O deus dos católicos é muito ingrato

«Lembro-me como se fosse hoje das primeiras palavras que o Papa Francisco me dirigiu: “Obrigado pela tua resistência. Obrigado aos lisboetas".Foi no Vaticano a 22 de abril de 2023, a cem dias da JMJ. Desde então tornou-se no Papa que ficará sempre no coração de Lisboa: que aqui deixou uma marca que não esqueceremos, que connosco partilhou momentos únicos que fizeram de Lisboa a cidade de “todos, todos, todos”. Acima de tudo, transmitiu-nos esperança. Em Lisboa saberemos honrar o seu legado, o legado do Papa da esperança.»


Fonte

58 thoughts on “O deus dos católicos é muito ingrato”

  1. Que e que Deus tem a ver:
    1 com as estruturas humanas de poder?
    2 com a negligência dos homens?

    Meditem e retirem a lição que vos deu.

  2. 3 , e não menos importante :
    como alguém escreveu “#Ter estômago para trocadilhos/ironias em cima da desgraça, é notável”

  3. yo, a que deus está a referir-se? Há tantos por aí.
    Do deus do Putin, do Trump, do Hamas?, do Moerdas? do…, do…

    (Se existem, são cá uns empecilhos à boa harmonia da humanidade, do mundo)

  4. A qualquer um menos ao deus dos judeus , não me dou bem com Satanás, nada do que tem para oferecer me interessa.

  5. a diferença entre o velho e novo testamento… inventaram um deus tal que fez com que Deus in self tivesse de encarnar em Jesus para desdizer as mentiras todas de satã -:) que escolheu um povo , sim senhor , é certo , amo fiel desde o inicio dos tempos de poder e dinheiro , o cancro do mundo.

  6. a diferença entre o velho e o novo testamento não está no deus em questão, está?
    ou a yo está a afirmar que a biblia não traça a linhagem de jesus desde o antigo testamento, equivalendo assim o deus dos judeus com deus-pai dos cristãos?

  7. «Que e que Deus tem a ver:
    1 com as estruturas humanas de poder?
    2 com a negligência dos homens?»

    Tudo! Tem tudo a ver. Então não foi Ele que criou tudo? Não é Ele que pode tudo? E que sabe tudo? Isso inclui a negligência, a incúria, a ganância, etc., e as consequências delas.

    O livre arbítrio não é realmente livre sob uma entidade omnisciente, omnipresente e omnipotente: tudo o que fazemos e tudo o que nos passa pela pinha provém dela, é controlado por ela e pode ser alterado ou revertido por ela. Daí, aliás, inúmeras preces dos fiéis a pedir-lhe coisas.

    É que os fiéis querem sol na beira e chuva no nabal: quando as coisas correm bem é graças ao seu Deus; quando correm mal já não tem nada a ver com isso. É como os políticos que só são responsáveis pelas coisas boas. As más são sempre culpa da oposição – mesmo que nunca tenha governado. Ou então usam aquela velha ‘cope’ que ‘Deus opera por caminhos misteriosos’. Pois, pois.

  8. Yo, faça uma retrospetiva da coisa, a partir, por exemplo (é a minha sugestão), da Cruzada dos Mendigos, Europa da Fé, por aí fora, por esse mundo fora com outras religiões. Coisa horrível!
    Não tenho o hábito (esquivo-me mesmo) de discutir religião com ninguém. Não vale a pena. Em toda a minha vida só fui à missa duas vezes, na escola primária, levado pela minha adorável professora, açoriana, linda. O meu primeiro amor foi a filha dela, aluna na mesma escola. Nunca a esqueci. Casou com um aviador. Cabrona.
    (Mas entro lá dentro em casamentos de amigos, funerais e missas em memória de alguns camadas mortos na guerra colonial, nos Encontros anuais)

  9. oh yo, por favor. então eu todo simpático a colocar-lhe perguntas precisas e a yo responde-me com uma citação biblica sem qualquer indicação? reparou que no link que enviou se encontra este versiculo:

    ⁴² Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.

    João 8:42

    está jesus a implicar que o deus judaico e o pai dele eram o mesmo? parece que sim.
    explique-me também mateus 5:17 se conseguir (a que lei e a que profetas se refere ele?) e a genealogia de jesus como descendente directo do rei david, detalhada por lucas no seu evangelho. e já agora explique-me porque jesus observava o calendário religioso judaico e pregou em vários templos judaicos durante o seu ministério, sendo considerado religiosamente judeu pelos romanos e pela grande maioria da população judaica (divergências sectárias à parte, claro, para muitos protestantes os católicos também não seriam cristãos).

  10. para mais esclarecimentos , consultar Marcião , por exemplo.
    que culpa tenho eu que oiçais os homens e não Deus?

  11. dúvidas, certezas, verdades, mentiras, as 108 badaladas do budismo … e os negócios profanos

    Um tema fascinante, este das ditas ‘religiões’.

    Para não ser mal interpretado, o Impronuncialismo, para premissa inicial, começa por definir a coisa do seguinte modo:
    — «A RELIGIÃO É A FORMALIZAÇÃO, INSTITUCIONALIZAÇÃO E MEDIATIZAÇÃO (através de profetas, deuses, sacerdotes, sábios, teóricos, professores, jornalistas, e oficiantes de rituais de todo o tipo, livros e escritas sagradas, etc.) DA RELAÇÃO HUMANA COM O DESCONHECIDO (com o impronunciável, o invisível, o inenarrável, o latente, o possível, «a promessa de o que há-de vir», etc.), A QUAL PROVOCA UM EFEITO DESIGNADO POR NUMINOSO (para usar a terminologia de R. Otto) QUE CONVOCA A COGNIÇÃO (no Impronuncialismo, tal como no Budismo, a Consciência é um tipo particular de cognição).

    Provavelmente, logo que a cognição humana alcançou um determinado grau de complexidade, simultâneamente, em várias partes do mundo, essa RELAÇÃO COM O DESCONHECIDO foi tornada consciente em várias comunidades humanas. Por exemplo, tal como na Primavera florescem por toda a parte as flores, sem que a sua causa seja a ideia difusionista de que começaram num sítio e se foram espalhando por contágio. Pois, a causa está no programa de Vida codificado e imbricado em todas as partes dessa Vida.

    Obviamente, que, logo desde o início, essa «relação com o Desconhecido» foi oportunisticamente aproveitada pelos detentores do Poder na sociedade para reivindicarem, cada qual a seu belo-arbítrio, a religião que mais lhes convinha nesse desígnio profano de dominarem os outros e o mundo. Com a desculpa dessa sua interpretação e institucionalização, mataram e genocidaram os outros seres-humanos durante toda a história da ‘humanidade’.

    Para atalhar caminho, sugiro a visita, aqui em Lisboa, ao Museu do Oriente, à actual (e excepcional) Exposição “Japão: Festas e Rituais”. E, para quem não se importar de gastar 30 euros, comprar o Catálogo dessa exposição.

    Não é apenas a oportunidade de comparar como essa relação humana com o Desconhecido foi realizada no Oriente (China, Japão, Índia) e no Ocidente (pois a exposição tem uma parte referente à influência portuguesa nessas culturas).

    As religiões abraânicas-semíticas (isto é, as que descendem do filho de Noé, chamado ‘Sem’, daí designarem-se ‘semíticas’) são o Judaísmo, Islamismo e Catolicismo e seus derivados, diferem das religiões designadas por Taoísmo, Confucionismo, Budismo, Xintoísmo, Hinduísmo, e outras.

    MAS NO QUE DIFEREM? Não diferem no desejo de eternidade, não diferem no desejo e na promessa de transformação de aquilo que se é, não diferem na querela entre monismo e dualismo (politeísmo), não diferem no desejo de «um algo que há-se vir», não diferem nesse sentimento numinoso perante o desconhecido. Nenhuma difere das outras nisso.

    NO QUE DIFEREM (nessa relação com o Desconhecido) é na ACEITAÇÃO OU EXCLUSÃO de dois mundos. O «mundo das energias e forças ainda sem qualquer formalização em divindades, deuses, profetas ou antepassados»; e o «mundo onde essa relação energética já passou a ser mediada pelas imagens e nomes de divindades, deuses, profetas, antepassados».

    E aí, ao destrinçarmos estes dois mundos, a oposição ‘oriente’/’ocidente’ desfaz-se. E passamos a ter um agrupamento diferente das religiões, cultos e crenças. Concretamente, de um lado, o taoísmo e o xintoísmo; do outro, o confucionismo, o hinduísmo, e as religiões abrâanicas-semíticas (judaísmo, islamismo, catolicismo).

    No Japão e na China, dentro de cada casa há um altar para ambos os dois mundos. Há compatibilização, e não exclusão. Na índia e no ‘Ocidente’ abrâanico-semítico só há um altar. O das «energias e forças desconhecidas não mediadas por um deus, profeta, divindade, antepassado, sacerdote, ou interpretador» é expulso … sem dó nem piedade.

    Como dizem no Japão, e pode ser visto nessa Exposição ao vivo, o caminho e o culto aos ‘Kami’ é diferente do aos ‘Hotoke’ … Mas eles dois são postos, lado a lado, sem exclusão ou expulsão, dentro da casa humana (da casa onde cada japonês e chinês vivem, morrem e se reproduzem).

    E TUDO ISTO, que o visitante vê no percurso da Exposição, é coado pelo som quase imperceptível das 108 baladas do Budismo… PORQUÊ 108 BADALADAS? Porque 6 vezes 3 são 18, e 18 vezes 2 são 36, e 36 vezes 3 são as 108 ilusões onde o ser-humano está prisioneiro.
    — Seis, são a visão, tacto, audição, olfacto, paladar e consciência. Seis vezes três, porque são as seis nos três modos: reação positiva, reação negativa, e indiferença. E essas dezoito, estão sujeitas a mais duas: com prazer ou sem prazer. E estas trinta e seis, são multiplicadas por três: passado, presente, futuro.

    No cárcere das 108 ILUSÕES … cá estamos nós, como um estado excitado do mesmo. Mas que se mata mutuamente, uns aos outros, em nome de uma diferença que será, quiçá, uma idiotice.

  12. e já agora , onde deveria ter encarnado Deus para contrariar a imagem que deram Dele os judeus para começarem a controlar a humanidade em nome do pai deles ? no egiptp ? na china ? na lua? em roma ? ele há cada uma.

  13. deuses e profetas … fascistas, colonialistas e genocidas

    Na Tora, no livro do Génesis, os judeus escreveram que foi o seu profeta que lhes ordenou para expulsarem os povos que viviam na Palestina, e para se instalarem lá, como o povo escolhido, espalhando-se em 12 tribos. Escreveram no seu livro sagrado esse acto colonialista, fascista e genocida.
    O Catolicismo fez o mesmo, por toda a parte, pôs os autóctones em reservas ou enxotou-os para longe, e ocupou as suas terras em áfrica e américas. Foi assim que a maioria dos países da Nato se constituíram. O Islamismo, fez o mesmo noutras paragens (o africano, de pele escura, antropólogo e economista senegalês, Tidiane N’Diaye afirma: — “Desde o início do comércio oriental de escravos que os africanos (muçulmanos-árabes) decidiram castrar os negros para evitar que se reproduzissem. Hoje, a grande maioria dos descendentes dos escravos africanos são na verdade mestiços, nascidos de mulheres deportadas para haréns. Apenas 20% são negros. Essa é a diferença com o comércio transatlântico”).

    ISTO TUDO, dito e escrito, pelos seus deuses e profetas nos seus livros sagrados ou em aparições miraculosas vindas do Além. Com o qual se desculpam, para matarem e colonizarem. Tanto uns, como os outros.

    PORÉM, esses todos pertencem apenas a metade da relação do ser-humano com o desconhecido. São a metade que expulsou da sua Vida a parte das energias e forças desconhecidas da Existência que não se deixam formalizar, institucionalizar nem mediar por ‘Religiões’.

  14. muito bem IMP , explicou muito bem o que são as religiões monoteístas desde o inicio , nada a ver com Deus , tudo a ver com poder e domínio. Jesus Cristo e Buda estão noutro patamar.

  15. o nome dado à relação com o desconhecido (o tal ‘verbo’ do início) não é a coisa desconhecida

    A coisa desconhecida não tem nome … é impronunciável.
    E, talvez, haja sempre essa querela entre o monismo e o dualismo porque está inserida no ‘programa’ que nos transformou em ‘humanos’. Não sei.

    O que que sei, é que não dou autorização a nenhum deus, profeta ou sacerdote para dizerem o que essa parte da minha relação com o desconhecido é, ou a quem deve estar submetida.

    Eu falarei directamente com esses tais deuses, profetas e divindades. Mas só quando tiver a propriedade física SAP3i. Isto é, quando nada na Existência me puder destruir, e for eu a escolher se quero ou não continuar a ser.

  16. Yo, um abraço existencial…

    Já tinha saudades deste tagarelar.

    .. Ainda vamos, todos, aqui, os do Aspirina C, parar ao Paraíso e ao Céu Eterno.

  17. Nunca digas
    Desta água não beberei.

    Se um dia a racionalidade me faltar, e sentir necessidade de acreditar num deus, será o deus que criou os homens e nenhum dos deuses que os homens inventaram para comer outros por lorpas.
    Será o deus de Einstein, que era o mesmo deus de Bento Espinosa, por acaso ambos judeus.
    https://youtu.be/7lf2R6KZ2Ew

  18. “e já agora , onde deveria ter encarnado Deus para contrariar a imagem que deram Dele os judeus para começarem a controlar a humanidade em nome do pai deles ? no egiptp ? na china ? na lua? em roma ? ele há cada uma.”

    qual era o problema de ter encarnado noutro local e população? ele não pregava para todos, como nos disse paulo?

  19. Espinosa … Baruch Shpinoza 1632-1677

    Spinoza foi excomungado pelo Catolicismo e pelo Judaísmo.

    Aos 23 anos de idade, foi-lhe emitido um ‘chérem’ pelas autoridades judaicas, por ter posto em causa a autenticidade do ‘Tanakh’ (os escritos que estiveram na origem do Antigo Testamento). E a Igreja Católica colocou-o no designado “Índice de Livros Proibidos”.

    Que pecado fez Spinoza? Apenas escreveu, no seu livro “Deus, sive Natura”, que, afinal, Deus é a Natureza.

  20. afinal havia outra
    nenhum , pouco sei dele , mas gosto de Alá , que proibiu a usura e agiotagem , o modo de vida da judiaria.

  21. suponho que é por isso que os judeus não podem com muçulmanos , à luz do Corão já estão a arder no inferno.
    apoiado , Alá.

    Condenação Divina:
    Aqueles que insistem em devorar a usura são considerados companheiros do fogo e devem sofrer um tormento doloroso.
    Abstinência:
    A quem se abstém da usura, Deus devolve o que foi recebido no passado e o assunto pertence a Ele.

  22. está fácil de ver que essa afirmação de espinoza se podia aplicar simultaneamente ao deus cristão, muçulmano, aos hindus, etc, etc, etc
    ora nenhuma religião que se prezasse podia aceitar tal coisa, uma vez que é impossivel que esse mesmo deus lhes tenha transmitido ensinamentos e ritos tão contraditórios que seria indefensável dizer que estavam todos correctos ao mesmo tempo sem admitir que na verdade nenhuma dessas religiões de facto importava assim tanto.
    o espinoza, como o pascal da aposta aliás, basicamente assumem que o deus correcto é o cristão e limitam-se a tentar justificá-lo.

  23. bem

    Mas no Taoísmo e no Xintoísmo (e em muitos outros cultos e crenças anteriores ao aparecimento da ‘escrita’), tal como em Spinoza, há a aceitação de que há uma parte da Natureza (universo, existência, vida) desconhecida, que interfere com sua energia e força, sem que lhe seja concedida a forma de uma divindade, profeta, deus ou antepassado. Isso é hoje aceite como óbvio e evidente pelo ‘modelo-padrão da Física’, pela ‘tabela periódica da Química’, e pelo ‘modelo de evolução da Vida’ após a genética (ADN).

    São energias e forças que estão a uma escala inacessível, imediatamente, ao sistema sensorial e perceptivo humano.

    Quando se trata de crença e fé, não há nada nem ninguém, que as consigam provar ou demonstrar. Depende exclusivamente da escolha e do arbítrio de cada individuo/pessoa.

  24. o importante é que há dinheiro para a ucrania e para armas mas não há dinheiro para contratar bons especialistas em manutenção na carris. a bem dizer , ontem a ucrania e a nato mataram 16 pessoas em Portugal e feriram outras tantas.

  25. José Neves e a Eternidade de Putin e Xi Jinping

    O caro José Neves acusou o Impronuncialismo de adoptar a perspetiva de Putin e Xi Jinping, de tentar alcançar a Eternidade através do sucessivo transplante dos órgãos. Ora, isso não é verdade. Porque essa perspectiva sino-russa é um erro, quer por ser muito superficial, quer por estar sujeita a qualquer cataclismo no planeta Terra.

    Perspectivar a Eternidade através do transplante de órgãos é ficar na escala celular e molecular. É ficar no sítio onde estamos na Evolução.

    Ora, o Impronuncialismo trabalha numa escala muito menor. O Impronuncialismo deu ordem ao «executor do seu fazer» (o robot Impronuncia) para trabalhar numa engenharia na escala quântica. Razão pela qual, neste momento, o «robot Impronuncia» procura a Eternidade através do seguinte programa:
    — «Fazer protões (‘p’), e neutrões (‘n’), através dos quark designados por ‘u’ e ‘d’. Com dois ‘u’ e um ‘d’ faz um ‘p’; e com dois ‘d’ e um ‘u’ faz um ‘n’. Tendo ‘p’ e ’n’, faz os núcleos de todos os isótopos. E com os núcleos, juntando-lhes o respectivo número ‘Z electrões’, fabrica os átomos de todos os actuais 118 elementos da ‘Tabela-Periódica’, e os mais que hão-de vir. Assim, com a química apropriada, é capaz de fazer todas as moléculas (desde as mais pequenas como o ácido clorídrico ou a água, até às maiores como o ADN). Logo, consegue criar todos os tipos de proteínas a partir da sequência de aminoácidos.».

    A diferença e a consequência são abissais. Pois a cognição, e aquilo que especifica o ser-humano, passam a não depender dos cataclismos e vicissitudes do mundo químico, e muito menos do mundo orgânico. A Eternidade passa a ser possível a uma escala muito maior e mais profunda da dada pelo transplante de órgãos.

  26. lindo, uma tertúlia de chatos-ruchkon* a trocar cenas maradas da ia para botar look alta-kultura.

    *russos+chineses+koreia norte

  27. não te preoccupes
    está quase a ser anunciado um combate UFC nos jardins da tua querida casa branca
    é um tipo de entretenimento mais à tua imagem e aposto que não te vais aborrecer tanto como a ler
    usa, usa, usa!

  28. Yo

    Não querem entender. Teimam em ficar num desprezível estádio atrasado da evolução e do raciocínio humano.

    ERA UMA VEZ uma terra … em que lá viviam há centenas de anos três partes. Uma parte, na extremidade ocidental, na qual as famílias (avós, pais, mães, filhos) tinham uma identidade cultural e linguística diferente da russa. Outra parte, na extremidade oriental, em que as famílias tinham uma identidade cultural e linguística totalmente russa. E uma parte, entre essas duas, de Kiev ao Donbass, em que as famílias eram constituídas pela mistura das outras duas partes.

    O que os espertalhões da Nato fizeram, quando em 1991 a Rússia estava fraca e decrépita?
    Foram a correr traçar uma fronteira que abocanhou todas essas três partes. E, tal como a Merkel e Holande confessaram (e o Trump agora confirmou), começaram a instigar o ódio entre essas identidades, para ver se aproximavam a Nato das fronteiras da Rússia e vingavam a derrota de Napoleão e Hitler. Contrataram um nazi, confesso seguidor de Bandera (que lutou ao lado de Hitler contra a Rússia e contra a ‘Europa’), chamado Zelensky. Até cruzes suásticas tem tatuadas.

    Ora, o palhaço contratado pela Nato começou a torturar e a bombardear o lado russo, e a proibir as relações entre russos e ucranianos (acto que aqui na Europa seria considerado puro fascismo e crime). Fê-lo durante mais de 8 anos, impunemente, com a cumplicidade dos países da Nato (como agora em Gaza, e no Sudão). Apesar dos relatórios da ONU a referirem esse ultrajante e nazi crime de Zelensky (basta clicar e consultar os documentos).

    Agora, os sonsos da Nato, e as suas concubinas morais e éticas, vêm dar gritinhos histéricos de que estão a invadir a ‘Ucrânia’. Entretanto, esses sonsos espertalhões da Nato são responsáveis pelas mortes e pela destruição do povo ucraniano e russo.

    OU SEJA, só sabem raciocinar no dualismo 0 ou 1. Fecham, como na formulação de Euler no séc. XVIII, tudo em ‘1’ ou ‘zero’. Não são capazes de acompanhar a actual complexidade do raciocínio humano, em que |R ∩ R = C |(a interseção de um número real com outro número real é sempre igual a um número complexo).

  29. claro que sim.
    aquele rutte da nato é contra o trump e os usa, e a von der leyen também, não se está mesmo a ver. e os bifes? bem, esses são absolutamente anti-trump, mas fanáticos. se virmos bem, até o costa fica mais escandalizado com os ataques russos do que com os ataques financiados e promovidos pelos americanos a gaza. e tu obviamente, és contra o costa.
    sabes, ainda me lembro de quando batias palmas à merkel por ter enfrentado o trump no primeiro mandato deste, mas depois decidiste que ela sempre apoiou o putin, cena engraçada.

  30. a marlene tute é o que sempre foi, um laico lambe-botas de quem lhe cheira ter poder, um maneirismo dos tempos da kultura arrivista pudim que vivemos, também e tão bem exacerbada pelo seu ex-ajudante do kgb-lgbt, o bronco tacos, que ajudou a vencer as eleições presidenciais americanas por 2 vezes. a van der leyen e o dos bifes, tal como os respectivos nomes indicam, cumprem a sua missão, tentam manter a exportação de vans para podermos continuar a comer bifes. é certo que começaram por contestar as hostilidades económicas e interferências políticas na europa, que os russos exigiram como pagamento de duas inaugurações presidenciais e alteraram a estratégia para dálmata-loiça-das-caldas, anuem com a cabeça a qualquer movimento e o corpo fica inerte. sim, bato palmas a estratégias que possam evitar o holocausto nuclear proposto pelo teu pudin flan chino favorito como forma pacificadora das birras do napoleão russo e das ambições económicas do imperador cinzento. é natural que estejas chateado por o palhaço americano não estar a cumprir o guião russo, as asneiras internas e externas são muitas, prometem rupturas no gop e reviravolta no poder, que pode levar a uma derrota russa ou prolongamento da guerra na ucrânia, o que seria fatal os russos.

    “mas depois decidiste que ela sempre apoiou o putin, cena engraçada.”

    onde e quando é que eu escrevi isso? deve ser na t-shirt que vestes quando bates uma pífia ao espelho ou então técnica “nelma exaustão”: diz-tantas-vezes-que-ele-acaba-por-ficar-calado e quem fica calado é porque consente.

  31. deve ter sido na altura em que estavas a justificar o ataque terrorista ao nordstream que até já estava desligado
    e foi por todos os sitios onde despejas o teu fanatismo imperialista norte-americano

  32. ” complemento para aziares mais um bocado com o teu apoio à nato e aos usa e repectivos lambe botas, já pra não dizer ao genocidio. ”

    qual nato a do trump ao serviço do putin ou a que não se sabe se alguma vez reagira ao artigo 5º.?

    ” deve ter sido na altura em que estavas a justificar o ataque terrorista ao nordstream que até já estava desligado ”

    deve ter sido, então deves ter o link, procura lá e põe aqui

    ” e foi por todos os sitios onde despejas o teu fanatismo imperialista norte-americano ”

    topa-se à distância e fareja-se ao longe essa malta anti-imperialista que entra em modo parafuso cada vez que saem desgraças da dupla trump/pudim. o bronco americano diz que já acabou o namoro com o teu amigo, só não sabemos se contínua a solo, se resigna pró vance tentar de novo ou se vão todos com o caralho e dão lugar outros. tudo más notícias para esse imperialismo que veneras ocultamente e negas abertamente.

  33. dois f-16, de fabrico imperialista, ao serviço dum maduro que chefia um vário quartéis das forças armadas benezuelanas e pelo menos outro cartel internacional de droga sobrevoaram um contratapedreiro do pato-bravo americano em águas internacionais em manobras ameaçadores por lhes terem naufragado o tráfico de droga.

    e o vacão fica escandalizado com o prejuízo do negócio e morte dos traficantes. és capaz de ter razão do ponto de vista do consumidor, o preço sobre, os dealers e a qualidade do produto descem.

  34. U.S. aviation checks on Crimea: American “Poseidon” begins patrol over the Black Sea

    According to the monitoring group “Crimean Wind,” a U.S. Navy Boeing P-8A Poseidon anti-submarine patrol aircraft took off from NATO’s Sigonella base in Sicily, refueled over Romania, and began reconnaissance duty over the Black Sea.

    The U.S. and NATO are stepping up surveillance of Russian naval activity and potential missile launches from the area.

    https://x.com/nexta_tv/status/1964265005471183260

  35. claro que são todos traficantes. ou isso ou apoiantes do hamas! agora a administação trump já é boa e tu viste as fotos das tatuagens dos tripulantes do barco nas camaras infra vermelho!
    se por acaso se vier a saber que eram pescadores, tu voltas a fazer de conta que não é nada contigo em nome da liberdade!
    como naquela historia do barco norte coreano que já passou aqui. se virmos bem até foi assim na guerra do iraque também: zero provas, papas tudo, mortandade geral, ficas com remorsos. fazes de conta. repetir.
    se estiveres com disposição faz o favor de explicitar aí qual era a autoridade dos usa de estourar com aquele barco, com enfase na moldura penal estado unidense para o crime de tráfico de droga.

  36. ” claro que são todos traficantes. ou isso ou apoiantes do hamas! ”

    terraplanagem e argumento palestina, as vítimas duma guerra patrocinada por putin e combinada coo o bobo israelita, um dáva-lhe jeito para abafar a opinião mundial da invasão da ucrânia e a ajuda americana até lá meter o bronco e o outro mantinha-se no poder e não era preso. tamos fartos de saber quem é o hamas, quem lhes pagou e onde foram agraciados pelos russos depois do ataque de 7 out.

    ” agora a administação trump já é boa e tu viste as fotos das tatuagens dos tripulantes do barco nas camaras infra vermelho! ”

    não, não é boa. continua a mesma merda, mas está a começar a virar para o lado certo o que é bom para o ocidente e mau para o urinente. tinham sereias tatuadas nos braços e legendas ilha dos amores.

    “se por acaso se vier a saber que eram pescadores, tu voltas a fazer de conta que não é nada contigo em nome da liberdade! ”

    sim, só por acaso de martelanço e insistência diária passa a verdade confirmada ao fim de 2 semanas por usocapião. um gajo que defende regimes opressores, ditadores, assassinos, traficantes de droga e escumalha da pior espécie armado em paladino da liberdade.

    ” como naquela historia do barco norte coreano que já passou aqui. se virmos bem até foi assim na guerra do iraque também: zero provas, papas tudo, mortandade geral, ficas com remorsos. fazes de conta. repetir. ”

    tem é que papou tudo? o que é eu disse ou que tu querias que eu dissesse do Iraque? remorsos de quê? isso é delirium tremis, mete uma bola kisso passa.

    “se estiveres com disposição faz o favor de explicitar aí qual era a autoridade dos usa de estourar com aquele barco, com enfase na moldura penal estado unidense para o crime de tráfico de droga”

    a mesma de todas os estados que combatem o terrorismo, pirataria e o narcotráfego em águas internacionais. aproveito para te perguntar qual foi o direito internacional que foi violado nesta operação.

  37. “a mesma de todas os estados que combatem o terrorismo, pirataria e o narcotráfego em águas internacionais.”

    ou seja, nenhuma. quando foi a ultima vez que viste uma acção assim do exército contra o narcotráfico em águas internacionais? qual foi o direito internacional violado por bombardear um barco civil matando todos os tripulantes, perguntas tu? hehehehhehehehhe
    imagina se fosse um dos países com que tens pesadelos por ser daqueles teus amigos e que defendes como democracia: imagina se israel fizesse aquilo à flotilha! pode ser que assim compreendas melhor, “gajo que defende regimes opressores, ditadores, assassinos, traficantes de droga e escumalha da pior espécie armado em paladino da liberdade”

  38. ” ou seja, nenhuma. quando foi a ultima vez que viste uma acção assim do exército contra o narcotráfico em águas internacionais? qual foi o direito internacional violado por bombardear um barco civil matando todos os tripulantes, perguntas tu? hehehehhehehehhe”

    ou seja, o prato do dia, exército, marinha, aviação, gnr, judiciária, psp e sucedâneos em águas santas, bentas, paradas, rios. mares, oceanos, das pedras e similares nacionais, internacionais, particulares e privadas. perguntei porque evocaste uma coisa que não encontro em lado algum e se o escreveste é porque sabes existe ou então inventaste porque és um ignorante armado em xico-esperto. existe na realidade coisa parecida, que pode emoldurar a tua fotografia, a lei n. 031/2004, de 22 de julho, 2a versão – a mais recente (lei n.o 59/2007, de 04/09) violação do direito internacional, mas azarucho para para o tpi aplicar a lei o país em causa deve ser aderente ao estatuto de roma e caso que referes o dito cujo país não é aderente. olha o verbo hever está mal escrito.

    ” imagina se fosse um dos países com que tens pesadelos por ser daqueles teus amigos e que defendes como democracia: imagina se israel fizesse aquilo à flotilha! pode ser que assim compreendas melhor ”

    se tivesses noção dos buracos em que te metes e figura de asno ignorante que protagonizas não eras tão atrevido em considerações parvas, idiotas e inconsequentes com essa. israel também não aderiu ao tupi. aproveito para te poupar mais umas calinadas sobre o assunto emcausa: russia, china, coreia do norte, índia e os satélites russos.

    https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Operação-de-combate-ao-narcotrafico-em-alto-mar-em-destaque-na-imprensa-internacional.aspx

    https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Marinha-prossegue-o-comando-da-operacao-Atalanta-na-Somalia.aspx

    https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Submarino-portugues-em-missao-de-combate-ao-terrorismo-e-a-migração-irregular-no-Mediterraneo-.aspx

  39. o direito internacional …

    … É aquela treta, cozinhada pelo interesse de cada cozinheiro.

    Era preciso que houvesse uma Verdade Absoluta e uma Certeza Definitiva, para se cozinhar qualquer tipo de direito a sério. Os que existem são chispe pôdre.

    É como nas religiões, cada qual serve-se da Fé que lhe dá mais jeito.

    Ora, a única verdade e certeza mais honestas, actualmente, é o Impronunciável.

  40. ” … É aquela treta, cozinhada pelo interesse de cada cozinheiro. ”

    como é que querias que fosse? cozinhada pelos interesses do putineiro e obrigatória a todos? assim pelo menos é participativa e escusas de te preocupar com “os países da Nato ficam cada vez mais isolados no mundo”

    ” Era preciso que houvesse uma Verdade Absoluta e uma Certeza Definitiva, para se cozinhar qualquer tipo de direito a sério. Os que existem são chispe pôdre. ”

    agora que me tinhas quase convencido que o empaulonuncialismo era uma cena de “verdade absoluta e uma certeza definitiva” vens avisar que afinal está fora de prazo e cheira mal.

    ” É como nas religiões, cada qual serve-se da Fé que lhe dá mais jeito. ”

    são as chamadas liberdades individuais em confronto com as liberdades colectivas exercida pelos ditadores.

    “Ora, a única verdade e certeza mais honestas, actualmente, é o Impronunciável.”

    prontes… maízuma cambalhota, já mudou outra vez de opinião para despachar o stock antes que apareça a asae.

  41. meu amigo,

    estás de todo e a combinar com a kalas que ficou espantada por a russia e a china dizerem que lutaram e venceram a segunda guerra mundial. volto a pedir-te que coloques aí acções de exercitos policias, marinhas minimamente semelhantes à que assistimos realizada pelos americanos, com informação relativa a nomeadamente, investigação e provas de que os atingidos eram traficantes e ao assassinato dos mesmos sem processo legal.
    nada do que colocaste aí é minimamente semelhante e o buraco humano e liberal em que te enfiaste é de facto revelador das tuas afinidades por batalhões azov e atomwaffen divisons às quais queres continuar a direccionar o dinheiro do estado que tanta falta faz aos elevadores da nossa glória.

  42. não tenho amizades com xungókumunas. levas umas esmolas para o avc e escusas de agradecer ou dar graxa. destross… destrosse.

  43. calma, era só para tirar a limpo se tu eras daqueles espécimes que ficam mais abespinhados com simpatias e gentilezas do que com insultos.
    agora que já vi que sim, vai ser uma semana divertida.
    tudo de bom pra ti, amigão!

  44. maízuma cambalhota … tretas no forno com presunto bizarro

    Ninguém sabe qual é a Verdade Absoluta nem a Certeza Definitiva.

    Logo, só nos resta ser honestos, com os outros e connosco próprios. Razão pela qual o objectivo do IMPRONUNCIALISMO não é conhecer ou compreender, é obter a propriedade física SAP3i.

    OU SEJA, quando se alcançar a eternidade e a indestrutibilidade, para que precisaremos de saber o que é a Verdade ou a Certeza?

    Saber, conhecer, compreender, etc., é um comportamento e um objectivo dual, fechado no ‘programa’ 0/1, sim/não, certo/errado, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *