A Direita já pode dormir descansada, o 25 de Abril é nosso e só nosso!

Para o líder do PSD é “inaceitável” que um chefe de Estado estrangeiro discurse, na Assembleia da República, na sessão solene do 25 de Abril. Parece que é uma coisa só nossa, estrangeiro não entra. Pois, devia ser ao contrário. Todos os anos, devia ser convidado um chefe de Estado estrangeiro para discursar nas comemorações do 25 de Abril. Qual é o problema de se juntarem à nossa celebração os representantes de outros povos? Povos esses que inspiraram os que tanto lutaram pela nossa Liberdade. Ou foi o nosso Povo sozinho que inventou a Democracia?

Tratando-se do Presidente brasileiro, a recusa da Direita é ainda mais absurda. Só em dois anos, 2020 e 2021, mais de 100 mil brasileiros adquiriram a nacionalidade portuguesa. Aquilo a que o Montenegro chama povo também os inclui. Muito provavelmente, muitos desses brasileiros votaram e ajudaram a eleger os deputados que nos representam, incluindo os dos partidos de Direita. Será que são bons para votar mas para celebrar o 25 de Abril têm de ficar à porta? É que Lula da Silva também os representa.

12 thoughts on “A Direita já pode dormir descansada, o 25 de Abril é nosso e só nosso!”

  1. eu acho que a direita sentirá saudades do vínculo político com o Brasil como uma mera colónia portuguesa. mas eis que nasceu a brasilidade e, com ela, a biopolítica em um portugal sem fronteiras. e por tantos brasileiros estarem, porque escolhem, viver cá, a celebração do 25 de abril com Lula por dentro é fazer biodemocracia também. mas, já se sabe, só abraça a biodemocracia quem tem aspirações de grandiosidade de produção humana. e os direitolas artolas só estão preocupados na produção de escândalos e boicotes e calúnias e nódoas no nosso pano. adiante que, correndo bem, ficarão agonizados de inveja num instante.

  2. A recusa da direita em aceitar o discurso de Lula no Parlamento, na sessão solene do 25 de Abril, não é absurda, Guida. É a vingança mesquinha de cobardolas saudosistas e ressabiados que todos os anos se vêem obrigados a fingir que é do coração que comemoram a data. O álibi do discurso de Lula não passa disso mesmo, um álibi, uma desculpa que lhes permite perturbar as comemorações fingindo não ser essa a sua intenção. No fundo, o que eles querem é mesmo atirar trampa para cima do 25 de Abril escondendo a mão.

  3. Um homem já velho está encarcerado numa cela exígua com a perspectiva de passar ali o resto dos seus dias. Foi condenado por um juiz que se viria a revelar corrupto, vendido à ganância de poder político e à ambição de fortuna. Despachado o serviço, o juiz foi receber a recompensa, primeiro no escritório de advogados que enriqueceu com as falências que as suas decisões haviam provocado, depois nomeado Ministro pelo Presidente cuja eleição o próprio confessou não ser possível sem a sua sentença. O velho em vez de fugir à cadeia, enfrenta e desconstrói na justiça as barbaridades da acusação, reverte a sua prisão, oferece o corpo às balas do eleitorado e é eleito Presidente. Uma pessoa séria de Direita, conservadora, das que não aprecia revoluções e valoriza o funcionamento íntegro da instituições, mesmo não se identificando com a ideologia que Lula defende, ficaria muito satisfeita por ver discursar no Parlamento Português esse exemplo maior de coragem e amor à democracia. Este chinfrim irá revelar o tamanho da direita burra e da esquerda de espinha mole, em Portugal.

  4. Lá vai o tempo em que o Presidente brasileiro, ao ser eleito tinha a deferência de fazer uma visita a Portugal, antes de ir a qualquer outro país.

    Tanto este como o Bolsonaro não dão mínima ao “portuga” e já a Rousseff só veio cá porque foi de passagem.

    Quem forçou e tem forçado esta ligação ao Lula foi a excentricidade de Marcelo Rebelo de Sousa.

    Este caso não passa de uma falta de diplomacia de bradar aos céus.

    Ninguém vê que o Brasil ficou 50/50 entre Lula e Bolsonaro?

    Só tinhamos é que ficar dentro da nossa casca!

  5. diplomacia pública é o que será feito, essa coisa bonita para celebrar a liberdade e a democracia também transatlântica, cara. pô, Mal por mal, deixe de ser básico.

  6. mesmo que os brasileiros possam votar cá e no brasil , lula só os representará no brasil. ou o lula tem poderes presidenciais cá? faz uma vaquinha com o marcelo?
    não faz sentido convidarem o lula a solo , talvez convidando meia dúzia ,e iniciando um habitus , tipo festival da canção, com artistas convidados/todos os países com que há acordo de dupla nacionalidade , este post fizesse algum sentido.

  7. Ó Olinda, para o povão do Lula ou do Bolsonaro o 25 tanto pode ser de Abril de Maio ou de qualquer mês não diz porra nenhuma.

    Isto lá no Brasil poderá servir para mais uma piada do portuga, se é que vão entender o que se passou.

  8. “mesmo que os brasileiros possam votar cá e no brasil , lula só os representará no brasil. ou o lula tem poderes presidenciais cá? faz uma vaquinha com o marcelo?”

    Se a ignorancia pagasse imposto, a Yo possivelmente resolvia a divida publica portuguesa em semana e meia…

    Em primeiro lugar, esse “mesmo que” denuncia preguica intelectual. Uma pesquisa de 15 segundos no google rapidamente esclarece que cidadaos brasileiros residentes no estrangeiro nao so tem o direito, como o dever legal de votar nas eleicoes presidenciais brasileiras.
    Em segundo lugar, alegar que um presidente eleito democraticamente nao tem o dever de servir e representar todo o eleitorado que o nomeou, conforme as regras democraticas ao cargo que ocupa, e de uma imbecilidade confrangedora.

  9. em terceiro lugar : vem representá-los no parlamento português n celebração do 25 de abril porque os brasileiros participaram no evento?

  10. já sei ! vem representar os portugueses que fugiram para o brasil depois do 25 de abril. e os que emigraram para lá quando o brasil era colónia portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *