Viriato Soromenho Marques, cujas crónicas costumo ler algumas vezes com agrado, revelou no sábado um inusitado atordoamento. Terá, ao acordar, pegado nos óculos errados. A distorção da realidade é mais do que notória. Nesse dia, VSM, sabe-se lá se sob o feitiço de algum direitola ao estilo de VGM, viu o pedido de ajuda à Troika como o resultado da irresponsabilidade do Governo anterior, pela qual os seus membros deveriam pedir desculpa ao país (!!).
Segue, sem demoras, o contra-fogo:
1. VSM conta a história da vinda da Troika na versão para crianças contada pelo PSD/CDS – haveria um governo incompetente que se pôs a gastar ao desbarato, levou o país à falência e pronto, não houve outro remédio que não a submissão a um trio de credores. Para VSM não houve qualquer crise financeira internacional, nem o Governo de Sócrates tinha em curso um programa de controlo das contas públicas até 2009 (aliás bem sucedido) o qual teve de ser provisoriamente interrompido para acudir às falências e ao aumento do desemprego, nem cumpriu as diretrizes económicas contra-cíclicas acordadas nos Conselhos Europeus da UE, nem se verificou o fenómeno de aumento da dívida em todos os países europeus, nem Sócrates, quando o caminho decidido passou a ser outro, negociou programas de austeridade com a Europa que evitariam um resgate semelhante ao grego, nem os imbecis que se içaram ao “pote” estavam desesperados pela vinda do FMI, tendo para isso dado passos decisivos com a ajuda do presidente Cavaco e com o chumbo do PEC4. Nada! Totalmente enfeitiçado.
2. Pedro Silva Pereira tem qualidades próprias, já há muito constatadas. VSM parece ter acordado agora.
3. A “tragédia” não foi iniciada por Silva Pereira. A tragédia está à vista de cada vez que Seguro abre a boca e os deputados têm de fingir que não o conhecem. Tragédia é aceitar isso como normal.
4. VSM coloca-se, com verbos como “apunhalar”, ao lado dos que gritaram “traição” e “deslealdade” contra os que discordam do rumo da liderança. Para VSM, portanto, nenhuma contestação é legítima.
5. António Costa não foi arrastado por nenhum jogo “urdido” por barões. Ele próprio, a quem inteligência não falta, tem-se manifestado incomodado (também é do PS) com o mal-estar entre as hostes e crítico do atual líder, sentimento que, arrisco dizer, é generalizado entre quem acompanha a política portuguesa. Com os ânimos demasiado exaltados, como pareceram estar na noite da reunião, possivelmente a melhor solução foi parar para pensar e levar a pensar.
6. Os lugares. Se para alguém fazer alguma coisa tem que ocupar um lugar que dantes não ocupava, onde está o problema de o querer disputar?
Embora custe a crer, VSM assina esta crónica:
Penélope,
não tendo sido artigo encomendado, parece que afinal o Soromenho tem no Seguro uma referência intelectual!
Francamente é pouco, muito pouco para quem faz alarde de lecionar História das Ideias na Europa Contemporânea e Filosofis Social e Política, diria mesmo que é impr
oprio tal texto de quem tem obrigação de conhecer melhor do que o vulgar leitor as vicissitudes e idiossincrasias da política europeia.
É. Penélope cujos textos se liam com agrado, parece ter sido possuída pela alma do Val(upi).
Vigiam toda e qualquer dissonância publicada como qualquer ranger do Texas vigia os movimentos dos mexicanos.
Val, devolve-nos a menina da discoteca, para viúvinhas do Sócrates já bastam tu mais a outra. Chega de vigilância controleira da linha justa. Queremos de regresso a Penélope, fera meiguinha.
A reavaliação segue a todo o vapor: http://lishbuna.blogspot.pt/2013/02/blog-post_9671.html
Uma mentira muitas vezes repetida acaba por ser tomada por uma verdade pelos simples e simplórios. Viriato Soromenho Marques resvalou para este patamar. Já vi pior.
Penelope
Acho que VSM anda a ler os meus comentários aqui no Blog. heheheheheh
Agora usar o nome de Churchill para esta historia de comadres no PS, é como usar o nome de Deus em vão. Isto é um pecado mortal.
Ainda mais grave, entusismado por ter descoberto Shackespeare, nesta fase avançada da sua vida, foi dar o estatuto de Rei a Seguro. Só posso concluir que ele confundiu as personagens. O Seguro era o bobo da corte que deve ter-se sentado no trono do Rei, aproveitando a ausencia deste em terras distantes.
Penelope
Além do VSM, anda mais gente a ler o que eu escrevo aqui no blog.
O alemão Commerzbank e o francês Natixis juntaram-se a outros bancos internacionais, como o Crédit Agricole, que tem vindo a recomendar a aposta na dívida portuguesa.
O alemão Commerzbank e o francês Natixis juntaram-se a outros bancos internacionais, como o Crédit Agricole, que tem vindo a recomendar a aposta na dívida portuguesa. Os analistas acreditam que Portugal será uma “história
O resto fica para ler no jornal de negocios.
pois é, oh xico esperto! aparentemente a economia grega vai crescer ainda este ano e o desemprego tamém baixa, portanto é natural que procurem outros mercados onde possam especular à vontade com governos de barro que abanam a cabeça. os gajos que te andam a ler devem ser do governo ou aspirantes a apresentar candidatura.
http://www.publico.pt/economia/noticia/governo-grego-preve-recuperacao-da-economia-em-outubro-1583085
Ignatz
Dizes bem “aparentemente “. Pois já ninguem confia nas contas dos gregos. Mas mesmo que cresça e esperemos que sim, continua a haver uma diferença abissal entre nós e os gregos. Ninguem aconselha a investir na dívida grega. Além do mais, a Grécia irá continuar fora dos mercados da dívida e intervencionado pela Troika, por muitos e muitos anos. Por isso afirmo e reafirmo que estamos no bom caminho.
já tinha percebido que os gregos tinham juros mais baixos que os nossos porque não podem pagar o mesmo que nós, os bem encaminhados. os mercados comunistas são assim, paga quem pode e haja paciência para aturar parvos.
“Além do mais, a Grécia irá continuar fora dos mercados da dívida e intervencionado pela Troika, por muitos e muitos anos.”
o mike bloomberg até proibiu os gregos de circularem em wall street. ganha juízo, pá.
http://www.tvi24.iol.pt/economia/grecia-leilao-divida-divida-publica-mercados-agencia-financeira/1372354-4058.html
nm, filha!! ´Tás com saudades? Eu também não. E discoteque nunca foi a minha onda, mas se queres…hoje estou generosa e dá para fazeres karaoke.
http://www.youtube.com/watch?v=E5RSrNFj_is
‘Till later :))