Berliscado em parte numa sociedade civil forte

Esta lei foi obra e graça obra do inigualável Berlusconi e tem sido a responsável por o democrata respirar sossegadamente perante acusações graves, muito graves, pendentes sobre a sua sempre renovada cabecinha.

Hoje, o Tribunal Constitucional italiano, numa decisão de 12-3, deu uma chapada e não duas no diploma. 

Para ser sucinta, passou-se de uma situação em que o senhor estava automaticamente impedido de ser levado a julgamento para uma outra em que a existência de impedimento será avaliada caso a caso por cada Tribunal.

A Itália está entre os meus três países. Impressiona-me a certeza que tenho de que, agora mesmo, lendo os jornais, milhões de italianos pensarão durante três segundos que a decisão é melhor do que nada, ou coisa que o valha, regressando às suas vidas encolhendo os ombros e absolutamente nas tintas para o poder político.

E as vidas correm.

4 thoughts on “Berliscado em parte numa sociedade civil forte”

  1. Óbvio, estive em Roma e vi num mural, entre outros, uma grande verdade: o estado juridico é a mafia. Pergunto, se não levarem a mal, Que Estado de Direito? se, para espanto de muitos, ainda discutimos sancionar o enriqueciento ilícito…estamos conversados quanto à farsa da ética republicana. Assim, não se admirem se aparecer na Europa uma nova onda de autoritarismos, baseados na falência, mais moral que financeira do dito sistema. A nossa sorte é que, por um lado não tem aparecido pensadores credíveis e muito menos líderes munidos de autoridade moral para porem ordem na “Casa dos Medos”, vulgo casa comum europeia…cada vez mais vulgar.

  2. Lá como cá, diz este berlusco:

    SINISTRA – «A sinistra sono tutti capetti che si fanno la guerra l’uno con l’altro, ma nessuno emerge» ha successivamente aggiunto il capo del governo a chi gli chiedeva un giudizio sull’opposizione di centrosinistra.

  3. Lamento muito, mas a Itália nunca na sua História conseguiu criar uma Sociedade civil com força própria, ou algo parecido. Neste aspecto, Itália sempre esteve muito mais perto do Magrebe, ou dos Balcãs, do que de França, já para nem mencionar a Suíça, ou a Alemanha. As únicas Sociedades “civis” com força própria dentro de Itália, e muitíssima, são a do Vaticano e as mafiosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.