Ah, o alargamento da NATO. Que perigo

En direct, guerre en Ukraine : Vladimir Poutine estime que la question de l’élargissement de l’OTAN doit être abordée pour parvenir à la paix

 

C’est à dire: nenhum país mais pode entrar na NATO e alguns dos que lá estão e que interessam ao Czar devem sair e, de preferência, desarmar-se. Só assim haverá paz. Pax Vladimira. O Vladimir quer mandar na NATO.

Mas… mais devagar. Há perguntas a fazer. A NATO, por acaso, tem por objectivo, declarado ou oculto, invadir a Rússia? Quando, como, porquê? Sequer algum país no mundo tem por objectivo invadir a Rússia? A Geórgia, a Chechénia, o Cazaquistão, o Azerbaijão, a Ucrânia ou, já agora – os Estados Unidos, a Polónia – sonham invadir a Rússia? Ameaçam a Rússia? A mim parece-me que o Napoleão e o Hitler já se tramaram o suficiente.

Este disparate alardeado pelo Putin e seus porta-vozes serve para quê? A resposta é óbvia: dar ao mundo e aos cidadãos russos (em geral desligados, mas enfim, alguns estão a morrer) a impressão de que a Rússia está sob enorme ameaça e assim justificar os seus actos de agressão sobre os vizinhos, num ataque de possessividade imperialista (claro que os colonialistas eram e são os outros). Dizer que a NATO é um perigo à sua porta e o seu alargamento uma ameaça dá para rir quando olhamos para Kaliningrado e todo o arsenal nuclear russo nas fronteiras com a Europa. Então, perigo porquê? Quem está em perigo é quem não pertence à NATO (e a ver vamos, com o agente laranja ao comando). Portanto, ainda por cima estando a NATO num “tem-te não caias” devido ao louco do outro lado do Atlântico, este argumento do alargamento da NATO como ameaça à paz e eventual causa da guerra faz ainda menos sentido. Sentido nenhum. Por isso, arranja lá outra, ó Vladimir. Mais vale dizeres que a Ucrânia é tua e que tem que te ser fiel ou morre. “Ou me amas ou te mato”. Que tirania e que insegurança aí vai. Se fosses atraente e cavalheiro tudo seria diferente.

Se bem me lembro, a Rússia vivia tranquilamente lá na sua imensidão gelada e menos gelada, sob um regime execrável, é certo, mas instalado e aceite, trocava de cadeiras cadenciadamente entre Medvedev e Putin, vendia o seu petróleo e o seu gás a quem queria, principalmente aos europeus, a prole mais jovem do chefe bem confortável na Suíça, os seus oligarcas a circularem pela Europa, passeando os iates pelas ilhas mediterrânicas, filhos a estudarem na Europa ou nos Estados Unidos, atletas a competirem em todo o lado, enfim, ricas vidas, não incomodadas. Será que a Ucrânia, um país soberano, mas com o qual a Rússia poderia interagir e com vantagem se o quisesse fazer civilizadamente, vale a mudança de hábitos, a destruição e a carnificina? Caramba. Tinha que ser um ex-KGB a chegar ao poder?

É, pois, mais do que legítimo que a Ucrânia, atacada só porque sim, peça ajuda para se defender.

E aqui estamos. Mortes e mais mortes. A Rússia é um gigante militar, mas a maioria dos ucranianos não quer subjugar-se ao regime que lá vigora. É mais do que natural que os antigos Estados da ex-União Soviética se queiram defender contra um destino semelhante, em vez de assistirem impávidos aos apetites do senhor Putin. O alargamento da NATO não é perigoso para ninguém, e tem justificação. O desejo dos seus novos membros de ameaçarem ou de invadirem a Rússia não é de certeza. É o contrário.

91 thoughts on “Ah, o alargamento da NATO. Que perigo”

  1. Quanto cinismo! Se não fôr para combater a Russia, a Nato serve para quê? Para defender a Gronelândia?

  2. ainda podia ir buscar os papéis da Rand, mas nem é preciso a pessoa que assina eeerrrr já apresentou material suficiente. as pessoas quando não sabem deviam estudar. porque senão são envergonhadas logo ao segundo comentário.

  3. Os donos deste espaço, no fundo, estão é a tentar serem convidados para comentadeiros de algum canal de tv para ver se mostram aos Ireneus e ca. como se deve defender a hipocrisia e propaganda ocidental da ordem baseadas em regras.
    Parece que aquilo dá uns trocos valentes, e há que acautelar as contas antes que se faça tarde, que é como quem diz, antes que acabem aqui com o estado social como o avençado da black rock já está a fazer na Alemanha.
    A não ser isso, e se já são ricos, estão-se só a divertir á conta dos que aqui se manifestam a favor ou contra algumas das absurdas palermices que escrevem.

  4. conquistar…

    Mas conquistar não é pôr nos outros países um fantoche, que imponha os interesses e as empresas de quem lá o põe? E depois infiltrar lá uma ONG’s de espiões para destruir a estrutura social do país, e comprar os Media?

    Não é isso que os EUA e a Nato fizeram em várias partes do mundo, continuam a fazer, e o Zelensky não é um desses fantoches da Nato?

  5. Tenham vergonha … do vosso fanatismo e cegueira.

    Consultem os documentos históricos e as fontes credíveis.

    Os «ucranianos do actual regime nazi Zelensky-Bandera» deviam ter pensado melhor, antes de quererem ser inimigos do seu vizinho. Há centenas de anos (no mínimo desde Oleg I) que eram amigos, mas deixaram-se convencer pelo regime Zelensky-Bandera contratado pela Nato e EUA para serem inimigos da Rússia. Durante 8 anos, antes de 2002, os ucranianos do actual regime Zelensky-Bandera, bombardearam civis e crianças no Donbass.

    Até existiam milhares de famílias em que ucranianos e russos eram parentes há centenas de anos. A Nato quis instalar a desunião para tentar conquistar a Rússia (isto é, desmembrar, e instalar nas regiões fantoches independentistas).

    Morreram mais de 15 milhões de russos a defenderem aquela terra dos napoleões franceses e dos nazis alemães, que agora voltaram a querer vingar-se das derrotas.

    Os palermas da Nato e UE, que são 1/3 da população que a China-Índia+Rússia+Brasil, ainda dizem que quem está “isolado” no mundo são os BRICS … Um pontapé no coiso, de tanta mediocridade e palermice, é que deviam levar da população que se dizem representar. Ponham aqui na Europa as decisões da guerra e do armamento a votos … e vão ver o que vos acontece. Democratas da treta.

  6. IMPRONUNCIÁVEL: Sim, realmente não se compreende como é que alguém, alguma população ou algum país pode querer desligar-se de uma democracia tão fantástica, generosa e livre como a russa, pois não? É preciso ser muito estúpido.

  7. ” Quanto cinismo! Se não fôr para combater a Russia, a Nato serve para quê? Para defender a Gronelândia? ”

    para defender os países do atlético norte dos ataques da liga de moscovo. o grunholândia desistiu disso, está a lutar pelo 3º. no mundial, mas o lula tem mais caril e o nodi tempera com charme insosso.

    * é só conferir as opiniões diárias dos mabor-generais pró-moscovo reformados da nato avençados do comentário televisivo e pagos por moscovo.

  8. ” Os palermas da Nato e UE, que são 1/3 da população que a China-Índia+Rússia+Brasil ”

    deve ser por isso que a bricalhada imigra em massa para o ocidente e aliados.
    sem eleições livres, liberdade expressão e respeito pelos direitos humanos não há governo que represente ninguém. são lá postos à força para escravizar as populações, coisa muito do agrado dos comunas que aqui parasitam de mão dada com os xungas.

  9. ” Não é isso que os EUA e a Nato fizeram em várias partes do mundo, continuam a fazer, e o Zelensky não é um desses fantoches da Nato? ”

    não, isso é o que o pudin fez em africa, américa latina, médio oriente e agora tenta fazer na europa aproveitando a sua amizade e influência com o antigo companheiro e colaborador do kgb, o palhaço trump.

  10. ha aqui um gajo que acha que dizer que os oligarcas preferem os modelos de organização politica do ocidente é um bom argumento para a defesa desses modelos!
    vota peter thiel! vota musk!

  11. 8.26,
    Algum país que não faz parte e não mostrou intenção de fazer parte da Nato alguma vez foi atacado pela Russia? A Finlândia, a Austria, a Suécia, a Ucrania até ao Golpe de Estado de 2014…? Quantos países queres que foram atacados e destruídos pela Nato ou por países integrantes da Nato por não terem regimes hostis à Russia?
    O resto do mundo abriu os olhos. O warmongerismo russófobo semeado pela industria militar americana e prontamente avassalado (corrompido?) pela elite burocrática nacionalista de Bruxelas que foge de eleições como o diabo da cruz é um cancro que ameaça a humanidade. Está em formação um cordão sanitário para conter os maluquinhos, até que seja dada oportunidade eleitoral ao povo europeu de os mandar para casa. O povo americano mostrou o caminho.

  12. ” ha aqui um gajo que acha que dizer que os oligarcas preferem os modelos de organização politica do ocidente é um bom argumento para a defesa desses modelos! ”

    a liberdade foi, é e será sempre um bom argumento, mas há quem prefira opressão, lá terão as suas razões.

  13. ” O povo americano mostrou o caminho. ”

    o povo americano enfiou um barrete de todo o tamanho.
    8 meses passados e já elegiam outro, infelizmente vão levar com discjockey vance para acabar a rave das alucinações do palhaço em funções. os usa vão a caminho da 5ª. potência mundial e o sem retorno está próximo para desgraça de todo o mundo que partilha os valores ocidentais e recusa uma grunholândia global.

  14. 13.10
    Os bidenistas europeus navegam num desnorte tão grande que nem percebem estar a cumprir à risca as recomendações de Trump para a Europa que antes execraram.

  15. ” Os bidenistas europeus navegam num desnorte tão grande que nem percebem estar a cumprir à risca as recomendações de Trump para a Europa que antes execraram. ”

    têm estado a tentar conter os estragos para a coisa não afundar mais, já começaram a reagir à declaração de resignação do pato bravo donald que deve ser anunciada hoje a favor do benjacus vance.

  16. E cá continuamos na nova guerra fria, hoje em dia disputada entre os carneiros pró-EUA e os pró-Pudim. Até dá saudades da URSS: era uma ditadura atroz, tão socialista quanto marciana, mas pelo menos serviu para apertar o capitalismo mundial e simbolizar uma alternativa a este feudo de mamões.

    O Pudim nem isso: é outro mamão, e dos piores. Um gangster completo, um cancro terminal. Defendê-lo, seja qual for a razão ou argumento, é andar com um selo na testa a dizer “sou um pulha”.

    Já quem defende os EUA ou a NATO, que é só outro braço armado da canalha americana, pode ser pulha, carneiro ou ignorante. Lamento, doce Penélope, mas não vejo outra opção. Qual é a sua?

  17. a liberdade dos oligarcas? acho que isso ja foi rebatido há bastante, mas tu lá sabes
    e assim ja percebo a defesa desavergonhada de israel e tudo

  18. O sábio do futuro, Snr. Pedro Manuel Cardoso, o “Impronunciável” voltou, agora não para vir defender o seu produto SAP3i que prevê a transformação do ser humano num ser puramente espiritual; no fundo vender aquilo de que as igrejas se serviram há milhares de anos para vender a sua narrativa da existência de um celeste divino para as almas.
    E como sempre, para manter a concordância com a sua teoria esotérica de um Ser Espiritual Supremo dos seres puramente espirituais, vem defender, mais uma vez, os ditadores e tiranos atuais que já existem e todos que vão disputando esse cargo mal chegam ao poder ou tomam o poder.
    Contudo, argumentar a favor de Putin ou outros tiranos de seus povos com esta argumentação,

    – Ponham aqui na Europa as decisões da guerra e do armamento a votos … e vão ver o que vos acontece. Democratas da treta. –

    é mesmo de cabo de esquadra ou pior. Ó Imp., então, porque não propões primeiro aos tiranos que defendes que promovam e façam eleições livres, ou pelo menos tão livres ou iguais como se fazem em Portugal? Propões eleições no Ocidente onde há liberdade de opinião e crítica livre e escamoteias o facto de nesses países de tiranos vitalícios que defendes, nada disso ser possível?
    Fazes exatamente o mesmo que fazem todos putinistas; fazem a crítica do Ocidente pelas críticas dos próprios ocidentais e jamais se topa, lê ou ouve uma critica a partir de alguém do interior desses regimes totalitários que defendes; nenhum pensador, jornalista, escritor, comentador ou político russo, chinês, norte coreano, iraniano, saudita, etc., é citado que tenha opinião diferente do “pensamento único” do ditador de turno.
    É nesse lado dos totalitarismos onde reinam ditadores vitalícios e até por via hereditária que deves. em primeiro lugar, solicitar o direito a eleições. Que, por cá, ainda as há vigiadas pelos concorrentes e consideradas livres pelas populações.
    Com argumentações tão rascas jamais consegues vender o teu obscuro esoterismo da ‘conversão’, dos humanos de carne, vísceras e merda em seres puramente espirituais à semelhança dos anjinhos do céu.

  19. Filipe Bastos: A minha “opção” é deixar de te ler à primeira menção da palavra “mamão” e seu plural. Deita fora o disco, que está partido.

  20. ” A minha “opção” é deixar de te ler à primeira menção da palavra “mamão” e seu plural. ”

    impossível, está no léxico do adn do brochista travestido de paullete portas, dá um look macho latrino-amariconço que valoriza bastante a fruta tropical.

    porque é que não lhe dão o mesmo destino que dão aos meus comentários, uma semana a aguardar moderação e publicam depois. não há censura, desculpas de perseguição, foi o sistema e quem quiser apresente queixa ao novo fervedor da justiça quando for nomeado.

  21. Sapos dentro de um poço …

    Foi o que Fico chamou à UE, há poucas horas, no encontro com Putin, em Pequim.

    Fico propôs a Putin construir na Eslováquia uma central nuclear em parceria com a americana Westinghouse, para se defender da proposta da UE de cortar o gás e petróleo vindo da Rússia, cujo gasoduto foi bombardeado pelo regime nazi de Zelensky-Bandera.

    Ou seja, cada vez mais europeus percebem o erro que cometeram.

  22. José Neves e o IMPRONUNCIALISMO

    No passado dia 31 de agosto de 2025, ocorreu a Exposição do Impronuncialismo no Museu do Ser-Humano, intitulada: “A ‘tabela periódica da rotação das partículas’ (fermiões e bosões) no contexto da ‘teoria unificada das substâncias’. Cuja notícia foi publicada na ‘lista Museum’ da Universidade de Coimbra. Nessa Exposição, e no Debate que se seguiu, foram apresentadas pela primeira vez ao público essas duas novas realizações, que constituem dois novos contributos científicos. Não há aqui espaço para explicar a importância destes dois novos contributos (a ‘tabela periódica da rotação das partículas quânticas’ e a ‘teoria unificada das substâncias’). Apenas direi que implica existir antes de «E=m2» (que é uma proporcionalidade entre energia e massa) uma relação definida matematicamente por R∩R=C (a interseção entre dois números reais provoca sempre um número complexo). E isso, altera e aumenta as substâncias de que aceitávamos serem as que compunham o Universo.

    No texto de apresentação da Exposição pode ler-se:

    “Em 2002, na ‘Gazeta de Física’ da Sociedade Portuguesa de Física, volume 25(1), nas páginas 12 e 13, podia ler-se: “Para que servem, então, os outros leptões e quarks? Não sabemos. O que podemos dizer é que a Natureza decidiu fazer mais duas cópias de si própria … Nesta procura da compreensão da estrutura da matéria chegámos aos quarks e leptões. Poderá perguntar-se: Que tamanho têm? Qual a sua estrutura? A resposta actual a estas perguntas é: … que não têm estrutura. São os constituintes elementares. Com eles tudo é feito, e eles não são feitos de nada.”.

    Esse volume da ‘Gazeta de Física’ está intimamente associado à Exposição que decorreu nesse ano, na Fundação Calouste Gulbenkian, intitulada “Potências de Dez – o mundo em várias escalas”. Portanto, algo que não prescinde dos museus e do património para ser compreendido e comunicado.

    De lá, para cá, o Impronuncialismo e o Museu do Ser-Humano têm procurado uma resposta mais profana e objectiva; quiçá, de certeza, com o mesmo grau de incompletude e erro do que as respostas anteriores. Nesse esforço museológico e patrimonial (iniciado com os eucariotes, de escolher a relevância a transmitir aos vindouros) foi possível formular uma ‘teoria unificada das substâncias’. E dentro dela tentar preencher as lacunas no conhecimento. Quer, de aquilo que está antes da física, química, biologia, ser-humano; quer, do que está depois da autonomia da cognição.

    Para o depois, para o funcionamento da cognição, existem actualmente quatro teorias, a que se juntam as várias formulações vindas das neurociências, mais a querela entre monismo e dualismo (que acompanha a Epistemologia já desde antes da invenção da escrita em Nablus, e antes dos Vedas no tempo dos Upanishads, antes dos pensamentos ocorridos no Crescente Fértil e no Peloponeso, até a Descartes).
    Para o antes, porém, a lacuna é muito maior. É aí, nesse espaço quase vazio de formulação, anterior ao ‘modelo-padrão’ (física) à ‘tabela periódica de Mendeleev’ (química) e à actual ‘teoria da evolução da Vida’ (biologia), que surge a ‘tabela de rotação das partículas’. O número de rotações das partículas (fermiões e bosões), tal como no caso do número de protões e electrões na ‘tabela periódica de Mendeleev’, provavelmente cria os tipos de partículas e as quatro energias que o ‘modelo-padrão’ identifica.

    É este novo ‘objecto’ o conteúdo desta Exposição, e o tema do Debate no Museu do Ser-Humano.”

  23. Mas voltemos ao imperdível encontro de Putin com Fico … para compreendermos a coisa.

    Nessas declarações de Putin, com Fico ao lado, perante as câmaras das TV’s, há algo extraordinário (e referio-o para não me acusarem de que defendo apenas o lado russo).

    Putin, em relação à central nuclear que Fico quer construir na Eslováquia por o Zelensky e a UE proibirem o seu país de importar gaz e petróleo da Rússia, a tal central nuclear numa parceria russo (Rosaton) -estadunidense (Westinghouse), acrescentou um pormenor delicioso.

