Há sempre quem goste de baralhar aquilo que é simples

Louçã – Eu queria ter aqui já uma conversinha sobre a questão da Segurança Social. […] Mas olho para o que o PS aprovou, e pró que está no documento da troika, e vejo que até Outubro vai ser proposto uma nova proposta sobre a Taxa Social Única. Mas vejo mais, Eng. Sócrates. O que eu olho é quando vejo a carta que o Governo escreveu ao FMI, que ninguém citou até agora, eu vou-lhe citar. A carta é do Governo, não é do FMI, e não é da troika, é do Governo. […] Eu queria saber como é que vai ser paga essa proposta que o senhor se comprometeu na sua carta ao FMI.

Sócrates – […] Aquilo que o Governo negociou com a troika está no Memorando de Entendimento e nada mais. […]

Louçã – […] O que o Eng. Sócrates diz é que está um memorando da troika que afirma uma posição. Certo.

Sócrates – É a única coisa que estabelecemos.

Louçã – Mas estabeleceu mais. É que fez uma carta do Governo, assinada pelo Ministro das Finanças. Eu tenho-a aqui, vai-me desculpar… […] mas é o que o Eng. Sócrates escreve na carta, uma grande redução, a major reduction… […]

Sócrates – […] e nessas fórmulas que o Francisco Louçã leu, que são igualzinhas às que estão no Memorando […]

Louçã – Aqui diz que é uma pequena redução, na carta que escreveu diz que é uma grande redução. Está escrito na carta.

Sócrates – É o que está no memorando, não é a carta.

*

Segundo o ministro da Presidência, nesse debate, quarta-feira, na SIC, Louçã confrontou o primeiro-ministro com um dado falso: uma suposta carta escrita pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ao FMI com compromissos adicionais sobre redução da taxa social única.

“O truque [de Francisco Louçã] foi o de procurar sugerir que [os excertos que lia] não estavam no memorando estabelecido com as instituições e que se trataria de uma coisa escondida – essa ideia é falsa. O que o dr. Francisco Louçã leu não foi carta nenhuma e apenas leu o memorando estabelecido com o FMI e com as outras instituições internacionais”, contrapôs Pedro Silva Pereira.

Em conferência de imprensa, Luís Fazenda contrapôs que Louçã confrontou isso sim o secretário-geral do PS com o que está escrito no ponto 39, página 12, do memorando económico e financeiro subscrito pelo Governo (e pelo PSD e CDS) no acordo de assistência financeira a Portugal e que, segundo o Bloco de Esquerda, constitui “uma carta de garantia” ao FMI.

Interrogado sobre como se gerou o equívoco de que Francisco Louçã se referira a uma carta desconhecida escrita alegadamente pelo ministro das Finanças ao FMI, Luís Fazenda respondeu que “há sempre quem goste de baralhar aquilo que é simples”.

Fontes

10 thoughts on “Há sempre quem goste de baralhar aquilo que é simples”

  1. o termo certo não é baralhar, mas sim falsificar. são especialistas nisso para suprir os recalcamentos de grupo folclórico com pretensões a partido político.

  2. Tenho dias em que acordo com uma esperança: a de que vozes como aquela que aqui se ouviu há dias por parte de um comentarista cujo nome me não recordo sejam, capazes de levar algum bom senso àquelas bandas o que permitiria alguma esperança de não nos deixarmos cair no atoleiro representado por Catrogas, Cavacos e quejandos!
    Quando cenas como esta me aparecem pela frente esvai-se em fumo essa réstea de esperança! É que não é possível acreditar que tudo isto sejam apenas os excessos de uma campanha eleitoral! Não, isto é sacanice da mais refinada e da qual nada há a esperar!

  3. Este comportamento do Louçã é escandaloso, vindo de quem se arroga a superioridade da ética na politica: ele está constantemente a apresentar-se como o paladino da verdadeira esquerda, só ele é incorruptível e só ele tem a verdade!?!
    Mas com as constantes “rasteiras” que o BE tem feito ao PS, como é que algumas pessoas ainda acreditam que Louçãs, Fazendas, Purezas (?!?) e Rosas são a esquerda que pode conjugar-se com algumas pessoas do PS para formar um governo!?!
    Já que aqueles dirigentes autodenominados de esquerda “verdadeira” se colaram à direita para deitar abaixo o Governo que estava a defender o que era possível do “Estado Social”, na conjuntura actual, devem as “bases” do BE votar útil para o país, votando no PS. Só com uma nova maioria absoluta poderá o PS governar!

