Um livro por semana 205

«Henrique Mota – Atleta, Treinador, Dirigente e Escritor Almadense»

A chamada história local está na ordem do dia pois cada vez mais as comunidades percebem ter o direito ao conhecimento da sua história. No caso de Henrique Mota (1920-2001), trata-se de recuperar a memória do atleta, treinador, dirigente e autor dos quatro volumes da série «Desportistas Almadenses», dos «Contos Desportivos», das memórias «Memorando» e «Personalidades Cacilhenses» além de «Ginásio do Sul – 75 anos de glória». A sua obra tornou-se uma indispensável enciclopédia desportiva do concelho de Almada porque, segundo Romeu Correia, «sem este curioso e oportuno trabalho corríamos o risco de não sabermos no futuro o que foi a prática desportiva em Almada e até as modalidades praticadas por alguns dos seus mais destacados atletas».

Nascido em Mafra mas radicado em Almada, Henrique Mota, a par do atletismo, também jogou futebol, rugby e voleibol no Ginásio Clube do Sul onde se tornou presidente da Direcção em 1949 com apenas 28 anos de idade. Em 1994 foi um dos fundadores da SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada. Completam o livro os contos premiados no concurso literário Henrique Mota, dos autores Cláudia Guerreiro Martins, José Luís Tavares, Luís Alves Milheiro, Artur Vaz, Henrique Costa Mota, Jorge Gomes Fernandes, Jorge Moreira da Silva e José Nogueira Pardal.

(Edição: SCALA, Apoio: C. M. Almada/Ginásio Clube do Sul, Coordenação: Luís Alves Milheiro, Prefácio: Fernando Barão, Revisão: Diamantino Lourenço)

2 thoughts on “Um livro por semana 205”

  1. A SCALA agradece ao José do Carmo Francisco a critica literária e as palavras elogiosas a Henrique Mota. escritor e desportista almadense e nosso sócio fundador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.