Vamos deixar Ivo Rosa sozinho?

Na minha memória viva de adulto, a maior prova de coragem a que assisti ocorreu na passada sexta-feira através do exercício do direito à palavra. Ivo Rosa vinha de ser alvo de uma campanha negra desde que foi sorteado para ser o juiz de instrução da Operação Marquês. A pressão sobre a sua pessoa foi em crescendo nas semanas e dias que antecederam a leitura da decisão instrutória. Pressão mediática e judicial; portanto, política. Para além disso, ele sabia que essa pressão iria multiplicar-se por 10 ou 1000 assim que acabasse de ler o resumo do que decidiu a respeito da colossal montanha de dados, informações e testemunhos que lhe foram entregues para avaliar. Nada disso o fez trair a sua responsabilidade e a sua missão. Escolheu o que achou mais correcto de acordo com a Lei e contra a expectativa de todos. Porque vai ganhar dinheiro com isso ou ser favorecido na carreira? Será mais provavelmente ao contrário. Foi apenas porque se dá o caso de Ivo Rosa ser a pessoa mais corajosa que apareceu neste país até onde a vista alcança.

A Constituição é um conjunto de palavras que só têm poder para quem as respeitar. Ivo Rosa resgatou a credibilidade da Justiça ao mostrar como ela foi maltratada e pervertida na investigação e acusação da Operação Marquês. Fê-lo a partir da Constituição e para o bem comum. Como paga, está a ter uma resposta de ataque e cerco daqueles para quem a caçada a Sócrates não passa de uma golpada política onde está em causa obter ganhos para a luta pelo poder. O que vemos é apenas a ponta do icebergue, dezenas ou centenas de juristas estão neste momento a compilar furiosamente argumentários para fornecer aos juízes da Relação que vierem a ficar com o recurso do Ministério Público. Exagero? Claro, sei lá quem é que faz o quê. Mas caricatura fiel a partir do que vemos na comunicação social, onde as intervenções torrenciais e ubíquas fazem um coro de apelo ao Tribunal da Relação de Lisboa para satisfazer o que José Gomes Ferreira pediu, pôr Ivo Rosa “no seu devido lugar”. Que lugar é esse? É aquele definido por um conselheiro de Estado escolhido directamente pelo Presidente da República: mostrar que Ivo Rosa “é um perigo à solta”.

Nunca se viu tamanha perseguição a um juiz em Portugal. Não existe nada de sequer comparável. Perseguição da direita, recorrendo a figuras com responsabilidades cimeiras no Estado e usando sem disfarce os editorialistas e jornalistas de que dispõe para envenenar a opinião pública contra um juiz. Um juiz que odeiam e querem destruir porque não teve medo de decidir de acordo com a sua soberana consciência.

Faz todo o sentido, porém. A direita decadente, das golpadas e dos autos-de-fé, abomina a coragem e a liberdade.

21 thoughts on “Vamos deixar Ivo Rosa sozinho?”

  1. Aos terroristas suicidas da Al-Qaeda também não faltava coragem e a certeza de que estavam cheios de razão e virtude, e de que o resto do mundo chafurdava no pecado e na iniquidade.

  2. Caro Valupi, nada tema. A esquerda em peso (BE, PCP, PS) não deixará passar este ataque da direita e certamente não vai deixar Ivo Rosa sozinho. Aliás, como foi notório logo que o despacho de pronúncia foi lido. Porque, como Valupi muito bem nota, trata-se claramente de um ataque e uma cabala promovido exclusivamente pela direita.

  3. Completamente de acordo com o texto.

    Os dois primeiros comentários são, apenas, mais do mesmo.
    O segundo até põe cinicamente o dedo na ferida, mas esquece a tradição do PCP e do Bloco de se aproveitar das fraquezas do PS para tirar alguma vantagem eleitoral.
    Esquece, também, que dentro do PS existem diferentes interesses (demasiados, para o meu gosto):
    Temos os que querem singrar individualmente a minar o partido por dentro, como a Ana Gomes, o Francisco Assis, etc.
    E temos os que têm que pagar o previlégio de fazer comentariado nas TVs, rádio ou jornais.

    Quanto ao idiota que abriu as hostilidades:
    Tem com certeza noção dos, mais que evidentes, esquemas de alta corrupção que têm sido abafados pelos juízes quando envolvem os verdadeiros mafiosos de direita.
    Portanto, é a velha filhadeputice do costume, trazida pelos “watchdogs” ao serviço do status quo.

  4. Jasmin
    14 DE ABRIL DE 2021 ÀS 22:59
    Espectacular entrevista na TVI.
    E teve um rotundo efeito nos elementos do painel que foi convidado para a comentar.
    .

    Eheheheh, Valupi quando o Sócrates for preso continua com o Aspirina B, por favor, para a malta se divertir à borla…

  5. claro que vai ficar sózinho ou querias manifestações de apoio ao gosto maneirista do alexandre e petições à la carte venturá?

    esquerda: independência do poder judicial
    direita: justiça popular

    compreender isto é muito acessível, mas não “chega” a todos.

  6. «Um juiz que odeiam e querem destruir porque não teve medo de decidir de acordo com a sua soberana consciência.»

    Precisamente o mesmo que tentam há anos fazer a Sócrates e pelo mesmo motivo; o ódio a quem quer ser livre, quer decidir o melhor para o país e não se deixa manipular.
    Ontem na “Circulatura” O Lobo-Xavier voltou a repetir a cassete do “animal selvagem” truculento, mentiroso e dava tudo na acusação como provado e tudo que o “animal” dissera em sua defesa ou mesmo documento apresentado (sobre a “opa PT”) era produto duma mente de psicopata que criara uma “narrativa” e inventara um mito do qual estava convencido da sua verdade mitológica e isto e aquilo da vida faustosa, do homem rico que afinal pedia dinheiro, que Santos Silva com 20 milhões no banco (no banco?) afinal era o mais rico construtor do país; logo daqui se deduz que os grandes empresários de construtoras e industriais que assessoria por milhões devem ter a massaroca toda nos off-shores bem escondidos a seu conselho; nos off-shores que tanto defende como necessários para o mercadejar obscuramente sem se saber quem mercadeja.
    Em suma uma rectórica sofística com base em tudo o publicado no “cm” anos a fio e o povão recita amestrado pelo jornalismo voz do dono; isto é, tudo o que é a verdadeira narrativa de saltos ilógicos à procura de uma saída qualquer para condenação de juiz amigo designado a dedo.
    O Pacheco mete dó, agora ainda mais com o rosto magro e ar aparvalhado; acha que o Sócrates é corrupto e só mente e tudo onde toca é uma mentira porque já nasceu assim e como tal não consegue sair desse registo porque lhe é genético e repete a mesma cantilena do Lobo com uma nuance; culpa o PS porque, o caso era notório, estava na cara do “animal” e tinha obrigação de ter detectado isso e expulsá-lo mal um dia abriu a boca no partido.
    O Pacheco, o maior falhado político desde a democracia que apoiou sempre o palerma Cavaco e conviveu intimamente no interior do circulo cavaquista mais corrupto de sempre onde medravam os do BPN e sobretudo o Duarte Lima, seu chefe directo cu com cu na AR, e nunca deu por nada, nem nunca lhe indiciou nada a vida “faustosa” de compras de bens de faustosas propriedades do chefe amigo, agora até vê escrito na cara de Sócrates que este nasceu com a síndrome de corrupto; a mesma visão pacheca que não viu nada entre amigos e viu, claramente visto, o Iraque coberto de bombas nucleares que a narrativa mentirosa de Bush e Durão.
    O ódio de inveja de Pacheco ou o ódio de vingança de Lobo expressam-se de forma diferente mas o ódio é o mesmo; o ódio ao homem que quer ser livre quando pensa pela sua própria cabeça.

  7. Mais uma vez concordo consigo em todas as linhas. Com os meus 78 anos – feitos no passado dia 9 – , com o “meu DIreito”, feito em 1969, e depois mais uns graus de especializações , e tendo sido funcionária em Instituições internacionais, sempre me interessei pela História e pela Politica….
    … Há pessoas “boas ” e “más” em todos os partidos políticos, que reflectem a sociedade em que vivem… MAS HÁ UM PILAR FUNDAMENTAL PARA A IDEOLOGIA DA DIREITA POLÍTICA – NUNCA BRINCAM EM SERVIÇO, I.,É, SÓ ELES TÊM “DIREITO À CIDADE”, SÓ ELES PODEM TER O PODER SOBRE TODOS OS ASPECTOS DA VIDA DAS SOCIEDADES!!!
    O “PROCESSO MARQUÊS “, COMEÇA A SER MONTADO, NO SEU LADO POLITICO, COM OS BOATOS SOBRE A PERSONALIDADE DE SÓCRATES – A SUA HOMOSEXUALIDADE! ( OU JÁ SE ESQUECERAM….?)…DEPOIS VEM O CASO “FREEPORT”, QUE ATÉ LEVA UM ELEMENTO DUM GABINETE À PRISÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO..

    OS “ESQUEMAS” VÃO-SE SUCEDENDO…MAS DEPOIS DA MAIORIA ABSOLUTA….E DOS PROJECTOS QUE O GOVERNO SOCIALISTA PRETENDIA LANÇAR PARA QUE ESTE PAÍS ENTRASSE NA MODERNIDADE QUEJÁ ESTAVA A ACONTECER EM TODA A EUROPA…AÍ A DIREITA TREMEU VERDADEIRAMENTE .. E APROVEITOU ” A BOMBA DO SUBPRIME” PARA SUBIR DE GRAU NA “GUERRA” CONTRA O SÓCRATES E O SEU GOVERNO SOCIALISTA!…ERA OUVIR AS “DOUTAS ANÁLISES DA DRA. MANUELA FERREIRA LEITE, AS “TRÁGICAS” ESCUTAS NA MANSÃO DE BELÉM… E TUDO ISTO “NOTICIADO ADEQUADAMENTE” PELA IMPRENSA “DE REFERÊNCIA” E POR ILUSTRES “INTELECTUAIS”, DETENTORES DE GRANDES BIBLIOTECAS … TUDO ISTO ESTÁ ESQUECIDO….

    ASSIM, DEPOIS DE SEXTA-FEIRA, NÃO POSSO ACUSAR NEM DESCULPAR SÓCRATES PELA SUA ALEGADA CONDUTA “NÃO-ÉTICA”…..NO PLANO PESSOAL (PORQUE NADA ESTÁ DEVIDAMENTE ESCLARECIDO!).
    PORQUE AO NÍVEL DA SUA ACTUAÇÃO POLITICA, CONSIDERO QUE FOI O PRIMEIRO MINISTRO QUE “ABANOU” O ADORMECIMENTO EM QUE PORTUGAL ESTAVA, DEPOIS DA EXCITAÇÃO BENÉFICA DA REVOLUÇÃO DOS MILITARES DE ABRIL!
    TANTOS OUTROS EXEMPLOS QUE ME OCORREM SOBRE ESTA “MONTAGEM” DO ANIMAL FEROZ -( OUTRO ADJECTIVO QUE “CAIU EM GRAÇA” NA JÁ REFERIDA COMUNICAÇÃO SOCIAL….
    SE QUEREM INVESTIGAR MESMO TUDO… ENTÃO QUEM É A ILUSTRE PROCURADORA -GERAL, JOANA VIDAL????….
    MÁRIO SOARES TINHA , CLARO, DEFEITOS, MAS FOI O POLÍTICO COM A CORAGEM E TODA A SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA, PARA AFRONTAR TODA ESTA CABALA E DIZER, À LUZ DO DIA EM QUE VISITOU SÓCRATES EM ÉVORA, QUE TODO O PROCESSO ERA UMA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA …!
    LEMBREM-SE QUE O PODER JUDICIAL – TODAS AS MAGISTRATURAS – BEM COMO A PIDE, NÃO FORAM “INCOMODADAS” PELA REVOLUÇÃO DE ABRIL DE 1974!… E PORQUÊ?… PORQUE CONVINHA A TODOS OS PARTIDOS, AOS JÁ EXISTENTES E AOS QUE FINALMENTE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE VER A LUZ DO DIA….!
    COM A EXPERIÊNCIA DA MINHA VIDA E DA ANÁLISE DO PASSADO E DO PRESENTE, CONCLUO QUE O HOMEM É CAPAZ DE TUDO PARA CHEGAR AO PODER – UNS MAIS DO QUE OUTROS – E SE O CONTRA-PODER NÃO É FORTE…. A DEMOCRACIA ESTÁ PERDIDA…. E SEM ELA, QUE NÃO É A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE PERFEITA, MAS É A MELHOR….ENTÃO SERÁ ABERTAMENTE A LEI DA SELVA…O MAIS FORTE VENCE SEMPRE….

  8. …Esqueci outro “crime” do “animal feroz e truculento – o de “viver acima das suas possibilidades em Paris…!?!
    …Vivi largos anos nessa bela cidade, para saber que não é luxo o desenrolar do quotidiano de Sócrates…Bolas, o homem não foi nenhum fugido “a salto”, através dos campos de Espanha, desta aldeia dos bons costumes, como se fosse um pobre emigrante dos tempos de Salazar, onde a miséria e a fome cresciam …!
    Ele foi para Paris, de “cabeça erguida” – para raiva de muitos !….

  9. a rtp mandou dois mânfios a paris filmar as ruas duma zona cara onde sócras viveu 2 anos e o frontespício do tasco onde amesentava umas módicas para exemplificar a vida de luxo em paris do sócras.

    https://www.rtp.pt/noticias/pais/jose-socrates-viveu-dois-anos-numa-das-zonas-mais-caras-de-paris_v784300

    aqui vemos o trabalho de investigação feito pela procuradora xandra felguelras especialista avaliação imobiliária na zona do cacém (valor de venda: €100.000, administrador condominio €200.000, avaliação felgueiras €35.000) e mais umas cenas sobre um casa de luxo em paris, ilustradas com fotografias e descrição retiradas do site duma agência imobiliária que diz ter sido posta à venda pelo carlos silva

    https://arquivos.rtp.pt/conteudos/sexta-as-9-82/

  10. jose neves, nesta oração – “a mesma visão pacheca que não viu nada entre amigos e viu, claramente visto, o Iraque coberto de bombas nucleares que a narrativa mentirosa de Bush e Durão” – está a faltar qualquer palavra, ou palavras, que por lapso não incluíste.

    Podes completar?

  11. Claro que posso. Já tinha dado por tal e esperava que fosse percebível o final que escapou e é assim,

    …a mesma visão pacheca que não viu nada entre amigos e viu, claramente visto, o Iraque coberto de bombas nucleares que a narrativa mentirosa de Bush e Durão” vendeu ao país com a colaboração do Pacheco.

  12. caros comentadores e aspirinas, alguem me pode explicar sucintamente quais as acusações que caíram por prescrição ?
    Agradeço,

  13. das 16.200 acusações supostamente ocorridas entre 2004 e 2012, cairam 14.000 fantasias e aproveitaram 2.300 fora de prazo para o avc da direita não ser colectivo. dá uma média 5,54 remates diários, 86.4% fora de jogo e 13,6% para o var apreciar depois do natal.

  14. Claro que não vamos deixar Ivo Rosa sozinho!

    Nem Ivo Rosa, nem ninguém que tenha a CORAGEM, o CARÁCTER e a COMPETÊNCIA que ele demonstrou possuír.

  15. Maria, não sabe ler, querida?
    Olhe que são menos de sete mil páginas de possível contentamento.
    Leia bem e descubra como até suspeitas de crimes (reparou na palavra “suspeitas”? Presumo que conheça o seu significado…) que já haviam prescrito à data da própria “investigação” conseguiram juntar ao rol das fantasias e das alucinações.
    Leia e maravilhe-se.
    E reze, Maria.
    Reze e ore muito, para que volte a vislumbrar alguma luz ao fundo do túnel da Relação.
    Porque, caso contrário, tudo isto continuará a ser uma grande Ralação para si e para muitos canalhas desta piolheira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.