
Um cometa chamado Sócrates
Passou esta noite (de 18 para 19 de Maio) o centenário do cometa Halley. Tirando a apresentação do livro «Halley – o cometa da República» de Joaquim Fernandes na Livraria Bertrand não dei conta de grandes referências ao facto. Não sei se por ao mesmo tempo o primeiro-ministro estar a falar na TV. O livro (edição Temas e Debates/Círculo de Leitores) foi apresentado por Joaquim Vieira e Rui Agostinho. Para além de alguns aspectos folclóricos (o homem que vendia pastilhas, máscaras de gás e sobretudos para o pessoal não morrer com o pó da cauda) um pormenor aparece em destaque: em Maio de 1910 o cometa anunciava para muitos o fim da Monarquia. Será que o mesmo cometa em 1986 anunciava o fim do Muro de Berlim? Talvez.
Todas as leituras são possíveis para além do conhecimento enciclopédico: «Cometas são corpos celestes que descrevem órbitas parabólicas ou elípticas por vezes enormes, nos quais o Sol ocupa um dos focos; sob a acção da radiação solar, adquirem uma cauda longa e luminosa, dirigido sempre em sentido oposto ao do Sol».
No livro «História de Portugal em datas» (Círculo de Leitores) nota-se que a efeméride foi pouco valorizada da cronologia: em Janeiro surge o Partido Republicano Português a incluir 167 agremiações, em Fevereiro aparece o jornal anarquista O Clarão e em Abril o Congresso do PRP. Depois salta para Junho com a Maçonaria a decidir nomear uma comissão de Resistência para colaborar com a Carbonária – José de Castro, Miguel Bombarda, Machado Santos, Francisco Grandela. Por sua vez os representantes do Directório Republicano na Comissão são Cândido dos Reis e António José de Almeida.
aonde fica a igreja da graça, Zézinho?
(que é para eu ter a certeza que não passo por lá) :-)
Ficas perto do Largo da Graça, apanhas o 28 mas cuidado com os pickpockets…
:-D sei lá eu onde é o largo da graça (só me lembra o anúncio à moviflor):-D
apanho é o quinze – já ouviste falar?:-)
o largo da graça é perto do jardim da graça. se também não souberes onde é o jardim da graça, fica perto do quartel da graça e da igreja da graça. podes sempre perguntar a alguém quando fores a subir a travessa da graça. é fácil.
além disso, o quinze não tem graça nenhuma.
sim, obrigada, amaseiláquê: é tudo fácil se quiser mesmo saber. :-)
:-D estiveste avé maria, agora. :-D
o quinze não tem graça mas tem pedrouços.
e ao invés do vintóito, não tem pickpockets, mas tem carteiristas.
pedrouços não gosto: pedrouços vai no quinze.:-D
Sinhã – não há opção para a Graça só o 28. O 12 passa apenas em S. Tomé.
carai, Zézinho, que parece que estás a jogar ao quino.:-D