Etiqueta Dadá

Leitura
Hábito mais característico de algumas comunidades do que de outras. Quando se viaja, tem-se uma boa oportunidade para tomar contacto com este acto, em transportes colectivos, em viagens mesmo curtas, pois certas pessoas vão a ler, enquanto outras olham para o ar. O mesmo se nota em salas de espera. Os tempos mortos podem ser aproveitados para a leitura, já que nem todos têm vida que permita cultivar-se. A leitura de bons livros é enriquecedora e desenvolve a nossa inteligência. As classes altas preferem memórias e biografias. Os livros de arte ficam bem nas mesas das salas. É importante cultivar este hábito junto das crianças desde tenra idade.

Entrada do Dicionário de Etiqueta da venerável Paula Bobone.

9 thoughts on “Etiqueta Dadá”

  1. Paula Bobone é autora de algumas das melhores páginas da literatura humorística portuguesa contemporânea e tem sido injustamente esquecida.

  2. eu não estou a mentir – há uns anos assisti a uma cena inacreditável: uma senhora com sotaque bobonico entrou na bertrand e perguntou muito alto ao empregado se tinham «livros daqueles pra pôr em cima das mesas». o rapaz abafou o riso e respondeu que sim, vendiam livros, mas não sabia quais seriam esses. ela esclareceu «desses, de arte e assim…». e eu que tenho tantos desses na estante e pensava que assim estavam mais arrumados.

  3. Eu apareço episodicamente e, ultimamente cada vez mais, de cada vez que o faço fico atónito de espanto.

    Este blogue entrou já na mais absoluta decadência? Ao ponto de ser necessário citar a putrefacta Coisa Bobone para lançar um tema em debate? O que se passa? Será este um caso de rapto dos postadores de serviço perpetrado por marcianos cruéis? Ou será o cansaço que se instala?

    Seja como for, e metendo a foice em seara alheia — actividade na qual tenho uma experiência invejável —, sugiro uma reflexão atenta e minuciosa.

    “P’ra melhor está bem, está bem”…

    Até já.

  4. não gostei de ver divulgada aquela verdade sobre as classes altas…agora temo que o fisco venha à minha casa ver os meus sinais de riqueza…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.