Um livro por semana 80

«Uma extensa mancha de sonhos» de Graça Pires

O título deste livro de poemas é uma homenagem a «El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de la Mancha», a obra-prima de Cervantes. Graça Pires, vinte anos depois de ter recebido com «Poemas» o Prémio Revelação de Poesia da A.P.E., ergue do silêncio o desenho da voz de Dulcineia, a heroína do romance de Cervantes.

Começa a voz nas bocas do Mundo: «quase um peregrino / quase um nómada / quase um louco / Um homem deambulando / no rumo dos animais bravios / que povoavam sua mente. / Uma vasta mancha de sonhos / me perturbou para sempre».

Continua a voz no encontro impossível: «Foi secreto e breve o nosso encontro / Nenhum registo o mencionou / Vieste, lembro / como quem vem por uma noite: / ansioso e clandestino».

Conclui a voz na morte de D. Quixote: «Numa aldeia da Mancha / um homem recuperou a razão / e começou a morrer».

O gentil-homem camponês só morre quando o abade e o barbeiro queimam os seus livros de aventuras de cavalaria – o mesmo é dizer, a sua «extensa mancha de sonhos», que é, não por acaso, o título deste excelente livro de poemas.

(Editora: Labirinto, Capa: estúdio gráfico da Editora)

4 thoughts on “Um livro por semana 80”

  1. De facto, o pertinente tem toda a razão. Uma rúbrica chamada “Um livro por semana” e depois publica sucessivamente nos dias 15, 17, 19, 20, 23 e 25. Ou seja, de dois em dois dias.

    As semanas, neste planeta têm 7 dias, meu caro amigo!

  2. Não há nada a esconder: peço ao Valupi de vez em quando para colocar textos mas não tenho a veleidade de cumprir à risca. Nem isso interessa muito. Para mim o que interessa é que haja «encontro». Basta haver uma pessoa que, por exemplo, na Byblos me diga «Quero dar-lhe um beijinho porque eu vi no «aspirinab» um texto seu que já fotocopiei para algumas amigas!» O resto não interessa mas o amigo tem razão: dou a mão à palmatória mas é por uma boa causa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.