Vinte Linhas 400

A melhor equipa que eu vi jogar entre 1997 e 2006

O jogo de ontem à noite do Sporting em Coimbra veio revelar mais um novo aspecto da prata da casa – o jovem Carlos Saleiro que criou por si um golo no qual Yannick Djaló apenas assinou a conclusão.

Colaborador que era desde Agosto de 1988 com a crónica «As palavras em jogo», fui convidado em Dezembro de 1996 a integrar os quadros redactoriais do jornal Sporting, o mais antigo jornal de clube do Mundo, com publicação ininterrupta desde 1922. Este jovem Carlos Saleiro fez parte da equipa-maravilha de Iniciados de 2000/2001 treinada por Rui Palhares e Paulo Cardoso. Ganharam tudo o que havia para ganhar (28 jogos seguidos) mas no fim não foram campeões nacionais por falta de adversário. Marcaram 196 golos e sofreram apenas 5 golos mas as toupeiras do futebol criaram um imbróglio e não houve fase final nacional.

Dessa equipa de 200/2001 jogaram em Coimbra Miguel Veloso, João Moutinho e Carlos Saleiro mas poderiam ter jogado outros dois jogadores chave – Emídio Rafael e André Vilar. O primeiro (capitão dessa equipa) foi dispensado para Portimão e o segundo perdi-lhe o rasto ainda júnior, estava ele no Alverca. Paulo Bento é de simpatias – só assim se explica que Silvestre Varela, jogador das escolas leoninas, brilhe no F. C. Porto e na selecção de Esperanças mas não no SCP. O caso de Emídio Rafael é flagrante: era o capitão da equipa, jogou no Sporting toda a sua vida desportiva, foi campeão nacional de juniores mas depois disso Paulo Bento quis impor André Marques (que é mais novo) e Emídio Rafael foi despachado para Portimão. É tudo uma questão de simpatia.

3 thoughts on “Vinte Linhas 400”

  1. Querido(a) novo(a) amigo(a),estou precisando muito da ajuda de todos os amigos. estou montando uma minibiblioteca comunitária pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,se voce puder me ajudar estou fazendo uma campanha de doações. pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3, ou pode doar livros ,ou pode doar máquina de costura, ou pode doar retalhos, ou pode doar computador usado. se quizer fazer aguma doação entre em contato com meu email: asilvareis10@gmail.com ,eu darei o endereço de remessa. se voce não puder me ajudar com doações pode divulgar minha campanha, tenho 2 blogs no google gostaria da sua visita: Eulucinha.blogspot.com ,obrigado pela sua atenção.

  2. Quer-me parecer que os Sport, jornal ligado ao Benfica é o mais antigo , existe desde 1912, não conheço outra mais antigo

  3. Não é «existe desde 1912» mas sim «existiu». Hoje já não há «Os Sports». O que eu escrevi foi que o «Sporting» existe desde 1922 – primeiro como quinzenário, despois dos anos 40 como semanário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.