Na última página do «Público» de hoje, o cronista Vasco Pulido Valente expõe o que se passou recentemente no Centro de Saúde de Vieira do Minho, e rememora o caso Charrua. Suponho os detalhes conhecidos. Reproduzo a segunda parte da crónica do historiador.
A moral da história é simples: o PS, que os portugueses se habituaram a ver como o defensor da liberdade e da democracia, não passa hoje de um partido intolerante e persecutório, que age por denúncia (aqui como na DREN) e tem uma rede potencial de esbirros, pronta a punir e a liquidar qualquer português por puro delito de opinião. Pior ainda, personagens como Correia de Campos colaboram pessoalmente nesta lamentável empresa de intimidação. Não admira. Nem o eng. Sócrates nem o dr. Cavaco manifestamente compreendem que a repressão da dissidência e da crítica começa a corromper o regime e torna inevitável o futuro “saneamento” dos “saneadores”. O silêncio de cima encoraja o miserável trabalho de baixo. Em Portugal, a colaboração do Estado com os pequenos pides do PS já não é uma vergonha.
Miserável é a expressão que me ocorre na actuação do Governo no caso charrua e desta directora de Vieira do Minho.
Pides do governo. Ainda hoje usei esta mesma expressão na resposta a um comentário. Os pequenos e abjectos Pides.
Não exagerem rapazes e raparigas. Não são PIDES, são bufos. Há que manter um certo rigor na linguagem.
e’ como diz a ana: bufos. sempre houve. mal de quem e’ e de quem encoraja. onde trabalho aconteceu varias vezes, antes de socrates, depois de socrates. o que e’ preciso e’ que os visados protestem, recorram, nao baixem os bracos, como se de fatalidade de um regime nao-livre se tratasse.
Bufos? Informadores?
Pois estes só existem porque alguém os encoraja e lhes dá razão.
Dizer mal do vizinho é um desporto nacional.
Denunciar o vizinho, o amigo e o colega de trabalho???? Claro. A policia de costuimes está atenta e agradece.
Este governo não é promiscuo, mas arisco e juizinho…muito juizinho, enquanto não começa o medo… o tal ….tenham muito medo!!!!
Caro Maremoto porque é que o seu blog regista IPs?
Trinta e três anos depois de mais de quarenta de hábitos pidescos e de bufarias, ainda não perdemos o jeito! Só há bufos porque há quem esteja disponível para acolher os dislates. Haja fé, que um dia isto muda, assim o queiramos.