60 thoughts on “Começa a semana com isto”

  1. adorei, adorei, adorei. e tenho mesmo de citar o meu génio preferido com a respectiva banda sonora da citação :-)

    “Se qualquer um de nós estivesse nas precisas condições de um qualquer outro, esse qualquer de nós seria esse qualquer outro. É inevitável que assim seja pois nós sabemos que somos, no nós próprios de cada um, o resultado das nossas circunstâncias. Das nossas únicas, irrepetíveis e inigualáveis circunstâncias.

    Donde, somos todos diferentes porque somos exactamente os mesmos. Ou o mesmo.”
    https://www.youtube.com/watch?v=-DJ4Hcc7n-c&list=PLAtNIDLd3VezP7F3YIScI2SaKyrQzkfrG&index=20

  2. Que grande confusão, Olinda.
    Se fosse-mos apenas o resultado das nossas circunstâncias, quer Platão na sua “República” quer Marx no seu sistémico marxismo via comunismo tinham tido razão e tais sistemas sociais teriam tido pernas para vingar, contudo, faliram assim como todos, baseados em tal conceito, hão-de falir inevitavelmente.
    Também António Aleixo, o grande poeta popular, ensinado pelos marxistas, disse numa célebre quadra sua que “(Eu) sou simplesmente o produto do meio onde fui criado”. Contudo foi Ortega e Gasset que disse, – Eu, sou eu e as minhas circunstâncias-, o que não só é diferente como é o acertado.
    Repara que “As nossas únicas, irrepetíveis e inigualáveis circunstâncias” é um contrassenso total pois ‘circunstâncias’ são a realidade que nos rodeia, exteriores a nós, e são natural e constantemente mutáveis e jamais únicas.
    Quer o erro de Platão quer o clamoroso e desumano erro do marxismo stalinista foi o resultado desse conceito socrático-platónico e do marxismo teórico sistémico que propunha que por meio de uma educação dedicada e aplicada a partir duma inicial limpeza ao cérebro se poderia formar um “homem novo” e atingir o “fim da História”. Aliás, Esparta já tentara antes criar o “guerreiro herói” perfeito por meio de uma educação de nascença apropriada para tal; afinal, também Esparta não só não atingiu tal fim como não deixou nada à História da humanidade para além dessa funesta ideia do homem como puro guerreiro.
    O que é único e intransmissível é o nosso “eu”, o nosso ser ontológico ou, como dirão os novos filósofos, o nosso “algoritmo” próprio e único de cada ser humano.
    A vida de António Aleixo é a prova de que foi Ortega e Gasset quem está certo pois, hoje, o nome do poeta popular de Loulé vale mais que todos os homens ricos locais juntos que, em sua vida de cauteleiro e pastor tuberculoso miserável, faziam chacota e gozavam com os seus pensamentos; hoje ninguém os conhece ou lembram-se deles, rancorosamente, pela maneira como mal trataram o grande poeta da terra.
    E tudo porque o “Eu” poético único de Aleixo era muito maior que as suas circunstâncias.

  3. “marxismo stalinista”
    Isso é o quê? Uma nova marca de frigoríficos? De camisas-de-vénus em aço inox, para o picha de aço?

  4. Picha de aço faz-me lembrar o Professor Balbino, o grande enrabador da região centro, que fez o seu altar de tantos cus de macho lusitano!

  5. olinda , quem pactua e não denuncia o zelérias , um rematado drogado , ainda por cima de coca , é que é cúmplice do genocídio do povo ucraniano. podem ter a certeza que alucinado como já está , a ver inimigos por todo o lado , lutará , teimosamente , convencido que é muito esperto , o maior estratega de todos os tempos , até ao último ukra.

  6. yo, a calúnia é crime. e mais crime é, em frequência acumulada, tratando-se de alguém que está a defender um país invadido. ganhe vergonha na fronha.

  7. Tem razão Olinda.
    Mas vergonha nas fuças é o que esses adoradores de Putin não têm. Quem sabe, um dia, oxalá que não, essa gente venha a morder a língua.

  8. nada, olinda!
    vê lá se não és tu mas é a próxima “amiga de infância” que afinal é uma traidora putinista desde o inicio da guerra.
    sabes, é que roma não paga nesses casos!

  9. Josep Borrell von Alzheimer, alto representante europeu para os Negócios Estrangeiros, ontem, 18-7-22 (sem que lhe caíssem os dentes):

    “A Rússia continua a atingir campos e produtos alimentares. Toda a gente viu imagens de campos de trigo a arder. Continuam a bloquear as exportações da Ucrânia. São responsáveis pela fome no mundo.”

    São responsáveis pela fome no mundo, não faz por menos! A Rússia é o maior exportador mundial de trigo, seguida pelos Estados Unidos, Canadá e França, e só depois vem a Ucrânia, em 5° lugar. Em 2020, a Rússia exportou o dobro do trigo da Ucrânia. Em 2018 foi quase o triplo. Os chicos-espertos das sanções dizem que ninguém impede a Rússia de exportar o seu próprio trigo, porque os produtos alimentares não estão abrangidos. “Esquecem-se” convenientemente de dizer que os barcos russos utilizados no transporte estão proibidos de aportar em portos europeus, por exemplo. E no resto do mundo há enormes pressões no mesmo sentido, como por exemplo este, em que um cônsul-geral americano pressiona a Autoridade Portuária de Mumbai (ex-Bombaim), Índia, a impedir a atracagem de navios russos.

    https://youtu.be/ZrdaBQ1HRmI

    Assim, quanto à “fome no mundo” provocada pela diminuição das exportações de trigo ucranianas, a narrativa é bem conhecida e tem sido bem martelada. A realidade é diferente:

    https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_wheat_exports?wprov=sfla1 (Wheat exports by country 2020)

    https://www.indexmundi.com/agriculture/?commodity=wheat&graph=exports (“)

    https://beef2live.com/story-top-20-largest-wheat-exporters-world-0-206491 (“)

  10. Foz, estou consigo, o importante mesmo é que deixem a ucrânia em paz – a paz é sempre a foz.

  11. teste, os traidores e os invasores – assim como caluniadores – têm de ter sempre um final feliz: serem despedidos sem piedade. é o designío maior.

  12. eina pá,

    a olinda já faz posts em memória de ministros do ultramar enquanto nega o racismo!

    isto está como há de ir

  13. mas fez bem, racistíssima olinda, em impedir os comentários. era capaz de ter que ler/ouvir umas verdades e seria chato

  14. teste 2 e coça, a Aspirina de hoje – conforme a entendo – é a leda transferência da liberdade sem ironia. é mesmo assim: expressamos explicitamente a admiração e o orgulho quando o sentimos – e não há lugar a qualquer comentário que possa deixar nódoa.

  15. olinda,

    preste atenção, só lhe direi isto mais uma vez:

    ninguém quer saber do que menina entende ou deixa de entender. ou se sabe justificar e está disponível a ser confrontada e a ver debatidas essas justificações ou não passa de uma idiota com pretensões pseudo.

    sem mais de momento, melhores cumprimentos, etc e tal

  16. teste, eu só sentiria necessidade de me justificar caso fosse racista (talvez para exorcizar a culpa como o teste). como sei o que sou e o que não sou, estou-me cagando para si e para o que diz.

    Olinda, com O grande: grandessíssimo O de Olinda. !ai! que riso

  17. olinda,

    sei bem que perante mim não precisa de justificar de nada. o sentimento é absolutamente mútuo. mas o seu problema, a razão porque a acusação a incomoda tanto, é que nem perante si mesma consegue justificar a diferença de atitude. ou, obviamente, já aqui o teria feito.

  18. Mangalhões Gordinhos, não tenho problema algum nem me sinto acusada nem faço a mais pálida ideia de que diferença de atitude está a falar. considero-o disfuncional e, por essa razão, não lhe dou qualquer importância.

    ob.: vá dar banho aos mangalhões gordinhos com piaçava. e quantos colhões tem, afinal, para se definir melhor o desenho da criatura? e são pretos, amarelos, brancos, castanhos? e buraco, tem só um? !ai! que riso

  19. hahahahaha,

    pois claro que não faz ideia de que diferença de atitude estou a falar! hahahhahaha
    é uma forma engraçada de lidar, a sua.
    e funciona mesmo à noite quando está deitada sozinha consigo própria?
    fascinante!

  20. Há 4 tipos de pessoas neste mundo: os cretinos, os tolos, os idiotas e os lunáticos… Os cretinos nem sequer comunicam; apenas balbuciam e se engasgam… Os tolos têm grande procura, especialmente em ocasiões sociais. Eles envergonham toda a gente, mas ao mesmo tempo fornecem assunto para as conversas… Os tolos não afirmam que os gatos são cães, mas falam de gatos quando toda a gente está a falar de cães. Eles ofendem todas a regras da boa conversação, e quando ofendem mesmo alguém, são magníficos…Os idiotas nunca fazem a coisa errada. É o racíocínio deles que está errado. Como o do gajo que diz que todos os cães são animais de estimação e todos os cães ladram e que os gatos também são animais de estimação e portanto, os gatos ladram…Os idiotas vão dizer algo acertado de vez em quando, mas dizem-no pela razão errada… Um lunático é fácil de reconhecer. Ele é um idiota que ainda não sabe as regras do ofício. O idiota prova a sua tese; ele usa lógica, por mais torcida que possa ser. O lunático, por outro lado, não se preocupa minimamente com a lógica; ele trabalha por atalhos. Para ele, tudo prova tudo o resto. O lunático é todo ele ideia fixa, e tudo o que encontra no seu caminho confirma a sua loucura. Consegues reconhecê-lo pela forma solta como usa o senso comum, pelos seus flashes de inspiração e pelo facto, de mais tarde ou mais cedo, vir com a história do putinismo a propósito da guerra da Ucrânia…

  21. Quando a olinda descobrir que o Magalhães Godinho foi o único professor catedrático expulso durante o Estado Novo e que por isso sempre responsabilizou directamente o hoje homenageado, é que vai ser.
    Ou então vai se convencer de que nada sabia e por isso nada tem a justificar.
    É a tragédia dos comuns, como dizia o outro.

  22. depois, também existe a abominável categoria dos más-línguas. é fugir, dar de frosques, que eu só quero línguas que me causam orgasmos. !ai! que riso

  23. Magalhães, Joaquim Romero (2019). «GODINHO, Vitorino Barbosa de Magalhães» (https://dichp.bnportugal.gov.pt/imagens/godinho.pdf). Dicionário de Historiadores Portugueses – Da Academia Real das Ciências ao Final do Estado Novo. Biblioteca Nacional de Portugal. ISBN 978-972-565-595-5

    “Vitorino Magalhães Godinho e a questão da escravatura” Práticas da História, Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, n.º 8 (2019), pp 258-272

  24. não me diga que quer, à força toda, apagar a escravatura da história: olhe que se vai ver negro, é inútil. !ai! que riso

  25. olinda,

    isso que você faz de perceber tudo, mas é que é mesmo tudo, ao contrário nas histórias que ouve é uma arte.
    por favor, nunca mude.

  26. o Joaquim Camacho parece aquele que justifica a violência doméstica porque o marido é muito trabalhador e a mulher é que tem mamas grandes e usa decotes. que vergonha.

  27. essa do king é espantástica , já tinha lido algures. escrever roteiros para uma guerra…
    eu agora é ver para crer.
    e a demissão da senhora encarregada de investigar os “crimes de guerra” russos , como os “denunciados” em bucha , tb é esquisito.

  28. a olinda parece que justifica a violência doméstica da mulher contra o marido com o machismo da sociedade.
    deplorável.

  29. então não justifica.
    não se lembram de quando a advogada do johnny deep desmontou as mentiras da amber heard em tribunal e aqui a olindapirina ter vindo perguntar se aquilo é que era justiça?
    é racista e sexista. ou só burra, se quisermos economizar nas palavras.

  30. teste, nada melhor do que a própria experiência para retratar a sociedade. retratar. fazer um retrato. detalhes. haverá mulheres que praticam a invasão com os homens e com mulheres e homens com homens. há de tudo mas mais de uma forma do que de outras – tem história e não se pode matar a história.

  31. gajo que acha que os seres humanos têm todos os mesmo valor independentemente da raça, todos temos direito ao direito de ter direitos. não detectar isso faz de si um gajo com um péssimo carácter.

  32. olinda,

    agora comece a pensar no que escreveu antes de escrever as barbaridades que escreve. antes!

  33. olinda,

    esses direitos que insinua que eu não dou ou reconheço a outros estão aqui na sala connosco?

  34. Para quem tem uma tábua de engomar aí em casa, perceberá um dia, se “conversar” com ela, que a dita tábua entende melhor qualquer coisa que se lhe diga do que a transbimba taxista. E a quem achar que vale a pena (não é o meu caso), sugiro ainda a organização de um crowdfunding para comprar um atlas à transbimba hiperactiva, para ver se ela aprende finalmente que a Crimeia não fica na fronteira entre a Moscóvia e a Nigéria. Mas desde já informo que não darei um tusto para esse peditório, pois apostaria de novo o colhão esquerdo e metade do direito em como a bimba taxista continuará a insistir que é Nigéria, sim senhor, ali para os lados da Antárctida, e que os atlas são todos uma cambada de machistas e sexistas viciados em violência doméstica (biolance domeske em dialecto zelenskyano).

  35. até hoje ainda não percebeu a essência da crimeia – assim são os putinistas, pois, claro, estão mil anos atrás. não, quer diser, verdade seja dita, eu estou mil anos à frente daqui para trás e daqui para a frente. !viva! a Olinda, !ai! que riso

  36. Quer “diser” (sic, aliás sick), “dis” e “diserá”, cantando e rindo, rindo muito, sempre rindo, a transbimba taxista: “Verdade seja dita, não ouçam o que eu digo que a minha boca está rota!”

    Foda-se, não consegues mesmo entender que toda a gente já percebeu que és ignorante e burra que nem uma porta? E que a figura que fazes é deprimente? Não tens mesmo um pingo de dignidade e vergonha na cara?

  37. isto vai resultar em quê ? algum entendido por aí?
    que é bera prós oxidentais , oxidentais de oxidados , é só ferrugem , dá para ver.

    Enquanto o dólar devora o euro
    BRICS adoptarão entre si nova moneterização e não vão usar o dólar.
    ASEAN adoptarão entre si nova moneterização e não vão usar o dólar.
    Mais candidaturas se perfilam para o grupo BRICS.
    Irão junta-se oficialmente á SCO e ao sistema de transações da Rússia.
    Bancos na Coreia do Sul, aceitam cartões MIR.

  38. dá ideia que os planos vão sair furados aos estados unidos , as sanções à rússia vão acabar com o dólar ( lá se vai o sonho húmidos dos alemães com o euro) .
    é isso o que se infere dos factos acima?

  39. o Joaquim Camacho até com numa falha de teclado pega para me comentar. pode desistir, eu só quero o Valupi. !ai! que riso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *