Vinte Linhas 506

Ser «leão» e voltar as costas a Costinha

Este ano o Sporting Clube de Portugal não participou na final do campeonato nacional de bilhar na Figueira da Foz por falta de fundos. Ao mesmo tempo pagava oitocentos mil euros de indemnizações a dois «fabianos» que deveriam ser eles a indemnizar o Clube tantas as tropelias que protagonizaram. O Sporting é, depois do Barcelona, o clube europeu com mais títulos europeus – basta somar os de atletismo com os do hóquei e os do futebol. Basta recordar Manuel de Oliveira, Joaquim Agostinho, Fernando Mamede, Carlos Lopes. Mais de cem atletas olímpicos em cem anos de olimpíadas. Irrita-me que os jogadores formados na Academia de Barroca de Alva sejam dispensados para outros clubes enquanto se gastam fortunas de dinheiro que não há em jogadores estrangeiros que todos os dias enchem as primeiras páginas dos jornais. Para jogar para o 4º lugar não é preciso gastar tanto dinheiro nem tentar imitar o Benfica com as manchetes diárias dos três matutinos desportivos nacionais. Foram buscar o treinador do 5º lugar substituindo o que chegou ao 4º lugar. Não é para perceber.

Não vale a pena quererem imitar o Benfica, nunca o vão conseguir na perfeição. O Benfica é o esplendor da mentira: mente sobre a data da fundação, mente sobre o número de campeonatos ganhos, faz de conta que as Ligas foram campeonatos e que nos anos de 1934 a 1938 não houve campeonato de Portugal, venceu o campeonato de 2004 com um jogo comprado ao Estoril e disputado no Algarve. Festejou o centenário no ano em que de facto celebrou 96 anos. Não compro bilhete de época, ponham no meu lugar uma fotocópia do fato «armani» do Costinha. Sector A19 Fila 31 Lugar 11.

10 thoughts on “Vinte Linhas 506”

  1. Para mostrar toda a sua frustação com o Sporting podia ter excluido o Benfica. Olhe, escreva o porquê dos jovens que se formam na Academia não quererem ficar no Sporting. E são alguns!

  2. Olha que engraçado – se eu soubesse porquê tinha tentado tudo para ajudar a resolver enquanto lá estive de 1988 a 2006. Mas o Sporting não é uma família; é um conjunto de famílias e cada uma puxa para o seu lado. Frase de Sousa Cintra ainda actual…

  3. Este post é, na minha modesta opinião, um hino aos comentários do Marcelo, com um se: a culpa seria do Sócrates, no caso do comentador.
    Mas JCF, como Sportinguista não está obrigado ao dever de isenção.

  4. O Sporting, que já foi um dos 4 grandes, (agora é como na espanha, só há dois), faz lembrar na sua desgraça governativa, a governação de Portugal…ninguem se entende.

    E, num caso e no outro, começou tudo na mesma data. Não digo a data!

  5. De facto, a necessidade que alguns sportinguistas revelam de descarregarem no Benfica todas as frustrações já é por demais conhecida e nem deveria merecer resposta, pois a clubes que se subalternizam, quais lacaios, às “nortadas” que assolam o futebol cá do burgo, espera-os apenas o destino de quem brinca com dragões: saírem chamuscados…

    Mas se é para ir ao baú da memória… Qual foi o clube que roubou à má-fila mais de metade da equipa ao vizinho-rival, no início do século XX? Ah sim, foi aquele clube de senhores finos do Campo Grande, com tanta nobreza e civilidade que têm dentro dos seus corações leoninos…

    Os benfiquistas já tiveram a sua fase negra de vampiros disfarçados de cordeiros (Manuel Damásio, Vale e Azevedo…); chegou a vez do Sporting? Temos pena, aguentem-se, calha a todos! Pode ser que aprendam a seleccionar melhor as amizades para a próxima e a manter os fungos fora do pomar, que apodrecem as maçãs num ápice!..

  6. Não costumo comentar o estado de espírito de adeptos de outros clubes. O futebol dentro de nós é difícil de gerir e, por vezes, temos que expelir as coisas más que sentimos, para deixarmos só as boas. E como Benfiquista já tive a minha dose de expulsões :-)
    Admito que o Benfica tenha as suas falhas, mas “mentiroso”? Se se preocupar, pode consultar no site do SLB (talvez lhe faça comichão no dedo do rato, mas é tudo!) a história do clube e as explicações, algumas bem documentadas (outras nem tanto…), para algumas “histórias mal contadas”.

    http://www.slbenfica.pt/incslb/pdf/verdadesdeturpadas1.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.