Receita para um idiota

Este orçamento consagra aquilo que já estava previsto na 7.ª avaliação, que é a convergência da Caixa Geral de Aposentações, mas ao mesmo tempo, aumenta as pensões mínimas sociais e rurais de um milhão de pessoas, que são aquelas que não aparecem na televisão, mas são as mais pobres“, sublinhou.

Paulo Portas reagia assim à manifestação de sábado em Lisboa, que concentrou em Alcântara milhares de pessoas, que exigiram a demissão do Governo, num protesto promovido pela Confederação-geral de Trabalhadores (CGTP-In) contra as políticas de austeridade.

Temos então que, se os mais pobres não se manifestam por terem sido contemplados com umas migalhas, o melhor é mesmo aplicar a receita a toda a gente.

COMO ACABAR COM MANIFESTAÇÕES

Receita: Reúne-se um país numa frigideira e assusta-se o mesmo com uma Troika e a falta de alternativa. Reduz-se a generalidade dos salários até níveis insuportavelmente baixos. Vai ao lume. Rega-se com sentimentos de culpa e, de vez em quando, reduz-se a temperatura com pequenos aumentos de miséria. E pronto, entretidos a sobreviverem, os cidadãos deixam-se cozinhar e são muito poucos os que saltam para fora para tomarem consciência do que se passa.

27 thoughts on “Receita para um idiota”

  1. uma pergunta: porque não mobilizamos “todo mundo” via sms para a recepçao aos eventos com participaçao de governantes? é ou não degradante ver nessas manfis meia duzia de sindicalistas a apupar e a fazer publicidade à cgtp.porque não há essa mobilizaçao mas anonima?.quanto tempo aguentam os ministros, vitimas de uma marcaçao cerrada nas suas açoes de propaganda ?.armenio santos está a banalizar as manifestaçoes sem resultados praticos.já está marcada mais uma.a direita já diz que ele tem comissaõ por cada manif.

  2. O moço de recados p. portas diz coisas e foge ao contraditório, não voltará a passear-se
    pelas feiras e romarias, só está no poder com o apoio da sua ala populista (PP) basta ou-
    vir Nobre Guedes e outras figuras do CDS para saber que os truques do estradista portas
    não convencem os associados!
    Será muito comedido dizer que o moço hoje vice, em tudo o que se tem metido saiu borra-
    da, basta lembrar a sua bandeira dos Combatentes em que subverteu uma Lei com outra
    para prejudicar os combatentes nos efeitos da contagem do tempo para cálculo das pen-
    sões a atribuir! Sobre os idosos ou seja os pensionistas e reformados vê-se o que está a
    sair no O.E. 2014, dolosamente agita um milhão de pequenas pensões que em muitos ca-
    sos existem pensionistas que recebem 2 ou 3 dessas pensões que não correspondem a
    carreiras contributivas regulares … já o seu ministro da caridade, com a sua habitual falta
    de ar, enche a boca com esses aumentos de 4 ou 5 euros, tudo na maior demagogia!!!

  3. Só a partir da segunda quinzena de Janeiro o pessoal vai acordar. Entretanto o Arménio e o PC – concordo com o comentário acima – vão banalizando a rua de tal forma, que as pessoas ficarão tão saturadas, que nem vão reagir. O objetivo agora é capitalizar para as europeias. Entretanto o Cavaco já disse que nada fará. Estamos todos entregues aos bichos.

  4. segundo consta, as pensoes dos rurais têem tres escalões.paulo portas(parece o dono da massa) só descongelou o primeiro escalão,os outros ficaram na mesma. o ps para dar um rebuçado ao pcp meteu o congelamento dessas reformas muito baixas dos rurais nas medidas de austeridade,mas o pcp como já estava numa de quanto pior melhor,partiu para o chumbo do pec 4.e borrifou-se para as reformas dos rurais!

  5. Penélope,

    repito-me: privilégio para as classes altas, despenalizadas com este OE e não acentuar do massacre para o mais baixo do mais baixo (cada vez mais grossa a coluna)em termos de rendimento. Anula-se o protesto das pontas e empurra-se a classe média para baixo, para a margem dos não protestantes. O lúnpen não protesta, toda a gente sabe.

    F Soares, também eu já caínessa: primeiro era: no final do primeiro ano de governação, do primeiro orçamento mais além da troika, o pessoal acorda; depois era depois de rectificação para pior, o pessoal acorda; depois da TSU o pessoal acorda; depois dos 17% de desempregados o pessoal acorda; finalmente, depois dos despedimentos dos funcionários o pessoal acorda; depois da saída do gaspar com a carta , o pessoal acorda; depois de termos de pagar mais uns milhares de milhões de euros por causa da crise política de luta de cargos no governo (crise do verão), o cavaco acorda e o povo também;depois do OE 2014 o pessoal acorda.
    F Soares, o pessoal não acorda, porque não há quem o acorde, não basta sentirem na pele, tem de haver liderança que o mobilize. E isso não há. E por isso, o pessoal não acorda, pensa que “sonha” um pesadelo. Dizes tu que o pesadelo acaba na segunda quinzena de Janeiro. Como? Qual é o teu sonho acordado?

  6. “calista”, a vida não se resume a jogos de palavras. Até podes ter piada à vezes, mas tens de controlar o ego quando se trata de algo mais do que tu e os teus trocadilhos.

  7. “e são muito poucos os que saltam para fora para tomarem consciência do que se passa” E mesmo esses, vê lá o que os espera, deita um olhadela nalguma “intelectualidade de esquerda” aqui do aspirina…

  8. nas europeias, devemos votar em quem defende a manutençao de portugal na europa mas com convicçao.votar no bloco e no pcp,é votar em partidos residuais que estão acantonados no parlamento europeu sem o minimo de convicçao europeia.a europa está como está porque a direita que colocou lá durao barroso está em maioria.mudemos o parlamento.

  9. nuno cm,
    não percebi o enquadramento do comentário; suponho que estás a dizer que o pessoal irá acordar por altura das europeias…contra o pce o be e o psd…pronto, seja. E até lá, o PS deve fazer alguma coisa? Não? Sim? E o quê?

  10. ” a vida não se resume a jogos de palavras.”

    é válido para outras coisas, mas com a cgtp e pcp não é assim, se o fosse nem os cindy kalistas iam às manifestações do arménio. conversa do tempo da máquina a vapor, romantismo revolucionário ao som do adriano, tretas gerais decalcadas do pugrama do partido comunista, discursos finais a cascar no ps e insultar os socialistas que servem para anúnciar a próxima manifestação e afirmar que temos o esclusivo das manifs, somos muita poderosos e ninguém nos pára. sindicalismo, vístezio?

  11. edie,falei nas europeias por que alguem as mencionou.quanto ao que o ps tem fazer até às europeias é simples: fazer o que não fez até agora oposiçao ! nessa oposiçao, entra tambem o combate aos partidos minoritarios, principalmente o pcp,que foge do poder para o poder ferir de morte há quase 40 anos de democracia.eleiçoes em portugal antes das europeias acho que ninguem as deseja a não ser o pcp,para subir uns deputados retirados ao ps!

  12. Um verdadeiro nojo as palavras do “irrevogável”! Pena é que os partidos da oposição, com o ps à cabeça, não consigam apresentar verdadeiras alternativas às políticas deste (des)governo. Não é por acaso que vão dizendo que não há alternativa …

  13. nuno cm,
    “eleições ninguém as deseja”…alucinei ou do Sócrates ao Seguro passando pelo Soares não se defendeu outra coisa? já para não falar nos…shhh, ai, comun… e mais uma porrada de independentes , etc.

  14. quanto ao “é simples: fazer oposição”, parece um bocadinho à K7, não leves a mal. É que isso é o que eles dizem que estão a fazer. Que oposição, com que liderança? Se esta não está a resultar, o que é que se faz?

  15. Ainda vamos chegar à conclusão que o Seguro foi bastante útil, arcando com as culpas da falta de oposição do centro-esquerda.

  16. edie.quando digo, que eleiçoes ninguem as deseja,refiro-me aos partidos com a excepcão do pcp,que actos eleitorais já pediu segundo a minha estatistica, 3milhoes e 150mil vezes, por que é o seu o prato preferido, mas atençao, só oposiçao.!já ontem num post cujo titulo não recordo, questionava a validade desse pedido na manif. eu se lá estivesse tambem o faria mas como uma critica à governaçao de direita. como a alternativa ainda está a fazer o caminho das pedras, com um lider que mais parece o capelao-mor do santuario de fatima! o governo vai continuar a “cavar” para abrir a cova onde vai ser enterrado! e nessa altura pode ser que surja um lider à altura do pais e com estaleca para ser respeitado na europa.socrates é um homem de açao.o expresso teve vendas não atingidas há muitos anos,no herman julgo que audiencia foi boa e no telejornal é que está a ser feito a verdadeira oposiçao ao governo.o que resta fazer? pedir a socrates que mude de ideias,que parta pelo pais a desmontar a narrativa da direita e depois disso se antecipe o congresso dos socialistas e a lider se recandidate.

  17. idiota mesmo que chama idiota ao povo – é como o Henrique Monteiro, essa personagem que tem voz na sociedade – são muitos os que podem ser ouvidos sem esforço -, que chama idiota a quem não tem trabalho nem resposta em uma reflexãozinha de segunda feira.

  18. oh bimba! cão do monteiro ferrou-te e vens práki lamber as feridas, vai mazé fritar croquetes para ajudar o arménio a pagar o desfile de camionagem na ponte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.