Kapital

kapital.jpg

No passado dia 19 de Março, a banda bielorrussa Lyapis Trubetskoy disponibilizou neste site o vídeo do seu novo single «Kapital», realizado por Alexey Terekhov. Logo no primeiro dia, o clip teve mais de 10.000 visualizações e foi de imediato proibido de ser transmitido na televisão bielorrussa. Nesse teledisco, vê-se Siargej Mikhalok feito Budda a ser transportado por diversos locais em torno do globo por um animal em perpétua metamorfose. No refrão, vão surgindo líderes do mundo «anti-capitalista» como Fidel Castro, Hugo Chávez, Aliaksandr Lukashenka, Mahmoud Ahmadinejad e Kim Jong-il. Para além da música (fantástica) e do inacreditável apuro técnico da animação, o que me parece verdadeiramente digno de nota é a complexidade desse vídeo musical, que, ao articular um número quase infinito de linguagens, obriga-nos a um esforço quase surreal de leitura ergódica (sugerido, de resto, pelos constantes zooms ao longo do clip). Apesar de já existirem diversas traduções sensivelmente coincidentes da letra na Internet, aconselho os não-falantes da língua russa (e eu sei que ainda somos alguns) a resistirem, pelo menos para já, à tentação de lerem essas traduções. Podem ter acesso a esta maravilha aqui (Quick Time) e ver alguns screenshots do mesmo ali (jpeg). E, por favor, não me venham falar de política. Obrigado.

4 thoughts on “Kapital”

  1. Alvíssaras, primo! Temos o nosso menino de volta.

    O vídeo é brilhante, um dos melhores trabalhos em Motion que me lembro de ver. Quanto à ousadia iconográfica, eis uma surpresa geográfica que nos enche de esperança.

  2. Fabuloso, primo do Valupi.

    [Para o teu primo: em matéria de ‘geografia’, sabias que a Galiza (essa mesma, aí no sótão) é um dos grandes centros criadores da animação? Ignoro pormenores, mas a coisa, dizem-me e leio, parece séria.]

  3. Olá, olá. Já escrevi uma dezena de e-mails à editora e à banda a pedir o vídeo para passá-lo na mê tê vê, mas até agora sem sucesso. Não haverá por aí um leitor que saiba uma forma de fazer um rip (ou download) desse Quick Time? Eu sou muito ignorante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.