Curso de ciência política

«Julgára-se que o adiamento das côrtes de 1842 restituiria a tranquillidade de que tanto careciam os animos, para dentro em pouco entrarem serenamente no debate das medidas urgentes que reclamava a reorganisação da fazenda pública. Mas, contra toda a espectativa, esse interregno como que deu maior alimento à colera dos partidos. A opposição proseguia na imprensa, taxando de violenta e inopportuna a restauração da carta; e logo que se reabriu o parlamento reconheceu-se, pela renovação das discussões irritantes, que se tinham refeito as forças para combates odientos, e não para as pugnas pacificas da civilisação e do progresso. Entre os membros da opposição que diligenciavam manter-se firmes sem ira, e fortes sem rancor, occupava Garrett um dos primeiros logares.»


Garrett : memórias biographicas_Francisco Gomes de Amorim_1884

22 thoughts on “Curso de ciência política”

  1. Nota – Escreveu um esquecido Guerra Junqueiro que “as Pátrias só se regeneram sofrendo”. Infelizmente, parece ser verdade, de forma que não há razões para ser muito otimista…

  2. E obviamente PNS demitiu-se. Fez bem, mas diz que vai continuar a lutar.
    Acho que faz mal, a ele e aos que quiserem lutar ao lado dele.

  3. achei piada ao montenegro :
    questionado sobre o “não é não” disse ni
    questionado sobre a votação do chega respondeu tipo : o elefante tem uma tromba que parece uma lagarta , a lagarta pertence à ordem lepidoptera , e bla bla bla, fugiu com o rabo à seringa.
    também achei piada a uma tristíssima socialista , que candidamente disse : não sei o que o povo pensa. ( então , vá , comecem a tentar saber , digo eu)

  4. afinal o povo gosta de montes-de-merda e vota em peidos, absolveram um vigarista e lançaram um aldrabão para lhe suceder.
    estão criadas as condições para aplicar o roteiro do trumpalhão, aplicar tarifas ao povo, perseguir a oposição e eternizaram-se no governo alterando a constituição.
    a solução para o imbróglio é a esquerda unida eleger um presidente da república que desmonte a direita como o marcelo acabou de fazer à esquerda, caso contrário estamos tramados para os próximos 50 anos

  5. Ai o povo. Afinal o povo é burro. Arranjou maneira de quererem fechar a arrecadação dos fundos da sede e deixarem de pagar a net ao piaçaba.
    Agradeçam todos os lesados é ao querido líder Costa, que rebentou com a esquerda, basou para longe e nem deixou numero de telefone. O tontinho do pr nem conta para o totobola, acaba o mandato feito num farrapo e é bem feita.
    O psd que não ponha as barbas de molho e vai pelo caminho do ps.

  6. Só mais uma coisa, ponham-se a fazer um bloco central e ainda conseguem fazer do Ventura pm.

  7. 1 – Ainda faltam os resultados e atribuicao dos 4 mandatos pelos circulos eleitorais no estrangeiro.
    2 – A julgar por 2024, estes circulos no estrangeiro provavelmente trarao mais mas noticias para um Portugal minimamente civilizado: o Chega fica com pelo menos mais um deputado na Assembleia que o PS e mais um punhado de votos.
    3 – O Chega tornar-se-a o lider da oposicao…
    4 – A direita extrema detem agora 2/3 da assembleia – afigura-se altamente provavelmente uma tentativa de revisao constitucional feita a medida dos fascistas.

    E assim se ve a forca da estupidez cega do extremo-centro zombie. Os comunas deram-vos a mao em 2015 e assim atrasar o relogio da ascencao da direita extrema em Portugal. Os comunas compraram-vos 10 anos de interregno prontamente desperdicados em “compramissos” com a classe mediocre classe de capitalistas compradores perifericos do Imperio.
    Entre a nao reversao completa da merda que o Passolas e companhia fizeram na economia e o desastre que foi a ausencia de regulacao do “mercado habitacional” – leia-se: regulacao capaz das procuras de habitacao em Portugal como bem de investimento e nao como bem de consumo essencial tivemos no fim o PS de Costa a trair os seus parceiros de geringonca – um a um – para no poder obter a segunda maioria absoluta da historia do PS em democracia a qual ja mostrava o principio do fim uma vez que olhando para os numeros se via ja uma retracao do voto na esquerda como um bloco tendo a maioria sido obtida por via de concentracao do voto remanescente no PS enquanto a direita portuguesa ainda em fluxo, aparentava estar dividida e menos organizada que o costume – ilusao: testavam, isso sim, uma serie de mensagens politicas no rescaldo pos-passismo para renovar o assalto ao pote.

    Paz, Pao, Habitacao, Saude, Educacao disse o Sergio antes de se aburguesar:

    No campo da Paz, com estes 10 anos de interregno qye os comunas lhe compraram, o Extremo-Centro deu-nos mais aventuras imperialistas com uma NATO raivosa na Ucrania e uma corrida armamentista na Europa que so podera redundar em desastre no medio prazo.
    No campo do Pao, com estes 10 anos de interregno qye os comunas lhe compraram, o Extremo-Centro deu-nos a Guerra na Ucrania e subsequente inflacao bem como uma continuacao da austeridade Passolas por outros meios ao nao recuperar inteiramente os direitos laborais perdidos.
    No campo da Saude e Educacao, com estes 10 anos de interregno qye os comunas lhe compraram, o Extremo-Centro deu-nos mais austeridade Passolas por outros meios ao nao reverter a depauperacao dos servicos publicos e ao se recusar terminantemente a confrontar a classe capitalista taxando-os com os impostos que deviam pagar.
    No campo da Habitacao, com estes 10 anos de interregno qye os comunas lhe compraram, o Extremo-Centro deu-nos “o salto mortal” da mercadorizacao selvagem da habitacao em Portugal, convertida que foi em activo financeiro de investimento.

    O povo, depois de um periodo de apatia traduzida em taxas crescentes de abstencao, esta agora exasperado e vira-se para o que quer que seja que abane este estado intoleravel de coisas.
    Numa logica de “Something must be done. This is something, therefore we must do.” – sairam do sofa e foram votar fora do sistema.

  8. P’raí… 50 anos, à volta disso.
    Existe uma derradeira, diria desesperada, solução no momento. Dito de outra maneira: havia uma solução….
    O parvalhão desaparecer JÁ DALI para fora e o Zé Luís, o José Luís Carneiro, ser incumbido, rapidamente, pelo conselho nacional do PS, antes mesmo do Congresso, de representar o partido para desafiar o montemerda a formar um governo em coligação com o PS para 4 anos, devidamente negociado, e peidar-se todos os dias para o sacana de Belém.

    (Definitivamente, em gritos bem gritados, quero que o pcp e o be vão pró realíssimo caralho e para a puta que os pariu – de uma vez por todas)

    A não ser assim, são praí 50 anos. Ou mais…

    (Eu quero zarpar para Olivença, mas a família chegada cerca-me)

  9. Olhando – a quente – para os numeros de votos em territorio nacional e comparando – a quente – com 2024:

    1 – cerca de 200,000 eleitores extra ficaram no sofa.
    2 – o P sem S perdeu cerca de 400,000 votos
    3 – a direita ranhosa (AD) ganhou cerca de 200,000 votos
    4 – a direita raivosa (Chega) ganhou cerca de 250,000 votos
    5 – a direita sonsa (IL) ficou aproximadamente igual ganhando um deputado com 15,000 votos extra
    6 – o Livre aglomerou algum do voto remanescente do Extremo Centro e ganhou 50,000 votos (25%)
    7 – A CDU perdeu 20,000 votos e um deputado
    8 – Bloco de Esquerda perdeu cerca de 160,000 votos – mais de 50% de quebra – e quase todo o grupo parlamentar.
    9 – PAN perdeu perto de 40,000 votos – quase um terco – mas aguentou o deputado.

    Grosso modo, a quente, diria que foi o eleitorado de esquerda quem
    preponderantemente desmobilizou nestas eleicoes e ficou em casa.
    O eleitorado desiludido com o extremo-centrao do PS deslocou-se para outras paragens.
    Metade, persiste na ilusao do Extremo Centro: foram para a AD.
    A outra metade para aquilo que identificam como anti-sistema – o Chega.
    O Livre tera beneficiado de votos do PAN, Bloco, CDU e PS.

    Os 200,000 que deixaram de votar encaixam, grosso modo com os votos perdidos pelo Bloco e CDU – desmoralizados com o actual ambiente politico adverso.

  10. A ILUSÃO LIBERAL a aquecer pro banho que a manada merece, o problema é que há sempre quem, sem ter culpa, vá ser levado na avalanche.

    A Iniciativa Liberal quer alterar a legislação sobre o Salário Mínimo Nacional, transpondo imediatamente a Diretiva Europeia n.º 2022/2041 que fora aprovada pelos ministros do Trabalho dos 27 Estados-membro, entre os quais Ana Mendes Godinho do PS.

    A 6 de Dezembro de 2021, 27 ministros do Trabalho aprovaram uma Directiva Europeia sobre «salários mínimos adequados». Entre esses ministros estava Ana Mendes Godinho, que à data era ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. O objectivo do aprovado passa por definir critérios para a fixação do valor do Salário Mínimo Nacional (SMN), limitando e bloqueando aumentos, enquanto retira essa decisão aos Estados, atacando mais uma vez a sua soberania.

  11. ” Os 200,000 que deixaram de votar encaixam, grosso modo com os votos perdidos pelo Bloco e CDU – desmoralizados com o actual ambiente politico adverso. ”

    apreciei o arredondamento de 174.947 para 200.000 e o achado genial que tenham sido perdidos pela coincidência factual do total das perdas da extrema esquerda 176.200 (be 154.818 + pcp 21.382).

    ainda bem, já começava a pensar que os comunas e comunas-premium se andavam a passar para o xunga, mas afinal ficaram em casa a desfrutar a pessegada.

  12. O montedaquilo e capangas quase de certeza não irão aceitar o desafio. Mas o PS deve desafiá-los, já hoje, para uma coligação governamental.
    É a única saída para segurar a democracia.

    Sigam o meu conselho!
    (Eu sei que os Césares não concordam com isto. O velho César é o maior responsável pelo que se está a passar no PS. E, finalmente – desta vez vou mesmo marrar no gajo -, o ressabiado Assis. Impressionante a sua paixão pelo rapaz bem educado….

    Chegou o momento de chamar os bois pelos nomes.
    (Mas há mais….)

  13. Coligacao PS+AD? Fernando, larga o vinho…
    Em primeiro lugar a AD nao precisa do PS para nada. Eles tem 2/3 da assembleia para estrupar a democracia portuguesa a vontade.
    Em segundo lugar porque um bloco central e receita certa para a aceleracao do colapso central.

    A unica esperanca, a haver, e abandonar o Centro zombie, tornar-se de vez um partido de esquerda e atrasar/adiar o assalto a constituicao por todos os meios possiveis que a direita vai inevitavelmente montar nos proximos 12 meses ate que os ventos economicos se virem contra e o actual governo caia podre.
    Nao esquecer que apesar de tudo, a direita permanece ainda algo descoordenada e vulneravel a coligacoes antagonicas coerentemente distintas do programa politico da direita.

  14. finalmente o ps de sócrates/soares foi prás urtigas. talvez agora com o Carneiro volte a ser um partido minimamente decente.

  15. Ah, estamos em dia de análise pulhítica. Cá está a nossa cassete/colherada.

    O Lowlander já disse o essencial; só não disse que isto não é só cá, é em todo o lado: as pessoas estão fartas do Centrão e até da ‘democracia’, porque não é democracia alguma – é uma partidocracia de chulos. Quase todas já perceberam que o voto nada decide de útil; e que os eleitos, sejam quais forem, estão ao serviço dos mesmos mamões – a banca, os ‘mercados’, as grandes empresas.

    A malta não sabe o que quer, mas sabe que não quer isto. E a esquerda, a única força política que não está no bolso dos mamões, suicida-se há anos entre wokices e o trauma pós-soviético. A esquerda desistiu de ser poder, ou uma alternativa ao status quo, ou sequer o principal protesto; até se sujou na gerimbosta. Eis o resultado. E é pena, pois ninguém diz tantas verdades como a Mortágua.

    Tem piada ver o Chega a f… lixar o Partido da Sucata, ninguém merece tanto ser f… lixado, mas a esquerda também vai pelo ralo e isto faz mal à sociedade: a malta está cada vez mais ignorante, mais volúvel, mais egoísta, mais receptiva a palhaços como o pulha Ventura, o Trampa ou o Milei.

    Na prática estão a dizer: estamos fartos; e sim, sabemos que são os mamões que mandam nisto tudo, mas não há alternativa; a esquerda falhou; então é cada um por si. E pode ainda piorar muito: há bem pior que o Ventura, o Trampa ou o Milei. A geração seguinte fá-los-á parecer primitivos.

  16. O quinto comentário é do antigo comentador ex-comunista, incorrigível e reconectado, de nome qualquer coisa, não me lembro .

  17. ” Peidos
    20 DE MAIO DE 2025 ÀS 2:01
    O quinto comentário é do antigo comentador ex-comunista, incorrigível e reconectado, de nome qualquer coisa, não me lembro . ”

    1 – o peido é uma manifestação de caracter afirmativo, normalmente uma previsão meteorológica da merda que se avizinha e apesar de ter uma fragrância semelhante, não deve ser confundido com a bufa, uma brisa que desliza pela fralda da camisa, com características delatórias e persecutórias usadas pela pide, que durante a longa noite fascista foi uma actividade escolar extra, sendo administrada pela mini-milícia mocidade portuguesa, aka “bufa”.

    2 – o comunismo nunca existiu, esse foi o verdadeiro problema existencial dos acreditavam que podiam melhorar o mundo subjugando os povos pela força e ideologia até lhes cair o muro dos berlindes em cima.

    3 – o comentário é meu e nunca fui comunista, fui mdp/cde enquanto durou.

    4 – ” incorrigível e reconectado, de nome qualquer coisa, não me lembro.”
    eu lembro-me de muitos e nem preciso sair desta caixa de comentários para encontrar incorrigíveis e reconectados com russia, china coreia do norte ou similares paraísos do welfare mundial: bostas, lálánda, impussível e os restantes, tirando o gerúndio que é burro.

  18. «o comentário é meu e nunca fui comunista, fui mdp/cde enquanto durou»

    Tem a certeza, merdolas? V. tem todos os sintomas dum filho traumatizado, cínico e amargo do ‘god that failed’ comunista. Há ainda muitos por aí. Talvez v. não fosse daqueles comunas da linha dura soviética à Cunhal, mas sempre estava à esquerda do PS Chulares. Olhe para si agora.

    Isso explicava a sua ânsia de invalidar tudo à sua esquerda; ajuda a mitigar a sua desilusão, o seu falhanço. Só é possível isto, esta trampa que temos, e nada mais. Quem quer mais é ingénuo, iludido ou pago pela Rússia ou pela Coreia do Norte. Já mamar no PS, como tachista ou como piaçaba, é bom e ‘democrático’. Aí não há conflito de interesses. A v/ partidocracia não corrompe ninguém.

    Na sua idade, merdolas, a sua neurose tem cura difícil. Tal como não há mais feroz inimigo dos fumadores que um ex-fumador, alguém que já teve ideais de esquerda e os perdeu ou vendeu só pensa em atacá-los. Sobretudo se se sente traído por ex-camaradas, ou pelo povão cuja bandeira empunhava. Será o seu caso? Se sim, ficaria algo surpreendido: sempre o vi como um mero apparatchik xuxa.

  19. https://conversa2.blogspot.com/2025/05/o-discurso-da-infamia.html

    Não desgosto do texto, merdolas 2, embora para o fim se torne demasiado dramático, quase histérico, e abuse das frases curtas. Porque sim. Porque são mais enfáticas. E dramáticas. Mais ainda quando repetem palavras. Mais ainda. Fora isso, concordo com grande parte do texto.

    Esta parte pareceu-me algo duvidosa: “Ventura é o miúdo que jogava mal à bola … e agora que lhe deram um apito, anda a expulsar todos os que correram mais depressa do que ele”. Qualquer ressentimento que o pulha Ventura tenha em relação aos políticos do seu passado foi já vingado: ele correu e jogou mais que todos eles. Nunca na pulhítica tuga alguém subiu tanto tão depressa.

    E ninguém quer perceber porquê, merdolas 2. Ninguém do Centrão quer assumir a trampa corrupta que anda há fazer há 50 anos, ou, no caso da esquerda, a péssima estratégia que a levou ao actual desastre. Quem se fica a rir é o pulha, que agora – pelas regras da partidocracia louvadas neste cantinho xuxa – até tem ‘legitimidade democrática’. À v/ custa. Encavou-vos bem, o pulha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *