25 thoughts on “Ter estômago para trocadilhos em cima da desgraça, é notável”

  1. sim, foi tudo tão estranhamento rocambolesco que as contradições da tragédia transformam um acidente grave dum trambolho tecnológico, peça de museu 1895, numa anedota de vaudeville.
    os directos de ontém, durante as primeiras horas, foram esclarecedoras do inimaginável que se passou, desde pessoas a gritar por socorro a esconder o número de mortos, por cada rebarbadora a desencarcerar havia 30 gajos a fumar, ninguém sabe quantos dos 15 mortos faleceram por não serem retirados a tempo, o que foi preservado e o que foi contaminado por ordem dos responsáveis que se apressaram rejeitar responsabilidades sem terem sido acusados de nada, o governo a dar um dia de luto nacional e o moedas a oferecer 3 de municipal.
    sim, foi tudo tão gerido de forma rídicula que inspira trocadilhos e piadas desapropriados ao momento vivido.

  2. Acidentes acontecem.
    ACIDENTE
    acontecimento imprevisto que interrompe a evolução, até então positiva, de um processo
    acontecimento casual, fortuito, inesperado; ocorrência imponderável
    No caso já tinha havido vários alertas dos trabalhadores sobre, TENSÃO EXCESSIVA NOS CABOS, PROBLEMAS NO SISTEMA DE TRAVAGEM
    Donde, não foi um IMPREVISTO, ou FORTUITO acontecimento, foi antes causado por INCURIA, MÁ FÉ ou GARGANEIRICE DE MAMÕES.
    A PALAVRA A SARAMAGO
    PRIVATIZEM TUDO, MAIS A PUTA QUE OS PARIU A TODOS.
    AMEN

  3. ” falhas de materiais são comuns e toda a gente acaba por morrer ”

    quando é ps há responsabilidade governativa, demissão de ministros, tutelas, directores-gerais, chefias intermédias, casos, casinhas e um coro de indignação nas culpas do governo. se é psd ou aliança de direita a culpa é do estado (todos nós) e deixa arder que acidentes são coisas que acontecem.

    entretanto belém despacha comunicados longe dos microfones:

    https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2025/09/presidente-da-republica-assina-luto-nacional/

    https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2025/09/presidente-da-republica-cancela-festa-do-livro-em-belem/

    https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2025/09/presidente-da-republica-lamenta-grave-acidente-do-elevador-da-gloria/

  4. «quando é ps há responsabilidade governativa, demissão de ministros, tutelas, directores-gerais, chefias intermédias, casos, casinhas e um coro de indignação nas culpas do governo.»

    E isso na prática significa o quê, responsabiliza quem e muda o quê? Nada, ninguém e porra nenhuma. O Bosta levou anos a passar entre as fagulhas dos fogos e os pingos da chuva; o 44 enterrou alegremente o país em calotes criminosos e jamais será julgado por isso; o Gugu do Pântano privatizou e estourou esmolas europeias como se não houvesse amanhã… e acabou a mamar na ONU.
     
    Na melhor das hipóteses, de vinte em vinte anos ou assim, demite-se um ministro ou sec. Estado quando alguma tragédia ou escândalo se torna mais difícil de abafar; mas até nesses casos, como se viu em Entre-os-Rios e o Coelhone, é para ir rapar tacho ainda melhor, geralmente num privado.

    Além de que se demitem sempre os apparatchiks e chulecos de 2º ou 3º nível, nunca os capos, os PMs, presidentes ou CEOs. A mama começa no topo, mas nunca a responsabilidade, inclusive nas pomposas ‘instituições’ desta partidocracia. Estar PS ou PSD no poleiro vai dar ao mesmo.

    Disto já disse ‘A bem da noção’ o essencial: por trás da tragédia há decerto mama, ganância e impunidade. Tal como no governo, a câmara ser PS ou PSD dá no mesmo. É a mesma trampa.

  5. Sabotagem! Objetivo claro de prejudicar as operações turísticas causando milhões em prejuízos! Já para não falar da imagem externa do País! Prendam-se os suspeitos habituais: operacionais do pzp, indivíduos com ligações à embaixada! Sob interrogátório cederão e darão os nomes dos mandantes!

  6. Mais palha, agora disfarçada de funiculares?

    “Porque nascemos, se morremos?”, foi o nome de uma Exposição que o Impronuncialismo fez no Museu do Ser-Humano em 2024.

    O título deste comentário, bem poderia ser: «Os José Neves e a imortalidade preconizada pelo IMPRONUNCIALISMO através do projecto de engenharia SAP3i».

    Diz o filósofo José Neves, repetidamente aqui no ‘Aspirina C’, que o Impronuncialismo e a propriedade física SAP3i são coisas gnósticas e espiritistas.

    ORA, NEM A PROPÓSITO…

    No dia 3 de setembro de 2025, em Pequim, na praça Tianan’men, vinham o Xi Jiping, o Putin e o Kim Jong-un naquele passeio em ritmo imperial em cima daquela majestosa passadeira vermelha (quiçá, emprestada pelo Bertolucci, do seu filme “O Último Imperador”), e vai disto…

    — Diz o Xi: Na dinastia Tang, há um ditado chinês que afirma, “No passado, era invulgar alguém ultrapassar os 70 anos, hoje em dia diz-se que aos 70 anos ainda se é uma criança”.
    — O Putin, acrescenta: “Com o desenvolvimento da biotecnologia, os órgãos humanos podem ser transplantados continuamente, as pessoas podem rejuvenescer à medida que envelhecem e podem até tornar-se imortais”.
    — Xi Jiping, após isto, declara aos jornalistas: “As tecnologias modernas, relacionadas com a melhoria da saúde e da medicina, como os meios cirúrgicos relacionados com a substituição de órgãos, permitem à humanidade esperar que a vida activa continue, e não como é hoje em dia”.

    O que mostra o «propósito» (o ‘drive’ como diria Lacan). Isto é, o «desígnio» (o caminho da salvação, como diriam outros) em que estão a trabalhar para o futuro dos seus povos os actuais grandes líderes políticos mundiais.

    Mas o José Neves, e muitos que andam distraídos com coisas menores — como as guerras, as telenovelas do jornalismo, e as tricas politiqueiras (i.e., uns “sapos dentro de poços”, como diz o eslovaco, Fico) — dizem que não. Que isto são assuntos subjectivos, que não têm nada a ver com o Poder actual e futuro no Mundo. Julgam que é um assunto distante…

    E assim vai o Real, aqui na santa terrinha.

  7. o caporal da judiciária queixa-se da dificuldade de identificar os corpos por falta dos documentos de identificação. porra nem um cartão de crédito, telemóvel ou cartão do hotel, tudo pé descalço ilegal para o ventrulhas expatriar.

  8. «Diz o Xi: “No passado, era invulgar alguém ultrapassar os 70 anos, hoje em dia diz-se que aos 70 anos ainda se é uma criança”. O Putin, acrescenta: “Com o desenvolvimento da biotecnologia, os órgãos humanos podem ser transplantados continuamente, as pessoas podem rejuvenescer à medida que envelhecem e podem até tornar-se imortais”.»

    A avaliar pelo focinho de um e do outro, ainda devemos estar um bocadinho longe.

    Este é realmente o tema mais importante de todos e devia ser a maior das prioridades; por aqui só o IMP parece ser capaz de percebê-lo. Mas por isso mesmo jamais devia ficar nas mãos de ditadores, tech bros e outros mamões: deve ser completamente transparente e gerido democraticamente.

    É preciso ser muito otário para acreditar que estes ditadores, a começar pelo gangster Putin, “trabalham para o futuro dos seus povos” ou pensam por um segundo em disponibilizar a imortalidade à plebe que exploram e tiranizam; o Pudim até já deve matar muitos para lhes consumir os órgãos.

    Se não malharmos e corrermos com esta canalha, não limitarmos o poder e a riqueza e não criarmos uma democracia a sério, muito mais justa e igualitária, logo verá quem lhe chupa os ossos.

  9. Estas caixas de comentários estão a transformar-se numa baderna total. Faz lembrar os tempos do glorioso maradona. Ele é os carteiristas, o pudim, o moedas, a carris, o ventrulhas, o aspirina, tudo ao molho e fé em deus (não binário transplantado e imortal de preferência)!

  10. Filipe Bastos … refere um aspecto que também me preocupa

    Nesta capacidade (mais ou menos próxima) de se prolongar a vida através do transplante de órgãos … quem tem dinheiro para fazer isso, e quem vai beneficiar? Julgo que a desigualdade e a assimetria entre seres-humanos e sociedades ainda se vai acentuar mais.

    Talvez seja o momento de se repensar o texto da dita ‘Declaração Universal dos Direitos Humanos’.

  11. perante acontecimentos extremos … é que se vê a índole dos seres e o caminho das sociedades.

    Agora, na ‘Glória’, foi a questão da morte e da vida.
    Mas no tempo do Covid também foi.
    E assim sucessivamente, ao recuarmos até à escolha entre as duas principais opções ocorridas na história da humanidade: A de um caminho mais individual (liberal, conservador, etc.); ou, a de um caminho mais social (socialista, social-democrata, etc.).

    Os comentários dos «anti-Putin», de «saudades do mítico maradona», e outros, misturam tudo, numa salada relativista, proclamando contra tudo e todos em nome da famosa ‘Liberdade’. ORA, é exactamente em nome da ‘Liberdade’ que cada qual pode fazer o que lhe der na gana. E é em nome dessa ‘Liberdade’ que impedem que se critique o caminho da desigualdade e da assimetria. Como a ‘Liberdade’ beneficia os mais fortes e os detentores do poder, esses, que defendem a ‘Liberdade’, estão de facto a contribuir para perpetuar a assimetria e a desigualdade (que depois, vêm para aqui criticar, como virgens sonsas e fingidas).

    REPARE-SE NO PARADOXO: Nessa preocupação pela desigualdade e assimetria, mais evidente quando ocorrem estes acontecimentos extremos de morte e vida, o ‘Oriente’ (russo, chinês e norte-coreano) defende um caminho mais «social». E o ‘Ocidente’ (EUA, UE, Nato), defendem um caminho mais «individual» (a lei do mais forte, a proibição de inibir e regular a Liberdade, etc.).

    Não é caso para dizer: “E esta, hem?”

  12. até acho que o maradona e o valutretas eram unha com carne, eles e mais outra blogueira uma tal de f que depois teve um caso de que muito se arrependeu com um senhor importante….

  13. ” Não é caso para dizer: “E esta, hem?” ”

    não, não é apropriado por que liberdade não rima com nenhum verso russo, chinês ou norte coreano e já no tempo do fernando peça esse jingle era parolo e desenxabido , mas aceitável sociávelmente por ser bom locutor e ter trabalhado na bbc.

    vai à merda, mais os exemplos de liberdade que escolheste. russia, china e o kim dos foguetes, nem a bernardinet do pcp de loures ousaria tanto oceano de democracia.

  14. “Estas caixas de comentários estão a transformar-se numa baderna total.”

    estão, graças a grunhos como tu e seus contributos. se desapareceres isto fica melhor.
    entretanto vai treinando ao espelho e chama um taxi.

  15. Estou profundamente triste com o trágico acidente que envolveu o elevador da Glória em Lisboa, Portugal. O meu pensamento e orações estão com as vítimas, as suas famílias e todos os que foram afetados por este trágico incidente. Nos momentos de pesar, encontramos conforto nos ensinamentos de Jesus Cristo, que oferece paz e cura eternas. Desejo que todos os que estão de luto e de igual modo que todos os ímpios, putinistas e outros incréus sintam o amor e o apoio das suas comunidades e a paz reconfortante que vem do Céu e do Todo Poderoso.

  16. os exemplos de Liberdade, que se escolhem …

    Esses exemplos de Liberdade que se escolhem não são genuínos exemplos de Liberdade?

    Acreditar-se que foi sabotagem, ou não. Acreditar-se que a culpa é deste, ou daquele. Acreditar-se que quem tem razão é o regime do zelensky, ou o de putin, ou o de trump, ou o da nato, ou o de montenegro-marcelo, e assim sucessivamente … não é um acto de Liberdade? Cada escolha é a Liberdade de escolher um caminho, uma ética, uma moral, uma justiça, … é tudo a mesma Liberdade.

    Porque os arautos deste «regime ocidental da Democracia» (mais individualista e liberal), que são contra o «regime oriental da Democracia» (mais socialista e social-democrata), acham que têm mais Liberdade para escolherem do que os outros?

    Pessoalmente, considero o regime da Democracia um regime ditatorial e fascista, pois impede, através da força da Lei Constitucional da separação dos Poderes, que o Povo vote naqueles que decidem sobre a culpa e a inocência (justiça), sobre as guerras (militares, pois o presidente da república, ao invés do Parlamento, é o chefe dos militares), e sobre a economia (sociedades anónimas, cujo funcionamento se rege por organizações acima dos Estado, por exemplo, fmi, omc, banco mundial, etc.).

    Se, de facto, a Democracia fosse aquele conceito que desejaríamos que fosse, esta questão das guerras em Gaza, na Ucrânia, no Sudão, etc., e do respectivo armamento, não teria que ir obrigatoriamente a votos? Porque não vai?

    Porque este actual regime da Democracia não permite? Não vemos ninguém, nenhum partido político, nenhum figurão mediático das TV’s, nenhum jornalista ou comentador encartado, a pedir que se ausculte a voz e o voto do Povo? Foi assim também com o Covid, foi assim também quando houve as crises financeiras que tornaram os pobres mais pobres, foi assim também na crise da habitação e da saúde.

    Ninguém pune e denuncia este estado injusto e criminoso da actual Democracia. PORQUÊ?

    E ainda vêm para aqui fingir que a Democracia de cá é melhor do que a de lá? Os de lá dizem o mesmo. E andamos neste carrossel da ilusão alienada, alegres e contentes … sem força para quebrar as grilhetas da subjugação à ignomínia e à injustiça.

    Porquê? Até quando?

  17. Em Ti, IMPRONUNCIÁVEL, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me das falsas liberdades pela Tua justiça esclarecida! Inclina para mim os Teus ouvidos, livra-me depressa! Sê para mim um penedo de refúgio, uma casa de defesa que me salve! Porque Tu és a minha rocha e a minha fortaleza; pelo que, por amor do Teu nome IMPRONUNCIÁVEL, guia-me, encaminha-me, livra-me dos falsos arautos, afasta de mim as tentações da violência e dos prazeres mundanos dos homens egoístas. Despeja sobre todos ao invéz a benevolência do tua sensatez resiliente, da tua sábia compaixão, da teu entendimento SUPERIOR dos atos puiris dos homens.

  18. “Ter estômago para trocadilhos em cima da desgraça, é notável”

    é uma característica dos notáveis que têm estômago para beber expresso da manha e gozar com a desgraça alheia, só estranho que não o façam sobre a própria.

  19. Olha IMP., o jose neves cada vez te tem mais e mais como um verdadeiro vendedor de um “conto do vigário” acerca do alquimista-filosófico-esoterista de verdadeiro bruxo que descobriu uma “banha da cobra” segundo a formula SAP3i pela qual os humanos se transmutarão de coisa de carne, vísceras e merda num ser ‘espiritual’ puro, tal qual os anjinhos do céu.
    Pois, antes, afirmavas que segundo a tua formula mágica, os humanos se transformariam por metamorfose ou metamorforicamente por regeneração lenta, adaptativa e bioquímica das células. etc, etc. Assim, pela regeneração adaptativa dos orgãos à função havia alguma base científica para a tua explicação. Contudo, agora, assim de repente, afinal, tu te transformaste num apologista do método, esse sim verdadeiramente científico, do prolongamento da vida humana pela substituição de orgãos do corpo humano; afinal o corpo humano também tem orgãos, é um corpo organizado. Tão organizado que prevê a sua própria finitude.
    E, aleluia, chegaste a tal conclusão por via dos sábios cientistas Xi, Putin e Kim. Esses tais grandes amantes e verdadeiros guardadores e zeladores das liberdades dos seus povos; os novos guias da nova ordem sócio-económica mundial; os que iam ‘à frente’ como guias de um rebanho que ia atrás e não ao lado, como dizes.
    Esses tais que, como tiranos ao estilo de Gilgamés, só lhes falta serem senhores da ‘eternidade’ pois que já são tiranos vitalícios e, logo, procuram viver o mais longamente que puderem. E se Xi acredita ser, para breve, possível viver até aos aos 150 anos o Putin não faz por menos e aponta a possibilidade de viver eternamente.
    Sonham viver para sempre como senhores de um poder absoluto sobre os povos; um reflexo de distorção mental adquirida pelo exercício absoluto, exercido e sentido como divino, desse poder durante décadas consecutivas.
    E tu, IMP. que agora crês quase piamente nestes arautos da eternidade e da paz para o mundo ao mesmo tempo que fazem gala de armamentos tão poderosos ao ponto de poder destruir a mesma humanidade, afinal, no que acreditas tu?
    Que se se iniciar uma nova era histórica dos transplantes de orgãos de porco os humanos se transformarão num porco?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *