Estamos em guerra. Mas não consta que o vírus tenha poder de fogo para destruir as nossas casas, fábricas, armazéns, estradas e pontes, meios de transporte, redes de comunicações, aeroportos e portos. Pode é destruir os nossos hospitais, clínicas, postos de saúde e serviços de enfermagem ao torná-los insuficientes para as necessidades de todos – como está a acontecer em partes de Itália e talvez venha a acontecer em partes de Espanha.
O mesmo na economia. O vírus causa despesa pública e prejuízos particulares, neste momento impossíveis de contabilizar e prever na sua extensão por ser impossível prever a evolução do próprio vírus à medida que coloniza todo o planeta onde há humanos. Mas a economia continua activa, os trabalhadores vão continuar a trabalhar onde for mais seguro consoante as profissões, sendo que o teletrabalho gera poupanças nas empresas, e os consumidores vão continuar a consumir pese ser em modelos diferentes e adaptados às alterações nas circunstâncias ao longo da crise e às aprendizagens sociais e individuais correspondentes, o que pode ainda criar mais e novos empregos. Parte dos danos financeiros gerados pela pandemia terá uma solução política. Porque o dinheiro é uma abstracção na sua origem. O dinheiro é uma hipóstase da confiança em sociedade.
Esta crise está a gerar mortes e piadas, medo e inovações, aproveitamentos canalhas e exemplos de liderança. Como todas as grandes crises. E, como sempre e para sempre, há uma escolha possível pela inteligência e pela coragem a fazer aqui e agora – quando vai ser tão fácil, e cada vez mais ao longo do desgaste crescente nas semanas e meses pela frente, cair na animalidade e na barbárie. A guerra é essa.
1-https://www.msn.com/es-mx/video/not/me-cay%C3%B3-el-20-con-karla-rivera-covid-19-la-histeria-colectiva/vi-BB117A17
( a rapariga é muito gira e clara , vejam)
2-Itália , desde o principio do ano , 117 339 óbitos , 1585/dia ; jornal abc aiaiaiaaaiii 175 mortos hoje!!!! no fim da notícia : La mayoría de las personas fallecidas superaban los ochenta años y tenían varias patologías previas.
3–em 1518, um caso de histeria de dança incontrolável surgiu em Estrasburgo, na França. Fao Troffea, uma moradora da região, começou a dançar na rua, aparentemente sem motivo e sem qualquer música tocando
Relatos dão conta de que seus passos fervorosos duraram entre quatro a seis dias, sem interrupção. Em uma semana, 34 pessoas já haviam se juntado à dançarina e em menos de um mês havia mais de 400 pessoas dançando frenéticamente nas ruas. A maioria dessas pessoas acabaram morrendo de exaustão ou por causas como ataques cardíacos e derrames.
explica o covid e o caso do papel higiénico…
Certo. A guerra é aqui e agora. É tempo de cerrar fileiras e obedecer às ordens dos comandos. Mas,para memória futura, não me posso deixar de assinalar que o Comandante Supremo da força abandonou o Forte e foi barricar-se no guarda-fatos.
e quanto à economia ? vou desistir , não vale a pena, desta vez não devo à banca portanto peço insolvência , despedimento colectivo , fundo de desemprego para todos e pronto , e uma coisa que pagou regularmente impostos durante 120 anos desaparece da folha dos pagantes e passa a recebedor. Limpinho.
é isso mesmo mrocha. enquanto os tiros andaram lá longe, o pelintra andava aí armado em herói. assim que a primeira lhe assobiou aos ouvidos, foi fechar-se nas latrinas. conheci e conheço muitos dessa raça: bons pedigrees, excelente morfologia, ladram que é um gosto, mas são os primeiros a abandonar o rebanho. metem o rabo entre as pernas e dão às de vila diogo, assim o lobo arreganhe a tacha. para quem ainda tivesse dúvidas, aí tem uma boa oportunidade para as tirar.
Estamos em guerra e o chefe deu às de Vila Diogo.
“Estamos em guerra e o chefe deu às de Vila Diogo.”
errado, fugiu para cascais e ainda bem, escusa de andar para aí a afectar o pessoal e a bitaitar covides & tremoços.
off topic , tema muito mais interessante.
Ao cuidado do Valupi , sobre neandertales , o paleontólogo português João Zilhão , que trabalha em Barcelona. Faz muito , mas muito mais sentido, a sua teoria.
https://www.abc.es/ciencia/abci-zilho-neandertales-eran-tontos-extinguieron-202003150159_noticia.html
Pois é yo, conforme já disse há dias. A velho chegarás tu também. Cá estarei para me peidar na tua direção geral enquanto encolho os ombros e digo “não sejas histérico pah! É a vida!” Quando estiveres a pedir ajuda a comunidade para te ajudar. Seu pulha imbecil.
Não tenho qualquer interesse em ultrapassar o prazo de validade natural , sobreviver a mim é uma coisa muito aborrecida. Não julgue os outros por si , Lowlander.
Não yo, definitivamente não somos iguais. Ética, decência, empatia, solidariedade e inteligência são conceitos alienígenas num pulha do teu calibre.
Um cobardolas é um cobardolas, é um cobardolas. E calhou-nos uma coisa destas como PR.
Lá isso de certeza ,Lowlander, não me passa pela cabeça insultar as pessoas , muito menos a coberto do anonimato. Não tenho medo de morrer , que é que quer que faça? que peça perdão por isso?
Mentiroso também.
lá está , não me julgue pelos seus medos…os meus genes são mais neandertais que africanos -:) e tenho muita curiosidade em ver se há alguma coisa para lá disto , aqui já vi tudo , bem, tudo não , nunca tinha assistido a um episódio de histeria colectiva global criada pelos merdia.
olhe que bom artigo
https://www.vozpopuli.com/opinion/crisis-sanitaria-pandemia-histeria-colectiva_0_1335767633.html
Yo, julgo as pulhices imbecis que regurgitaste aqui na caixa de comentários e nada mais. Quanto às tretas egocêntricas que leste no Google há 5 minutos e que finges perceber. Para além de transparentes e desastradas tentativas de fuga para a frente, reiteram lamentavelmente o vácuo onde devia habitar a tua consciência ética ou a mais básica empatia para com o outro, enfim… alguma humanidade. Ou mais sucintamente: reiteram o calibre da tua pulhice. Suca!
que mau feitio , bolas.
“… os meus genes são mais neandertais que africanos…”
deves ter acusado isso numa análise germana de sousa ao covid19, se tivesses ido ao chaves descobrias que o fio dental era invenção dos africanos e era mais barato.
dão trela à vaca e ela enche as caixas de bosta faschistóide mal ruminada. 7/16 são bufas reaccionárias ou linkalhada da direita de alterne, o resto são clientes a queixarem-se do mau cheiro.
Será este o Diabo?