    Putin declarou que essa parceria era possível, pois na reunião do Alasca com Trump tinham falado da mesma parceria para a central nuclear de Zaporhizia!

    Ou seja, Putin e Trump já combinaram que Zaporhizia fica do lado russo, e que vão os dois explorar e vender energia aos países limítrofes (incluindo ao resto que sobrar da Ucrânia).

    Não é caso para dizer que, palermas são os que ainda julgam que a querela é outra?

    Agora, com mais clareza do que nunca, percebe-se porque os franceses e alemães estão histéricos, e tentam convencer os outros europeus que o problema é de todos. É que, para além dos carrinhos que deixaram de vender para a China e Rússia (com os Byd e os Tesla), também vão ficar sem energia barata.

  24. ESTE BLOG É ANTIANALGÉSICO, PIRÉTICO E INFLAMATÓRIO.
    Eles bem avisam.
    Mas tal como nas eleições livres de honestidade que se fazem cá, há quem perceba tudo ao contrário.

  25. sim, antes do abate costuma-se fazer a resinagem, colheita da resina que depois de destilada dá para fazer bué de coisas. até rebuçados seiva de pinheiro, do santo onoffre, padroeiro dos interruptores, vê lá bem a figura de unicórnio que fazes quando comes um cornetto com a testa. se precisares dum frufru lgbt para realçar um look de orgulho e inclusão ao falsete do discurso do ta(s)co.

    https://www.santoonofre.com/rebucados/index.php/produtos/santo-onofre-seiva-de-pinheiro-200g

  26. o polónio é de má qualidade e demora a fazer efeito, mudem de dealer antes que comece a 2 ª. guerra da secessão.

  27. Muito bem Imp. Grandes explicações físico-literárias. Podes dizer-nos quantos cientistas do átomo considerados e respeitados cientificamente no meio, te acompanham nessa nobre missão e em que revistas da especialidade publicas as tuas investigações científicas?
    Mas, no caso, o que importa é; para quando fica e quando acaba a transmutação, segundo a tua fórmula SAP3i, do homem de carne, vísceras e merda, como costumas classificar o corpo humano, no puro homem espiritual?
    Ou não fazes nenhuma ideia de tal e projectas tal para o fim dos tempos para, entretanto, te servirem como argumentos broncos como esse de pedir eleições onde elas existem verdadeiramente e te fazeres esquecido que nos regimes que apoias ou não há eleições pura e simplesmente ou são tão ou mais manipuladas e falseadas como eram no regime salazarista.
    Do que se trata aqui é o facto rasca-manipulatório que utilizas, tal como todos os anti-democratas, de considerar como aceitável o acto eleitoral no Ocidente para decidir o que o povo quer mas aos regimes totalitários nem sequer exiges que haja qualquer acto mínimo eleitoral, aberto e universal a partidos organizados na comunidade por ideais sociais.
    Além da tua teoria mais parecer um “conto do vigário” científico em termos político-sociais parece que estás prestando um serviço deliberado e interesseiro a déspotas e tiranos.

  28. Eu comecei a ler mas fiquei a meio tal foi a minha vontade para rir.
    A NATO afinal e um agrupamento de escuteiros que só quer fazer jamborees nas estepes eslavas.
    Só que desta vez fuderam-se!!!

  29. ” A NATO afinal e um agrupamento de escuteiros que só quer fazer jamborees nas estepes eslavas.
    Só que desta vez fuderam-se!!! ”

    aqui, no pzp-centro de trabalho da amadora, os profissionais da política também chegaram a conclusão semelhante, após participação no jamboree do papa xico, na foz do trancão. o deserto de ideias e excesso de camelos, muita mini e pouco chapéu de sol mais os incensos dos lança perfume das retretes portáteis foram decisivos na análise geopolítica actual: a nato quer gamar a sibéria aos russos para deportar para lá os seus presos, opositores políticos e libertar os nazo-fachos, inimigos da revolução pacífica do tio pudim, que pretende um mundo mais seguro e o bem de todos os povos, sem eleições, claro.

  30. pois… pois, só que agora o presidente é amigo do teu amigo pudim, as plantas do nuclear foram parar à russia , o pentágono infiltrado pelo usb e os serviços de informações pirateados a partir de moscovo pelo vosso herói snowden.

    ” Agravamento é indissociável da tensão e confrontação de EUA, NATO e UE contra a Rússia
    Estratégia de tensão e confrontação que passa pelo contínuo alargamento da NATO e reforço militar ofensivo junto às fronteiras da Rússia, em que insere a instrumentalização da Ucrânia, desde o golpe de 2014, com o recurso a grupos fascistas, e que levou a um regime xenófobo e belicista, cuja violenta acção é responsável pelo agravamento de fracturas e divisões. ”

    https://www.pcp.pt/ucrania

  31. tenho memória dos tempos em que os comunas professavam que a religião era o ópio do povo e ainda me lembro do woityla, na pesca de subscritores por motivos de sobrevivência, ter mandado o isco terraplanador da selvajaria, equivalendo o comunismo ao capitalismo e propondo uma solução alternativa cristã em busca da dignidade humana, da paz e agregadora dos povos.

    voilá, o pudim aproveitou a receita e cozinhou um regime semelhante, um pouco mais sofisticado até, onde tudo é permitido desde que votem em mim e seja eu a decidir, quem se opuser é dissidente, cai do 14º. ou vai a banhos para a sibéria. curiosamente o pcp e os comunas não dizem não estar de acordo com o actual regime russo, mas concordam com as políticas praticadas. afinal fumam ópio, não inalam e vêm quem discorda a fazer o pino.

  32. Aspirina B? É isto:
    Não discutimos Zelensky e a sua virtude. Não discutimos a Ucrânia e a sua história. Não discutimos a NATO e o seu prestígio. Não discutimos o Ocidente e a sua moral. Não discutimos a glória do apoio à guerra e o seu dever.

  33. é e até aceita comentários ou discussões.
    as tuas prioridades são as da agenda de propaganda russa e em tempo de guerra não se limpam armas. tens até muita sorte em escreveres aqui o que pensas, se estivesses na rússia aplaudias o pudim, papagueavas a 50ª edição reescrita da história da ucrânia do dugin, propagandeavas o prestígio e o alargamento da otsc, os valores e moral dos acidentes orientais e a glória do apoio à guerra e o seu dever com a parada militar, hoje em pequim. caso mijasses fora do penico detenção>multa>prisão>14º andar ou polónio.

  34. ” Não discutimos a glória do apoio à guerra e o seu dever. ”

    oh maduro! qual guerra? aquilo não era uma intervenção cirúrgica para curar um furúnculo de fascismo dum drogado.

  35. o mabor-general agostinho bosta agora, visivelmente eufórico e audivelmente histeriofónico, na cnn a fazer publicidade ao contributo nuclear da china para pacificar o mundo insurreto que os quer invadir para destruir o farol das democracias acidentais.

  36. o reformado da nato agostinho bosta ficou completamente impressionado com a parada militar chinesa de imitações de armamento americano, prá semana assina contrato de avença com a china.

  37. o pastel de nato residente está a bater completamente mal e
    já faz comentários com comunicados do pcp absolutamente correctas – e que o desafio desde já a desprovar – como se fossem crimes! depois diz que é a democracia e que se fosse na russia nem podia dizer palestina livre sem ser expulso da faculdade, deportado ou sofrer outras consequencias gravosas, como acontece nos eua. por falar nisso, viram aquela das 600 crianças a serem deportadas contra vontade e sem supervisão de adultos responsáveis? maravilha!
    e não há guerra na ucrânia? pois não bebé, e foi não provocada!

  38. ” viram aquela das 600 crianças a serem deportadas contra vontade e sem supervisão de adultos responsáveis? ”

    por acaso não vi, mas do activo russo trump, amigo do pudim, tudo é de esperar. por falar nisso sabes se os russos já deportaram para a origem as crianças que raptaram na ucrania ou fazem parte dos reféns a trocar por território?

    ” e não há guerra na ucrânia? pois não bebé, e foi não provocada! ”

    https://www.youtube.com/watch?v=nfCax8mMTEA

  39. afinal não são necessárias negociações para a paz na ucrânia, basta o reconhecimento internacional de capitulação e aceitação de todas as condições que impõem para assegurar a segurança e expansão futura das ambições do napoleão demula russa.

    “A Rússia procura o reconhecimento internacional como parte do seu território das regiões ucranianas que Moscovo alega ter anexado, de forma a garantir uma paz “duradoura”, afirmou o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, numa entrevista publicada esta quarta-feira.

    Lavrov, em declarações publicadas no portal oficial do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros, afirmou que as novas “realidades territoriais” devem ser reconhecidas e formalizadas de acordo com o direito internacional, para que a “paz seja duradoura”.

    https://www.rtp.pt/noticias/mundo/russia-quer-reconhecimento-internacional-das-regioes-ucranianas-ocupadas_n1680973

  40. A NATO é para nós sobretudo uma entidade moral. De Defesa da Paz e da relação harmoniosa entre os povos. Porém, dirigidas por Moscovo, as discussões neste blogue têm revelado equívocos sobre a NATO, mas não esclarecido o problema; para alguns. mal intencionados, já nem mesmo se sabe o que há-de entender-se por NATO…. Certo é que se todos pensais nos vossos filhos, a NATO pensa nos filhos de todos vós. Por isso dizemos, ensinai aos vossos filhos a doutrina da NATO, ensinai às vossas filhas os seus valores, ensinai a todos a virtude da organização. E se não poderdes fazer deles soldados aguerridos, fazei ao menos deles valorosos crentes da NATO.

  41. ” E se não poderdes fazer deles soldados aguerridos, fazei ao menos deles valorosos crentes da NATO.”

  42. 0 putinismo podia ser apenas um fenómeno político e social com maior ou menor generalização em certas regiões do Mundo e maior ou menor influência na vida dos povos. Um dos grandes acontecimentos dos nossos dias é, porém, que se tornou elemento dominante da política externa.
    Depois de muitas tergiversações e tenteios, as maiores potências do Ocidente chegaram finalmente a esta dupla conclusão, aliás há muito evidente: a Rússia prossegue uma política de hegemonia mundial e faz do putismo ao mesmo tempo veículo, fim e apoio externo dessa política; o putinismo é essencialmente inconciliável com os princípios da chamada civilização ocidental e nenhuma fórmula de entendimento ou compromisso sério se pode conseguir com ele. Por conseguinte, há que o esmagar impediedosamente, exterminar pela raiz a malina, tanto no campo de batalha da Ucrânia, como na frente interna da opinião pública portuguesa.

  43. É para todos evidente que nações cultural e civilizacionalmente inferiores ao Ocidente espalham hoje um pouco por toda a Europa o cancro venério do putinismo, infectando os nossos jovens e as nossas jovens com a doença, poluíndo a mente de alguns que até se dizem intelectuais, minando por dentro o singuarlmente bondoso pleito da defesa da honra e da bravura da Nação Ucraniana. Não podemos ficar impávidos e serenos enquanto a China e a Índia em Portugal despejam aos magotes uma cada vez mais numerosa quinta coluna putinista, que perverte os nossos jovens com hodieandos ideais ditos pacifistas, que mais não são do que um colaboracionismo ativo, do que um apelo mais ou menos descarado à nossa rendição total aos ditames de Moscovo. É pois necessário mais do que nunca fazer ver a todos a fibra de que é feito Portugal e o Ocidente. É tempo de expulsarmos sem piedade todos os indianos e todos os chineses, lancetar do nosso seio de uma vez por todas a metástese putinista qie corrompe os fudamentos da Alma Portuguesa e da Comunidade de Valores Europeia.

  44. é comó ventrulhismo parece de borla e depois sai caro porque nunca cumpre o acordo. há quem não acredite , entra no jogo porque a entrada é livre e ainda trás croquetes se levar saco de plástico e os que acreditam porque jogam na raspadinha e desta vez vão ficar ricos e poderosos.

  45. “É tempo de expulsarmos sem piedade todos os indianos e todos os chineses, lancetar do nosso seio de uma vez por todas a metástese putinista qie corrompe os fudamentos da Alma Portuguesa e da Comunidade de Valores Europeia.”

    tu é que deverias ser expulso pela merda xungosa que escreves. os gajos fogem da índia e da china porque estão fartos de escravidão. tu aproveitas aparentes contradições, juntas umas mentiras e bitaites e apresentas a receita de caldeirada racista habitual do chega a perversão dos valores ocidentais pelos imigrantes.

