Tragicomédia à portuguesa

«Marcelo faz lembrar o tipo de “pantomineiro” que o ator António Silva magistralmente sempre representou no palco e no cinema português. Só que o ator AS representava um modelo de carácter e não o seu carácter. E, no caso de Marcelo, este possui mesmo o tipo de carácter que AS representava exemplarmente. Tomando Portugal como palco, Marcelo não imita, pratica de sua natureza e condição idiossincrática na perfeição o estilo farsante e pantomineiro, agindo e perturbando desse modo destravado da ‘cuca’ a vida real dos portugueses.
Marcelo é o ‘cata-vento’ caracterizado por Passos Coelho e o ‘lacrau’ batizado por Balsemão; é o troca tinhas criador de factos políticos fictícios, o primeiro autor em Portugal de fake-news. Marcelo é um irreprimível narcisista que pretende concentrar todo o olhar sobre si, isso, explica a sua atitude de excursionista da selfie por feiras, mercados e praias. Tal como usou a Faculdade de Direito (professor), o jornalismo (Expresso), a TV (comentariado a granel) tem usado sempre o cadeirão da Presidência para com as suas traquinices de ‘sem-abrigo’ baralhar dados, argumentos, e políticas a seu belo prazer e gozo.
Digo “sem abrigo” porque Marcelo é um homem só. Cavaco tinha e tem ainda a sua Maria mas Marcelo não tem ninguém e até o seu filho enjeitou de uma forma que nenhum pai verdadeiro de filho e de palavra o faria. Rejeitou a mulher, o filho e o amigo dileto de casa e missas (Salgado) quando este estava caído e mesmo os PSD só o aturam como Presidente de fazer fretes ao partido.
Marcelo representa mais dez anos de patinhar no pântano e atraso para o país e uma eventual pantomina de subversão do regime ao imiscuir-se na governação, demitindo Ministros e Secretários de Estado e insinuando regimentalmente que o governo depende do Presidente e não da AdR
Marcelo que quis acabar com os sem-abrigo pobres, ironia do seu Deus, acaba, ele próprio, como sem-brigo rico.»

__

Oferta do nosso amigo jose neves

8 thoughts on “Tragicomédia à portuguesa”

  1. Muito bom. Do melhor, se não o melhor, que tinha lido sobre esta calamidade para a democracia portuguesa.
    (Guardei-o para quando recorro a plágio)

  2. a pantomineirice que o antónio silva representava era benigna e não prejudicava ninguém, enquanto que a do marcelo é maligna e prejudica o país, nem a própria família escapou.

  3. Sobre as intrigas e velhacarias de Marcelo:
    «A única coisa que posso dizer é que ele não está ‘xexé’. Não tem nenhum sinal de demência. Mas tem um sentido lúdico disto tudo. Às vezes pode exagerar, mas diverte-se muito. Por exemplo, quando faz uma declaração sobre o orçamento no mesmo dia em que tinha dito que não podia falar por estarmos em campanha. Isso depois é comentado e recomentado, o PS bate-lhe na cabeça e ele diverte-se ainda mais. Uma coisa que muitas pessoas não percebem é que ele “joga xadrez” a 20 jogadas. Diz coisas que sabe que só vão ter efeito daí a muito tempo.
    Por exemplo?
    Quando, publicamente, pede a demissão do Galamba, sabe perfeitamente que o Costa nunca iria demiti-lo, muito menos depois de um pedido do Presidente. Mas sabe que, a partir dali, começa uma nova relação. Na minha interpretação, isso foi uma jogada a 20 jogadas.
    Quis provocar uma rutura?
    Quis mudar a relação com o PS e provocar a possibilidade de uma rutura».
    José Gameiro, psiquiatra sobre o amigo MRS desde os 8 anos, em entrevista ao Expresso, 11 de Junho de 2024

  4. Sempre considerei, e vou continuar a considerar Marcelo, o político mais reacionário desde Abril. Marcelo é , foi, e vai ser, o pior inimigo da esquerda .
    Politicamente, repito, politicamente!, Marcelo não tem uma prática política séria, transparente, atitude que um PR tem obrigação moral e cívica de ter.
    Nunca me enganou.

  5. ” Uma coisa que muitas pessoas não percebem é que ele “joga xadrez” a 20 jogadas. Diz coisas que sabe que só vão ter efeito daí a muito tempo.”

    um jogador de xadrez não vai a correr confessar a vingança ao beco dos távoras acompanhado da assessora militar e segurança sob o pretexto de ir pagar uma conta ao multibanco. isto só diz que é um idiota chapado, rancoroso e vingativo que acha ter imunidade para fazer golpes de estado, mas está com receio da merda que fez, descontrola-se e sai merda em cascata, desaparece e volta quando a cena arrefeceu.

  6. Muito interessante a citação no comentário de CA das 15:11. De um psicólogo. Desconhecia.

    Numa palavra: Marcelo Rebelo de Sousa, o atual Presidente da nossa República, é um
    TRAFULHA.
    (Sempre o vi como tal)

  7. «Numa palavra: Marcelo Rebelo de Sousa … é um TRAFULHA»

    Praticamente toda a classe política, do PS ao Chega, é trafulha. Tal como o actual governo e o actual PM. Daí ser importante respeitar certas regras e prioridades. O Trafulha, com maiúscula, é só um: o 44 e mais nenhum. É um grau, um nível, uma espécie de título honorífico.

    É certo que escreveu TRAFULHA, não Trafulha, mas para evitar lapsos convém deixar isto sempre claro. Seria mau alguém supor que o Selfies ou outro pulhítico, por trafulha que seja, é mais trafulha que o 44, o maior sucateiro e coveiro do país. Obrigado pela compreensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *