Olh’ó belo juro que afinal não era

Com a proximidade das eleições, o débito de mentiras e insanidades por parte da coligação atinge níveis nunca vistos. A coisa é de tal ordem que a desmontagem de uma mentira arrisca-se a passar despercebida, pois é instantaneamente abafada/superada por outra mentira ou por mais um anúncio mentiroso, e assim sucessivamente, de modo a que nunca os desmentidos prevaleçam nos ouvidos e na mente dos eleitores.

Lembram-se da anedota dos juros que ganhávamos com o adiamento da venda do Novo Banco? Já nos rimos uma vez:

Quanto mais tempo o Fundo de Resolução levar a amortizar o empréstimo junto do Tesouro, mais juros vai ter de pagar. Contudo, o contribuinte não ganha nada com isso. É que os juros que o Tesouro recebe são, ao mesmo tempo, despesa do Fundo de Resolução. E como o Fundo de Resolução faz parte das Administrações Públicas, os ganhos anulam-se. 

Ontem, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, argumentou que ao longo do tempo o efeito positivo seria visível, já que as despesas do Fundo vão sendo cobertas pelas contribuições dos bancos. Mas as contribuições dos bancos são, para todos os efeitos, receita pública – receita que fica desde já comprometida com esta despesa em vez de ficar disponível para futuras necessidades.

Agora podemos rir-nos mais uma.

O adiamento da venda do Novo Banco leva o governo a não pagar antecipadamente 2,2 mil milhões de euros ao FMI. Estado fica mais tempo com dívida cara e endivida-se em mais 1,7 mil milhões.”

A coligação anda divertidíssima a atirar poeira para os olhos das pessoas. Parece que há palermas que gostam.

30 thoughts on “Olh’ó belo juro que afinal não era”

  1. AVISO À NAVEGAÇÃO. no clube dos pensadores em v.n de gaia,passos coelho dizia a 6 de abril de 2011: ” é decisivo o crescimento de 3 a 3.5% ,nos próximos 2,3 anos.alertando que sem isso não há pacotes de austeridade que nos valham.”

  2. É isso; Penélope. Desmentir tornou-se irrelevante porque novas mentiras abafam o interesse e o ruido dos desmentidos. Penso que era possivel, apesar do controlo pidesco da comunicação social, fazer muito melhor que aquilo que faz a oposição, sobretudo o PS. E o PS não faz porque não quer, pois os dirigentes do PS sabem tão bem ou melhor que a Penélope, desta situação de mentiras que passam, de facto, sem desmentido que se veja, quanto mais desmentido eficaz. Era hora de virar a mesa, abandonando a tradicional forma de fazer oposição e campanha, porque o que está a acontecer foge aos padrões normais de governação e decência na informação. Pois o PS ainda não quer aceitar este facto e por isso avança como se nada de muito anormal se estivesse a passar. António Costa enfrenta, com zagaias, Passos e Portas armados de metralhadoras. Até dói tanta ingenuidade! Falta uma semana. Costa reúna os seus generais (se os tem, e eu penso que não, e que comanda um exército improvisado), para mudar de estratégia. Quase apostava que nada vai acontecer, e as mentiras vão continuar a encurralar os portugueses indecisos e o PS. Escrevo isto com muita mágoa, consciente de que a maior parte do que de bom foi conseguido neste país veio pela governação socialista. Na saúde, na educação, na segurança social, na ciência, na inovação tecnológica etc, etc. Também erros, e muitos, mas um dos piores foi contemporizar, tantas vezes, com a gente que levou ao colo para os mais altos cargos da nação homens como Cavaco, Portas e Passos. Penélope, talvez não seja, ainda, desta vez, e perante o cenário aterrador em que decorre esta campanha, que o PS vai acordar. Costa parece talhado para seguir o padrão tradicional de um candidato, num cenário que exigia uma mudança radical de fazer campanha. Não escondo o meu desalento.

  3. da serie ” EU SOU UM HOME DE PALAVRA ” passos coelho no encerramento do forum de discussaõ “mais sociedade” em 30 de abril de 2011, dizia: ” nós calculámos e estimamos e eu POSSO GARANTIR-VOS, que não será necessario em portugal cortar mais salarios, nem despedir gente para poder cumprir um programa de saneamento financeiro.ao mesmo tempo que garante que quer reduzir em pelo menos 50% o numero de organismos do estado ao longo dos proximos 4 anos” sem comentarios!

  4. catálogo tematico,da direita” homosexualidade,freeport,casa pia,face oculta,asfixia democratica,escutas de belem .o mtodo é a insinuação! que os pariu digo eu.

  5. este texto é para os direitolas adeptos da narrativa vigente. prefacio dos roteiros III,2008/2009 – março de 2009 de cavaco silva. dizia a múmia paralitica.”tenho que dizer com seriedade que (portugal) está melhor,na medida em que a taxa de crescimento económico é hoje mais forte do que era quando fui eleito. lusa 22jan.2008.

  6. continuaçao: Portugal é um pais de GRANDES MUDANÇAS, onde se está a realizar um importante conjunto de reformas. lusa 3set 2008

  7. por último leiam com atenção, e mostrem ao pulhas, para verem o que fizeram ao pais.cavaco dizia mais isto: “o abrandamento da economia portuguesa que se tem vindo a verificar não me surpreende excessivamente. primeiro porque se tornou claro,desde o segundo semestre de 2007,que se estava perante uma deterioração do SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL,a qual apesar da sua origem localizada teria consequências inevitaveis sobre a economia global.” prefacio roteiros III, 2008/ 2009 ,março de 2009. sem comentarios!

  8. dizia herculano: a esperança vale mais do que a realidade. e : acreditar não faz de ninguem um tolo.tolo é quem me mente! ele previa que ia aparecer na vida politica portuguesa um passos coelho!

  9. dizia bocage: a vida é filha da puta/ a puta é filha da vida/ nunca vi tanto filho da puta/ na puta da minha vida. bocage também previa o futuro!

  10. termino com esta brilhante citaçao de vitor hugo: ” entre um governo que faz o mal,e o povo que o consente,há uma certa cumplicidade vergonhosa”

  11. Serviço Nacional de Saúde – PS
    Escola Pública até ao 12 ano – PS
    40 % enegia renovável -PS
    Complemento Solidário para Idosos – PS
    Legalização Aborto – PS

    Já a “esquerda verdadeira” … não se vê nada. É que “ser de esquerda” não é sentar o cu na assembleia com tudo pago e fazer boicote permanente ao PS e estar sempre disponível para dar a mão aos fascistas!

    Vai tomar banho ó Teodoro!

  12. O Mario Machado também acha que o PSD não é de direita! Só para que se perceba a caricatura que representa tal argumento!

  13. (function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_PT/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

    Receção à Ministra das Finanças – Coligação PSD/CDS no Mercado do Livramento em Setúbal.Posted by Bruno Carapinha on Sábado, 26 de Setembro de 2015

  14. Os juros que pagamos pelo dinheiro injectado no Novo Banco são
    na ordem dos 3,6 a 4,2% e, o estarola-mor diz estar a ganhar juros
    quando, está acordado que o banco paga 2,9% ao Fundo de Reso-
    lução … isto já foi publicado e não desmentido há vários dias!
    Mas, para os comentadeiros avençados o importante é que Costa
    não soube explicar os 1000 milhões da Segurança Social, tudo o que
    é dito pelo passos lapsos é como se fosse um Óraculo da verdade!!!

  15. Há que ser optimista e acreditar que no dia 4 de Outubro o eleitorado obrigue os coligados da direita a engulirem as patranhas com que nos têm bombardeado.

  16. se o ps ganhar as eleições o cavaco não empossa o governo. neste país é tudo a fingir e as leis só se aplicam quando favorecem a direita ou tramam os socialistas. o recente acordão do processo marquês sobre o segredo de justiça não é passível de recurso mas o ministério público não obedece e requer nulidade dumas cenas para entreter e bora lá esgostar mais uns prazos e uns quantos truques. da outra vez tamém não destruiram as escutas e desta tamém ninguém vai cumprir nada, quem manda naquela merda é o maçanetas e só as manhosices dele é que são para cumprir.

  17. Consta que o Rosarinho está agora agarrado a uma fotocopiadora a tirar umas 500 certidões, e com a outra mão está agarrado a uma tesoura a recortar as partes onde estavam identificados os mandantes do crime perpetrado contra o arguido, os gajos que fizeram a encomenda.

  18. Mas isso já se sabe que é assim quem paga sempre é o povinho, só há uma solução que é acabar com os bancos, o PS está receptivo ?
    Essa bodega no BES e em todos os outros bancos já tinha barbas, o Constâncio e o Zezito não sabiam de nada ?
    Deviam saber .

  19. pimpapum,como há gente a fazer asneiras pelo teu método cortava-se logo a pilinha.a banca faz falta em qualquer pais,seja rico ou pobre,não pode é andar em roda livre.um exp.graças aos bancos, vi-me livre do senhorio,pois não tinha dinheiro nem amigos, para comprar a minha casa a pronto pagamento.milhoes de portugueses fizeram o mesmo. continua a meter o dinheiro debaixo do colchão que dá mais rendimento….

  20. pimpampum,essa de chamar o constâncio à colação,mostra bem a tua honestidade intelectual.tens um governador,um pm, e um presidente da república, a dizer que o bes estava sólido,para passados dias ir ao fundo,com milhares de portugueses a serem enganados.vai-te mas é lixar!

  21. Do ponto de vista sociológico, o que mais interessa no direito são os casos em que o direito é torto.

  22. LOOLO.

    Ó pa ela, outra vez…hum

    «Maria de Sempre
    27 DE SETEMBRO DE 2015 ÀS 12:22
    A jasmim refere-se ao impedimento do MP ao acesso ao processo contrariando a decisão do acórdão?»

    Bora pás, bamos lá dissertar a conduta do MP que está, no entendimento da Maria Hilário» a impedir o acesso ao processo….

    Ó Maria Hilário, explique lá essa, se faz favor…Como você sabe tanto e tudo vê…bá, eu aguardo….
    Olhe, que até nas machines, a «gente pomos a moeda» e temos que esperar que a garrafa caia…hum….bá explique lá. Olhe que se não explica, eu chamo-lhe DIFAMADORA….

  23. Perfil anónimo do Manuel de Castro Nunes
    27 DE SETEMBRO DE 2015 ÀS 12:51
    Do ponto de vista sociológico, o que mais interessa no direito são os casos em que o direito é torto.

    eheheheheheh…p.e, o direito que aqui é veiculado por ti e outros…refiro-me ao direito adjetivo e substantivo….lol. lol.

  24. Jasmim
    26 DE SETEMBRO DE 2015 ÀS 20:36
    Consta que o Rosarinho está agora agarrado a uma fotocopiadora a tirar umas 500 certidões, e com a outra mão está agarrado a uma tesoura a recortar as partes onde estavam identificados os mandantes do crime perpetrado contra o arguido, os gajos que fizeram a encomenda.

    ai a justiça popular…a justiça popular.

    E processos disciplinares, hum?

  25. Fifi escreveu

    ” fifi
    27 DE SETEMBRO DE 2015 ÀS 10:03
    pimpapum,como há gente a fazer asneiras pelo teu método cortava-se logo a pilinha ”

    Pergunto : mas não foi isso o que tú fizeste ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.