Boas novas da gente competente e séria

Segundo anunciou o ministério das Finanças na quarta-feira, o défice orçamental disparou de 414 milhões de euros em Março para 1740,5 milhões de euros em Abril devido ao efeito conjugado de um aumento das despesas das Administrações Públicas de 4,1% e uma diminuição das receitas de 1,1%.

O défice público registado nos primeiros quatro meses deste ano aproximou-se dos 1900 milhões de euros, com as contas do Estado a continuarem a ser afectadas pela recessão que atravessa a economia.

“Estes números não nos surpreenderam”, afirmou Pedro Passos Coelho

(…)

“O saldo orçamental tem vindo a mostrar uma evolução que está em linha com aquilo que nós esperamos”, disse ainda, frisando que os desvios constatados serão corrigidos e diluídos “ao longo do ano”. “A nossa expectativa é de cumprimento das metas orçamentais”, vincou.

Passos Coelho: Números da execução orçamental “não nos surpreenderam”

***

Bom, se o Sr. Primeiro-Ministro o diz, quem sou eu para ficar preocupado. Até porque Victor Gaspar é um reconhecido génio das finanças, e a receita seguida é a correcta. Até os alemães e os tipos do FMI o dizem, o que será motivo para um mais que justificado orgulho nacional. A gente séria do PSD é, reconhecidamente, a melhor da Europa a cumprir ordens do exterior sem piar. Mas para quê ficar por uma notícia de jornal?

Vamos ver directamente os resultados que tanto descansam o Sr. primeiro-Ministro:

Bom, menos receita. Faz sentido, já que o PSD e o CDS, cumprindo as promessas, baixaram os impostos.

 

A despesa corrente primária está a baixar. Deve por isso estar tudo bem. A linha a preto foi desenhada pelo Zorrinho quando ninguém estava a ver.

 

No SNS não há nada para ver. As receitas baixaram um pouco, mas foi devido à campanha de descontos nas taxas actualmente em curso. E vão reparar que as transferências do orçamento baixaram. Isso deve chegar para baixar o défice.

E aqui hão-de reparar como, numa demonstração de vitalidade, o governo mergulha mais rápido que o anterior. Chama-se “ir mais longe”. O PSD é muito bom nisso.

Este é o gráfico que absolutamente desmente quem acusa este governo de querer cortar nas prestações sociais. Pelo contrário, sobem em flecha, provando que este é o governo mais solidário dos últimos anos. A linha azul foi feita por uma formiga, é ignorar. Sacanas dos insectos.

E  eis aqui a expressão do verdadeiro génio de Victor Gaspar: a estabilidade. Acabaram-se os anos de subidas vertiginosas e irresponsáveis, quando toda a gente sabe que o Estado Social sempre foi uma mentira. Neste momento, a modéstia impera, finalmente, no governo da gente séria.

***

Como vêm, não há absolutamente nenhum motivo para se preocuparem, a execução orçamental e as contas do estado estão, finalmente, supimpas após os anos de luxúria Socretina.  Se vos restar, ó almas incrédulas, algum motivo de dúvida, é ir consultar o documento. E, com a paz interior finalmente reposta, aguardar serenamente pela fada da confiança. Ela adora estes gráficos, e está quase a chegar, debaixo de uma almofada pela manhã. Não se sabe é em que cama. Mas para isso há o SIED.

4 thoughts on “Boas novas da gente competente e séria”

  1. Aqui ainda vamos tendo o Vega, mas o pobre do Povaréu, esse, tem de levar com o Medina Carreira. It’s an injustice, it is…

    Ó Moedas? Onde é que pára o Moedas? E o Borges? E o outro velhote, o Catroga? Estão a “tratar do assunto”, pois estão, não estão? Ó, se estão…

  2. Vega, EXCELENTE! Porque os mata com o próprio veneno, uma vez que a execução orçamental – que eles apregoam estar “de vento em popa”, está-lhes a “estrilhaçar as vestes”, com uma velocidade…! O drama – o verdadeiro drama – é que o PAÍS ESTÁ A SOFRER NA CARNE A INCOMPETÊNCIA E A VIGARICE DESTES “ROBERTOS” DA POLITICA!!!

    Quanto a estes excelentes docs, não se poderia enviar uma carta aos jornais para que os publicassem, em vez dos grandes titulos com que eles nos agridem, apenas citando as declarações dos implicados nesta vandalização da economia e da sociedade…!?!

  3. O mago Gasparoika deve ter uma boa explicação, estilo estórias para crianças mas,
    anda desaparecido ao que consta pelos corredores do ministério alemão das finanças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.