Ai chega Chega

Quem fez isto:

Anda agora a dizer isto:

É um singelo exemplo entre infindos. Escolho-o porque Mafalda Anjos não tem défices de cognição nem de literacias comunicacionais e políticas. A capa obtida com recurso à deturpação da mensagem — e da boa-fé — do então governante era comercialmente, corporativamente e narcisicamente irresistível. Teve profundo e extenso impacto, continua a ser citada no laranjal.

Só que, foda-se caralho, lá está: não passa de uma manipulação básica das emoções e dos ódios. Alimento do populismo que engordou por causa, principalmente, da estratégia de terra queimada seguida pela direita partidária e mediatizada desde 2004.

29 thoughts on “Ai chega Chega”

  1. A costela judaica nota se bem : a culpa é sempre dos outros, eles são maus, são anti costa!. Anti ps! Pior, são anti zezito.!!!!
    E descaradamente passa ao largo de todo o mal que o ps fez ao pais.

  2. O valupi está a tornar-se um singelo caso clinico.

    A terra está queimada valupi, ainda não percebeu? E não consegue ver que a maior parte dos ha foram queimados pelo ps? Conseguir consegue, mas a capacidade de entender que o ativismo cego e fundamentalista é alimento de populismo tão forte como qualquer outro não existe. O vosso definhar é justificado e está assente no vosso populismo que é mais nocivo e impactante que o de um chega, está a matar-vos e vocês não querem ver.

  3. Lowlander, nesse caso, deves estar feliz. Devias aplaudir.
    ___

    Miguel M. Elias, nesse caso, deves estar feliz. Devias aplaudir.

  4. Culpas, nós?

    Então não vêem que a culpa é da capa da Mafalda Anjos? E de outros infindos exemplos?

    Estivemos 26, vinte e seis anos no poleiro. Demos ao país génios como Soares, Guterres, Manuel Pinho, Mário Lino, Carlos César, Ricardo Rodrigues, Armando Vara e o incomparável Grande e Carismático Líder, cujo nome nem sou digno de mencionar. Que mais querem? Vocês devem-nos tudo, tudo.

    Acham que as pontes e autoestradas que usam caíram do céu? Alguém teve de chupar o dinheirinho à UE, distribuí-lo por caciques e construtoras, cozinhar as derrapagens, fazer as obras e meter o resto o bolso. Sim, são vocês que continuam a pagá-las e a encher o rabo ao Sr. Mota; mas graças a nós!

    E a privatização da saúde, da educação, da energia, das comunicações e do resto? Acham que o PSD fazia tudo sozinho? Fomos nós que vendemos a maior parte! Tornámos este país maravilhoso, basta ter seguro de saúde, herdar casas e alugá-las à estranja, não é preciso mais nada para se ser aqui feliz.

    E a corrupção e o compadrio de norte a sul, do mar até Espanha? Em cada câmara uma chusma de chulos e cunhas, em cada concurso uma aldrabice, em cada adjudicação uma trafulhice. Sim, o PSD também as faz, mas não mais que nós: somos nós, nós os maiores. Veja-se o Grande e Carismático Líder.

    E que recebemos em troca? Uns tachos e regalias, umas subvenções vitalícias, uns subsídios aldrabados de deslocação e reintegração? Uns mega-tachos em Bruxelas, na OCDE ou na ONU? Umas comissões e fundações e administrações não executivas nos mamões que servimos? Peanuts. Ingratos.

    Depois deste tão sério e tão competente e tão desinteressado serviço, com tão formidáveis resultados, como nos agradecem? Apeando-nos do poleiro. Tirando-nos o pote. Por culpa da Mafalda.

  5. O André chegou aqui, levado ao colo por uma etnia,
    Uma pequena etnia e quem sabe sabe, esperemos um agradecimento público e bem suculento de Ventura a essa gente, diariamente mencionada por ele, metida com pinças em todas as “palestras” do Ventura.
    É a etnia CIGANA.
    Foi e é esta a grande muleta do Ventura.
    Ventura não dá entrevistas, faz palestras.
    É um sabidão, agora as palestras, são mais elaboradas, “uma no cravo, outra na ferradura”, também com pinças como os ciganos…ao de leve!

  6. @Valupi
    Eu explico um pouco mais, ja que, como sempre, insistes em embrutecer o teu intelecto que vegeta em labirintos intelectuais avulsos do extremo centro putrescente.
    Perante aquilo que se passa na Europa e EUA e, no minimo, patetico, vir falar de fenomenos paroquiais como aquilo que o Passolas em Loures em 201x ou uma qualquer foto que a Mafalda escolheu como capa de uma qualquer revista de 201x – revista essa que ha anos forra caixotes do lixo – na ascencao do Chega.

    Sintetizando Valupi:
    Presta bem atencao: larga o vinho.

  7. @Valupi
    Mais patetico ainda Valupi e o vosso silencio sepulcral sobre um dos elefantes na sala.
    O aumento de expressao eleitoral do Chega foi feito preponderantemente nao a roubar votos directamente dos outros partidos mas a mobilizar o voto abstencionista.

  8. ” O aumento de expressao eleitoral do Chega foi feito preponderantemente nao a roubar votos directamente dos outros partidos mas a mobilizar o voto abstencionista. ”

    2024 : inscritos =10.818.226; votantes = 6.473.789; votos chega =1.169.836

    2025 : inscritos = 10.850.215; votantes = 6.317.949; votos chega = 1.437.881

    portanto aumentaram os inscritos +31.989, diminuíram os votantes -155.840 e o chega ganhou + 266.045 votos.

    o arruda tamém não roubava malas, só mobilizava as que não eram recolhidas a tempo, patenteado por: prof. lólólanda – invenções e ideias luminosas, lda.

  9. Lowlander, tiveste sorte em descobrir o Aspirina B. Porque tu chegas às caixas de comentários, olhas à volta, e constatas: “Ena, é só maluquinhos como eu! Que bom, vou soltar umas das minhas…”

    Portanto, para ti foi o “aquilo que se passa na Europa e EUA” que foi à CMTV tirar o Ventura de uma carreira como paineleiro do chuto na bola para lhe dar a candidatura em Loures com a chancela do PSD. E continuou a ser “aquilo que se passa na Europa e EUA” quem aceitou a sua campanha racista e xenófoba, e que depois a defendeu, assim legitimando ao mais alto nível político o ideário e a práxis do Chega.

    Agora, quero ser justo contigo. É que talvez não sejas apenas maluquinho, também podes ser vítima de iliteracias básicas no campo da leitura e da interpretação de textos escritos. Isso explicaria o facto de não entenderes o efeito da comunicação social no fortalecimento do populismo de extrema-direita. Se for o caso, tenho uma boa notícia para ti: podes continuar a usar os serviços do Aspirina B em modo 24/7 que não pagarás mais por isso. E, quem sabe, talvez daqui a um par de anos já conseguirás observar alguma melhoria nas actuais dificuldades cognitivas com que te apresentas neste grupo de apoio.

  10. o mário machado acha que começou em 1143, até tem um movimento , caso ainda não tenhas aderido.

  11. Eu ajudo-o, merdolas:

    2019 : inscritos = 10.810.674; votantes = 5.251.064; votos Chega = 67.826

    2022 : inscritos = 10.820.337; votantes = 5.563.497; votos Chega = 399.510

    2024 : inscritos = 10.818.226; votantes = 6.473.789; votos Chega = 1.169.836

    2025 : inscritos = 10.850.215; votantes = 6.317.949; votos Chega = 1.437.881

    Vê como o aumento súbito de votantes coincide com o crescimento do Chega? O Lowlander tem razão. Aliás, dupla razão: v. é realmente um cretino. E o pulha Ventura conseguiu, ao que tudo indica, ir buscar à apática abstenção boa parte da justificadíssima revolta com o regime podre que v. tão bem representa. O êxito dele começa logo no nome do partido: Chega!, é o que as pessoas pensam.

  12. afinal somos um país de fachos adormecidos, os abstencionistas que acabam por votar e a maioria silenciosa que finalmente grita chega.
    alguém sabe onde foram parar os votos do cds e cerca de 1/3 da votação do pipidi? se calhar já eram todos fachos por herança de família.

  13. «afinal somos um país de fachos adormecidos»

    Alguns, sim. Mas sempre houve o PNR e há também o Ergue-te do juiz maluco; porque é que só o Chega cresce? E porque cresceu mais e mais depressa que todos, como o BE ou a IL?

    Claro que é mais fácil aos apologistas da podridão vigente culpar tudo nos fachos: faz parte da ‘narrativa’, como diria o 44, da linda democracia sob o ataque da extrema-direita com o apoio da comunicação social. Basta ler o volupi, a culpa é toda de capas e jornalistas que, veja-se, têm a audácia de criticar ou expor 1% da máfia do PS. Deviam, claro, continuar a ocultar e a branquear a podridão.

    Que será preciso para admitirem que é esta podridão, a v/ podridão, a maior causa do êxito do Chega? O v/ desgoverno, a v/ gestão incompetente, negligente e prepotente do país, os v/ calotes criminosos, a v/ impunidade crónica – a começar pelo herói, pelo santo, pelo deus desta casa?

  14. ” a maior causa do êxito do Chega? ”

    a maior causador êxito do xunga é ser um partido, de pedófilos, ladrões de malas, assaltantes de caixas de esmolas paroquiais, azeiteiros da linha e da foz, fachos, racistas, mentirosos, farsantes, fanfarrões, desordeiros e grunhos, sem ideias nem programa que diz coisas que agradam e são sentidas por pedófilos, ladrões de malas, assaltantes de caixas de esmolas paroquiais, azeiteiros da linha e da foz, fachos, racistas, mentirosos, farsantes, fanfarrões, desordeiros e grunhos. só não sabíamos que eram tantos e que saíram todos do armário ao mesmo tempo.

    https://www.youtube.com/watch?v=BkHL_gPBnGs

  15. «um partido de pedófilos, ladrões de malas, assaltantes de caixas de esmolas paroquiais, azeiteiros da linha e da foz, fachos, racistas, mentirosos, farsantes, fanfarrões, desordeiros e grunhos, sem ideias nem programa»

    Para variar concordamos, merdolas, mas não é por isso que teve tantos votos. V. continua em negação. Há cinco ou seis anos, quando o pulha Ventura começou e mal teve 70.000 votos, até podia ser +- assim. Em 2022 já não era, em 2024 muito menos. E agora, com quase milhão e meio de votos, sugerir que são todos, ou a maioria, de fachos e pedófilos é demasiado absurdo até para si.

    Poderá dizer que é sucesso do marketing do pulha, sobretudo online, nos youtubes e nas redes merdais. Os bots e minions dele estão realmente em todo o lado. Um tal Gonçalo Sousa é um bom exemplo; não há maior grifter em Portugal. Qualquer dia está a euromamar como o Bugalho.

    Mas isso não chega. Os outros partidos também têm marketing, o PS também tem bots (v. que o diga) e até mais comentadeiros e tempo de antena. O factor decisivo, o trunfo do Chega é a podridão instalada. Aquele cartaz onde juntou o 44 e o Montenegro, sabe? Sabe. Claro que sabe.

  16. ” E agora, com quase milhão e meio de votos, sugerir que são todos, ou a maioria, de fachos e pedófilos é demasiado absurdo até para si. ”

    nem todos podem não exercer, não há mercado para tantos, mas são admiradores, simpatizantes, clientes ou sei lá, talvez malta com vocação, mas com falta de coragem, como tu e mais uns parvos que por aqui vão tentando dourar a pílula e manifesta alegria com os aparentes ganhos do aldrabé ventrulhas.

    ” Qualquer dia está a euromamar como o Bugalho. ”

    e tu alimentas esperanças que o xunga venha a recrutar quadros entre os freelancers que parasitam nas redes sociais como em tempos idos do pipidi, quando o passos recrutou caceteiros & banheiros* na net para o governo troiksista i.e. o sr álvaro dos pastéis de nada, poias, maçães, lomba e leitão.

    * malta que faz brilhar, aka engraxungadores do líder

    ” Poderá dizer que é sucesso do marketing do pulha, sobretudo online, nos youtubes e nas redes merdais. Os bots e minions dele estão realmente em todo o lado ”

    pois foi, andastes a ler as estatísticas na rede do lado.

    ” Os outros partidos também têm marketing, o PS também tem bots (v. que o diga) e até mais comentadeiros e tempo de antena. ”

    agora as estatísticas da rede do lado já não se aplicam.

    ” O factor decisivo, o trunfo do Chega é a podridão instalada. ”

    que o xunga pretende ampliar e levar a todos os portugueses para que possam usufruir de mais um serviço do estado, a cunha, que encha os bolsos dos xungosos.

    ” Aquele cartaz onde juntou o 44 e o Montenegro, sabe? Sabe. Claro que sabe. ”

    claro que sei, estou farto de saber. o cartaz que deu a vitória ao montecoise e que permitiu aquela fífia do direito à liberdade de expressão dos gajos que querem acabar com o 37ª da constituição. por outro lado não é todos os dias que alguém compara um burro rural com o melhor primeiro ministro dos últimos 50 anos, quando o sócras é que deveria ter processado o ventrulhas por comparação abusiva e não estar na corrida.

  17. @ Valupi,

    “Portanto, para ti foi o “aquilo que se passa na Europa e EUA” que foi à CMTV tirar o Ventura de uma carreira como paineleiro do chuto na bola para lhe dar a candidatura em Loures com a chancela do PSD. E continuou a ser “aquilo que se passa na Europa e EUA” quem aceitou a sua campanha racista e xenófoba, e que depois a defendeu, assim legitimando ao mais alto nível político o ideário e a práxis do Chega.”

    Portanto, para ti, contexto e uma cena que nao te assiste.
    Explica-me la, oh especialista em sanidade mental, como e que o Passolas tirou o Farage, a Le Pen, a Meloni, o Trump, o Wilders, o Abascal, o Orban (queres mais?) do programa da CMTV e os catapultou todos para a ribalta politica em Loures.

    Es igual a tantos outros idiotas uteis que em certos Veroes suspiram de alivio quando e anunciado que a GNR anda a arrebanhar “os incendiarios” outra vez… ignorando olimpicamente a estacao metereologica do ano, o teor de humidade no solo, ventos prevalencentes, alteracoes climaticas e o ordenamento do territorio…

    “Isso explicaria o facto de não entenderes o efeito da comunicação social no fortalecimento do populismo de extrema-direita. ”

    Aqui, reconheco que finalmente fazes comentario parcialmente pertinente.
    So tem dois problemas:

    O primeiro e que, se a tua tese e que a “comunicacao social” e o unico ou sequer a principal variavel a condicionar a ascencao da extrema direita, recomendo-te, com caracter urgente, que baixes a dose.

    O segundo e a desavergonhada sonsice onde chafurda.
    Ha decadas, amigo, decadas que a esquerda vem avisando que a estrutura de propriedade e producao dos media e um plano inclinado profundamente enviesado em favor dos interesses de classe da elite capitalista.
    Podes ler o trabalho seminal “Manufacturing Consent” de Herman e Chomsky ou ler os multiplos artigos de opiniao e/ou estatisticas sobre o tema. O que aqui escrevo nao nem novo, nem original.
    Nao me lembro de te ver a carpir enquanto o plano inclinado temporariamente favorecia o extremo centro em detrimento da esquerda.
    Quando a mesma comunicao social caluniava e deturpava as posicoes da esquerda parlamentar fazias-lhe eco aqui – a mesma esquerda parlamentar que tudo fez para impedir ou pelo menos atrasar este estado de coisas. E.g. geringonca de 2015 que comprou a este pais 10 anos de interregno neste processo tragico de transformacao de Portugal na Florida da Europa.

    Agora que o inexoravel plano inclinado segue o seu curso, revelas menos entusiasmo com a comunicao social realmente existente… curioso!

  18. @Valupi,

    Repetindo e sintetizando:
    Facto indesmentivel:
    “O aumento de expressao eleitoral do Chega foi feito preponderantemente nao a roubar votos directamente dos outros partidos mas a mobilizar o voto abstencionista.”

    Perante isto, o putrescente Extremo Centro portugues, temporariamente personificado em ti Valupi, o melhor que tem para explicar o fenomeno e que o Passolas fez nao sei que em Loures e o brinquedo da comunicao social esta avariado.

    Larga o vinho.

  19. Facto indesmentivel:
    “O aumento de expressao eleitoral do Chega foi feito preponderantemente nao a roubar votos directamente dos outros partidos mas a mobilizar o voto abstencionista.”

    factos que desmentem o indesmentivel:
    ” De 2024 para 2025, a coligação PSD/CDS-PP foi, dos três principais contendores nas legislativas, o mais resiliente no que respeita à manutenção dos eleitores: 77,6% repetiram o voto. Segue-se o Chega, com 68,3%, e depois o PS, com 58%. Mas o partido que perde mais votos para a abstenção é o Chega: 14,2%. A AD perdeu 12,7% e o PS 9,2%. ”

    https://www.dn.pt/nacional/ps-perdeu-10-dos-eleitores-de-2024-para-chega-chega-perdeu-5-para-ps

  20. Lowlander, aqui na casa não passas de mais um maluquinho. Mas na terminologia da ciência política és o típico fanático. Achas que já sabes tudo, a verdade é uma cena que te assiste, pelo que apenas te resta mandar ler o que faz parte da tua bíblia. É inútil discutir contigo, portanto, porque é inútil discutir com um fanático. Já Aristóteles avisava.

    Porém, como precisas de tomar Aspirina B para te aguentares no balanço, cá vai mais uma dose. Ora, Farage, a Le Pen, a Meloni, o Trump, o Wilders, o Abascal, o Orban? É isto que explica a votação do Chega em 2024 e 2025, de acordo com os teus iluminados neurónios? Tens aí um arco temporal que começa em 1972, com pontos culminantes na década de 90, e depois no início do milénio com o terrorismo de bandeira islâmica, depois o Brexit e o Trump em 2016, e finalmente com as recentes conquistas e vitórias populistas na Espanha, Hungria e Itália. Atão, pergunta ao teu amigo Chomsky donde veio a maioria absoluta do PS em… 2022. Maioria essa que não sabemos em que estado ficaria caso Costa tivesse completado a legislatura e fosse ele a gastar o dinheiro entretanto acumulado e que o Montenegro utilizou para governar em permanente campanha eleitoral.

    Toma o teu tempo. Se o Chomsky estiver ocupado, tenta com o Herman (sim, esse mesmo, o José).

  21. “A historia comecou em 2024 nao foi? Cretino.”

    andam a mobilizar a abstenção desde a primavera marcelista.

  22. @Valupi
    “Tens aí um arco temporal que começa em 1972 (…)”

    Precisamente! Tal como um tropego bebado, aponta-se-te a Lua e tu ficas a mirar a ponta do dedo…
    Nao faz sentido, perante um fenomeno desta natureza, gastar tempo epifenomenos como o Passolas em Loures ou a revista da Mafalda que forra o caixote do lixo.
    Da mesma maneira como perante o flagelo dos incendios florestais e estupido discutir a penalizacao juridica de incendiarios ignorando o contexto.

    “Atão, pergunta ao teu amigo Chomsky donde veio a maioria absoluta do PS em… 2022. ”

    Da mesma maneira que o Aquecimento Global nao cancelou o Inverno e uma andorinha solitaria nao anuncia a chegada da Primavera…

    A maioria absoluta de 2022, nao nega a direcao geral das variaveis de contexto.
    Mas posso dar-te umas pistas sobre como aconteceu ja que perguntas com boas maneiras:

    1 – Alguma desmobilizaco residual no eleitorado a direita com um concomitante aumento da abstencao – 7 anos de geringonca provou que afinal e apesar de tudo, ainda havia algum espaco de manobra politico para desenhar alternativas um pouco mais progressistas no seio do triunfo do neoliberalismo financeirizado – ou seja, haviam (e ha) alternativas de esquerda ao extremo centro putrescente – assim se atrasou a PASOKizacao do PS e o interregno na transformacao de Portugal na Florida da Europa.

    2 – Alguma desmobilizacao do voto da esquerda e concentracao do eleitorado remanescente no PS – a percentagem global do voto da esquerda baixou em 2022 e o numero de votos absolutos tambem.
    O eleitorado a esquerda comecou a se aperceber que mesmo quando os seus partidos estao sentados no governo, o campo politico inclinado e adverso ao avanco de alternativas progressistas e de esquerda – nao se revertou totalmente a merda que o Passolas e a troika deixaram, a crise da habitacao agudizasse e as medidas para a mitigar do Costa sao insuficientes e vitimas de forte resistencia pelos capitalistas.
    Aqui faco notar tambem, sem sobre-estimar a sua importancia no que se passou, que a mesma comunicao social de que te queixas nesta caixa de comentarios passou 2015 ate 2022 a caluniar e a vilipendiar a esquerda parlamentar – mas servia os teus interesses do extremo centro. Estavas contentinho na altura com o estado de coisas…

    3 – Fragmentacao do eleitorado activo de direita – apos o colapso do projecto politico Passolas, a direita portuguesa ensaiou varias mensagens para reconquistar a ascendencia em 2022, este processo de experimentacao a direita cujo inicio remonta algures a 2016/17 quando se torna claro que a geringonca nao colapsara sem auxilio externo estava mais consolidado mais ainda em fluxo fragmentando o eleitorado disponivel (em rigor o projecto permanece ainda em construcao/consolidacao em 2024/25 e e argumentavel que o assalto ao poder que montaram com o apoio inestimavel e um sistema judiciario corrupto que precipitou um golpe de estado judiciario em 2024 e prematuro uma vez que a direita portuguesa, apesar de maioritaria no parlamento, permanece descoordenada, logo vulneravel)

    O que escrevo nao e fisica quantica. E apenas a aplicacao pratica do adagio:
    “Se puderes ver, olha. Se puderes olhar, repara.”

  23. @ “outro que engoliu um disco riscado”

    De que cor e o ceu? Azul.
    De que cor e o ceu? Azul.
    De que cor e o ceu? Azul.

    Cretino…
    Zuca! Nao interessas para nada.

  24. Lowlander, estive a ler com toda a atenção o que escreveste. E tenho uma confissão a fazer: reconheço-te completa razão. Espanta-me nunca antes ter pensado nisso que expões com cristalina evidência.

    Tu sabes mesmo disto dos contextos, pá!

  25. ” De que cor e o ceu? Azul.
    De que cor e o ceu? Azul.
    De que cor e o ceu? Azul.

    Cretino…
    Zuca! Nao interessas para nada. ”

    aprecio mais a colectânea de minetes aos comunas pela profundidade e exactidão subjectiva com que aborda os achismos que pública. diria mesmo, como agora se diz, um belo exemplar da escola iraniana de carpetes voadoras tariq aziz.

  26. nada, val. toda a gente sabe que de contextos é contigo. por falar nisso, apoteose ou mancha?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *