50 thoughts on “Vamos lá a saber”

  1. considero que os bombeiros fazem sempre o melhor que conseguem para acabar com o fogo e quem pensar o contrário não tem noção da sua bravura e da sua coragem e da sua estratégia. mas depois há os assassinos das matas e das florestas e do nosso respirar. esses são incontroláveis porque não conseguimos rastrear. esses cabrões assassinos.

  2. Há. Sabe-se que os incendiários reincidem frequentemente (como parece ser o caso do de Ourém, a quem foi aplicada a prisão preventiva).
    São conhecidos na comunidade (alcoolismo, debilidade mental, etc).
    O que há a fazer é aplicar-lhes medidas de segurança, provisórias, durante a época estival.
    Isto pode ofender princípios de direito penal?
    you can´always get what you want

  3. desde a melhoria das condições de trabalho de bombeiros e outros profissionais da proteção civil passando por medidas sérias de combate às alterações climáticas e indo até multas pesadas e um sistema que retire os incentivos a quem faz negócio da madeira e terrenos ardidos, o mais importante a fazer portanto é descruzar os braços.

  4. julgo, Mick Jones, que esses serão apenas uma parcela dos assassinos – depois há um gananciosos da indústria da madeira e também os simplesmente maus. de qualquer forma, considero que esses reincidentes não têm de ser açaimados apenas quando chega o calor: é preciso aculturar a Cidade para o tratamento da saúde mental quando esta coloca em causa o bem comum – coisa que não ofenderá o direito ao direito existencial.

  5. gargalhada matinal, temos de fazer viver a floresta – e isso começa por acabar com os putinistas à solta. a propósito: já desinfectou a sua pata hoje para entrar aqui no jardim florestal? !ai! que riso

  6. Há também muita sacanice na forma como se trata o0 assunto.. Programas em direto, até na RTP1 um painel de fogos a arder a acompanhar noticias., por exemplo…. Não resolve, eu sei , mas não existe uma ou um conjunto de medidas que resolva este problema. A única coisa certa que eu estou absolutamente convicto é que a questão climática já é irreversível.

    James Lovelock ( reconhecido ambientalista convertido ao nuclear, autor de“ A Vingança de Gaia”, afirma que, em menos de um século, só haverá cerca de 500 milhões de pessoas, junto ao Ártico, e que só a energia nuclear permitirá aos sobreviventes da catástrofe, conservar a civilização proporcionando-lhes alimentos, eletricidade e calor.

    Como é que vamos atingir os tais 500 milhões de população é que é a questão… mas parece que há quem já esteja a tratar do assunto….

  7. olinda,

    a floresta já vive, e sempre viveu, apesar da olinda disso não ter conhecimento.
    a propósito, já tomou os comprimidos hoje?

  8. E que tal atar os incendiários às matas antes da época dos fogos? Como fizeram quando ataram o puto às grades para não espalhar o covid.
    Nessa altura deu resultado e a malta apoiou.

  9. olinda,

    bastante satisfeito por ser comum e não uma pessoa “especial” como vocemessê.
    mas entretanto com a galhofa não se esqueça de os tomar, porque a saúde deve vir sempre primeiro

  10. eu mesmo,

    ora, aí está uma ideia/sugestão ao seu nível. relembro-o que também na ucrânia se ataram os traidores comunistas a postes e os deixaram lá noites ao relento e é por isso que agora estão a vencer essa guerra.

  11. nota-se bem que o teste, gargalhinda matininda, é um esfomeado – talvez um enviado de Putin para espalhar o ódio e a raiva, um incendiário, assassino, invasor. deixo-lhe um penico de papas de sarrabulho para se consolar. coma com as mãos e lamba-se para se limpar. vá para a rússia do putin que o pariu. falo sério.

  12. Não há receitas para alterar o desastre climático ,e já é tarde em minha opinião.
    Basta ver as palhaçadas com o voltarem a funcionar as centrais a carvão
    Tudo é negócio com os incêndios ,a guerra, a pandemia
    Receita que decidi tomar par não entrar em violenta deprime ( não abrir as TV, não ler formais
    Comprar um bom livro e ler….ler….. e quando acabar comprar outro
    Há imensos bons e baixo custo

  13. olinda,

    “penico de papas de sarrabulho para me consolar” é a tua mãe, pela educação fraquita e weltanschauung
    racista que te transmitiu.
    quanto ao resto, “os comprimidos” resolve.

  14. fanática dos pópós, teste covardolas, existem apenas duas raças no mundo: a dos vivos e a dos mortos. para eu ser cada vez mais viva tomo diariamente a aspirina, tão boa, que delícia, adoro, adoro, adoro. o teste é apenas um penico. !ai! quantos penicos como o penico teste existem no mundo – tão sem tampa e tão sem fundo. !ai! que riso

  15. por acaso, atreva-se a chamar penico ao aspirina e vai ver a mangueirada com água a escaldar que lhe dou. fica em carne bibinha. depois vá-se queixar ao Putin, de mim. otrilaré, otroilará. !ai! que riso

  16. olha, descobriram que a uber usou tácticas ilegais para ganhar quota de mercado e pressionar o poder politico a abrir-lhes as portas ao negócio. não surpreende ninguém que nos ultimos 15 anos se tenha questionado qual pode ser o modelo de negocio de uma empresa que dá milhares de milhões de prejuizo todos os anos durante pelo menos uma década. mas é capaz de surpreender aqui alguns elon musks pseudo-socialistas que agora nos dirão que nunca pensaram que tal fosse sequer possivel. uns sonsos.

  17. basta ver o nome e origens do gajo que denunciou o caso ( co fundador) para perceber o que se pode esperar dali : vigarices , jogo sujo , tudo pelo lucro.

  18. estou cheio de medo das ameaças de violência da racista olinda.
    estar lado a lado com o mário machado na barricada ensinou-lhe umas coisas.

  19. Há uma grande enorme solução para diminuir em mais 50% os incêndios na região central de Portugal.

    È obrigar as celuloses a produzir metade do papel que produzem.

    Que os países ricos produzam o seu próprio papel, ou então que limpem o cu à parreira ou a uma pedra

  20. yo, culpar o presidente da ucrânia pelo genocídio na ucrânia – difamando-o – é crime. quero que seja punida, portanto.

    o mesmo serve para si, teste.

  21. Reaça, se a yo e o teste começarem a limpar o cu às pedras ásperas já será um bom começo. depois podemos dizer em coro que eles, sim, criminosos, andam pedrados !ai! que riso

  22. olinda,

    dizer que eu afirmei que o presidente da ucrânia é o responsável pelo genocidio na ucrânia, difamando-me, é crime.
    pode ser que se foda.

  23. o mesmo serve para si, teste, disse eu: por me difamar chamando-me racista. mas se enviesou para o que também tem andado aqui a dizer sobre a guerra na ucrânia, é porque lhe saiu uma casca. ainda bem. pode ser que ganhe alguma vergonha e algum bom senso.

  24. uma pessoa que não tem noção do que significa ter um cocaínomano a gerir seja o que for não pode ter opinião sobre nada.

  25. mas a olinda é racista, digo-o e repito. só que não faço só isso, também faço algo que a olinda nunca fez nas variadas acusações nojentas que aqui lança todos os dias e a toda a gente: eu justifico. ora, a olinda já aqui fez variadas declarações que revelam esse mesmo racismo (recordo uma recente em que dividia a europa e o resto do mundo em civilizados e bárbaros, ou algo do género), e sempre se mostrou incapaz de justificar as diferenças na avaliação que faz da guerra da ucrânia ou da do iémen, para dar só um exemplo. e é daí que a acusação de racismo surge. ora, as acusações da olinda não têm qualquer base na realidade, ou se têm, a olinda é perfeitamente incapaz de a expôr de forma coerente e lógica. esta ultima acusação é disso um exemplo paradigmático, e ao primeiro pedido de esclarecimento aparentemente até já dela está a recuar o que é revelador do carácter com que as faz. mas nada disso é efectivamente um problema meu, está a ver?

  26. O que é que mais se pode fazer em relação aos fogos?
    1-Reduzir o ódio político que se manifesta no espaço público – responsabilidade dos mídia, especialmente, dos canais televisão.
    2- Alterar a Lei eleitoral das autarquias (câmaras e js. freguesia), permitindo que a lista vencedora, mesmo que só por um voto, assegure de imediato maioria absoluta, ou seja, só vereadores e vogais, e respetivos presidentes, dessa lista. Durante esse mandato, os outros que vão ladrar para o c……..
    3-Atribuir, assim, ao poder local, o mais importante papel político, dotados dos respetivos meios, na prevenção e combate aos fogos na sua área. Os comandantes dos bombeiros…… . é melhor ficar por aqui. Muitos parecem delegados sindicais, a começar pelos presidentes da Ass. Nac. de Bambeiros.
    (Como se procede para resolver o ponto nr. 1? Não digo.)

  27. Há. Fazer a reconversão da Central Termoeléctrica do Pego para uso de biomassa e valorizar as centenas de milhar de toneladas que ardem todos os anos ao actual preço de mercado da electricidade. Acabando o combustível do fogo acabam os incêndios, diminuem as importações de electricidade e transfere-se riqueza para quem vive no Interior. Só não ficam satisfeitas as empresas que, actualmente, sem concorrência, fazem fortuna nas suas Centrais, adquirindo de borla, ou quase de borla, a matéria prima. Será interessante saber se são clientes da Abreu Advogados.

  28. Para acabar com os fogos é fácil, é só acabar com as noticias da desgraça, como fizeram em relação à covid. Ou então confinar os jornalistas dos fogos.
    Se deixarem de transmitir não há competição e o meu fogo deixa de ser maior que o teu.

  29. Nos anos de 2003 e 2005, vivia numa povoação cercada por serra e floresta. Verões muito complicados. Focos de incêndio, mais do que muitos, com fumo e cinza no ar constantemente.

    Vai daí, no meu mundo ideal, como complemento dos tradicionais meios de prevenção e combate, todas as povoações localizadas em zonas de alto risco de incêndio estariam equipadas com sistemas de protecção contra os mesmos. Reservatórios de água, geradores e uma rede de aspersores dispostos nas coberturas das casas e nos limites das povoações. Em dias parecidos com o de hoje, poderiam ser accionados mesmo sem incêndios por perto. Uma forma muito agradável de refrescar o ambiente de pessoas, plantas e animais. Afinal, para grandes males, grandes remédios!

  30. fernando,

    nem precisa de dizer. basta lermos os seus pontos 2 e 3 para percebermos bem ao que vem e os pergaminhos democráticos que exibe

  31. concordo, guida. parece-me excelente ideia. empoderadora, distribuida, prática e com fortes possibilidades de ser muito eficaz. e acrescento que esse material e equipamento devia ser pago por um imposto especial pago pelas empresas mais poluidoras.

  32. também podíamos oferecer bilhetes para festivais de verão a quem se disponibilizasse durante uma semana depois das aulas pra ir limpar matas

  33. teste, acabou o seu tempo de antena: vá-se foder mais o seu racismo que projecta em mim. nada tenho a justificar. só tenho a acrescentar que é um alienado, badalhoco e difamador e apoiante do genocídio na ucrânia: um putinista aferroado e frustrado. vá mamar na quinta pata do cavalo até sufocar. !ai! que riso, a imagem é hilariante, está com a boca de esgoto toda rebentadinha e deformada

  34. Incrível. Voltaram os incêndios e reapareceram os “especialistas”.-
    Isto é pior que os especialistas em que cada português é um treinador!
    E a praga vai voltar com a localização do aeroporto ….

  35. “Isto é pior que os especialistas em que cada português é um treinador!”

    Desculpem, queria dizer”Isto é pior que o futebol em que cada português é um treinador!”

  36. Olinda, és uma porca muito badalhoca, vê-se que és das que pegam de marcha atrás,, o pior é que ninguém quer esse cu gordo e feio, daí o teu ressabiamento e frustação constantes. Dás dó.

  37. guidinha, se fosse cá também assim se liquidava – ou liquidificava – os incendiários: como não gostam de água, desapareciam antes de aparecer. !ai! que riso.

    se eu não tivesse de sair para uma consulta dentro de dez minutos perguntava-te em qual país, talvez do norte, era essa dessa terra bonita com uma cultura de prevenção bonita.

  38. enrabador de olindas, não posso concordar mais consigo: dou dó. e ré, e mi, e fá, e sol e lá e si. isso de como pega a marcha interessa nada – o que importa é pegar e marchar. !ai! que riso

  39. a aspirira é para tomar até ao meu fim, yo, !ai! que feliz de mim. no entanto, porém, não obstante, todavia, contudo, pedi à médica que que receitasse algo especial para si: geleia quente para a dor de corno. só tem de esfregar muito bem no corpo todo, com a ajuda do teste, e esperar purgar. o único senão é que o teste vai começar a dar peidos ininterruptamente juntinho de si – é efeito colateral – e diz, na posologia da geleia, que não pode sair de perto !ai! que riso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *