E amanhã?

 

Está aqui a votação de hoje, a do pagamento de metade dos subsídios ao setor privado em duodécimos.

Fui uma das Deputadas e Deputados (4) do PS que votaram contra.

Não vale a pena desenvolver. O que aqui está é o abrir da porta para a eliminação dos subsídios, os quais, sendo remunerações, são direitos fundamentais.

O resto é conversa.

26 thoughts on “E amanhã?”

  1. qual é o inconveniente de receberem em duodécimos? se a empresa onde trabalham falir em agosto, já receberam pelo menos 8/12. quem fica lixado são os gajos que metiam férias no carnaval e comemoravam o natal na páscoa.

  2. o seguro continua em grande forma, não há dúvida. não o tirem de lá e ainda vão ver estes incompetentes e inaptos perdurarem no governo.

  3. O PCP arrepiou-se todo ao ouvir falar em o PS voltar ao governo. De repente, vimos o Bernardino atacar o PS como se este fosse governo, esquecendo quem governa e quem é oposição. A máscara cai todos os dias. Assim como estamos, com um governo a bater no povo sem dó nenhum, é que dá para ver a força do PCP. Grandes sacanas.
    Nem reparou, o Bernardino, que este PS de Seguro não embaraça ninguém.

  4. e ainda se cala o povo por uns meses, que o duodécimo alivia o corte no salário. E há eleições autárquicas à porta.

    ignatz, bem visto. Com a nova lei da falência na hora, é um ponto “a favor” do trabalhador. Andamos aos trocos.

    P.S. Tem sido uma dificuldade e um desafio à imaginação desejar um feliz ano novo aos amigos e familiares…Eu cá vou recebendo o bla bla “dentro do possível”. Ora dentro do possível, quer dizer um ano de merda. Ora porra pra isto.

  5. Por nao embaraçar a direita faz o seu jogo e ajuda a direita a permanecer no poder. Por isso o PS nao só tem de ser criticado como merece ser desmascarado.

  6. Já mais do que uma vez o disse. Seguro é igual ao Coelho. Seguro nem sequer acredita naquilo que diz.
    Para quando o congresso do PS ?

  7. URGENTE. Muito urgente fazer um congresso e por a andar a porcaria do Tó Zé.
    Qualquer dos membros do anterior Governo – à exceção do F. Assis – serão sempre melhores lideres e mil vezes preferiveis ao titubeante Seguro. Ruuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!

  8. o descaramento dos sociais fascistas é simplesmente inaudito.esta “escória” que está no parlamento,não vê que os portugueses já lhes viram o cu há 38 anos? outros há muito mais? que autoridade moral têm estes agentes do imperialismo sovietico em “banho maria” à espera de melhores dias? para avirvarmos a memoria destes” xerifes de merda” vou trancrever um artigo escrito pelo saudoso Manuel Pina no jN em 14 de maio de 2008,com o seguinte titulo:” um partido com duas caras”: termina hoje a visita de uma delegaçao do pcp,chefiada por albano nunes,membro da comissão politica à china.e são chocantes os elogios dos comunistas portugueses aos ” exitos chineses na construçao socialista” obtidos como o pcp não ignora ,à custa do mais selvagem capitalismo ultraliberal e, levados a niveis extremos, de todos os pecados às politicas que o pcp aponta em portugal às politicas do governo : fome ,desemprego, precaridade,salarios (de miseria ) em atraso,segurança social inexistente,fosso abissal entre ricos e pobres,gritantes e escandalosas injustiças sociais.e que dizer do apoio do pcp à repressão no tibete às politicas chinesas de direitos humanos,apoio que o secretario do comité central do pc chinês,liu yunshan,já enalteceue agradeceu? arauto das ” amplas liberdades”e denunciante de qualquer pontual deriva autoritaria em portugal.,o pcp aceita com normalidade as prisões arbitrarias, a tortura, a ausencia de liberdade de expressaõ ou de liberdade de associaçao politica na china (como as aceitara antes na urss) .Talvez,depois de apresentar uma moçao de censura ao governo a pretexto do novo codigo do trabalho, o pcp queira explicar aos portugueses os direitos de que gozam os trabalhadores no paraiso “socialista” chinês”. fim da transcriçao. camaradas esta escoria quer é poder e à força se lhes for possivel,como muitos de nos viram e viveram no prec.Para esta gente todos os lideres do ps até à data foram politicos de dirieta e ao seviço do capital.Que os pariu digo eu. Nota: que o senhor me mantenha a memoria por muitos e bons anos.

  9. Desde a manifestação da fonte luminosa organizada pela direcção do PS e que contou com o apoio activo do PSD, CDS, mirn, elp,, cia, hierarquia igreja, Carlucci,bombistas, etc que o PS deixou de ser socialista . A memória é uma coisa muito boa.

  10. Oh Bento se são todos iguais e o PS deixou de ser socialista então tanto te dá o que este governo quer fazer como o que herdaram.
    A questão é que se eles querem acabar com estado social é porque ele existe e se existe é porque foi construído pelo único partido de esquerda que governou em Portugal, o PS.
    Por outro lado, embora gostes da memória, pareces esquecido que o PS nunca foi socialista no sentido em que os comunistas são, isto é , nunca defendeu amanhãs que cantam, ditaduras do proletariado, repressão, prisioneiros políticos, assassínios, sindicatos e imprensa do partido único.
    O PS sempre foi social democrata (dos verdadeiros)ou socialista democrático, reformista, herdeiro de Eduard Breinstein,
    A fonte luminosa ainda vos incomoda? Julguei que já se tinham convertido à “democracia burguesa”.

  11. Programa e declaração de princípios do Ps em 1974

    A memória é uma coisa muito boa e a mentira é uma coisa feia

    O seu objectivo, na Declaração de Princípios e Programa aprovado em Dezembro de 1974, era “a edificação em Portugal de uma sociedade sem classes, em que os trabalhadores serão produtores associados” “mediante a construção do poder dos trabalhadores, no quadro da colectivização dos meios de produção e distribuição e do planeamento económico com pluralidade de iniciativas”.
    O PS “luta por uma nova sociedade que não tenha como fundamento o salariato e o lucro, a alienação do trabalho ou da consciência” (1.2).
    “O PS considera como inspiração teórica o marxismo permanentemente repensado como guia para a acção” (1.4).“O PS repudia o caminho daqueles movimentos que dizendo-se social-democratas ou até socialistas acabam por conservar deliberadamente ou de facto as estruturas capitalistas. (1.7). “O PS segue atentamente e considera de grande importância as experiências dos Partidos Comunistas que se propõem respeitar os valores do socialismo democrático” (1.9).
    “Consciente que o capitalismo é uma força opressiva e brutal o PS luta pela sua total destruição” (1.11).
    Em 2.1.2 a refere-se a “necessidade da economia ser planificada”. Em 2.1.6 “considera-se “essencial que a agricultura portuguesa tenha já beneficiado duma autentica Reforma Agrária extinguindo os latifúndios”. Em 2.2.1 afirma-se que “A construção do socialismo exige o desenvolvimento progressivo de reformas estruturais, alicerçado na luta das classes trabalhadoras”. O Programa defende ainda “a planificação económica democrática” (2.2.3), “o reforço da acção do Estado como dinamizador e controlador do sistema económico” (2.2.4) um plano escalonado de nacionalizações (2.2.5), detalhado em 2.3.2.2, a intervenção do Estado nos circuitos de distribuição (2.2.8), a institucionalização de um processo que permita aos trabalhadores a fiscalização e controlo da gestão das empresas (2.2.12). A necessidade de Reforma Agrária é mencionada quer para a zona do minifúndio quer na do latifúndio segundo valores indispensáveis à construção do socialismo (2.3).

  12. oh bento! isso era na pedra lascada, depois disso até o partido comunista passou a chamar-se apu para não assustar os eleitores.

  13. Nesses tempos até o PPD era pelo “socialismo humanista”.
    Reconheço esse PS marxista e colectivista da madrugada da democracia.
    Porém cedo teve de se demarcar da linha comunisto-soviética defendida pelo PCP e combatê-la na rua; precisamente a manif monstra da fonte luminosa serviu para impedir a tomada de poder pelo PCP e /ou pela extrema esquerda.
    Uma coisa é certa , o PS é o principal responsável pelo estado social português , construído a pouco e pouco, sempre que formou governo e ganhou eleições.
    E é esse estado que toda a esquerda hoje defende. PCP, BE, MRPP e coisa e tal.

  14. Grande cambalhota. Agora ninguém percebe o que defendem nem o que andam a fazer.
    Ou será que defendem o “capitalismo bom ” contra o “capitalismo mau”?

  15. Exactamente, demos uma cambalhota que só nos fez bem, como é costume as cambalhotas fazerem.
    Exactamente, preferimos o capitalismo bom dos suecos, noruegueses, ingleses e alemães ao socialismo mau da ex. União Soviética, China , Cuba ou RDA e ao capitalismo mau dos EUA.

  16. bento, voçes retiraram a ditadura do proletariado para não assustar a malta. e sem essa ditadura o vosso” socialismo” não é possivel.O ps sempre defendeu o socialismo democratico e sempre esteve ligado à internacional socialista e lá continua.Nós metemos o socialismo na gaveta,mas podemos ir lá busca-lo quando acharmos que isso é possivel, os bentos deste pais meteram-no na merda e por isso tem hoje milhoes de excomunistas a cagarem-se para o teu socialismo.Voçês existem por que é conveniente para a direita,caso contrario já tinham ido com a nossa senhora.subscrevo o texto do eduardo,quando diz que não há uma unica conquista dos trabalhadores que não tenha a mão e o voto do ps. comenta as palavras do Manuel Pina se tiveres coragem.Socialismo só há um, dizia o pcp no tempo em que a tv era a preto e branco. querem governar ? pergunto com 9% de votos? ganhem juizo e defendam os trabalhadores em vez de os trair.

  17. Internacional quê? do Mubarak? do Blair? do Khadafi?
    Que me lembre desde o Salvador Allende no Chile que não tiveram mais alguém decente.
    Estão aqui para atrasar a marcha da historia.
    Sao um estropício
    Bom Ano para o TOZE também.

  18. Existe de facto capitalismo bom e capitalismo mau, assim como existe a face boa e a face má em cada um de nós.
    Vêr tudo por lentes pretas ou brancas nunca deu resultado nenhum e perde-se a riqueza dos tons cinzentos.Acaba-se cristalizado, parado no tempo e a discutir conceitos a que já ninguém liga hoje em dia.

  19. Caro Gato Vadio

    Sugiro entao que em vez de PS (partido socialista)
    Mudem para PCB ( Partido Capitalismo Bom)
    É muito mais modernaço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.