BPN: afinal havia avaliação. Como perder pelo menos mais 12 milhões de Euros

O Partido Socialista (PS) lamentou hoje que a informação relativa às avaliações do BPN feitas pela Delloite e pela CaixaBI só tenham sido conhecidas agora, considerando que deviam ter chegado “enquanto a comissão esteve a funcionar”.
Em declarações à agência Lusa, o deputado socialista Basílio Horta afirmou hoje, no dia em que termina o prazo para a apresentação de propostas de alteração ao relatório do BPN, que “foi pena só ter chegado agora esta informação” e que “ela devia ter chegado enquanto a comissão [parlamentar de inquérito ao] BPN esteve a funcionar”.
“No que toca à venda do BPN ao BIC, e já depois do relatório [da comissão parlamentar] estar feito, finalmente o Ministério das Finanças deu-nos a conhecer as avaliações recentes que tinham sido feitas ao BPN pela CaixaBI e pela Deloitte e é com enorme espanto que nós verificamos que essas avaliações atribuem ao BPN, no máximo, um valor na ordem 140 milhões de euros, mas, no mínimo, um valor na ordem dos 52 milhões e, portanto, 12 milhões acima do preço pelo qual foi vendido”, afirmou Basílio Horta.
Recordando que o BPN foi vendido, em março deste ano, aos angolanos do banco BIC por 40 milhões de euros, o deputado socialista disse que, no acordo, “o Estado fica com um conjunto de encargos que ainda não estão totalmente quantificados”, os quais “resultam dos despedimentos, dos litígios pendentes cujas indemnizações ficaram a cargo do Estado, e de créditos malparados com que o BIC não quis ficar”.
Basílio Horta afirmou também que as propostas de alteração ao relatório feito pelo PSD sobre os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito ao BPN pretendem “dar objetividade ao relatório”.
Para o deputado, o documento tinha como objetivo “criticar a supervisão do governador do Banco de Portugal no tempo do doutor Vítor Constâncio e também criticar a administração do BPN depois da nacionalização”, pelo que “havia uma falta clara de objetividade do relatório”.

One thought on “BPN: afinal havia avaliação. Como perder pelo menos mais 12 milhões de Euros”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.