"Face às declarações falsas e insultuosas proferidas ontem numa cerimónia pública, o Conselho de Administração da FC Porto - Futebol SAD e o seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, tomaram a decisão de agir judicialmente contra o presidente do Sporting Clube de Portugal. É à justiça que compete avaliar ações graves - e reiteradas - de pura piromania mediática".
A minha percepção é a de que o Benfica e o Sporting dominavam ilegalmente o futebol nacional até aos anos 80, altura em que o Porto de Pinto da Costa os conseguiu vencer recorrendo a ilegalidades maiores ou mais eficazes que trouxeram os muitos títulos e os grandes negócios. Tenho forma de o provar? Nenhuma, daí não assinar por baixo essa acusação. Trata-se apenas de uma construção hipotética baseada nos boatos que corriam no meu círculo social de então, a que as escutas do Apito Dourado dão alta probabilidade.
Donde, aceitando os limites do meu conhecimento, gostava de ver Varandas condenado pela calúnia que lançou. A cultura da calúnia – que sempre existiu em todos os tempos e lugares por condicionalismos antropológicos – é um zilião de vezes pior do que os crimes que hipocritamente denuncia. Porquê? Porque os caluniadores ao caluniarem estão a atacar a Justiça e a instaurar a lei do mais forte. Arruínam a cidade.
é isso mesmo, a calúnia não pode ser o princípio activo para se fazer justiça. regra geral, pelo aquilo que vou observando, os caluniadores são os invejosos, os raivosos, os brutos. e neste acaso, concordando com o título, o presidente, sendo o rosto do clube, está a sujar tudo. badalhoco.
o Senhor Pinto da Costa é muito gentil quando passa na rua a pé, o Porto é a sua casa e a sua casa vê-se também na rua.
!viva! o Pinto da Costa
sem duvida.
e ainda por cima é recorrente, pois acabou recentemente de ser condenado por outra boutade e de se safar com um pedido de desculpa. espero que seja castigado exemplarmente.
a verdade é que é a instabilidade das agremiações a que presidem que os obriga a actuar assim ciclicamente.
não obstante, relativamente a esse senhor, a principal pergunta que de há uns anos a esta parte ainda se mantém sem resposta é:
– quem é que filmou o video do ataque a alcochete de dentro do balneário?
Extraindo as consequências do raciocínio incoerente de Valupi, conclui-se que Varandas deve ser condenado pela produção duma acusação “caluniosa” a que as “escutas do Apito Dourado dão alta probabilidade”. Ou seja, a Pinto da Costa não deve ser imputada a responsabilidade de crimes que, com alta probabilidade, por ele foram praticados, crimes esses que, implicitamente, se presume não ferirem a reputação da Justiça nem instaurarem a lei do mais forte.
valupices, ninguém tem de ser caluniado e muito menos condenado com base em probabilidades. nem a justiça pode e deve funcionar assim – há que aferir factos e provas irrefutáveis para que haja condenações e mudanças de paradigmas e avanços . portanto, não há que passar rasteiras invejosas porque atiro com vermelhos até à expulsão da invasão. golos. a justiça – tanto quanto a Cidade – precisa de golos apaixonados, carago.
!viva! o Pinto da Costa
valupices,
a probabilidade de seres corno é enorme, gigantesca, exponencial.
e no entanto não me passa pela cabeça condenar a tua mulher por nada
“– quem é que filmou o video do ataque a alcochete de dentro do balneário?”
isso não interessa para nada. o importante era terem investigado quem foram o realizador e o produtor. o resto sabe-se, participação da justiça numa fantochada para correrem com um presidente bronco que tinha o apoio duns sócios broncos e substituí-lo por outro bronco com uma palhaçada eleitoral em que votaram outros broncos que aplaudem a broncalheira.
que os gajos não se entendam e se matem uns aos outros não me faz diferença nenhuma, o mesmo não digo das polícias e justiça colaborarem e tomarem partido nestas merdas.
não interessa pra nada? talvez. no grande esquema das coisas não interessa de certeza. mas quase que aposto que nenhum jogador teria rescindido com justa causa sem aquele video ter vindo à superfície. e não consigo deixar de achar estranhíssimo que durante a investigação nenhuma testemunha tenha afirmado saber quem filmou o video em causa, sendo que conseguimos distinguir vários a olhar directamente para a camara.
*vários jogadores
teste
a certeza de seres corno é enorme, gigantesca, exponencial.
e no entanto passa-me pela cabeça ilibar a tua mulher, à conta da tua culpa agravada de corno manso.
copiosamente, só sabem arranjar imagens badalhocas. peguem lá uma bonita: amor com paixão naturalmente exclui infidelidade e deslealdade conjugal. já está.
e Olinda finta no meio campo, parece que vai cair, não, está a fintar, incrível, parece uma gazela a correr e é agora, Olinda marca certeiramente o golo da vitória ao minuto trinta e dois, há festa no estádio, é a loucura total, gooooooooooooooooolllllllo. !ai! que riso
O futebol serve para lavar dinheiro, o futebol serve para promover chicos-espertos, o futebol é o maior simbolo da decadência da europa.
A europa e o futebol enlouquecem e estupidificam a juventude, veja-se a loucura do gas lacrimogêneo em Paris da final da champion.
As maiores vítimas do futebol europeu é a juventude africana, que se iludem com os Bapés e aí vêm aos milhares a nado através do mediterrâneo e das canárias.
O futebol é uma pouca vergonha nas mãos de oportunistas e demagogos e regionalistas e até nacionalistas.
Lembram-se dos três efes do Salazar? agora só com quatro efes…foda-se!
O apito não era dourado e o FCP nunca me pagou quaisquer mordomias, muito menos idas ao Brasil. Nunca gostei de fruta e chocolate nem vê-lo.
carlos,
não foste tu que foste numa viagem à china paga pelo sporting?
e como é que ficou o julgamento desse processo do apito mesmo?
Que eu saiba, calúnia é uma acusação falsa que fere a honra ou a reputação.
Como pode o Varandas ter caluniado, se tudo o que disse sobre Pinto da Costa não é mentira!
Leão de África, juba de caluniador, trago-lhe uma jaula para desfilar nas marchas de santo antónio. !ai! que riso
Olinda caluniadora.
O leão em Africa não anda em jaulas
Vem cá e verás o que te acontece. Nem Santo António te safava!
«Trata-se apenas de uma construção hipotética baseada nos boatos que corriam no meu círculo social de então, a que as escutas do Apito Dourado dão alta probabilidade.»
Valupi, não estou de acordo com a tua posição socratista de que mais vale sofrer a injustiça do que cometê-la, neste caso.
E a opinião de “que as escutas do Apito Dourado dão alta probabilidade” vão precisamente no sentido contrário à tua conclusão.
Se não, vejamos o caso do nosso Sócrates; acaso não tivesse ele pelejado só e denodadamente pela irregularidade da nomeação do juiz Carlos Alexandre no seu processo teria ele alguma vez conseguido que o MP o tivesse reconhecido oficialmente? E deve Sócrates desistir de o reclamar sempre alto e bom som, apesar da tentativa obscena actual do mesmo MP o querer desdizer com o facto de arquivação?
Devia o Varandas ser mais polido no tratamento a NPPC? Talvez, mas os dichotes, graçolas e piadas prenhes de desconsiderações, ofensas e provocações pessoais proferidas continuamente por JNPC, aos dirigentes concorrentes, podem ser consideradas em abono do dito, como faz a imprensa em geral, e agora quando alguém riposta grosso com dados nunca desmentidos que constam no relato oficial de uma acusação nunca desmentida e à qual a justiça, parece, fez vista grossa, já devem considerar-se como lesa-majestade?
Se a justiça não funciona ou, pior, funciona negativamente como nos casos políticos de que é modelo o caso dos “submarinos”, “Tecnoforma” e Sócrates porque razão deveremos dar o benefício da dúvida à justiça quando é “cega” no caso presente e “até vê fantasmas” noutros?
Porque não devemos revisitar os processos à luz de novos dados e comportamento dos provocadores que usam a provocação como método de atuação para benefício próprio em detrimento da verdade (desportiva, neste caso)?
Tenho muitas dúvidas nas conclusões para-acertivas de Valupi!
e nós que estávamos todos a pensar que isto ia a tribunal e afinal tínhamos aqui à mão o leão de áfrica para nos dizer o que era verdade e o que era mentira? maravilha
dados nunca desmentidos? os factos foram a tribunal e os réus considerados inocentes!
acusação nunca desmentida? então se foi disputada em tribunal como é que não foi desmentida!?!
o problema das declarações de varandas, e a que o valupi honra lhe seja feita aludiu nos post, é precisamente o de apenas contribuir para o erodir da instituição Justiça usando sentenças polémicas para lanar o descrédito generalizado. isto até poderia ser tolerado em nome de um bem maior, a limpeza da justiça destes vícios, mas não é porisso que varandas o faz, é por um misto de mesquinhez, monumental azia e oportunismo, visto que até é o clube a que ele preside que tem em mãos uma acusação de corrupção no passado muito muito recente.
podemos partir do principio que é verdade, neves? pergunta aí ao leão de áfrica
O sr Valupi tem provas para (passe a redundância) provar que Sporting e Benfica dominavam ilegalmente o futebol português? Se tem que as apresente, se não as tem perdeu uma bela oportunidade para não emporcalhar a porcaria que diz condenar. Lamentável
Leão de África, eu não disse que anda. disse que precisa de andar – daí trazer-lhe uma jaula preventiva e também laca. !ai! que riso
!viva! o Porto; !viva! o Pinto da Costa; !viva! o Sporting que não é o do Varandas nem dos porcos
o pai do monstro, padrinho do bpn, tio do feder, sogro da última bancarrota, avô do xunga e coveiro do psd, desafia o costa a fazer melhor do que ele.
https://eco.sapo.pt/2022/06/01/cavaco-responde-a-costa-e-desafia-o-a-fazer-melhor-do-que-ele/
Olinda, és uma “batepapista” ou “babada” do Bimbo da Costa.
Neste blog, os teus cometários são só “bulabula”.
Oh Olinda, “fungula masso”!
Leão de Africa “chamoar” do grandissimo Presidente Varandas
Leão de Africa, olhe, veja bem isso porque não foi comigo que andou na selva com tantas aspas de suplício – ou será a caspa da juba, penso, enquanto deixo que os meus olhos andem de lá para cá. e fico mesmo muito, muitíssimo, incomodada com o facto de não gostar dos meus comentários. é apenas mais um na multidão, não na grama, que não me grama. !ai! que riso
Nós, não temos medo
«Tenho criticado muitas vezes nesta coluna a visão belicista que o FC Porto tem do desporto em geral. Esse confrontacionismo é hoje transversal a todas as modalidades e identitário de atletas, dirigentes e até comentadores desportivos.
A agressividade crónica dentro e fora de campo é, no fundo, o afloramento da cultura de que vale tudo para vencer.
O Sporting é visto hoje como o maior inimigo desportivo e institucional do FC Porto e daí o ser alvo preferencial de todo o vasto arsenal de provocações e constrangimentos, que os quarenta anos disto aperfeiçoaram à exaustão.
Mais do que questões pessoais ou conjunturais, eu acho que são duas visões antagónicas do desporto que se confrontam.
Consequentemente, é uma batalha que o Sporting não se pode eximir de travar.
Não tenho dúvidas que os ataques e intimidações vão recrudescer, porque se para o Sporting é uma questão de princípio, para o FC Porto é uma questão de sobrevivência dos negócios de muita gente.
Como é óbvio, o Sporting está preparado para reagir, não da mesma forma e pelos mesmos meios por que é atacado, mas com a firmeza dos seus valores e a consciência tranquila de que, quem está à frente do clube, não tem lixo acumulado debaixo do tapete.
Fique claro uma coisa: a partir de agora, nada será como dantes e a denúncia será sempre feita com frontalidade e impacto, para que não haja dúvidas de duas realidades: quem prevarica e quem assobia para o lado.
E, já agora: podem falar alto, esticar o dedo, ameaçar e até enviar a tropa de choque.
Nós não temos medo.»
(Carlos Barbosa da Cruz, O Canto do Morais, in Record 1/06/2022)
“Um verdadeiro Manifesto Leonino em que todos os mais de quatro milhões de Sportinguistas decerto se revêem. Linha por linha. Vírgula por vírgula. Completamente!…”
Blog Leoninamente
!viva! o Porto; !viva! o Sporting; !abaixo!, da varanda da calúnia, o Varandas. !ai! que risota
leão de áfrica, nos idosdos anos 90, a tragédia bateu à porta dos adeptos leoninos. nesse dia, uma outra varanda decidiu deixar o clube de luto e à passagem do autocarro do fcp, cedeu e fez cair centenas. os primeiros a sair do autocarro para ajudar as vitimas foram o presidente pinto da costa e o médico domingos gomes. os restantes adeptos leoninos, muitos certamente sem se aperceberem da gravidade da situação, começaram a atirar-lhes pedras, pedras! mesmo assim, ficaram os dois mais a restante equipa médica do fcp a tentar ajudar os adeptos feridos. aposto que tu eras um dos que estava a atirar pedras, em nome da pacificação do futebol português, tal como faz agora o vosso presidente que em breve será desttuido de sócio como aconteceu com os anteriores.
Portanto, a sua alegada “construção hipotética”, nada mais é que uma calúnia .
M, releia o texto e verá que não: contar o que se ouve contar, com a ressalva de que de um boato se trata, é tudo menos calúnia – é honestidade contada e a cantar. mas também pode ser a assobiar como um árbitro-rouxinol, lançador de anzol, a chamar o estado de direito. lailailai
portista com memoria
Pelos vistos, a tua memória além de selectiva é muito fraca ou desmoliada!
Só para te reavivar vai a https://www.youtube.com/watch?v=B9H21iiykeA
leão de áfrica,
pelos vistos a memoria fraca e desmiolada aqui é a tua:
https://portocanal.sapo.pt/noticia/128111
entretanto, quando te passarem os engulhos e conseguires responder às perguntas que te fiz, estás à vontade. até lá, ficas aqui com o historial de corrupção e crime do teu clube. chora bebé!
http://jornaisvintage.blogspot.com/1997/02/record-3-de-fevereiro-de-1997-paguei.html
https://www.publico.pt/2016/05/27/desporto/noticia/paulo-pereira-cristovao-condenado-no-caso-cardinal-1733269
Portista com
Portista com memória (ou com falta dela) Não respondi, pela simples razão de que não respondo a provocações de mentirosos.
Alguém que consegue dizer que “Pinto da Costa foi um dos primeiros a ajudar os sócios do SPORTING que caíram do varandin”, não é sério, porque é a mais insidiosa das mentiras.
Pôr no mesmo saco a intervenção elogiosa do Dr. Domingos Gomes (médico do Porto e um homem com H garande) e o olhar de desplante, para não dizer de desprezo, do Presidente do Porto perante a desgraça, só mesmo a tua desmiolada memória o poderia fazer.
E não digas asneiras, porque nenhum sócio do Sporting atirou pedras ao Dr. Domingos Gomes, antes o apoiou na sua humanitária intervenção.
O mentiroso normalmente pede para que acreditem nele. A técnica é uma forma de encorajar quem ouve a acreditar naquilo que falam.
Enfim, podes continuar com as tuas mentiras, mas a partir de agora ficas a falar sozinho.
mais uma vez, o mentiroso aqui és tu.
e basta seguires o link para verificares como tens a cara coberta de lama:
https://maisfutebol.iol.pt/classico-do-titulo-em-alvalade-94-95-o-dia-em-que-a-festa-se-vestiu-de-sangue
quanto ao resto, tu gostas é de responder à olinda porque otários of a feather flock together, mas quando te apresentam os criminosos do teu clube, que até velhinhas raptavam, foges como o gatinho cobarde que és.
eu só tenho uma coisa a dizer: !viva! a Olinda, a Olinda é uma naçon. !ai! que riso
Apito Dourado, a grande mentira das escutas
Foi tudo totalmente legal, autorizado e validado judicialmente, só não serviram (como não servem) para processos disciplinares na justiça desportiva, porque o Estado abdica da sua soberania
Eduardo Dâmaso, director da Sábado, “Futebol de Rua”, in Record, 3/06/2022
«Passaram esta quinta-feira 18 anos de um dos maiores escândalos da justiça e mais uns quantos da perpetuação de uma das maiores mentiras que alimenta o mundo do futebol.
Há dezoito anos, incomodado com as escutas do Apito Dourado, o Governo de Durão Barroso despachou os dois coordenadores da investigação, Teófilo Santiago e Massano de Carvalho. As escutas a Valentim Loureiro revelavam a velha central de favores no futebol mas também na política. Isso incomodou o governo. De telemóvel na mão, o major metia cunhas para a sua vida de autarca, pedia ajuda para o seu amigo Sousa Cintra construir na paisagem protegida da Costa Vicentina, exigia favores a ministros e secretários de Estado, insultava funcionários do Estado mais apegados a cumprir a lei.
A PJ do Porto respeitou escrupulosamente a investigação, resistiu a pressões e respeitou a separação de poderes, nada dizendo ao Governo sobre o que estava no processo. Os coordenadores do caso foram afastados, o director da PJ do Porto exonerado e quase ia sendo preso.
Esses dias negros para a Justiça ficam por conta do Governo de Barroso e é, também por isso, que estas escutas são importantes. Para memória futura. É nesse momento, aliás, que começa a grande mentira sobre a propalada ilegalidade das escutas. Esse primeiro ataque ao processo abriu a porta para quem tinha interesse em destruí-lo, sobretudo na parte mais quente, no que mostrava sobre o poder de Pinto da Costa.
As escutas do Apito Dourado foram totalmente legais, autorizadas e validadas judicialmente. Serviram, aliás, para condenar os arguidos no processo que envolvia o Gondomar. O que aconteceu foi que não eram, como não são, admissíveis para processos disciplinares na justiça desportiva, essa aberração, não apenas portuguesa, onde os estados abdicam de parte da sua própria soberania, entregando a justiça ao mundo do futebol e retirando-a dos tribunais.
O ónus da sua utilização está, portanto, em quem quis fazê-lo na dita justiça desportiva e não no processo judicial, nem nos investigadores. Elas não só foram completamente legais como, sim, é verdade, mostraram a corrupção activa e passiva reinante no futebol. Mostraram o ‘sistema’ de poder que fabricava resultados, a fruta que o alimentava e as cumplicidades que dispunha na construção e destruição de carreiras de árbitros, dentro da própria Federação Portuguesa de Futebol e nas associações. Mostraram, finalmente, dirigentes desportivos que, pese embora os sucessos desportivos ao longo de 40 anos, são tudo menos exemplares. De resto, ao contrário do que disse há dias um membro do actual governo e, de outro modo, confirmando tudo o que pensa e disse o presidente de um dos três grandes sobre a dita corrupção activa.»
https://www.publico.pt/2008/06/20/sociedade/noticia/apito-dourado-ministerio-publico-considera-validas-as-escutas-a-pinto-da-costa-1333011
riso muito
https://www.youtube.com/shorts/gwenouSjamk