Segundo notícia do Guardian, para uma conferência das Nações Unidas sobre o Afeganistão, em Doha, os talibãs puseram como condição a não participação de mulheres afegãs e a não inclusão na agenda dos respectivos direitos. Se esta conferência se realizar nestes termos, é uma vergonha.
Aceitar que haja um país no qual os homens tratam as mulheres como prisioneiras para consumo privado e para assegurar descendência é uma traição às mães, consortes e filhas dos representantes do resto do mundo, que, a meu ver, deveriam recusar-se a participar. Guterres muito mal.
Ainda menos se compreende quando nos é lembrado que o próprio Guterres recusou condições semelhantes no início deste ano. (The Taliban did not participate in UN talks earlier this year, with the UN chief António Guterres saying at the time that the group presented a set of conditions for its participation that “denied us the right to talk to other representatives of the Afghan society” and were “not acceptable”.) Se nada mudou, porquê esta aceitação?
Friso de machões de tal maneira inseguros que impõem, pela força, uma vida de clausura e ignorância às mulheres.
Foi já há mais de um ano que deixei aqui a minha opinião sobre o atual Secretário Geral das Nações Unidas, julgo que a propósito da invasão da Ucrânia pela camarilha liderada pelo ex-espião do KGB, (a quem o beberrão entregou o poder na condição de não o matarem), hoje considerado, pela maioria dos que se autointitulam de marxistas, a Lanterna-Rainha que ilumina o caminho para a libertação dos explorados de todo o mundo. Escrevi que ele era, naquele lugar, um verbo de encher. Se na altura me restavam algumas dúvidas, que possa ter abafado, hoje estou, infelizmente, convicto de que as Nações Unidas têm naquele cargo um fantoche. Um fala-barato.
(Quero lá saber da sua nacionalidade, se é congolês, belga, chinês, albanês……….)
O impressionante no Governo dos Talibãs é terem conseguido num ano o que a “guerra às drogas” dos Estados Unidos da América (EUA) não conseguiu em cinco décadas: eliminar a grande maioria da produção de ópio do Afeganistão:
– Afghan opium poppy cultivation plunges by 95 percent under Taliban: UN
https://www.aljazeera.com/news/2023/11/5/afghan-opium-poppy-cultivation-plunges-by-95-percent-under-taliban-un
E ainda conseguiram – tendo em conta que são um País sub-desenvolvido e extremamente atrasado – desenvolver um super-carro:
– Taliban unveils 1st supercar ‘Mada 9’
https://timesofindia.indiatimes.com/auto/cars/taliban-unveils-1st-supercar-mada-9-with-modified-toyota-corolla-engine-gunroof-not-included/articleshow/97030570.cms
Guterres mal nessa questão do Afeganistão e no caso de Israel condenando um.por auto defesa e apoiando um bando.de criminosos .
e a conferencia já se realizou nestes termos ou estão prematuramente a bater no guterres por ele enfrentar os porcos israelenses , que matam mulheres e crianças às paletes , bem piores que talibãs.
“Qual é o objetivo da reunião entre a ONU e o Talibã no Catar? A reunião em Doha espera abrir canais de diálogo com a liderança talibã e facilitar uma postura internacional unificada e eficaz em resposta à situação de direitos humanos e governança no Afeganistão.”
uma conferência sobre o Afeganistão sem os governantes era difícil ,. não »? a onu está a tentar resolver problemas civilizadamente , não como as bestas desumanas de iscruel.
viva guterres , um homem de Deus , do Deus de todos , não do belzebu , pai de uns pouco escolhidos s -:)