Merecia um estudo profundo

Esta superioridade do Porto sobre o Benfica e o Sporting. É uma história gloriosa que tem um nome já glorificado em vida, Pinto da Costa. Mas o que importa investigar não é tanto o mérito dos vencedores, e seus segredos, como o demérito dos perdedores, e seus erros.

O Benfica e o Sporting reúnem nos seus órgãos de decisão e influência uma parte maior da elite nacional. Daí o seu fracasso, já de décadas, ser tão espectacular.

36 thoughts on “Merecia um estudo profundo”

  1. Já o Porto mostra que em Portugal só se progride pela corrupção [ou você acha que a gente se esqueceu da fruta e do café com leite?].

  2. Ó João.
    Não precisamos de ir mais longe. Basta ver a origem do 1° golo do Porto.
    Ó Valupi a ligeireza desta analise retira credibilidade ás analises que faz noutras matérias.
    Bem sei, bem sei, tenho que largar o vinho.

  3. Existe um clube que nos últimos 30 anos coleccionou quase tantos 2ºs lugares como o Porto coleccionou primeiros. Um clube que não ganha uma competição europeia há 53 anos e que até à semana passada, não ia a uma final europeia há 23. E que se auto-intitula de “Glorioso”? Ridículo!
    Um clube que tem como presidente, há vários anos, um condenado por furto pelo Tribunal da Boa-Hora, conhecido mega traficante de Heroina, famoso no Casal Ventoso como o Kadafi dos Pneus e que trouxe para a direcção do Benfica gente como… o Bibi da Meia Laranja (outro famoso traficante de Heroina no Casal Ventoso). O presidente deste clube, para conquistar a massa adepta composta maioritariamente por camelos como o João (os dois), no auge do desnorte, encomendou ilegalmente umas escutas subornando e corrompendo efectivamente e evidentemente meio sistema judicial português para o efeito. Depois colocou essas escutas no You Tube e foi reeleito!
    Nunca tal situação foi investigada pelo MP ou pela PJ! Inédito!
    (O que mais nos informa sobre como passou tantos anos a vender TONELADAS de Heroina, a destruir a vida de tantos jovens, alguns deles benfiquistas, sem que nunca tenha sido acusado de nada!)

    Este presidente foi e é até hoje o ÚNICO camelo a ser apanhado numas escutas telefónicas a encomendar árbitros PRETO no BRANCO e com as letras todos.
    (João “Pode Ser” Ferreira – Final da Taça).
    É verdade, este paladino da Verdade Desportiva, presidente desse bastião da honestidade, foi apanhado nas suas próprias escutas! Trágico-cómico!

    Os únicos campeonatos que este clube ganhou nos últimos… 15 anos, são conhecidos pela forma batoteira como foram ganhos, do qual se destaca o célebre Campeonato dos Túneis, que foi ganho com roubos de igreja em diversos jogos chave, e com o histórico afastamento do principal jogador adversário e melhor jogador da liga mês após mês, através de uma cilada própria do campeonato Albanês. Destaca-se ainda o outro Campeonato em que jogaram mais de metade da época contra equipas com 10 jogadores. Palavras para quê? É o clube do honestissimo Vale e Azevedo!

    É esta gentalha que prega sobre honestidade e corrupção???

  4. O Benfica é o espelho do Portugal, a nossa Pátria. A esmagadora maioria ama a Pátria e sofre desmesuradamente com ela. O sofrimento tolda-lhe a visão.Isso impede-a de correr com os malfeitores que se acoitam no seu regaço e a sugam até ao tutano. Os tempos vão passando e a realidade subsiste, devoradora:
    – um ínfima minoria, já podre, apodrece ainda mais de rica, usando toda a espécie de tropelias, incluindo “fruta”.
    – quem trabalha vai de derrota em derrota.

    Portugal= Benfica=Presidente+governo+maioria=desgraça.

    Em vez de agirmos como derrotados, como carneiros a caminho da esfola, vamos limpar o lixo que nos submerge, JÁ!
    É tempo de mudar!!!!!!!
    Força Portugal

  5. viva ao Porto! viva ao Pinto da Costa! viva aos Portistas! viva ao fracasso do Benfica e do Sporting! viva à dor de corno dos Benfiquistas e Sportinguistas! :-)

  6. Caramba Harry Potter como conheces tu tão bem os traficantes de heroína?
    A avaliar pelo que escrevestes deves estar ainda de ressaca.
    Só faltou dizer que a voz do Pinto da Costa que se ouvem nas gravações do apito dourado é uma imitação do António Sala.

  7. Caro Harry Potter
    O que diziam estas escutas ilegais?
    Os factos branqueiam esta ilegalidade?
    Agora, será este o campeonato do Hugo Almeida?

  8. @ jv:

    1- Diziam meias palavras. Diz-me que país é esse que põem pessoas na cadeia por encomendar café com leite? Já o Viera…é preto no branco: “Quero aquele árbitro porque é o que me dá garantias”!

    2- Não. Os factos não branqueiam a gravidade dos actos de corrupção necessários para colocar o sistema judicial ao serviço de um clube chamado benfica.

    3- Campeonato Hugo Almeida? Quanto muito será o campeonato Carlos Martins!

  9. Enquanto os clubes da capital, especialmente o tal SLB, ainda vivem seduzidos pelos ontens que cantaram, as velhas e bafientas glorias passadas, o FCP vive da luta permanente e sofrida contra a soberba e contra o cosmopolitismo da capital e, virado para o futuro. E é justamente por essa atitude e por um exigente profissionalismo que as vitórias se sucedem a um ritmo avassalador e asim vão continuar por muitos e muitos anos.

    Os comentários do tipo João, são o adn de uma massa associativa completamente acéfala e acrítica que só conduz ao fracasso. E enquanto não perceberem isso, melhor para o FCP.

  10. Os comentários ao post do Valupi ilustram o estado a que o País chegou. A desagregação da coesão social, as invejas, os ódios, a mesquinhez, a vaidade, a arrogância, todos contra todos, trabalhadores contra trabalhadores, trabalhadores contra desempregados, desempregados contra empregados, novos contra velhos, funcionários privados contra públicos, o acessório contra o essencial, todos os vícios estão aqui espelhados neste blog, que costuma ser sério, em todo o seu esplendor.
    Não foi preciso revolução. Bastou uma conspiração reaccionária, revelada pelos insuspeitos lobo Xavier e Pacheco Pereira, que chamou a troika, o instrumento usado pelos capitalistas financeiros e seu esbirros para imporem um novo Estado Novo em Portugal, que roubando os pobres para dar aos ricos, adormece os pobres com Futebol, Fado, Foda e Fátima.
    Não se queixem. Têm o que merecem.
    Já agora vejam o que diz o Vice Presidente da bancada Parlamentar do PSD e candidato à câmara de Gaia, carlos abreu amorim, no twitter ou facebook:
    “Magrebinos-curvem-se perante a glória do grande dragão”.
    Estes são políticos que destroem Portugal, com a vossa conivência.

  11. “O presidente deste clube, para conquistar a massa adepta composta maioritariamente por camelos como o João (os dois), no auge do desnorte, encomendou ilegalmente umas escutas subornando e corrompendo efectivamente e evidentemente meio sistema judicial português para o efeito.” Este ainda está bêbedo de ontem.

  12. O Benfica está no caminho certo e a trabalhar muito melhor. Essa superioridade do clube de palermo está a acabar (Qual a importância de Manuel Sérgio??)! Espero que este trabalho continue e o momento de viragem irá surgir, se é que já não surgiu, pq como diz o povo “Não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe.”
    É cada vez mais dificil aos corruptos de contumil ganharem.
    O ano passado foi o fora de jogo de Maicon que desequilibrou e os catapultou.
    Este ano o (Benfica falhou com o Estoril e no minuto 92 de 2 jogos) mas nem sequer se coibiram de se assegurarem que não havia guiões inesperados na capital do móvel e nomearam um árbitro do apito dourado que assim que teve hipótese resolveu o jogo!
    Corrupções à parte de uma coisa não tenho dúvidas: são duas grandes equipas, de nível de oitavos/quartos da Liga dos Campeões!

  13. Não podia estar mais em desacordo. Não compreendo como pode chegar à conclusão de que importa é investigar o insucesso de SCP e SLB quando tem como premissa incontornável o facto de o FCP ter um desempenho absolutamente brilhante em termos de resultados. Impar quando o comparamos com outros campeonatos europeus. O FCP termina o campeonato com 78 pontos em 90 possíveis! O FCP perdeu apenas um jogo (UM!) desde a última vez que o SLB foi campeão. Há 3 anos!
    O SLB termina com menos um ponto, 77, marcou mais sete golos e sofreu mais quatro. Um desempenho também absolutamente notável. O que não implica que o 2º lugar deixe de ser o primeiro dos últimos. De qualquer forma as épocas de JJ tem sido bastante boas, sobretudo se as compararmos com as anteriores (olhando para a pontuação, o “goal average” e a qualidade do futebol praticado).
    Por último, meter todos os adversários do FCP no mesmo saco parece-me totalmente absurdo. Os problemas não são os mesmos e as dificuldades conjunturais e estruturais por que passam não são comparáveis.
    Para finalizar, só por ignorância se pode apresentar o FCP como um outsider ou um David na luta pela hegemonia do futebol nacional. O FCP reúne, sempre reuniu, muitos elementos da “elite nacional” e sempre soube jogar com a sua influência. Desde Urgel Horta, ministro e deputado da União Nacional que conseguiu em 1928 o estatuto de “utilidade pública” para o FCP (que os rivais de Lisboa teriam de esperar quase 40 anos para conseguir) a Cesário Bonito, Augusto Pires de Lima e Ângelo César (íntimo de Salazar) até às relações com o poder político actual, de Fernando Gomes e Nuno Cardoso às relações com a câmara de Gaia e Menezes.
    Mais importante que investigar o insucesso de SCP e SLB há de facto que analisar à lupa as razões da hegemonia do FCP no futebol português. Porque é um caso de sucesso digno de estudo e porque as conclusões só podem ser enriquecedoras para toda a gente.

  14. Ora, meus caros, o fenómeno do desaire benfiquista é simples e fácil de explicar. Comecemos por formular o princípio explicativo desta mística chamada futebol e que, «logicamente», dado que uma mística é uma narrativa, só poderá ser:

    O futebol é uma narrativa.

    Aconteceu então que:
    1º) por culpa de um canal de televisão, que queria recuperar o dinheiro que investiu nas licenças de transmissão e ajudar o partido do patrão;
    2º) por culpa de um governo, próximo do dito canal, e que queria aproveitar a boleia da mística do glorioso para passar medidas de austeridade sem que o Zé Lampião desse por isso;

    a narrativa «futebol 2012/2013 do glorioso» atingiu o seu clímax prematuramente — na noite do jogo com o Fenerbahce. Os adeptos, entusiasmados pelas hipérboles narrativas da SIC, festejaram vitórias que ainda não tinham sido concretizadas. O resultado foi o que era previsível e natural: os jogadores (e os adeptos) descomprimiram para o jogo seguinte e, com o resultado desfavorável desse jogo supostamente fácil, saíram com a gloriosa narrativa bastante comprometida. A partir daí, o desconforto com a realidade que emergiu (mais a impossibilidade de engendrar um novo clímax em tão curto espaço de tempo) motivou as falhas competitivas nos dois jogos-chave que se seguiram.

    Já havia acontecido o mesmo com Portugal, no Euro 2004; e com o Sporting em 2005; e com o Bayern de Munique, no ano passado; e com o Real Madrid e o grande mestre Mourinho, este ano. Moral da história:

    Muito cuidado com o agendamento do clímax de uma narrativa futebolística.

  15. A verdade é que esta liga estava talhada para o slb. Com o colinho dos árbitros lá ia ultrapassando obstáculos e imprevistos. Logo na 1ª. jornada, na Luz, o SCBraga foi impedido de ganhar porque o árbitro errou ao expulsar-lhe um jogador quando estava bem na mó de cima. O árbitro confundiu(?) uma mão negra com por mão branca!!! Depois jogadores como o Matic e Maxi, com árbitros sem medo, não acabariam a maior parte dos jogos, mas foi-lhes possível actuar a seu bel-prazer e passar os jogos a distribuir fruta. No jogo com a Académica aconteceu mais uma grande barraca: como o slb não conseguia marcar um golo, ao minuto 94, o árbitro Nuno Almeida, um algarvio que andou a vender imóveis que o Vieira e o Rui Costa construiram em Tavira e que ainda estão hipotecados à Banca, inventou um penalti cuja falta não existiu, tendo existido, isso sim, uma falta atacante do avançado lampião.
    Até que surgiu o herdeiro de Calabote, de Valente, de Lucílio, de Rola, de Ferreira e de muitos outros, ex-guarda redes do Alverca quando o Kadafi dos pneus cheios era presidente daquele clube, um tal Capela que quis ser mais papista que o papa e, mais que um roubo de Capela, fez um roubo de igreja. A situação foi tão escandalosa que todos os interessados e a própria imprensa afecta ao clube do antigo regime foram obrigados a admitir a falha e o prejuízo directo para terceiros. A partir daqui os próprios árbitros assumiram o problema e trataram de apitar sem se deixar influenciar pelo cantar dos rouxinóis (a águia não canta). Não fora isso e o slb nunca perderia pontos no jogo com o Estoril porque apareceria sempre , com a ajuda do árbitro, um lance propiciador da sua vitória. Penso, pois, que o roubo de Capela acabou por influenciar em sentido diferente do pretendido pelos seus promotores.

  16. Ninguém quiz pegar na influência das “élites” seja no Futebol ou na des-
    -Governação do País!?! Todos tentam justificar a sua vitimização face aos
    comportamentos há muito conhecidos! Na realidade as verdadeiras élites
    estão-se borrifando para o jogo da bola … só os porcos, como o tal da
    mensagem no facebook procuram tirar alguma vantagem pessoal!!!

  17. Não me fodam, anda tudo doido!

    Estou mais preocupado com a minha reforma que diminui regularmente do que com a fruta e o café com leite do papa pitas das antas.
    Estou é preocupado com a Gaspar, SARL (Sociedade Anónima de Irresponsabilidade Ilimitada)

    PORRA, tenham juízo!

  18. “O Benfica e o Sporting reúnem nos seus órgãos de decisão e influência uma parte maior da elite nacional. Daí o seu fracasso, já de décadas, ser tão espectacular.” Sim mas, justiça seja feita, não possuem grande influência nos locais de decisão do mundo do futebol. Esse espaço foi dominado nas últimas décadas pelo Valentim Loureiro e pelo Pinto da Costa.

    “Penso, pois, que o roubo de Capela acabou por influenciar em sentido diferente do pretendido pelos seus promotores.” Esta frase é sintomática da cegueira futebolística. Ora portanto, os árbitros estavam em conluio para “dar” o campeonato ao Benfica, estando dispostos a prejudicar o Sporting escandalosamente, com o consequente o impacto mediático que isso teria. Mas, depois, num assomo de justiça, decidem voltar a apitar bem.

  19. Luís, as razões do sucesso do Porto são conhecidas, quer as lícitas quer as suspeições a respeito das ilícitas. Do que não se fala é das razões pelas quais o Benfica e o Sporting – ou, se preferirmos ver por esse lado, Lisboa – não conseguiram seja a desmontagem e denúncia provada de supostas irregularidades na arbitragem, seja a ultrapassagem do Porto por via de melhores modelos de gestão nos departamentos de futebol e melhores estratégias na formação e comercialização dos jogadores.

  20. O problema das ladainhas dos muitos “Zé da póvoa” alguns até escrevem em jornais (esses não são “Zé da Póvoa”são mais “Tavares Teles”) é que nós ouvimos as escutas! Apesar de ilegais em tribunal são bem reais.

  21. quando o sporting desperdiça a possibilidade de ter o mourinho, a responsabilidade é de pinto da costa.quando o benfica mantem um treinador que perde 2 campeonatos com vantagem pontual na parte final, a culpa tambem é de pinto da costa. o campeoanto ganho por jesus tambem foi por culpa de pinto da costa,pois provocou o “sururu” na luz , que resultou no castigo inedito a wulk de 4 meses.por isto tudo só posso dar razaõ a valupi. nota: o sporting (meu clube) tinha uma soluçao à mão (jesualdo) deitou-a fora, por razoes que a razaõ conhece!

  22. oh DC, por favor
    esta conversa já vai longa demais mas eu achava que não era preciso dizer-te que a razão porque o Futebol Clube do Porto nunca foi acusado de coaccção, como foi o Boavista, mas apenas de tentativa de, é o facto de nunca se ter conseguido provar um nexo de causualidade entre as escutas existentes que indiciavam corrupção. vou tentar explicar-me melhor.
    em quase três anos de escutas, a policia só conseguiu aquela miséria. compare com a escuta onde aparece LFVieira, muito mais escandalosa. é uma escuta apenas, mas lembre-se que é de um homem que nem sequer estava a ser investigado e é apanhado por acaso numa chamada de um dos que estava.
    agora repare nas épocas a que se referem os jogos. em 2003/2004 o FCporto foi Campeão Europeu! tava cá o Mourinho, homem. pois esse jogo com o Beira-Mar, acabou empatado. e o outro com o Estrela da Amadora em casa, acabou 2-0 pó Porto, é verdade. foi no inicio da segunda volta, quando ainda nada estava em fase decisiva, mas é verdade que o FCP ganhou ao estrela da amadora em casa no ano em que foi campeão europeu. pronto, que escândalo. não sei que mais lhe diga acerca disso.
    e friso, estas foram as escutas nas quais se baseou o castigo que refere, e que foram completamente admissiveis e admitidas nesse “juízo” ou “julgamento”, como preferir (só não dispenso as aspas). porque onde elas foram, e muito bem, não admitidas foi nos tribunais civis onde tanto o FCPorto como o Pinto da Costa foram obviamente ilibados de todas as acusações.
    e não há mais nada. há um livro de uma “lady na mesa” que todos sabemos ter sido escrito pela mão de ilustres benfiquistas e que serve de guião a toda a sanha contra o FCP. e parece que também há um filme.
    mas nessa parte acredita quem quer. imagino que o DC seja um deles.

  23. “um nexo de causualidade entre as escutas existentes que indiciavam corrupção” E os resultados dos jogos respectivos!
    desculpem, mas faltava esta parte.

  24. tri-lim…. Serei dos primeiros a querer o nosso presidente fora do clube se não for moralmente adequado para o mesmo. A diferença reside mesmo aí. Gosto de ganhar mesmo limpinho. Jogos de bastidores há muitos, e não foi à toa que o Sir Alex Ferguson mencionou que o fcp comprava titulos, nem é preciso ser-se treinador para ganhar. O que acredito é o q vejo, infelizmente é-me pouco, mas o q tenho. Cumps

  25. mas está tudo doido? moralmente inadequado?
    qual foi a parte do presidente do benfica ter sido apanhado numa escuta a escolher um àrbitro para um jogo da Taça de Portugal que não percebeu?
    quer dizer, eu assim como assim sempre posso dizer que o meu clube já foi castigado pelas faltas que cometeu. mas o vosso nem sequer investigado foi, por favor…
    moralmente inadequado, o que se tem de ler!

  26. ou então estou a cometer o grande erro de pensar que o meu amigo DC é benfiquista, e se calhar não é…
    se for esse o caso, não ligue muito ao que eu disse atrás .pois e até lhe digo que concordo consigo quando diz que há favorecimentos arbitrais no futebol profissional e que seria importante tomar medidas para reduzir os mesmos. é que pela minha experiência, e nada mais pois estou bastante longe desse mundo, posso assegurar com a máxima certeza que os clubes grandes são sempre beneficiados contra os pequenos.

  27. Ora boas. Lili, não consigo encontrar escutas do LFV pelo que agradecia se pudesse mandar link. Pelo que ouvi por amigos, espero que não seja a escolha do árbito em conjunto com o presidente do Belenenses? Quero confirmar tb. Cumps a todos

  28. sou Benfquista e sócio.

    “(… )Pelo que li hoje, a consulta a ambos os intervenientes num jogo da taça para que indiquem nomes de árbitros, de forma a que se chegue a um consenso, é prática comum por parte da FPF, e este caso não foi excepção, pois o presidente d’Os Belenenses na altura, Sequeira Nunes, confirmou que também foi contactado por Pinto de Sousa em relação ao jogo em questão, e que também deu a sua lista de nomes:

    “O senhor Pinto de Sousa pediu-me que sugerisse três ou quatro árbitros para o jogo da Taça de Portugal entre o Benfica e o Belenenses, o que fiz, indicando efectivamente três ou quatro nomes[…]
    O senhor Pinto de Sousa também me disse que antes dos jogos era habitual ouvir os clubes e pedir-lhes que indicassem três ou quatro nomes.”

    “Assim sendo peço desculpa pela minha precipitação inicial. A verdade é que desejo que o processo Apito Dourado siga até ao fim, arraste quem arrastar consigo. Se houver pessoas ligadas ao Benfica metidas nisso, espero que sejam condenadas como os outros. Mas neste caso o que parece é que nada de anormal se passou, e houve (mais uma vez) um aproveitamento por parte da comunicação social da mais pequena oportunidade para apontar baterias ao nosso presidente (…)

  29. há merito em muitas das vitorias do porto.mas não tenho duvidas que em caso de aperto o papa, não tem duvidas em recorrer a metodos “sofistiticados”.aguardem a venda de moutinho e james, e vão ver ao ponto em que chega a falta de “transparencia” de pinto da costa!por sua vontade “no papel” a transferencia de james vai custar mais ao monaco do que a de moutinho….

  30. alzheimer,eu para conhecer um doente com alzheimer,mando-o dar uns passos e o diagnostico está feito se arrastar os pes .a ti não preciso, basta ler o que escreveste!

  31. os arbitros nas ultima jornadas encarregaram-se de afastar o sporting das competiçoes europeias com roubo na catedral,e o penalti de paços de ferreira.pergunto quantos arbitros tinham a coragem de fazer o que o pedro proença fez,ao não marcar um penalti,cuja posiçao mais correta mesmo sem repetiçoes televisivas era marcar a grande penalidade.contra o porto,fora de area e com duvidas na falta,marca-se penalidade e jogador expulso,no sporting uma jogada em grande velocidade de viki,o arbitro nada marca.estes filho da puta estão a matar o futebol! enquanto não houver mudanças no conselho de arbitragens o roubalheira continua. para meter esta escumalha na ordem não precisa ter sido arbitro,basta ser honesto!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *