Vinte Linhas 602

A tertúlia nas Escadinhas do Duque ou o voo das gralhas

Nas Escadinhas do Duque nº 19-A funciona uma livraria que é também editora – a Bonecos Rebeldes. Isto é o aspecto formal mas existe um outro aspecto, o informal, que tem a ver com a tertúlia ou, pelo menos, o espírito de tertúlia. Quer isto dizer que não há horários rígidos nem quórum mínimo. As pessoas aparecem e falam principalmente de banda desenhada mas também de outros temas. Estava presente o caricaturista Aniceto Carmona que, enquanto o diabo esfrega o olho, fez a minha caricatura. Obrigado!

Um de nós trazia a revista «Lisboa Convida» dirigia por Sofia Paiva Raposo e Vera Abecassis: a propósito da Sociedade Guilherme Coussul o nome de Sidónio Muralha surge como Possidónio Muralha. Talvez por causa do nome de Possidónio Cachapa. Num dos balcões da livraria está a «Fotobiografia de José Cardoso Pires» da autoria de Inês Pedrosa: numa fotografia tirada na Avenida da Liberdade de José Cardoso Pires com Maria Rosa Colaço e Manuel da Fonseca, aparece o rosto de Fernando Piteira Santos mas na legenda surge o nome de Mário Tomé. A recente edição do Círculo de Leitores da «Viagem a Portugal» de José Saramago tem uma gralha na página 252 (São João de Alpalhão em vez de São João de Alporão) o que leva o livreiro e editor José Vilela a procurara nas estantes a edição original de 1981 da Editorial Caminho para confirmar a gralha. Lá está – o que quer dizer que sempre lá esteve. Um de nós viu numa livraria perto da Chiado edições em castelhano e inglês da «Viagem a Portugal» onde a gralha pousou de novo – Alpalhão por Alporão. Mas na Nova Enciclopédia Larousse na ficha de José Manuel Mendes aparece a fotografia de Francisco Belard. Enfim…

6 thoughts on “Vinte Linhas 602”

  1. vai fazer queixa ao camões, que não fica longe. agora tentas brilhar com as gralhas dos outros, deve ser o cromossoma pidesco a funceminar. gostei da caricatura, mas não percebi o sinal + na orelha, será que tens um sinal – na outra ou terá sido cortada na última faena das escadinhas.

  2. Ganda chaga! E anda-me este, que disse num «poema», que os «pulmões tinham olhos» e outras risotas pelo meio, a criticar gralhas! Olha pá, logo na primeira linha deste post, a seguir ao parágrafo, tens a palavra «dirigia» em vez de «dirigida»! Se tivesses que trabalhar, mas trabalhar mesmo a sério, não tinhas tempo para perder com essas cusquices que não interessam a ninguém a não ser a ti. Se a caricatura está perfeita, condiz, sem dúvida, com o tipo picuinhas, maldoso e mesquinho que os teus posts deixavam desde há muito antever.

    O André está de folga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.