Segundo a CNN Portugal, Ventura não é fachista

É uma informação importante, até urgente dada a sua passagem à segunda volta das presidenciais. Seria muito injusto que Ventura fosse acusado de ser fachista ou de andar para aí a defender o fachismo. Ainda bem que há pessoas com coragem para dizer a verdade num canal televiso de referência.

8 thoughts on “Segundo a CNN Portugal, Ventura não é fachista”

  1. Ex-marido de Teresa Caeiro. É que parece tão velho, tão velho, que às tantas é o pai do ex-sogro.

  2. Até certo ponto é verdade, o chunga Ventura não é realmente facho: é um aldrabão oportunista que usa a postura, a retórica e a estética protofascista para obter notoriedade, poder e tachos.

    Não obstante, é também verdade que uma máscara que se usa por muito tempo acaba por colar-se à cara, e o resultado prático, seja qual for a convicção do biltre, pode não ser muito diferente.

    Claro que a questão que os volupis continuam a evitar é a maior causa do sucesso do chunga: não a ânsia fascista de milhões, mas o asco e a saturação destes por esta partidocracia podre e pelo Centrão PS-PSD-CDS que desgoverna, chula, rouba e goza o país há cinquenta anos. Disso nunca falam.

  3. Depois de ler o post, veu-me o recordo uma anedota que ouvi o escritor galego Manuel Rivas narrar caso dum fascita português, conhecido como Teotonio, que veu a lutar a Espanha, na guerra civil, para dar apoio as forças falangistas e franquistas, mas o Teotonio voltou ao pouco tempo para casa. O o ser preguntado polos motivos do seu regresso, contestava:
    Oh, eles erão fascistas demais.
    Daquela sim daquela em Espanha e em Italia e em Portugal existía u fascismo que em Espanha deixou mostras bem claras. Estes que hoje em Espanha e Portugal chamamos fascitas misturados com outros de “ultra dereita” não exercem como os fascitas típicos pois não tenhem a parte paramilitar de eliminação física do adversario político, embora estão a semear ideias, odios e sectarismos com aqueles personagens dos anos trinta e quarenta. Dende as ideias totalitarias a jusficação da violência e eliminação do rival político há um trecho pequeno.
    Visto dende longe, com pouco conhecemento do tema, a mim o Ventura, o que coheci ocasionalmente como um comentador esportivo, parece-me um oportunista mediático, ainda moi novo, que não tem uns fundamentos ideológicos tão radicais, baseados no ideal fascista. Não o vexo como os seus colegas espanhois de “vox” que tenhem um discurso mais ofensivo e intransigente. Mentres o ar trumpista sopre a seu favor terão um sustento ideológico e de apoio logístico para seguirem a fazer um jogo perverso contra o melhor sistema e organização política da nossa história. Cos seus moitos defeitos.
    Espero que este homem não ganhe a presidência de Portugal. Não vejo nele nem o talante nem a formação intelectual para representar o país.

  4. Tal como já disse aqui e alem, o badalhoco invertebrado ventrulhas não tem categoria para ser fascista.

    Como disse e bem o Filipe, ele e os seus acompanhantes nem sequer odeiam o sistema, – só alguns, na maioria estão anestesiados, ressabiados ou equivocados- eles odeiam não fazer parte do sistema.
    Aliás já estão a tratar disso, em Faro o vereador eleito pelo chunga já tratou de arranjar um cargo para a mana.
    Portanto como eles querem acabar com os tachos, ela deve ter uma panela, como disse um conhecido meu.
    Já em LX o moedas aceitou ceder cargos em troca de apoio.
    Agora imaginem que o aspirante a pastel de Belem, conseguia o poiso.
    Aí é que íamos ver como os gajos do ice são uns amadores.

  5. reis, é como dizes, o fascismo do século passado é que era a sério. Com o Ventura, estamos na reinação por oportunismo dos tempos, mas isso não impede que ele, tendo poder para tal, venha a promover, autorizar e exigir violências sobre indivíduos e grupos. Para já, é isso que ele promete na sua retórica e propaganda, pelo que a boa reacção, e cada vez mais face ao seu crescimento eleitoral, é chamar o boi pelo nome.

  6. Concordo no fundamental consigo Valupi. Tal vez tenha preguiça ou lástima para chamar alguns coitados que se apressentam de Vox, ou do Chega como fascistas, igual que aqueles falangistas do ano 36 na Espanha ou os fiéis a Mussolini na Italia, e despois na Alemanha.
    O Cabeleireiro, o camponês, o camareiro que latricam no café com orgulho slogans simples e falsos que ouviram na televisão ainda não os vejo coa pistola o cinto e outros adereços para meter medo.
    Acho que vou chamar o boi pelo nome, antes de que seja tarde e se faga de noite.

  7. Não sei o que seja “fachista”. Dos fascistas”, que querem instaurar o “fascismo” mencionado na constituição, ja ninguém se lembra? Falo do tal que nunca existiu em Portugal (dixit E. Lourenço, ja em 1976)? Isso, sim, seria preocupante…

    Boas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *