Um livro por semana 168

«Enciclopédia da Música em Portugal no século XX»

Com direcção de Salwa Castelo-Branco e tendo Rui Vieira Nery como consultor geral, este volume de 326 páginas inclui os verbetes de «A» a «C» elaborados por 150 redactores. Ou seja, de Azinhal Abelho e Mara Abrantes a «Os Conchas» e «Conjunto de João Paulo», indicando os verbetes em campos tão diversos como a música erudita, a música popular ou o pop-rock. Também as figuras objecto de referência são muito mais do que os intérpretes; são compositores, grupos musicais, poetas, críticos, letristas, arranjadores, produtores, promotores e gestores culturais.

Podemos ver a ficha de José Mário Branco ao lado de toda a família Freitas Branco: Luís, Pedro, João, Maria Antoinette e João Paes. Notamos a entrada de José Afonso ao lado da de António Vitorino de Almeida ou a de Carlos do Carmo ao lado da de João Braga. Há verbetes bem informados sobre a canção de Coimbra mas também sobre o Baldão (Baixo Alentejo) ou a Chamarrita (Açores). Se Francine Benoit está junto a Constança Capdville, Ruben de Carvalho está junto de Álvaro Cassuto. E Paulo de Carvalho junto de Luís Cília. Numa obra de referência que estuda também o fado, o jazz, a música popular urbana e a música das comunidades migrantes, nota-se a falta do verbete de Paulo Bragança. Se havia dificuldade na obtenção dos dados biográficos (vive em Dublin) já a discografia está à vista de todos. Numa obra abrangente como esta faz falta uma referência à voz de Paulo Bragança. Os homens passam; as obras ficam.

(Editoras: Temas e Debates-Círculo de Leitores, Apoios: FCT, Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Camões, Fundação Luso-Americana, Ministério da Cultura e FCSH Universidade Nova)

2 thoughts on “Um livro por semana 168”

  1. Muito obrigado pelo vosso comentário em forma de video. Aquelas violas da terra, aquelas vozes, aqueles movimentos dos pares como se de um moinho se tratasse… Um moinho não de pão mas de ternura. Uma maravilha. Obrigado amigos da Ribeirinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.