Aspirina Box #4

boxas.jpg

Mais coisas na Box (desta vez, em dose cavalar para chegar aos 50 temas). Em primeiro lugar, há as obsessões do costume: The Field com mais uma bomba (a sério: ninguém sampla vozes como este caramelo) e os Of Montreal com mais dois belos exemplos do calibre do último disco da banda. A Box abre de uma forma absolutamente pornográfica com essa obra-prima que é «Just A Bit» de Robert Wyatt (vale bem a pena, como sempre, estar atento à letra), o meu tema favorito dos Swell e a muito pertinente reinvenção de «Star Spangled Banner», o hino dos Estados Unidos, em «(Baby, Baby) Can I Invade Your Country?» dos Sparks. Depois, há o grande «Southend On Sea» do inevitável Mark Eitzel (e com Mark Isham nos sopros), a boa-onda super-cool de «Up On The Hill» dos Fun Lovin’ Criminals e «Buttons & Zips» dos subvalorizados Elbow, tudo material de finíssima qualidade. Aproveitei o facto de ter inserido «Live With Me» dos Massive Attack, que conta com a voz do imenso Terry Callier (rapaz que não fica a dever nada a eminências como Curtis Mayfield ou Marvin Gaye), para vos dar a ouvir uma pérola gravada ao vivo em quatro pistas há mais de 30 anos chamada «Lean On Me». Também há música instrumental: o groovy «14th St. Break» do novo e absolutamente viciante álbum dos Beastie Boys, o clássico «Everyting Is Alright» de Four Tet e esse autêntico pêndulo hipnótico que é «Hunted By A Freak» dos Mogwai. As vozes femininas ficam ao cargo de Stina Nordenstam, Múm e Blonde Redhead, estes últimos com o tema «Top Ranking» (o tal com o magnífico vídeo com a Miranda July). Para terminar, permitam-me que destaque «City Of Motors» dos Soul Coughing: deve haver poucas canções que tenha ouvido mais vezes na minha vida. E traz-me sempre recordações dos aúreos tempos da xfm, o que não é mau. Snif.

13 thoughts on “Aspirina Box #4”

  1. caro joão,

    lamento incomodar mas o scroll da sua box não funciona no meu macOsX, nem com opera, nem com camino(mozilla) nem com safari 3.0 beta, espero que não haja mais ninguém na mesma situação :)

    p.s. – provavelmente porque a ‘form’ da box ultrapassa os limites da sidebar do blog…se fizer show all e zoom in à box funciona :) sendo assim está ‘resolvido’. obrigado

  2. como compreendo a susana. a faixa 7, sobretudo, consegue fazer esquecer a chuva que cai lá fora. também gosto muito da dos elbow e, claro, dos sparks.

  3. Mas que sorte tão boa a nossa, ter um DJ (e VJ) com o bom-gosto do primo. Fica só a faltar um sistema que permita ouvir no carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.