lápis a vazarem os olhos . Mas se fosse o olho do traseiro do PR, o malcariado, já achava bem . Enfim, manias .
Yo, a semiótica trata da comunicação por sinais e, precisamente, a mensagem ou sinal comunicado pelo cartaz é o de que Costa é um porco. Ora é uma evidência ao olhar que Costa é de raça humana e não porcina; o cartaz, além da ferocidade desumana que denota é duplamente racista; é-o na representação como sendo não humano mas um porco e, também, nos traços carregados de “monhé” indiano, não branco.
O facto de haver casos semelhantes pelo mundo isso não apaga nem limpa o racismo inscrito nesses cartazes por quem os produz mesmo que sejam de autoria de artista reconhecido.
Não vejo traços de indiano nenhuns nem vejo que uma pessoa mesmo que caracteizada como porco seja racismo, o Neves Lé, ou nunca viu as caricaturas do Raphael Bordallo Pinheiro, ou continua a confundir tudo, como sucedeu quando Guterres o salvou da falência e Neves foi agradecer ao … Sócrates…
“Existe zero evidencia verificavel dessa versao dos acontecimentos.”
hahahahahhaah foi a versão admitida – e por uma das atacantes – na CPI!
mas põe as palas, tranquilo.
josé , sabe o que é uma caricatura? acentua os traços característicos do caricaturado e portanto caricaturáveis , como o nariz do zezito ou os lábios do guterres. espera que caricaturem o costa com traços de chinês? com lábios fininhos?
e o objectivo da caricatura política é ridicularizar , sendo que porco significa o mesmo num branco , num indiano , num russo ou num negro. o porco como símbolo não muda de significado consoante o visado.
e de toda esta conversa o que se conclui é que é uma vergonha ter traços de monhé , e que o pm deveria fazer plástica para parecer branco , para esconder as suas origens e apresentar-se como branco de gema.
enquanto as pessoas tiverem vergonha de serem o que são , não saímos disto.
“hahahahahhaah foi a versão admitida – e por uma das atacantes – na CPI!
mas põe as palas, tranquilo.”
Mostra la aqui a malta essa tal famosa admissao… quem, onde quando?
Aviso a navegacao: eu vi as audicoes da CPI todas, versoes integrais.
PS: Larga o vinho.
Yo /Pzzeudo-zzazzie,
Ufa! o que se aprende contigo…
O racismo recauchutado da direita inane e que e interessante!
Decencia, dignidade – sao cliches enfadonhos… “woke” n’e?
viste e leste tudo e mesmo assim conseguiste não perceber nada. enfim.
olha, segue abaixo:
“A chefe de gabinete disse que nunca tocou em Frederico Pinheiro, tentando apenas tirar-lhe a mochila, e que foi este que a agrediu e a mais três elementos do gabinete que tentaram também recuperar o computador.”
daqui: https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/tap-depois-de-frederico-pinheiro-e-a-vez-de-eugenia-correia-dar-explicacoes-na-cpi
sublinha-se “tentando apenas tirar-lhe a mochila” e “mais três elementos do gabinete que tentaram também”.
de nada, pá!
«e de toda esta conversa o que se conclui é que é uma vergonha ter traços de monhé , e que o pm deveria fazer plástica para parecer branco , para esconder as suas origens e apresentar-se como branco de gema.»
E com uma leveza de passo de mágica a yo inverte o problema do racismo impresso quer no cartaz em si quer no momento e modo de apresentação provocatório do dito. Assim, sem mais, vai ao absurdo de considerar que o racismo está e o racista é o primeiro ministro que, sendo monhé indiano, afinal, quer ser branco.
Fica assim confirmada a coincidência total da yo com o autor do cartaz, ou seja, o idêntico racismo de origem ideológico do cartunista puro ortodoxo com a yo uma ortodoxa de todas as puras anarquias.
o viegander pôs as palas e escondeu-se no fundo da garrafa
@ “só mesmo tu pra defenderes a eugenia
16 DE JUNHO DE 2023 ÀS 16:43”
Recordo o cerne da tuas assercoes:
1 – “direito de legitima defesa [por parte de Frederico Pinheiro] se foram mulheres a atacar.”
2 – “foi a versão admitida – e por uma das atacantes – na CPI!”
Isso que citas e elencas corrobora zero. Antes pelo contrario,
Larga o vinho.
No fundo, no fundo o problema é dar paleio á Yo!
é isso mesmo …não posso com interpretações ideológicas de símbolos ao gosto do freguês.
sabes o que é o justo? justo é o branco estar no mesmo patamar de todos os outros e todos os outros estarem no patamar do branco. nem infantilizar uns nem diabolizar outros.
já não dou nem mais um tostão para racismos , fascismos , populismo, sexismo e mais conversas de chacha pós modernas , converti-me ao antiespecismo , que já está mais à frente.
