Vinte Linhas 556

Proença-a-Nova – Para acabar de vez com a Cultura ou quase

A fotografia de Armindo Alves dá uma ideia aproximada do esplendor da beleza da praia fluvial do Malhadal. Fica no concelho de Proença-a-Nova, no centro do País, à beira do IC8, no intervalo entre a A23 e a A1. São duas horas de viagem tanto de Lisboa como do Porto. O Grupo Folclórico e Etnográfico dos Montes da Senhora veio no dia 25-11-2010 a Lisboa divulgar a sua música e as suas danças mas também a sua gastronomia: trouxeram filhós, laranjas, limões e medronhos mas também jeropiga, ginja e licores diversos. Até aqui tudo bem mas depois daqui tudo mal. O anúncio na Net referia o Cais do Sodré como ponto de encontro e local de exibição do Grupo Folclórico e Etnográfico. Começaram as bolandas: do Cais do Sodré para a Alameda e da Alameda para São Sebastião. Mas logo por azar (seria?) foram colocados no lado da estação que dá para a linha vermelha mas não no cruzamento com a linha azul. Assim só ouviram a música e só provaram os acepipes da Beira Baixa os passageiros que entraram do lado oposto à linha azul – que por acaso dá para o Bairro Azul. Com o estoicismo que lhes é peculiar, os dançarinos, os músicos e os cantores lá aguentaram a trapalhada e as bolandas. Quem resiste ao calor tórrido do Verão e ao gelo abaixo de zero do Inverno, entre pinheiros e pedras, numa paisagem agreste, também aguenta as baldrocas de uma organização a Metro que mais parece a centímetro. Claro que a ver e a sentir estiveram os que puderam estar, os telemóveis não pararam mas poderia ter sido uma festa. No sentido de intervalo colorido num quotidiano cinzento e sempre igual. Parece que há cada vez mais gente a querer acabar de vez com a Cultura. A Metro.

3 thoughts on “Vinte Linhas 556”

  1. E pa, o Valupi nunca mais fez uns posts de teor economico, louvando a visao e execucao do grande lider Socrates, tantas vezes enchovalhado nos jornais, tantas vezes vilipendiado por torpes campanhas negras, coitado, um calimero.

    Entao, para quando mais umas historias de sucesso do Socialismo Portugues, para quando mais uma exposicao das manipulacoes da imprensa que o PSD e outros conseguem fazer para denegrir o Grande Lider, o Rei Sol Socrates.

    Agora que o FMI esta a porta, agora que os credores (com excepcao do BCE) se recusam a acreditar em Portugal e nas contas nacionais, nao ha umas palavrinhas amigas e de suporte que demonstrem que eles estao enganados, fundamentalmente enganados?

    Algo se passa com os blogues de esquerda, voces ja nao sao o que eram.

  2. Rei sol sócrates, ehhhhhhhehegeeh.

    Signore Basico, então? V. Exª. não pode adulterar o post do padre Frankie com tais impropérios. Se bem que, o Pe Frankie, que batiza todos da mesma maneira, chamando-os de burros, trambolhos, badalhocos, etc, possa inspirar-se numa nova ideia – a sua – rei sol.

  3. Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.