  46. “tu é que deverias ser expulso pela merda xungosa que escreves” dito como um verdadeiro putinista. Que parte é que não percebeste que estamos em guerra com a escumalha russa e que a escumalha indiana e chinesa é que estão a aguentar a guerra dos putinistas? São tão ou mais culpados que os russos e temos de ter uma NATO forte para os pôr na linha, primeiro os russos, depois os chinocas e os monhés, desavergonhados vem para aqui espalhar a merda deles e tu a dar cobertura, seu putinista traidor

  47. a escumalha russa, chinoca e e monhé não são os povos russo, chinês ou indiano, são os seus governantes e as oligarquias que os suportam e reprimem o povo que não os elegeu nem reconhece representatividade.

  48. Ai sim? vai lá perguntar aos gajos, vai lá. Vai ali à lojinha e diz assim: putin or zelensky, wich you like? e os cabrões, no me don’t, don´t know, don’t know. love portugal, portugal good, só falta dizer good money rent no good e se estiveres atento de vez em quando apanhas os gajos a ouvirem o nodi e o xi não sei quantas, estão a rir-se de ti, cada vez que os russos nos dão uma sapada eles riem-se de nós, otário

  49. ” cada vez que os russos nos dão uma sapada eles riem-se de nós, otári”

    sim, não são parvos devem rir bastante, de gajos que pensam como tu e cheganos que os querem expulsar. eu bato palmas e até tenho umas minis no frio para comemorar as desgraças dos fachos/racistas do xunga e similares, como tu.

  50. atão o ventrulhas e os seus porta-vozes acampados no aspirana ainda não vieram acusar os indostânicos que andam pendurados nos eléctricos e elevadores de serem os culpados do estoiro da glória.

  51. ADEUS NATO … ADEUS hegemonia ‘Ocidental’.

    A Tríade do Poder no séc. XXI: Xi – Putin – Kim.

    Xi Jinping, dixit: “O povo chinês é um povo que não teme a violência, é auto-suficiente, e forte. O mundo volta a enfrentar uma escolha entre a paz e a guerra, o diálogo e o confronto. O rejuvenescimento da nação chinesa é imparável”

    É caso para dizer: “E tudo o vento levou”. Como dizia aquele mítico filme racista estadudinense, numa premonição que agora se confirma.

    O Fico, da Eslováquia, a chamar “sapos dentro de um poço” aos patarecos da UE, no contexto daquela cerimónia, até pareceu um poema à factual decadência do colonialismo e esclavagismo europeu que dominou o mundo desde o séc.XV.

    Mas ao lado da tríade, vinham mais 22 líderes e chefes-de-estado, com destaque para os da Índia, Irão e Bielorrússia. O que ainda aumenta mais a grandiosidade da ruptura. Putin, até teve oportunidade de agradecer publicamente a Kim Jong-Un a ajuda na “operação especial” da Ucrânia.

    Assim, majestosamente, numa caminhada pela passadeira vermelha, que fez lembrar aquela extraordinária cena do filme de Bertoluci, “O Último Imperador”.

  52. O Doutor André Ventura tem uma coluna vertebral e uma dignidade que é ausente na maioria dos que aqui bolsam a sua inenerrável litania de dislates. Lamentou as mortes de hoje em Lisboa e por decoro não se pronunciou sobre os culpados, que por certo os haverá, e que mais cedo do que terão de assumir e pagar pela incúria e danos à Nação.
    Já na grande cruzada civilizacional em curso, o Doutor André Ventura esteve e está na linha da frente dos que denunciam as atrocidades cometidas pelo eixo euro-asiático putinista na sua demanda insana pelo domínio e opressões globais. Aqueles que, fingindo apoio à Ucrânia, negam a existência mais do que comprovada de uma conspiração maligna entre russos, chineses e indianos, aqueles que negam que a introdução de ordas asiáticas no Ocidente e em Portugal em particular fazem o jogo do inimigo, são agentes dos euro-asiáticos e na altura certa serão chamados a provarem a pureza das suas alegadas preferências.
    Quando o Doutor André Ventura for Governo e Sua Excelência Almirante Gouveia e Melo Presidente, formar-se-ão batalhões. Portugal estará na vanguarda da defesa dos valores da Civilização Cristã Ocidental. Formar-se-á também um batalhão disciplinar, onde servirão todos estes putinistas disfarçados e esse batalhão será o primeiro a ser enviado para o front, por forma a no campo de batalha os que jocosos avançam com vinganças chinesas provarem com sangue a sua lealdade.

  53. ” Assim, majestosamente, numa caminhada pela passadeira vermelha, que fez lembrar aquela extraordinária cena do filme de Bertoluci, “O Último Imperador”.

    a mim lembra-me, desprezivelmente, uma orgia sado-masoquista, de 4 presidentes xi, putin, vermelhos, xi, putin e lukashenko, que fazem lembrar aquela cena execrável do filme de pasolini, 120 dias de sodoma.

  54. “No entanto, questionado sobre os rumores em seu partido, a figura número dois da AfD na Renânia do Norte-Vestfália, Kay Gottschalk, reconheceu na terça-feira que “o que eu tenho na minha frente – mas isso é apenas informação parcial – que não apoia essas suspeitas no momento”.

    O partido encontrou apoio entre várias figuras líderes dos EUA à direita que acusaram o governo alemão de tentar suprimir a AfD através da burocracia.”

    se fosse na rússia eram atiradas dum 14º. andar ou explodiam a 40.000 pés de altitude, neste caso as especulações mais viáveis são dissidentes que beberam chá ou golpe publicitário ugly duckling, mas nem isso tem pernas para andar. todo o lixo te serve para abonar a favor de ditadores assassinos e tiranos fascistas.

  55. ” Se fosse na Rússia, não faltariam parangonas nas manchetes e breaking news nas TVs. ”

    se fosse na rússia não se tinha passado nada, manchetes apagadas e pivots que falassem nisso eram presos.

  56. se fosse na Rússia a comunicação social do ocidente não se calava com o assunto, era abertura de telejornais e horas a fio de paleio a denunciar os métodos russos. Como é na Alemanha, passa por entre os pingos da chuva. Aliás a AfD deve ser a recordista mundial de dirigentes de um só estado alemão que morrem de “causass naturais” em pouco mais de 15 dias, mas isso não interessa nada, se fosse na Rússia, aí sim, não te calavas, faduncho da treta

  57. não é isso que a notícia diz, mas com fanáticos da suástica não há discussão possível.

  58. “O partido encontrou apoio entre várias figuras líderes dos EUA à direita que acusaram o governo alemão de tentar suprimir a AfD através da burocracia.” se fosse na rússia eram atiradas dum 14º. andar ou explodiam a 40.000 pés de altitude”

    agora o pastel de NATO residente deu numa de defender a malta da AfD que foram muito apaparicados pela direita americana donald trump
    mas diz que o faz contra o nazismo!
    isto é só rir

  59. fartas-te martelar e não acertas no prego

    ” agora o pastel de NATO residente deu numa de defender a malta da AfD que foram muito apaparicados pela direita americana donald trump
    mas diz que o faz contra o nazismo! “

  60. fartas-te de aziar e até te trocas todo hahahahaha
    as citações relevantes já foram sublinhadas.
    mas…
    como eram certeiras fizeste de conta

  61. “O partido encontrou apoio entre várias figuras líderes dos EUA à direita que acusaram o governo alemão de tentar suprimir a AfD através da burocracia.”

    lideres da direita (extrema), trump e vance, os aliados de putin que lhe pagam o preço da reeleição

    ” agora o pastel de NATO residente deu numa de defender a malta da AfD que foram muito apaparicados pela direita americana donald trump “

  62. Ultimas sondagens de popularidade dos warmongers europeus

    Macron – 17% (Les Echos)
    Starmer – 11% 5 (YouGov)
    Merz – 32% (ARD)

    É com estes grandes democrates que a Europa está a ser empurrada para uma guerra com quem tem mísseis que, segundo o Presidente da Nato, atingem Madrid em 5 minutos

  63. mas desta parte

    “se fosse na rússia eram atiradas dum 14º. andar ou explodiam a 40.000 pés de altitude”

    quem? os aliados do trump do vance e do putin?
    atina, pá!

  64. ” quem? ”

    ora quem? óbvio, os aliados do trump do vance e do putin quando passam a ex- e todos os dissidentes do regime, excedentes embaraçosos, idiotas inutéis como tu, quando começam a desagradar ao tio putinhas vão janela fora, bebem polónio ou explodem em voo. é mantido em segredo e quando se sabe inventam uma treta para culpar o inimigo ocidental fascista, depravado e drogado do atentado e aproveitam para prender e matar mais uns que andam a estorvar a construção da torre de controlo da nova lei mundial.

    é preciso um desenho colorido para esta besta dissolver um bocado o fanatismo religioso da seita que professa e reconhecer a merda que escreve.

  65. qual parte? só se for da rata da tua mãe, imbecil do caralho. compra a cartilha joão de deus, aprende a ler e depois pede a deus que te ensine a pensar. não, não se vende na farmácia.

  66. Todos passados a fio de espada, todos, cabrões do caralho, galuxos à frente! Sabotadores, terroristas, destruidores de elevadores, pulhas, moedas, indianos, servos de pudim.

  67. “é preciso um desenho colorido para esta besta dissolver um bocado o fanatismo religioso da seita que professa e reconhecer a merda que escreve.”

    é preciso mesmo, proque do que escreveste não se tira nada de lógico. o que é que acontece aos dissidentes em israel, sabes? e o snowden e o assange, que tal? e o epstein?
    faz lá o desenhito então, que estamos aqui todos a ver o teu fanatismo religioso-versão-evangélica-dá-cá-o-dinheiro-e-eu-digo-o-que-quiseres

  68. “qual parte? ”

    eu não dizia? estás de todo. pareces a ferro gouveia, já não há maquilhagem e roupa de marca que disfarce a tua indigência

  69. yevgeny prigojin manda cumprimentos? e o noriega, o saddam, o bin laden, e o gaddafi mandam cumprimentos ao zelensky

  70. Escuta van grogue,
    o caminho do homem justo é cercado por todos os lados pelas iniquidades dos egoístas e pela tirania dos homens maus. Abençoado é aquele que, em nome da caridade e da boa vontade, guia os fracos pelo vale da escuridão. Pois ele é verdadeiramente o guardião de seu irmão e o pastor das almas perdidas. E eu atacarei com grande vingança e fúria aqueles que tentarem envenenar e destruir os meus irmãos. E tu saberás que eu sou o teu Superior quando eu exercer a minha vingança sobre ti.

  71. presta atenção nabokov,

    Sinto por vezes que meu sangue corre em fluxos,
    Tal qual uma fonte em rítmicos soluços.
    Ouço-o perfeitamente numa súplica perdida,
    Mas em vão me apalpo à procura da ferida.

  72. ” é preciso mesmo, proque do que escreveste não se tira nada de lógico. o que é que acontece aos dissidentes em israel, sabes? e o snowden e o assange, que tal? e o epstein? ”

    dissidentes de israel? conta lá, tou curioso.

    snowden foi envenenado com polén russo e o assange explodiu no voo de regresso a camBERRA.

    o epson, acho que lhe foderam os tinteiros na prisão para salvar a pele ao trump, colega do pudim no kgb que o ajudou eleger 2x para presidente dos usa e que agora é muito usado nas frustrações comunistas como simbolo da degradação do ocidente e candidato da paz mundial dos bricalhões. 2 em um tázaver? se calhar não, mas é melhor assim, talvez te suicidasses e deixasses uma carta a dizer que fui eu que te matei.

    “eu não dizia? estás de todo. pareces a ferro gouveia, já não há maquilhagem e roupa de marca que disfarce a tua indigência”

    falei na rata da tua mãe, mas não imaginei que fosses filho da ferro gouveia. desculpa lá ,mas a intenção era só ofender-te. vou ter mais cuidado, entretanto pribera o significado de ironia.

    ” e o noriega, o saddam, o bin laden, e o gaddafi mandam cumprimentos ao zelensky ”

    tudo dissidentes do grand old party, antes dos republicanos americanos terem apoio eleitoral russo. gabo-te o gosto de apoiares ditadores, ditaduras e dentaduras malcariadas do escorbuto comuna.

  73. “dissidentes de israel? conta lá, tou curioso.”

    este gajo não sabe mesmo o que acontece aos palestinianos? que ignorante. fica este exemplo do que fazem a juizes de tribunais internacionais:

    https://www.timesofisrael.com/former-mossad-chief-threatened-icc-prosecutor-over-probe-into-israel-report-claims/

    “snowden foi envenenado com polén russo e o assange explodiu no voo de regresso a camBERRA.”

    pronto, deve ser por isso que não te importas com as dezenas de milhares d epalestinianos presos em israel. pra ti estar preso a vida toda é festinhas!

    “se calhar não, mas é melhor assim, talvez te suicidasses e deixasses uma carta a dizer que fui eu que te matei.”

    TILT! quando ficas sem resposta e és colocado no holofote ficas completamente ininteligivel. maravilha

    “falei na rata da tua mãe, mas não imaginei que fosses filho da ferro gouveia. desculpa lá ,mas a intenção era só ofender-te. vou ter mais cuidado, entretanto pribera o significado de ironia.”

    hahahaha a defesa do era ironia! um clássico. carlos guimarães pinto, és tu?

    “tudo dissidentes do grand old party, antes dos republicanos americanos terem apoio eleitoral russo”

    grand old party?? de que país é que é esse partido???
    mas tu estás a defender a politica americana na libia, é isso? direito internacional e assim? isto ainda é mais engraçado que o ministro a meter 30 cunhas no reitor da UP.
    Apoiante do apartheid atenção, as tuas infantis tentativas de insultos politicos são medalhas!

  74. “dissidentes de israel? conta lá, tou curioso.”

    este gajo não sabe mesmo o que acontece aos palestinianos? que ignorante. fica este exemplo do que fazem a juizes de tribunais internacionais:

    wwwtimesofisraelcom/former-mossad-chief-threatened-icc-prosecutor-over-probe-into-israel-report-claims/

    “snowden foi envenenado com polén russo e o assange explodiu no voo de regresso a camBERRA.”

    pronto, deve ser por isso que não te importas com as dezenas de milhares d epalestinianos presos em israel. pra ti estar preso a vida toda é festinhas!

    “se calhar não, mas é melhor assim, talvez te suicidasses e deixasses uma carta a dizer que fui eu que te matei.”

    TILT! quando ficas sem resposta e és colocado no holofote ficas completamente ininteligivel. maravilha

    “falei na rata da tua mãe, mas não imaginei que fosses filho da ferro gouveia. desculpa lá ,mas a intenção era só ofender-te. vou ter mais cuidado, entretanto pribera o significado de ironia.”

    hahahaha a defesa do era ironia! um clássico. carlos guimarães pinto, és tu?

    “tudo dissidentes do grand old party, antes dos republicanos americanos terem apoio eleitoral russo”

    grand old party?? de que país é que é esse partido???
    mas tu estás a defender a politica americana na libia, é isso? direito internacional e assim? isto ainda é mais engraçado que o ministro a meter 30 cunhas no reitor da UP.
    Apoiante do apartheid atenção, as tuas infantis tentativas de insultos politicos são medalhas!

  75. declama… propaganda de bilionários nazis com desejos apocalíticos
    chamem o gestor de conta porque ele precisa de receber mais algum

  76. ” estás a tentar chamar os teus amigos porque estás a levar forte ”

    não, estava a convocar os teus da frente nacionalista xungó-comuna para ver se isto aquece.

    ” este gajo não sabe mesmo o que acontece aos palestinianos? ”

    falávamos de dissidentes, portanto para ti os palestinianos são israelitas dissidentes. já estranhava não mudares o assunto para a palestina e para a guerra combinada entre os cabrões assassinos putinhas e o bóbó.

    ” hahahaha a defesa do era ironia! um clássico. carlos guimarães pinto, és tu? ”

    e o carlos guimarães pinto, nif………, é o teu pai genético e responsável pela tua herança estrábica e cognitiva na leitura e compreensão daquilo que aqui se discute.

  77. “falávamos de dissidentes, portanto para ti os palestinianos são israelitas dissidentes.”

    aposto que também achas que o nelson mandela não era mesmo sul-africano e sim cidadão de um dos bantustões criados para o efeito apartheid. mas istio já sei que vais responder nada

    “e o carlos guimarães pinto, nif………, é o teu pai genético e responsável pela tua herança estrábica e cognitiva na leitura e compreensão daquilo que aqui se discute.”

    o que aqui se discute é a tua falta de moral e ética, por exemplo ao ficares caladinho sobre a libia como recorrentemente ficas sobre todos os temas ou noticias que dissolvem a tua weltanschauung apoiante do genocidio em nome da liberdade. não se discutem clássicos da IL, aponta-se que o teu discurso é igualzinho, diferindo apenas na titularidade do poder que no caso em apreço seria dos teus amigos

  78. ” o que aqui se discute é a tua falta de moral e ética, por exemplo ao ficares caladinho sobre a libia como recorrentemente ficas sobre todos os temas ou noticias que dissolvem a tua weltanschauung apoiante do genocidio em nome da liberdade.”

    tal bem, então onde que tu viste ou leste qualquer coisa minha sobre weltanschungaria apoiante dum genocídio seja ele qual for. deves pensar que mandas nos outros e que todos tem que escreveres aquilo que querias ouvir para depois fundamentares essas opiniões sectárias e fanáticas de quem não apoia o putin é facho, racista, drogado, genocida e o raio que te parta.agora

    ah… mas mas líbia, imperdoável tens de prestar homenagem a um ditador sanguinário, portanto desprezas o mandela, a sua luta pelo fim do apartheith, democracia ocidental, reunificação e tolerância pelos opositores.

    foda-se não sabes o que escreves, o que pensas e nem imaginas a quantidade de óleo de raciocínio que terias de beber para compreenderes o que debitas.

  79. que ganda TILT, porra!
    onde é que te li a apoiares o biden, starmer, macron, merz e a von der leyen financiadores e promotores do genocidio palestiniano???
    e quanto à libia piu piu pardais ao ninho? conforme profetizado?!
    hahahahahhahahah

  80. “A North Korean boat appeared out of the dark. Flashlights from the bow swept over the water. Fearing that they had been spotted, the SEALs opened fire. Within seconds, everyone on the North Korean boat was dead.”

    wwwnytimescom/2025/09/05/us/navy-seal-north-korea-trump-2019.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *