O PS tem que esquecer de vez a geringonça. Teve o seu momento, em circunstâncias muito específicas (depois dos anos negros da dupla Troica/Passos Coelho), mas acabou. Por duas razões: o PCP, sobretudo desde que começou a guerra na Ucrânia, passou para um nível de contradição, desadequação e repúdio que jamais tivera, o que se soma à morte do comunismo enquanto ideologia política. E que não se pense que os 10% que a cara laroca do João Ferreira conquistou passariam directamente para a coligação, caso se tivesse querido juntar. Não passariam, e a Alexandra Leitão também não ganharia.
O Bloco tem-se afundado lentamente por falta de objectivo, pelo definhar do esquerdismo e porque a liderança da Mariana Mortágua só veio agravar a situação: nada empática, pose rígida, fraca oradora, mais à vontade em salas de interrogatório. Ultimamente, o grande objectivo de ser presa pelas autoridades de Israel, a exibição de tal acontecimento como troféu e prova da maldade dos judeus e a ideia mítica de Gaza contribuíram para a sua descredibilização. Oh, que imbecil, então não és sensível à vontade de levar ajuda a quem sofre? Neste caso, perdoem, mas não. Se a Mariana não tivesse sido detida, a viagem teria sido uma desilusão e um flop para ela (já que os “alimentos” eram apenas um pretexto). A situação naquela parte do mundo não é classificável na simples dicotomia de “os bons e os maus”. A dita ajuda, a existir, era tão insignificante que nem a Sofia Aparício (que vi em entrevista num canal) sabia bem em que consistia nem onde seguia. Depois, o sonho daquela gente de “ver Gaza e morrer” (salvo seja), como testemunhei ao ouvir uma inglesa da flotilha num outro canal, era tão alucinado que só provoca dó ou o riso. Gaza é uma situação demasiado séria para ser tratada por poetas. Poetas à distância, pois se penetrassem naquele antro e sobrevivessem depressa se deixariam de romantismos. Por isso, não, a Mariana junto à Alexandra Leitão não foi bonito de ver e, pior do que isso, não lhe deu votos.
Seja como for, a Alexandra Leitão não foi boa escolha e eu própria teria dúvidas sobre o meu voto não fora o Moedas ser a tamanha incompetência que é. Continuo a não perceber, porém, mesmo com o handicap da Geringonça, por que razão se votou maioritariamente naquela incompetência. Vão ser mais quatro anos de estagnação, que muitas freguesias da capital preferem à coligação “das esquerdas”. Dá que pensar e o José Luís Carneiro, que até me está a surpreender pela positiva, pela sua vitalidade e simpatia, tem algumas arrumações e revisões de estratégias a fazer no partido.
Pois é, o povo ignaro não compreendeu as maravilhas que o PS coligado com a extrema esquerda lhe proporcionaria.
Talvez a solução, como sugeriu Bretch, seja mesmo dissolver este povo e eleger outro.
“E é com todo o respeito pelo resultado que aqui estou, prometendo não só lealdade a quem ganhou as eleições, como também, obviamente, uma oposição rigorosa, firme e propositiva”.
https://www.rtp.pt/noticias/politica/alexandra-leitao-assume-derrota-e-promete-oposicao-rigorosa-firme-e-propositiva_v1690632
Parafraseando o post anterior, “este blogue é fantastico”. Agora temos as lições de trazer por casa da Penélope que acha que a derrota do PS em Lisboa se deve à presença lamentavel da Mariana Mortagua na flotilha, e à incapacidade da mesma de compreender que a situação na médio orente não pode reduzir-se a uma simples dicotomia, pois não é uma questão de bons e de maus (presumo que a Penélope queira dizer com isto que o Hamas, no fundo, não é verdadeiramente mau). Mas ha mais, ela também sabe, com a arrogância de quem esta por dentro do mistério das coisas, que os 10 % que votaram no João Ferreira, não teriam votado nele caso ele se tivesse aliado com os outros partidos da area esquerda. Ela não diz, mas pensa tão alto que todos nos ouvimos: nesta hipotese (uma aliança da esquerda) os tais 10% teriam votado no Chega, ou talvez mesmo no Moedas. Não existem bons e maus no universo, mas quanto a comunas, de que los hay, los hay …
Como é simples e catito o mundo em que vive a Penélope. E’ acessivel de avião?
Boas
a ideia mítica de gaza?????? qual ideia mítica? a de que estão a ser assassinados ? a de que gaza é dos palestinos?
a raiva à mariana faz-lhe muito mal , parece uma doida possessa , P. -:)
e o ps perde porque iniciou o processo de irrelevância como o berloque ou o pcp.