( ou seja , inadmissível comparar o costa a um amoroso suíno , animal muito inteligente , que até consegue andar de bicicleta)
lowlander, meu
a minha asserção era direito de legitima defesa por mulheres o estarem a assaltar, certissimo.
o que coloquei comprova que na CPI a Eugenia assumiu que tinha tentado tirar-lhe a mochila e que as outras 3 mulheres do gabinete tinham feito o mesmo. qual é a parte que não estás a perceber? se alguém te tentar tirar a mochila na rua, tu defendeste ou não? e se for dentro de um edificio de escritórios?
calhar devias mesmo beber menos, pá. não acertas uma.
Meu! Um gajo rouba o telemóvel DO MEU PATRÃO, que está à minha guarda, mete-o na SUA DELE mochila e tenta dar de frosques. Eu agarro-lhe a mochila para tentar recuperar o telemóvel DO MEU PATRÃO, que estava à minha guarda, dois amigos que assistiram ao roubo do telemóvel DO MEU PATRÃO pelo dono da mochila tentam ajudar-me na recuperação, mas vai daí quem deve ir de cana sou eu e os meus dois amigos, porque agarrámos A MOCHILA DO LADRÃO onde ele transportava o telemóvel DO MEU PATRÃO, por ele roubado. O pobre ladrão tem todo o direito de se queixar à PSP porque eu agarrei a SUA DELE mochila e, em seguida, pode pedir o apoio da APAV e pedir-me uma indemnização. E depois deve ser canonizado. Tá bão, pá! É fácil, ainda que não seja barato nem dê milhões, já toda a gente percebeu. Vai até fazer jurisprudência… na galáxia de Andrómeda.
ya, meu!
se tentares recuperar violentamente as coisas do teu PATRÃO (já agora, que merda de atitude de otário, unicórnio camacho) pagas indemnização e levas com acusações de HOMICIDIO porque tu não és uma PUTA DE UMA AUTORIDADE!
ora vê aqui:
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/ladrao-atropelado-recebe-indemnizacao-de-40-mil-euros-e-dono-da-casa-e-processado-por-homicidio-na-forma-tentada
já agora, o que é que fizeram as AUTORIDADES quando chegaram ao local do crime? devolveram o telemóvel AO TEU PATRÃO ou não? POIS! E onde estavas tu nessa altura? ah, ja sei! a BORRAR-TE todo no WC! MUCHO CREDIVEL! GELADOS COM LA TÊTE!
Meu! Um dia em que uma amiga tua seja assaltada, contigo a assistir, não te esqueças de dizer ao ladrão: “Excelentíssimo Senhor Ladrão, espere aí um bocadinho, por favor, no máximo uma hora ou duas, porque eu não sou nenhuma autoridade para o obrigar a devolver o que roubou à minha amiga e vou chamar a polícia para o fazer. Muito obrigado pela sua paciência e boa vontade, Excelentíssimo Senhor Ladrão.”
São tuas as medalhas de ouro em Cambalhotas às Três Tabelas e nas novíssimas modalidades olímpicas de Gelados com a Testa Fazendo o Pino e Como Enrabar o Gato de Schrödinger Sem Abrir a Caixa Onde Está Encafuado. Parabéns!
@ Pseudonimos avulsos
Ponto previo: mudar de pseudonimo a cada 10 minutos pode ser giro uma vez ou duas mas fica e truque que envelhece depressa e deixa no teu interlocutor tao so a impressao de que es um puto imberbe.
Posto isto.
Acrescento que essa de subrepticiamente tentar mudar a posteriori:
“direito de legitima defesa [por parte de Frederico Pinheiro] se foram mulheres a ATACAR”
por
“a minha asserção era direito de legitima defesa [por parte de Frederico Pinheiro] por mulheres o estarem a ASSALTAR,”
E pura desonestidade intelectual – versao aldrabice.
Aldrabice tipica de puto imberbe que fez copia da chave do armario de vinhos do paizinho…
Posto isto, subscrevo inteiramente os comentarios do Camacho de 21 DE JUNHO DE 2023 ÀS 1:57 e 21 DE JUNHO DE 2023 ÀS 11:10 que arrumam rapidamente este ensaio de aldrabice.
Isto e, mesmo este coxo “switcheroo” nao passa de uma risivel ficcao, vazia de fundamento, desligada da realidade ou mera logica interna, nos seus proprios termos.
Cresce, aparece e…. larga o vinho.