  4. Não me falem do BE e dos seus coordenadores que são so protótipos acabados dos meninos-bem que acham giro ser revolucionários, mas que adoram comer o foie-gras acompanhados dum copinho de Monbazillac, os blinis com caviar e adoram os puros importados de Havana dos papás.
    Vícios ocultos e públicas virtudes são já velhos hábitos que são de muitos conhecidos.
    Só faltou o Sócrates dizer: – E o mentiroso sou eu?!

  5. Caro Bruno,

    Os maiores partidos assinaram esse memorando, não foi apenas o PS. Quem falou em não cumprir o acordo?

  6. Como sou um pouco burrinha até acreditei naquela coisa da carta e vai daí estava prontinha para votar BE. Eu, ao contrário de Pessoa, não gosto de cartas.

  7. TAMBEM EU GOSTO MAIS DE BARALHAR DO K KOISAS SIMPLES…………………..
    MAS TAMBEM SEI PORKÊ……………..
    PARA BARALHAR BASTAM OS BOYS E O PINOKIO…….K A TERRA LHE SEJA LEVE………….SE POSSIVEL JÁ O O MAIS TARDAR O MAIS URGENTE POSSIVEL.
    SE NAO GOSTAIS…………………
    K SEJA SEPULTADO JÁ AMANHA………
    MANDO COROA FLORES……….POIS TENHO AINDA SENTIMENTOS………………KE NÃO ATÉ HOJE NÃO MOS CONSEGUAI TIRAR….NEM O PIKONIO ……NEM KUALQUER OUTRO MOS TIRARÁ……………KE O TERRE LHE SEJA………………..LEVE………………OU…….PESADA TANTO ME DÁ…………………..MAS OS VINDOUROS ……..O JULGARÃO…………………..
    CHEGA……….`”ASPIRINA B”……………JÁ HA BUÉ DE TEMPO K LEIO AS VOSSAS INTERVENÇOES……………………DÁ VOMITOS DE TANTO OLEO K COLOCAIS NAS ENGRENAÇÕES………………..MAS A VOSSA GERAÇÃO DE BOYS E CHULOS VAI ACABAR MUITO EM BREVE …………………MUITO ANTES DE ACORDARDES E VERDES A DIFICULDADES DO DIA A DIA ……………E AI NÃO TEREIS CORAGEM E VISÃO PARA MAIS NADA………………………SEREIS UNS MENDIGOS E MUITO, MUITO ABAIXO….DOS MUITOS. MUITOS SEM RUA…………..K VOS NÃO KEREIS CONHECER……………VISIONAR….E COMO DORMIS DESCANSADOS……………..INCONCIENTES COM O BOA BOA VIDA K VINDES TENDO…………NEM SEKER TENDES CONHECIMENTO QUE EXISTE E VÃO EXISTIR MUITOS MAIS……..ACRESCIDOS PELA PROBREZA, DESEMPREGO KE NOS ESTA A ASSOLAR.
    SWDE FELIZES COM O VOSSO PINOKIO E SEUS BOYS…………..GOVERNAIVEIS ENTRETRANTO………KE ………NÃO TENDES MUITOS MAIS TEMPO PARA ISSO…….

    BASTA…………………
    BASTA………………….
    ACORDAI……….INDA TAIS A TEMPO…………………………..

    CHEGA DE TUDO…………………….TAMOS FARTOS …………..FARTOS…………..FARTOS…………………..

    SÓ UNS POUCOS MEDRAM….MUITOS MEDRAM……………..E O RESTO DO ZE POVINHO NÃO TEM NADA…………..MAS RAPIDAMENTE………….MUITO ANTES DE ACORDREIS……………………JÁ TAMBÉM TODOS VÓS SEREIS ZÉS POVINHO……………….IREIS DEIXAR DE SER LAMBE BOTAS……………….PARA NEM SEQUER SEREIS UNS MIZEROS À ESKERDA DO ZÉ POVINHO…………………………
    CHEGA………………….DESCANSAI EM PAZ……………………..ACORDAI………………….K PARA A TERRA PROMETIDA PELO PINOKIO…………….AINDA FALTAM PELOS MENOS 100 ANOS…………EMBORA E ELES E SEUS BOYS JA A TENHAM ALCANÇADO ACTUALMENTE ……….POR MOR DOS NOSSOS PECADOS…………..
    PORVENTURA NÃO ME IREIS CENSURAR ESTE COMENTARIO………….INDA SO LIVRE……ESPERO KE INDA VOS SOBRE UM POUCO DE HOMBRIDADE……COMO USAM DIZER NOSTROS IRMANOS……..

  8. Este JV é sem dúvida mais um émulo do Catouca. Sobem-lhe os vapores do tintol à cabeça e depois sai este triste arrazoado, sem pés nem cabeça. Ó pá, vai lá votar na coelhada e desampara-nos a loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.