Algum dia a Justiça, quando se trata de políticos, será verdadeiramente eficaz, isenta e imparcial neste país?
É inevitável pensar que Marques Mendes, “apertado” pelas acusações de Gouveia e Melo em directo na TV de que é opaco em relação à sua actividade profissional passada, decidiu contra-atacar usando os contactos que tem na PGR para prontamente desenterrar e mandar para as redacções um caso de inquérito aberto há oito anos sobre ajustes directos na Marinha. Verificamos, mais uma vez, que o caso tem estado a marinar até melhores dias (oito anos!), sem que o principal visado tenha sequer sido ouvido ou tenha sabido das acusações. Os “melhores dias” chegaram, pelos vistos, agora. Este PGR não falha. Sempre a favor dos mesmos.
Tudo isto me parece escandaloso, quando o caso Spinumviva, que implica um conflito de interesses mais do que evidente (o primeiro-ministro esteve a ser pago por privados durante o exercício da sua função, e continua, tendo os pagamentos sido transferidos para os filhos; privados esses, como a Solverde, que acabam de ver as suas concessões renovadas), nem um inquérito suscitou, ficando-se por uma averiguação entretanto arquivada sem que os fundamentos das respectivas conclusões nos tenham sido dados a conhecer, num secretismo totalmente suspeito e inaceitável.
Dito isto, eu escandalizo-me e indigno-me e voto contra, mas tenho perfeita noção de que, tal como com Trump, é certo a um nível muito mais grave, se os eleitores, por uma margem determinante como indicam as sondagens, preferem a AD no governo a qualquer das alternativas, esta espécie de corrupção é ignorada e tolerada, se não mesmo incompreendida. Nem mesmo o Ventura, que elegeu a palavra corrupção como a palavra do ano e de todos os anos até chegar ao poder, fala nesta promiscuidade clara, muito menos a denuncia.
Em suma, está tudo bem com esta direita, tudo sob controlo, maioria relativa dos eleitores contentes, uma Justiça amiga, um candidato a PR com fortes apoios na PGR. Quem se importa? Espero que o tiro saia pela culatra ao Marques Mendes. A este propósito, ler o professor Vital Moreira.
Não é o Partido Social Democrata (PSD) que controla a Procuradoria-Geral da República (PGR), é o dr. Pedro Coelho e o seu bando do qual fazem parte o Partido Chega, Partido Iniciativa Liberal, Sr.º Presidente da República Marcelo Sousa, Sr.º Primeiro-Ministro Luís Esteves e restante camarilha do seu Governo, e o dr. Luís Mendes, assim como o Partido Socialista (PS) e os seus aliados pois existe uma facção no PS e nestes últimos que se alinha com o dr. Pedro Coelho e seu bando.
O Sr.º Dr.º Rui Rio (Mandatário Nacional da candidatura «Gouveia e Melo-Presidente») e o Sr.º Dr.º Garcia Pereira têm toda a razão quando enfrentam, expõem, e criticam o Ministério Público.
O taberneiro invertebrado badalhoco e seus muchachos, não comentam nada, porque eles não são contra nem odeiam o sistema.
ELES ODEIAM NÃO FAZER PARTE DO SISTEMA, mas graças a SÃO ZÉ TROLHA, é capaz de faltar pouco.
Bom ano novo, segundo o que isso seja para cada qual.
As candidaturas partidárias do Partido Chega, Partido Iniciativa Liberal, e do dr. Luís Mendes – que fazem parte do bando do dr. Pedro Coelho – às Eleições Presidenciais de 2026 defendem a instrumentalização política da Procuradoria-Geral da República (PGR):
– Cotrim e Ventura saúdam PGR, Mendes diz que “há mais vida além de Gouveia e Melo”
https://www.publico.pt/2025/12/30/politica/noticia/cotrim-ventura-saudam-pgr-mendes-ha-vida-alem-gouveia-melo-2159671
Não, claro! Só os crentes e os ingénuos além dos que fingem acreditar por dever serventuário oportunístico. Até os parvos mal avisados já começam a perceber o conluio entre governo e PGR; O PG até já perdeu o mínimo de pudor ou vergonha ao anunciar que ia dar uma “prenda de Natal” ao PM.
Claro que para quem acompanha desde o caso Sócrates, Vara e o Sucateiro os subterfúgios e malabarismos para esconder sob sombras as falsas acusações e, desde então, o MP vitorioso e cheio de poder inescrutinável e discriminatório, perdeu qualquer mínimo de medo e vergonha passando a praticar as pulhices descaradamente à luz do dia, sem subterfúgios ou subjetividades pouco inteligentes ou metafísicos, tudo de tornou transparente e exposto como se o MP fosse um museu aberto ao público.
Mais cedo ou mais tarde o povo dará uma resposta a esta pandora que soltou a pulhice e escondeu a mão e agora dá o corpo todo em defesa dessa maldade. O problema é saber se vai a tempo de dar uma resposta libertária ou já estará aprisionada na caixa.
—Mais cedo ou mais tarde o povo dará uma resposta a esta pandora—
Aliás, o que o povo mais tem demonstrado, é lucidez e independencia decisoria.
Mas a esperança é a ultima a morrer, haja fé, como dizem os crentes.
Bom ano a todos, e salve-se quem puder.
É claro que foi o Mini-Mendes quem pediu ao amigo da PGR este número contra o almirante.
E concordo com o Vital Moreira. Pode o tiro vir a sair pela culatra.
Eu, tal como o Vital Moreira também vou votar no almirante, e pelas mesmas razões.
E conheço cada vez mais pessoas com o mesmo raciocínio.